« Vélez elimina América e segue na Sul-Americana | Capa | Definidos semifinalistas na Colômbia »

novembro 4, 2005

Mais próximo do Uruguai

"No domingo, os mais fervorosos torcedores acomodaram-se nas refulgentes arquibancadas do Beira-Rio às 10 horas da manhã. Refulgentes e molhadas. Com a chuva insistente que caía sobre Porto Alegre, a espera pelo início do Grenal tornou-se ainda mais incômoda.

Daltro Menezes sentiu que o clima estava mais para batalha do que para festa. Por via das dúvidas, determinou que todos os jogadores do plantel se fardassem. Ao todo, 37, entre eles até os que seriam emprestados a outros clubes. Os repórteres olhavam aquela abundância e não entendiam. Queriam saber a razão de tantos jogadores prontos para entrar em campo.

- É uma cerimônia especial, uma data histórica. Todos merecem participar - explicava Daltro.

Às 15h30, finalmente, o árbitro Orion Satter de Mello soprou o apito e decretou o início do jogo.

O Inter começou melhor. Pontes e Valmir, atrás, controlavam bem as investidas impetuosas de Alcindo e Volmir. No meio, Bráulio tocava a bola com maciez e fazia a torcida colorada suspirar numa voz só. O Grêmio reagiu com dureza. O Inter replicou jogando ainda mais duro. A tréplica do Grêmio veio no bico da chuteira. Até que o ponteiro Hélio Pires foi expulso aos sete minutos do segundo tempo. Chuteira contra canela, cotovelo contra nariz, o jogo prosseguiu sem que se desse muita atenção à bola. Objeto, aliás, definitivamente esquecido aos 83 minutos. O goleiro Alberto estava com a dita cuja nas mãos. O lateral Espinosa à sua frente. Urruzmendi, ponteiro do Inter, correu do risco da grande área em direção aos dois, numa evidente e perigosa rota de colisão. Espinosa deu-lhe as costas para proteger o goleiro. Urruzmendi não quis nem saber. Atropelou Espinosa como se fosse um ônibus da Carris desgovernado. Espinosa caiu. Assustado com o Abalroamento, Alberto atirou a bola pela linha lateral para que ele fosse atendido. A bola não foi mais vista no campo desde então. Tupãzinho desembestou do meio de campo e só parou quando atingiu Urruzmendi. Que revidou. Lá do meio também vinha, desabalado, o Bugre Xucro, bufando e urrando, louco para entrar na briga, justificando plenamente o apelido. Percebendo suas intenções belicosas, Sadi correu atrás dele, agredindo-o pelo caminho. Alcindo não ligou para o ataque do laterla do Inter. Continuou a carreira e só parou ao encontrar Urruzmendi e pospegar-lhe um rotundo soco no rosto. Urruzmendi não se fez de rogado e retribuiu a agressão. Apesar de lutar como um espartano, estava em desvantagem numérica e apanhava comoventemente dos gremistas. A sétima cavalaria, entretanto, não tardou. O goleiro Gainete atravessou o gramado em linha reta, veloz, demonstrnado invejável preparo físico, e saltou feito um leopardo sobre o bolo de jogadores, as pernas e braços abertos. Mas errou o bote e caiu no meio dos gremistas. Levou porrada de todos, democraticamente. A esta altura, os integrantes dos dois bancos de reservas já estavam no campo, distribundo e recebendo, igualmente, jabs, diretos e pés-na-orelha. Um dos mais nervosos era o médico do Grêmio, Jairo Cruz, por quem o técnico do Inter, Daltro Menezes, cultivava incomum antipatia. Jairo Cruz era um dos gremistas mais briosos e, no seu orgulho clubístico, irritava o treinador. Ainda durante o jogo, no banco de reservas, percebendo que os ânimos dos jogadores de acirravam, Daltro recomendou:

-Se houver briga, tudo bem, não vamos fugir do pau. Agora, pelo amor de Deus, não me deixem escapar aquele Jairo Cruz. Quero ver esse camarada levar uma bela porrada.

Vu, para sua inefável alegria. Daltro riu muito, e ainda ri, ao lembrar o médico, de pequena estatura, snedo atingido na ponta do queixo por um inclemente cruzado. O técnico recorda com especial deletie a imagem dos pés do médico saindo do solo com a violência do impacto, levando-o ao nocaute.

Encerrada a confusão, o Grêmio desceu aos vestiários. O Internacional ainda tentou retornar ao campo para continuar o jogo. Só então os colorados descobriram que apenas o meio-campista Dorinho não havia sido expulso. No Grêmio, o único a não levar cartão vermelho foi o goleiro Alberto."


Trecho do livro A História dos Grenais, de Nico Noronha e Davi Coimbra. Porto Alegre, Artes e Ofícios, 1994.


