« Depravação mental na mídia esportiva - Capítulo MLVIII | Capa | Só no sapatinho, ôh, ôh!!! »

junho 23, 2006

Efeito Tardelli pode encaminhar hexa

Não entrarei em tantos detalhes acerca do jogo do Brasil, até porque absolutamente todas as pessoas do país esbravejam opiniões e verdades absolutas desde que a Copa iniciou. Respeito a todos, de fato. Mas mencionarei apenas alguns tópicos que me parecem importantes nesta véspera de oitavas, entre eles o que pode transformar o Brasil em uma seleção praticamente imbatível: o efeito Tardelli.

Um dos momentos mágicos do futebol é a comemoração do gol. Fico desanimado com comemorações burocráticas como as de Ronaldo, imbecis como as de Robinho, e indiferentes como as de Romário. Acho divertido ver zagueiros fazendo gol. Não sabem se voltam correndo para seu campo de defesa, se abraçam os atacantes, se vão buscar a bola no fundo do gol. No quesito comemoração, argentinos e italianos são superiores. Comemoram como se tivessem voltado da morte, em chamas, chorando na maioria das vezes.

Foi o que me chamou a atenção no gol do Juninho Pernambucano. Fosse eu técnico (expressão usada ad nauseum nos últimos dias por milhões de brasileiros), Juninho estaria garantido no time titular pela comemoração de seu gol. Além do fato de ser "um-grande-meio-campista-que-bate-muito-bem-na-bola-e-pode-dar-consistência-ao-time, liberando-Ronaldinho-para-jogar-ao-lado-de-Nazário", sua correria pós-gol de imediato fez-me recordar a comemoração mais emocionante da história das Copas, o gol de Tardelli contra a Alemanha na final de 82. Argumento cabal: um cara que comemora assim merece respeito.

on fire
tardelli.jpgjun.jpg


Afora isso, Ronaldo Nazário não provou nada contra o Japão. Porque não precisa provar. Parece estar ganhando ritmo de jogo, o que é suficiente para mantê-lo como titular. Com Emerson, Zé Roberto, Pernambucano e Kaká no meio, e Ronaldinho Gaúcho ao lado do Gorducho, vejo um Brasil quase imbatível. Se Ronaldo não se recuperar, que entre Adriano. Robinho inexiste. Fica correndo pra lá e pra cá e arruina todas as jogadas. Pode não ser completamente inútil se entrar nos 15 minutos finais para dançar ao redor de adversários cansados e pedalar sem a bola.

Reitero o quase imbatível, pois esse jogo das oitavas é complicado. Uma formação ideal ainda não foi encontrada/testada. Gana não tem compromisso nenhum e seria responsável pela maior zebra da história das Copas se, em sua estréia, eliminasse os penta-campeões. Também fiquei preocupado com os critérios de Parreira. Pra que colocar tantos reservas? Talvez para legitimar eventuais alterações. E a entrada de Rogério Ceni, que a qualquer momento poderia levar quatro gols e comprometer a liderança na chave?

Há sempre o perigo da volta do salto-alto.


Sem dieta,
Antenor Savoldi Jr

Publicado em junho 23, 2006 12:51 AM

Comentários

sinceramente, vocês estão exagerando com as críticas ao Robinho. estão cometendo o mesmo exagero de que acusam a imprensa do centro do país, só que ao contrário.

Publicado por: Solon em junho 23, 2006 1:42 AM

Único comemoração decente de gol marcado deve vir acompanhada do tradicional grito de "Chuuuuuuuuuuuuuuuuuuuupa!".

Publicado por: Bruno Galera em junho 23, 2006 9:33 AM

Critico o Robinho desde sempre.
Ele foi o PRINCIPAL culpado pelo fato de o Brasil não ir às Olimpíadas de 2004, e tal fato foi sendo esquecido, sobretudo pela imprensa.
Só estou tentando equilibrar as coisas. Realmente não estou falando por falar, acho que ele compromete o time, e muito. Mas é só mais uma opinião, no meio de milhões.

Publicado por: Antenor em junho 23, 2006 10:21 AM

Falcão comemorou igualzinho em 82. E, nem assim, desceram do salto 347.

PS: mas na maioria das vezes é isso mesmo que foi escrito. Eu tenho uma capa da ZH emoldurada com a comemoração do Emerson do primeiro gol de Gremio 3 x 1 Parmalat, quartas de final de 1996. Só que a atitude da equipe inteira era a mesma do jogador - diferentemente do caso do Juninho Pernambucano ´06 e Falcão '82.

Publicado por: Jeferson em junho 23, 2006 11:34 AM

Juninho merece estar entre os 11 em campo, adiantando o R.Gaúcho como ele o faz no Barça, tanto faz ser o Gordo como o Adriano, se um destes tivesse o senso de colocação dentro da área que Romário tem, era só fazer o tradicional 1-2 tabelando dentro da área. O técnico ganês (Acho que um sérvio se não estou errado...) já andou soltando pérolas dizendo que o time dele é melhor e tal, tal como fizeram os nigerianos nas Olimpíadas em 1996, os camaroneses em 2000 e os chilenos na Copa América em 1988 (Este jogo foi 4 x 1 para o Chile). Claro que jogadores como R.Carlos, Cicinho e Robinho em vez de ficaram com as respectivas bocas fechadas para não soltarem nenhuma pérola, já retrucaram, aumentando mais o bate boca para terça-feira às 12hs.

Publicado por: Fabricio Grzelak em junho 23, 2006 12:22 PM

a comemoração do FALCÃO em 82 já foi citada. melhor comemoração de todos os tempos. tá, talvez só perde para as comemorações do LELA, ex-coritiba.

Publicado por: Patricio em junho 23, 2006 2:08 PM

Comparando com as do Lela, as do AMATO (Grêmio2000) são muito melhores.

Publicado por: Jeferson em junho 23, 2006 2:11 PM

A diferença é que Falcão e o Brasil foram derrotados. Pela Itália, campeã em seguida.
Por isso acho a comemoração de Tardelli mais significativa. No vídeo da copa de 82, a cena fica em slow motion e toma uns cinco minutos finais do filme.
Esqueci de uma coisa: JUAN, ao tabelar com o Gorducho no quarto gol, foi muito mais efetivo que Robinho no ataque. Se Luisão entrar na zaga, sugiro que Juan ocupe um lugar no ataque.

Publicado por: Antenor em junho 23, 2006 2:25 PM

Lela, Deus me livre ...

Publicado por: Fabricio Grzelak em junho 23, 2006 4:51 PM

Bad Kissingen (Alemanha) - O lateral-direito Ulises De La Cruz promete não aliviar na marcação de Wayne Rooney na partida entre Equador e Inglaterra, domingo, pelas oitavas-de-final da Copa do Mundo. Como o atacante inglês está voltando de contusão, o ala equatoriano planeja testar com pontapés a recuperação do camisa nove rival.

“A melhor maneira de saber se o Rooney está de fato recuperado é dar-lhe um pequeno pontapé, sem que eu receba o cartão vermelho”, entregou-se o defensor do Equador.

Fonte: Gazeta Esportiva

Publicado por: fino em junho 23, 2006 6:05 PM

Eu gosto daquele pulinho que o pelè sempre dava quando fazia um Gol!!!!!!

Publicado por: Paulo Rocha em junho 20, 2007 8:15 PM

Faça um comentário





Comer uma bolacha?




Busca


Categorias

Arquivos