« A Hora Divina | Capa | Seleção do Mundo »

julho 9, 2006

Quatro vezes Azzurra
O triunfo do Reino da Zaga Central

itália tetra.jpg
Tinha que ser a Itália e tinha de ser
com Materazzi

Quando Grosso partiu para cobrar a última penalidade, a Copa já era italiana. O lateral-esquerdo foi o protagonista dos principais momentos da Azzurra na competição. Foi assim contra a Austrália e depois contra a Alemanha. Deveria ser também dele a glória derradeira. Merecida conquista para um time que jogou 3/4 da partida final usando apenas o setor defensivo.

O nome do jogo foi o iluminado e comportado facínora Materazzi. Marcou de cabeça o gol de empate e teve uma atuação segura durante toda a partida. Zidane não gostou e agrediu covardemente o zagueiro, com uma cabeçada violenta no peito. Depois, o substituto de Nesta ainda converteu seu pênalti com a frieza de um especialista.

O primeiro tempo foi de um bom jogo, com a França saindo na frente bem no começo, naquele pênalti meio inventado. A Itália foi em busca do empate e aproveitou a inépcia dos azuis na bola alta. Materazzi empatou com um testaço e quase virou. Luca Toni mandou outra na trave e desperdiçou uma chance com a bola no chão.

Com a saída de Totti, a Itália perdeu qualquer articulação no meio-campo. E o que se viu até o término da prorrogação foi a equipe de Domenech dominando o jogo e apertando os azzurri, apesar de não criar muita coisa. Ficou como naqueles treinos táticos, ataque contra defesa. Quem conhece futebol, pouquinho que seja, vislumbrou os pênaltis, porque a França poderia jogar duas semanas que não superaria a zaga italiana novamente.

Então vieram as penalidades e a justiça prevaleceu. 1934 -1938 - 1982 -2006. Parece que é uma regra: as seleções têm de consquistar o tetra 24 anos após o tricampeonato. E precisa ser nos pênaltis.

Por enquanto, apenas mais uma palavra:

AZZURRA!

Sinceramente feliz,
Douglas Ceconello.

Publicado em julho 9, 2006 6:09 PM

Comentários

aparentemente, o que materazzi falou pra zidane tacar a cabeça nos peitos dele foi xingar a irmã ou mãe do zidane duas vezes e mandar ele ir se foder. fonte: fantástico, o que não quer dizer nada. mas que ele deve ter dito alguma coisa "interessante", ah, ele disse.

Publicado por: marina em julho 9, 2006 9:35 PM

fim da picada não fazerem leitura labial do materazzi. único caso relevante pra se fazer isso e o fantástico deixa pra lá. tomar no cu.

Publicado por: träsell em julho 9, 2006 10:21 PM

e só agora me dou conta de que talvez os surdos não saibam ler lábios em italiano.

Publicado por: träsell em julho 9, 2006 10:23 PM

A pergunta, o que Materazzi disse para Zidane ? Que não quer calar

Publicado por: Fabricio Grzelak em julho 9, 2006 10:24 PM

Publicado por: Mojo em julho 9, 2006 10:31 PM

Materazzi, o herói sem nenhum caráter.

Publicado por: Al em julho 9, 2006 11:14 PM

Materazzi superou-se em todos os sentidos, até na MALÍCIA.

Bah, mas que foi uma cabeçada LINDA, isso foi.

Publicado por: Douglas Ceconello em julho 10, 2006 12:29 AM

espero que na próxima versão de winning eleven tenha a opção de dar cabeçadas no adversário.

Publicado por: träsell em julho 10, 2006 12:35 AM

resultado mais do que justo para a pior Copa da história.

Publicado por: Solon em julho 10, 2006 2:44 AM

réplicas:
- Melhor Copa que eu já assisti.
- Totti não jogou absolutamente nada.

Publicado por: Antenor em julho 10, 2006 3:20 AM

Melhor Copa, como sempre são as Copas sucedendo-se umas às outras, exceção feita à dos EEUU-94.

