« Última parada nacional antes de começar a perder o hexa | Capa | Cuca com lingüiça »

junho 6, 2006

Ligue 0800

Como todos percebem, Impedimento é uma usina de projetos brilhantes. Um desses tinha a intenção de lançar uma versão impressa para a Copa do Mundo. Duas, na verdade: uma para antes do Mundial e outra para depois, se o campeão fosse sul-americano - o que provavelmente acontecerá. Mas o jornal não saiu por falta de tempo e verbas, além de forte pressão das grandes empresas de comunicação, compreensivelmente amedrontadas com o sucesso inevitável que alcançaríamos.

Dentro de nosso plano de transparência total, vamos publicar partes do conteúdo aqui mesmo. Ele consistia basicamente em 48 editoriais e outras informações aleatórias.

Em um futuro não tão distante ele saíra do computador para as esquinas de sudamerica. Nem que eu leve.

Esse era um texto da página 2:

Trajetória

O projeto Impedimento teve início no distante 2003, quando quatro estudantes de Jornalismo da UFRGS decidiram levar para o estúdio de rádio da faculdade as conversas que mantinham pelos bancos da instituição. Em comum, tinham o gosto pelo futebol sul-americano, além, é claro, do sucesso inquestionável com as mulheres e de milhões investidos em ações da Microsoft. Os programas eram transmitidos pela Internet e, nos dias em que era impossível entrar no estúdio, os dementes chegaram a fazer o programa em uma mesa de bar, usando um gravador portátil. Esse estoicismo, no entanto, não poderia durar para sempre e o projeto foi suspenso. Desnecessário dizer que o espírito permanecia e a sociedade clamava pela volta de Impedimento. Em 2005, o furor chegou a tal ponto que foi impossível não retomar o projeto, desta feita através de inserções escritas na Internet, no endereço que os senhores certamente já sabem porque está na capa. Os quatro rapazes então reuniram-se para o seu Sgt. Peppers: passaram a colocar toda a sua pertinência e credibilidade na página. Agora, Impedimento segue sua trajetória multimídia e chega impresso para você, que perdeu tanto tempo assistindo ao Campeonato Alemão. Aproveitem. O próximo passo é a TV. Depois, eleger um senador.


Parem as rotativas!,
Douglas Ceconello

Publicado em junho 6, 2006 11:58 AM

Comentários

Melhor projeto. Certamente vai tirar a FARSA que é a Placar de circulação.

Publicado por: Francisco em junho 6, 2006 12:27 PM

David Coimbra foi na faculdade me intimidar mes passado.

Publicado por: Vitor VEC em junho 6, 2006 3:33 PM

cara, dou mó ponto pra vocês.
já disse antes, entrei no site sem querer (tava na barra de endereços do meu computador) e gosto muito dos textos. vão em frente pq a mídia esportiva é realmente um lixo.
e eu tinha até curiosidade pra entender como nasceu essa vocação che guevariana futebolística de vcs. a única explicação é a vontade inata de qualquer gaúcho de se tornar um país independente. acho q vcs já estão cooptando pessoas para torcer pro país de vocês numa copa futura. um time só com craques oriundos do grenal e mais alguns.
minha única dica é que, na hora de escolher o uniforme, tenham um pouco de bom senso e não façam como o responsável pela aberração da camisa do Paraná.
quanto a indicação de um candidato ao senado, podem contar com meu voto.

Publicado por: izabel em junho 6, 2006 5:11 PM

Entao transfere teu titulo pra ca!

Publicado por: Vitor VEC em junho 7, 2006 12:52 AM

Posso falar por mim.
Meu uniforme seria: para jogos em casa a tricolor do Farroupilha de Pelotas; para jogos fora a celeste do Uruguay.

Publicado por: Vitor VEC em junho 7, 2006 12:55 AM

E pra fechar.
Gosto de futebol, esse é o primeiro ponto.

O segundo ponto é a família; foram mais de 40 anos buscando parentes perdidos que finalmente ha coisa de 10 anos se acharam. Hoje em dia, troco frases com meus primos no msn.

1986, uma copa, um craque, um idolo, um gol com a mao de deus e outro que é o maior gol da história do futebol; este é o terceiro ponto.

