« Uruguai X Argentina, o jogo do ano | Capa | Salto alto prejudica Venezuela em jogo cercado de constrangimentos »

outubro 13, 2005

Uruguai bate Argentina
Austrália novamente no caminho para a Copa

Não seria novidade informar que Uruguai e Argentina fizeram uma partida disputadíssima na noite desta quarta-feira em um Estádio Centenario lotado. Mas assim foi. A Celeste não deu chance para a Argentina, e um gol de Recoba no início do segundo tempo garantiu a vaga uruguaia na repescagem contra a Austrália.

As acusações de chilenos e colombianos de que o Uruguai encontraria facilidades no clássico rio-platense se provaram totalmente sem fundamento. A Argentina jogou com o que tinha de melhor, buscando um resultado que a mantivesse à frente do Brasil na tabela final das Eliminatórias.

Apesar do 4-3-3 ofensivo armado pelo treinado Jorge Fossati, o primeiro tempo apresentou poucas chances de gols. A postura adiantada da equipe fez com que a Argentina sofresse marcação na linha de sua própria grande área. Algo bonito de se ver. Recoba, aos 5 minutos e depois em uma cobrança de falta, foi o protagonista principal do ataque uruguaio. A equipe argentina de José Pekerman tinha em Riquelme e Tevez suas principais jogadas. Battaglia, chutando por cima do arco de dentro da área perdeu a melhor chance do primeiro tempo, que teve superioridade da Argentina.

Logo no início do segundo tempo, em uma bola atravessada na área, Forlan escorou de cabeça e Recoba se antecipou a "Pato" Abbondanzieri, tocando de canhota para o fundo das redes. O mesmo Recoba perdeu chance incrível em seguida, tentando passar pelo arqueiro. Até o final do jogo, o que se viu foi a camisa mais pesada do mundo impedindo o empate da Argentina.

A verdade é que, além da mística ("se fossem onze cachorros com a celeste também ganhariam", disse Douglas Ceconello) a seleção do Uruguai tem um elenco de primeira linha. A campanha nas Eliminatórias só teve essa dramaticidade devido ao tradicional hábito de perder para selecionados esdrúxulos - como o 3 a 0 para a Venezuela e o 3 a 1 para o Peru, ambos em pleno Centenario - e só levar a sério jogos contra Brasil e Argentina.

Agora, o Uruguai enfrenta novamente a Austrália, por uma vaga na Copa do ano que vem. Os jogos serão dia 12 de novembro, em Montevidéu, e dia 16 de novembro, em Sydney. Para os confrontos, estará valendo o saldo qualificado, dando vantagem ao time que fizer mais gols fora de casa. Em caso de igualdade, morte súbita. Após isso, penalidades. Para a primeira partida, o zagueiro Lugano, o volante Varela e o atacante Pouso estão suspensos por terem levado o segundo amarelo. Se engana quem acha que a missão uruguaia é fácil, já que a Austrália chega para a disputa com a experiência de confrontos apertados contra a Argentina e o próprio Uruguai nas últimas Eliminatórias.


URUGUAI X ARGENTINA
Estádio Centenario - Montevidéu


URUGUAY: Fabián Carini; Carlos Diogo, Diego Lugano, Paolo Montero (cap), Darío Rodríguez; Gustavo Varela, Pablo García, Alvaro Recoba (Fabián Estoyanoff); Diego Forlán (Diego López), Richard Morales, Marcelo Zalayeta (Omar Pouso).
Técnico: Jorge Fossati

ARGENTINA: Roberto Abbondanzieri; Leonardo Ponzio, Roberto Ayala, Walter Samuel; Juan Pablo Sorín (cap), Luis González (Pablo Aimar), Sebastián Battaglia, Christian González (Lionel Messi), Juan Román Riquelme; Carlos Tevez, Hernán Crespo (César Delgado).
Técnico: José Pekerman

Cartões Amarelos: 25' Roberto Ayala (A), 42' Paolo Montero (U), 47' Alvaro Recoba (U), 55' Gustavo Varela (U), 76' Diego Lugano (U), 76' Richard Morales (U), 78' Sebastián Battaglia (A), 80' Omar Pouso (U).

Até,
Ante Savoldi

Publicado em outubro 13, 2005 12:33 PM

Comentários

Só acredito em deuses charruas.

Publicado por: Douglas Ceconello em outubro 13, 2005 12:50 PM

"se fossem onze cachorros com a celeste também ganhariam"

isso resume o futebol das margens do prata!

Publicado por: Marco em outubro 13, 2005 1:09 PM

Onde que tu viu este jogo? ou tu só pirateou agência?

Publicado por: Hermano em outubro 13, 2005 2:39 PM

Passou na ESPN Brasil.

Tínhamos um correspondente na sala aqui de casa e outro numa pastelaria de uruguaios. Portanto, analisamos o jogo de pontos estratégicos. sjahjas

Publicado por: Douglas Ceconello em outubro 13, 2005 3:04 PM

Estava assistindo ao jogo do Brasil em um buteco ao lado da pastelaria citada. Como bom brasileiro, estava torcendo para a Argentina tropeçar perante o Uruguai. Minha simpatia pela Celeste se esvaneceu em dois momentos:

A)diante da comemoração por mais um gol do Brasil, o pessoal da pastelaria se sente ofendido(?) e, dirigindo-se ao buteco vizinho, exclama:

"fazer gol em morto é fácil!"

o mesmo morto que havia sapecado 3 neles, EM CASA. Deu vontade de retrucar que fácil é ir prá repescagem (ao contrário de ser líder), mas como até prá isso eles estavam sofrendo, bastando um golzinho da Argentina para sepultar este raciocínio, resolvi ficar na minha.

B) a quantidade de torcedores pseudo-uruguaios fardados com a camiseta de um conhecido clube de futebol gaúcho que disputa a série B, como que na tentativa de reafirmar idiotices tais como "alma castelhana" e variantes.

Mas a batata frita estava excelente, e a cerva, bem gelada!

Publicado por: Paul em outubro 13, 2005 4:16 PM

Na pastelaria onde assisti, só tinha uruguaios, fora a mesa aonde eu estava. E do lado de fora, não vi nenhuma camisa do Grêmio, só um cara com a camisa do Inter.

Publicado por: Antenor em outubro 14, 2005 12:09 PM

Faça um comentário





Comer uma bolacha?




Busca


Categorias

Arquivos