Brabo é ouvir Casacomentários como:
"Hããã....essa copa....ééé....fica manchada. A Italia, a Italia, ela não merece...hããã...todas investigações do escândalo do futebol...hãããã...serão suspensas...hããã"

Pelo menos o Falcão ainda dá alguma dignidade à transmissão exclusiva do monopólio:
"Porque lá na Italia, quando se tem uma investigação como essa, sempre se descobre culpados"; relembrando os fatos de 80-81 e dando uma pequena corneteada no pessoal daqui. Afinal, CPI pra que né?

Quem se lembra hoje em dia, do infame 'Um-Zero-Zero', por exemplo? No final, sempre dá na mesma merda.

Publicado por: Vitor VEC em julho 10, 2006 9:18 AM

Já ia me esquecendo da CPI da Nike, enfim, várias histórias.

Publicado por: Vitor VEC em julho 10, 2006 9:20 AM

Pelo jeito o Solon não assistiu à copa de 94.

Publicado por: Mojo em julho 10, 2006 10:23 AM

éee pelo jeito até o Fernando Vanucci comemorou
o título da Itália no domingo, pq chegou pra apresenta o programasso dele cagado de bêbado!

http://www.youtube.com/watch?v=1kOzUpqWaVA


auwheuwahuewahuwahuawehuaewheuwahuewaauwheuwahueaw

Publicado por: Chaves em julho 11, 2006 3:28 AM

dsjjhsajkaskjdjsad

Gênio.

Pelo que soube, já foi até demitido.

Publicado por: Douglas Ceconello em julho 11, 2006 1:23 PM

mojo: assisti. por causa dela parei de gostar de futebol. mas em 94 pelo menos tiveram alguns times interessantes, como Romênia e Holanda. nessa, não teve um time sequer que jogasse um futebol razoável.

Publicado por: Solon em julho 11, 2006 7:49 PM

discordo, solon.

gana e costa do marfim "tentaram começar a mostrar" algum futebol faceiro, mas ALGUÉM não deixou. a argentina também apavorou naquele jogo da 1a. fase. deu o pé-frio de encontrar a alemanha logo em frente. a itália teve uma aplicação tática que entrará pra história, assim como a própria frança mostrou um padrão de "equipe que cresce na competição", Um Sonho Brasileiro. até mesmo o felipão consolidou uma referência estratégica, que é fazer aquela gauchada na beira do campo. é só ver como isso foi matéria em toda imprensa esportiva.

fora a inovação da cabeçada no peito para agredir um adversário de jogo, razoavelmente conhecida apenas nas áreas mais varzeanas dos campeonatos metropolitanos. heh

Publicado por: dante em julho 12, 2006 12:28 AM

dante: dedicação tática e não tomar gol na base do 4-5-1 até o Grêmio e o Mano Menezes conseguem. e jogar bonito na primeira fase é coisa que a Espanha é perita em fazer.

quando digo que foi a Copa de 94 que me fez parar de gostar de futebol, é porque foi exatamente ela que criou essa cultura de que é preciso jogar feio para ser campeão. o mais engraçado é ver tanta gente que reclama do Parreira louvando a vitória italiana.

o único arremedo de time que vi nesta Copa, que foi além da simples "dedicação tática" e buscou o gol com inteligência E qualidade foi a Argentina. infelizmente, foram vítimas da pouca ambição do Pekerman.

Publicado por: Solon em julho 12, 2006 7:54 AM

É ISSO QUE TORNA O FUTEBOL UM ESPORTE TÃO FASCINANTE NÉAM*

;)

Publicado por: dante em julho 12, 2006 9:29 AM

Creio que o Parreira é ruim por si só e isso basta. Títulos que ele tenha conquistado não apagam os eventos que fazem dele um incompetente.

A glorificação da conquista italiana vem da vontade, aplicação, da audácia de Lippi (este com certeza, não é burro) e das nonne espalhadas por todo lado.

Publicado por: Vitor VEC em julho 12, 2006 9:44 AM

Faça um comentário





Comer uma bolacha?




Busca


Categorias

Arquivos