Em abril de 1969, realizava-se o festival de inauguração do Beira-Rio. Diversos jogos já haviam sido realizados, o Inter vencera o Benfica na partida inaugural, mas o estádio só seria realmente desvirginado quando o primeiro Grenal fosse realizado.

E nesse clássico, mais do que nunca, o que importava era não ser derrotado. O Grêmio não pretendia servir de convidado cortês para a festa dos anfitriões, enquanto o Inter não queria carregar uma mancha na história ao perder o primeiro confronto em sua nova casa ante o eterno inimigo.


Saudações,
Douglas Ceconello.

Publicado em novembro 4, 2005 5:28 PM

Comentários

O Grêmio levou 4 a 2 na inauguração do Olímpico. Evidências de quem é o melhor abundam.

Publicado por: Hermano em novembro 4, 2005 5:11 PM

Primeiro Grenal = Grêmio 10 X 0 Inter.
Não comecem. Isso nunca acaba bem.

Publicado por: Antenor em novembro 6, 2005 2:14 PM

Hermano, na verdade foi 6x2.

E o goleiro delas quis sair de campo chorando depois do quarto, mas teve que ficar até o final.

Pobrecito...

Publicado por: Francisco em novembro 6, 2005 9:44 PM

Era a época do famoso 'ABC' da arbitragem.
Todos colorados, evidentemente.

Em tempos de Edílson, convém lembrar deste fato aos amigos.

Publicado por: Vitor VEC em novembro 9, 2005 3:45 PM

tah mas como foi o primeiro grenal no beira rio? quem ganhou?? o primeiro grenal foi 10 x 0 mesmo???
abraços

Publicado por: Evandro em novembro 28, 2005 7:00 PM

mintirrrrraaaaa

Publicado por: mintira em abril 30, 2006 8:41 PM

É verdade sim...Não apenas que o primeiro Grenal foi 10x0, como o terceiro foi 10x1 para o Grêmio...heheheh
(Leia abaixo)

"Fundado 6 anos antes, o Grêmio liderou com folga as estatísticas de Gre-nais nos primeiros anos de disputa, tendo ganho o primeiro Gre-nal por 10 a 0 em 18 de Julho de 1909 , com cinco gols do alemão Booth, autor do primeiro gol deste clássico e ficado mais de 6 anos (6 jogos) sem conhecer derrota. Além de Booth, marcaram para o Grêmio os jogadores Grunewald (4 vezes) e Moreira (1 vez)."

Porém os 5 primeiros Grenais foram disputados no Olímpico..e o Grêmio venceu todos!
005 15/09/1912 Grêmio 2 x 1 Internacional
004 23/06/1912 Grêmio 6 x 0 Internacional
003 18/06/1911 Grêmio 10 x 1 Internacional
002 17/07/1910 Grêmio 5 x 0 Internacional
001 18/07/1909 Grêmio 10 x 0 Internacional

O primeiro Grenal disputado no Beira Rio, também com vitória do Grêmio teve placar de 2x1.

006 08/06/1913 Internacional 1 x 2 Grêmio

E a primeira derrota do Grêmio em Grenal foi com o seguinte placar:

007 31/10/1915 Grêmio 1 x 4 Internacional

=) Grêmiooooooooooo =)

Publicado por: Jaqui em maio 5, 2007 11:00 AM

Grêmio simplismente o melhor do mundo...Uma vez Grêmio sempre Grêmio!!!!

Publicado por: Guilherme em maio 16, 2007 9:09 PM

sai da i gremio só por causa que o inter deixou voces ganharen eu sou colorado é o inter é bom sai pra la gremio podre vc nao tem nada de bom vc é um coco meu time joga muito bem e o teu é podre pra tua informacao seu merda quem joga aqui é o internacional meu time tem abilidade comtra vcs meu time é bom e sempre vai ser quem manda aqui????????????????????????

é claro que é o internacional
eu ja falei vou repetir aqui quem manda é o interzinhao minha paixao bola pra frente inter mas eu sei que ele também perde mas é muito bom ele derrota o gremio eu sei que o gremio nao tem abilidade pobrizinho do gremio hahahahahahahahahhaahahahahahahaahhaahahhahaahahahahahahahahahahahahahhahahahahahaahaghaagahahahahaaha meu tio é colorado minha vó é colorada minha mae é colorada meu pai é colorado meu irmao é gremista meu outro irmao é colorado meu pai é colorado quem é colorado aqui todos menos meu irmao mauricio inter te amo aqui na minha casa é 100% colorados vc tem muita abilidade eu quem é gremista é doente da cabeca e quem pensa que o gremio é bom é retardado meu time é3 o melhor do mundo sai da ai gremistas 00% ahahahahaahahahahahahahahahhaahahahahhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa e gremio vai toma no cú ole inter ole inter e gremio denovo vai toma no cú ole inter meu time é lindo joga uma bola e se quiser fas diblis novos e pedaladas ahahahahahaahhaahahahhahahahahahahahaha sai da ai gremio o inter ja é bom nao chora coco por que eu tenho só 9 anos e sei que o inter é bom valeu seus coco gremio assinatura:andrew fenalti ritta