4o. ponto - aqui em Porto Alegre, pela noite chegam as ondas de rádio que, por AM 770, 790, 810, 850, 910 se acompanha os jogos com sabor de entrecot e uma pitada de chimichurri.

Quinto ponto. Sempre odiei as opiniões nazi-pauli-cariocas de desmerecem toda e qualquer manifestação argentina.

sexto ponto. Na mesma linha, sempre odiei as opiniões da imprensa local, querendo ser tao nazi quanto a pauli-carioca.

7° ponto. Nao me importam as fronteiras e que a 'segurança nacional' va pra pqp. Adoro Buenos Aires, Tacuarembo, Porto Alegre, Caxias, Rosario, Concepcion del Uruguay, Chuy, Paysandu, e outras mais, nao necessariamente nesta ordem.

8 ponto. Futebol é um jogo, feito pra divertir, distrair, animar, alegrar, desenvolver (porque não? é so querer) o mundo. Quem quiser levar o esporte para os aspectos politicos que ponha uma seleção de POLITICOS para jogar na sua seleção.

Saúdos,

Publicado por: Vitor VEC em junho 7, 2006 1:09 AM

No meu caso, a propensão a gostar do futebol fora do "eixo da alegria" está vinculada a minha posição de origem: a zaga central. Quando ainda era guri, comecei a perceber que nos programas de TV falavam mal de zagueiros, idolatravam apenas meias e atacantes. Só gostavam dos defensores técnicos, afinal eles não jogavam de forma viril, portanto não incorriam no crime de esfolar algum atacante.

De minha parte, sempre achei um carrinho bem dado tão ou mais bonito que um drible. Então passei a me dar conta das diferenças: abaixo e à esquerda de Santa Catarina há uma exaltação aos bons defensores.

No mais, realmente entendo o futebol sul-americano como superior ao europeu. Sempre preferi assistir a Libertadores em vez da Liga do Campeões e gostaria mais de freqüentar as canchas de Montevidéu e La Plata do que as arenas européias.

Depois, vem a publicidade exagerada que me causa constrangimentos e sérios trantornos mentais, que tenta me convencer que o Newcastle não seria eliminado pelo Esportivo em uma melhor de três, disputada em campo neutro.

Há muito mais, mas deixarei pra outro momento.

Publicado por: Douglas Ceconello em junho 7, 2006 1:11 PM

Gostava de acompanhar o futebol uruguaio quando este ainda não estava "quebrado", agora lendo Impedimento até me animo a acompanhar novamente. Acompanho o Apertura e Clausura da Argentina, e de vez em quando o paraguaio.

Publicado por: Fabricio Grzelak em junho 7, 2006 5:33 PM

Onde posso visualizar a camisa do Farroupilha de Pelotas ?

Publicado por: Fabricio Grzelak em junho 7, 2006 6:29 PM

Na tua mente:
Tricolor como os tricolores tradicionais de Gremio, Flu e Sao Paulo.
Pra te explicar, vou pegar o exemplo carioca.

O verde se mantém inalterado; vermelho no lugar do grená e amarelo em lugar do branco na listra mais fina.

Visualizou?

Publicado por: Vitor VEC em junho 8, 2006 12:32 AM

Sim, como eu imaginava, vi as fotos no Post Fantasminha, e a seleção com jogadores nascidos nos Pampas, mais o técnico, já tem a idéia ?

Publicado por: Fabricio Grzelak em junho 8, 2006 12:14 PM

Felipão e mais onze!

Publicado por: Vitor VEC em junho 8, 2006 5:09 PM

Melhor torneio do Mundo era a Super-Copa! Sempre foi!!!

Publicado por: Marco em junho 8, 2006 5:35 PM

Não há dúvida de que Felipão iria mais longe com uma seleção de jogadores gaúchos do que com Portugal.

Publicado por: Douglas Ceconello em junho 8, 2006 5:44 PM

Bah, certo que sim.

Publicado por: Vitor VEC em junho 8, 2006 8:27 PM

Faça um comentário





Comer uma bolacha?




Busca


Categorias

Arquivos