Publicado por: andrew fenalti ritta em junho 3, 2007 8:51 PM

sai da i gremio só por causa que o inter deixou voces ganharen eu sou colorado é o inter é bom sai pra la gremio podre vc nao tem nada de bom vc é um coco meu time joga muito bem e o teu é podre pra tua informacao seu merda quem joga aqui é o internacional meu time tem abilidade comtra vcs meu time é bom e sempre vai ser quem manda aqui????????????????????????

é claro que é o internacional
eu ja falei vou repetir aqui quem manda é o interzinhao minha paixao bola pra frente inter mas eu sei que ele também perde mas é muito bom ele derrota o gremio eu sei que o gremio nao tem abilidade pobrizinho do gremio hahahahahahahahahhaahahahahahahaahhaahahhahaahahahahahahahahahahahahahhahahahahahaahaghaagahahahahaaha meu tio é colorado minha vó é colorada minha mae é colorada meu pai é colorado meu irmao é gremista meu outro irmao é colorado meu pai é colorado quem é colorado aqui todos menos meu irmao mauricio inter te amo aqui na minha casa é 100% colorados vc tem muita abilidade eu quem é gremista é doente da cabeca e quem pensa que o gremio é bom é retardado meu time é3 o melhor do mundo sai da ai gremistas 00% ahahahahaahahahahahahahahahhaahahahahhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa e gremio vai toma no cú ole inter ole inter e gremio denovo vai toma no cú ole inter meu time é lindo joga uma bola e se quiser fas diblis novos e pedaladas ahahahahahaahhaahahahhahahahahahahahaha sai da ai gremio o inter ja é bom nao chora coco por que eu tenho só 9 anos e sei que o inter é bom valeu seus coco gremio assinatura:andrew fenalti ritta

Publicado por: andrew fenalti ritta em junho 3, 2007 8:51 PM

sai da i gremio só por causa que o inter deixou voces ganharen eu sou colorado é o inter é bom sai pra la gremio podre vc nao tem nada de bom vc é um coco meu time joga muito bem e o teu é podre pra tua informacao seu merda quem joga aqui é o internacional meu time tem abilidade comtra vcs meu time é bom e sempre vai ser quem manda aqui????????????????????????

é claro que é o internacional
eu ja falei vou repetir aqui quem manda é o interzinhao minha paixao bola pra frente inter mas eu sei que ele também perde mas é muito bom ele derrota o gremio eu sei que o gremio nao tem abilidade pobrizinho do gremio hahahahahahahahahhaahahahahahahaahhaahahhahaahahahahahahahahahahahahahhahahahahahaahaghaagahahahahaaha meu tio é colorado minha vó é colorada minha mae é colorada meu pai é colorado meu irmao é gremista meu outro irmao é colorado meu pai é colorado quem é colorado aqui todos menos meu irmao mauricio inter te amo aqui na minha casa é 100% colorados vc tem muita abilidade eu quem é gremista é doente da cabeca e quem pensa que o gremio é bom é retardado meu time é3 o melhor do mundo sai da ai gremistas 00% ahahahahaahahahahahahahahahhaahahahahhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa e gremio vai toma no cú ole inter ole inter e gremio denovo vai toma no cú ole inter meu time é lindo joga uma bola e se quiser fas diblis novos e pedaladas ahahahahahaahhaahahahhahahahahahahahaha sai da ai gremio o inter ja é bom nao chora coco por que eu tenho só 9 anos e sei que o inter é bom valeu seus coco gremio assinatura:andrew fenalti ritta

Publicado por: andrew fenalti ritta em junho 3, 2007 8:51 PM

sai da i gremio só por causa que o inter deixou voces ganharen eu sou colorado é o inter é bom sai pra la gremio podre vc nao tem nada de bom vc é um coco meu time joga muito bem e o teu é podre pra tua informacao seu merda quem joga aqui é o internacional meu time tem abilidade comtra vcs meu time é bom e sempre vai ser quem manda aqui????????????????????????

é claro que é o internacional
eu ja falei vou repetir aqui quem manda é o interzinhao minha paixao bola pra frente inter mas eu sei que ele também perde mas é muito bom ele derrota o gremio eu sei que o gremio nao tem abilidade pobrizinho do gremio hahahahahahahahahhaahahahahahahaahhaahahhahaahahahahahahahahahahahahahhahahahahahaahaghaagahahahahaaha meu tio é colorado minha vó é colorada minha mae é colorada meu pai é colorado meu irmao é gremista meu outro irmao é colorado meu pai é colorado quem é colorado aqui todos menos meu irmao mauricio inter te amo aqui na minha casa é 100% colorados vc tem muita abilidade eu quem é gremista é doente da cabeca e quem pensa que o gremio é bom é retardado meu time é3 o melhor do mundo sai da ai gremistas 00% ahahahahaahahahahahahahahahhaahahahahhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa e gremio vai toma no cú ole inter ole inter e gremio denovo vai toma no cú ole inter meu time é lindo joga uma bola e se quiser fas diblis novos e pedaladas ahahahahahaahhaahahahhahahahahahahahaha sai da ai gremio o inter ja é bom nao chora coco por que eu tenho só 9 anos e sei que o inter é bom valeu seus coco gremio assinatura:andrew fenalti ritta

Publicado por: andrew fenalti ritta em junho 3, 2007 8:51 PM

sai da i gremio só por causa que o inter deixou voces ganharen eu sou colorado é o inter é bom sai pra la gremio podre vc nao tem nada de bom vc é um coco meu time joga muito bem e o teu é podre pra tua informacao seu merda quem joga aqui é o internacional meu time tem abilidade comtra vcs meu time é bom e sempre vai ser quem manda aqui????????????????????????

é claro que é o internacional
eu ja falei vou repetir aqui quem manda é o interzinhao minha paixao bola pra frente inter mas eu sei que ele também perde mas é muito bom ele derrota o gremio eu sei que o gremio nao tem abilidade pobrizinho do gremio hahahahahahahahahhaahahahahahahaahhaahahhahaahahahahahahahahahahahahahhahahahahahaahaghaagahahahahaaha meu tio é colorado minha vó é colorada minha mae é colorada meu pai é colorado meu irmao é gremista meu outro irmao é colorado meu pai é colorado quem é colorado aqui todos menos meu irmao mauricio inter te amo aqui na minha casa é 100% colorados vc tem muita abilidade eu quem é gremista é doente da cabeca e quem pensa que o gremio é bom é retardado meu time é3 o melhor do mundo sai da ai gremistas 00% ahahahahaahahahahahahahahahhaahahahahhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa e gremio vai toma no cú ole inter ole inter e gremio denovo vai toma no cú ole inter meu time é lindo joga uma bola e se quiser fas diblis novos e pedaladas ahahahahahaahhaahahahhahahahahahahahaha sai da ai gremio o inter ja é bom nao chora coco por que eu tenho só 9 anos e sei que o inter é bom valeu seus coco gremio assinatura:andrew fenalti ritta

Publicado por: andrew fenalti ritta em junho 3, 2007 8:51 PM

quem é colorado manda oi andrew o imnter é bom né estou esperando mandeim

Publicado por: andrew fenalti ritta em junho 3, 2007 8:54 PM

quem é colorado manda oi andrew o imnter é bom né estou esperando mandeim

Publicado por: andrew fenalti ritta em junho 3, 2007 8:55 PM

quem é colorado manda oi andrew o imnter é bom né estou esperando mandeim

Publicado por: andrew fenalti ritta em junho 3, 2007 8:55 PM

quem é colorado manda oi andrew o imnter é bom né estou esperando mandeim

Publicado por: andrew fenalti ritta em junho 3, 2007 8:55 PM

quem é colorado manda oi andrew o imnter é bom né estou esperando mandeim

Publicado por: andrew fenalti ritta em junho 3, 2007 8:55 PM

abilidade? imnter? diblis?

hmmmm.. ri bastante, muito obrigado.

Ass: Gremista de alma e coração.

Publicado por: Bruno em junho 13, 2007 3:17 PM

Nota-se que o intelecto dos torcedores do colorado é boooom demais...
^^
Tricolor gaúcho, o orgulho desta terra...
Ahnn, e primeiro no ranking GERAL da CBF, ok?

Publicado por: Vinilou em junho 30, 2007 7:07 PM

acho que voces nam devem brigar por times de futebol

Publicado por: anderson em setembro 8, 2007 3:46 PM

quem venceu mais grenal foi timão o inter,e porque vcs tanbem não disen quantas veses seus imortais cairan para a segunda divisão o timeco podre

Publicado por: julio em abril 20, 2008 10:38 AM

Bom Meu time é tetra campeão da copa do brasil

Vcs ganharam duas vez

Meu time é bi da liberttadores xegando duas vezes em segundo e vcs?

nem si apresenta (Y)

Publicado por: Vagner em maio 5, 2008 3:34 PM

Faça um comentário





Comer uma bolacha?




Busca


Categorias

Arquivos