« River e San Lorenzo também lideram na Argentina | Capa | Wanderers lidera invicto no Uruguai »

setembro 18, 2006

Porto Alegre será o Império ou Pontos corridos nos salvarão

A distância realmente permite uma perspectiva diferenciada. Acompanhei futebol por todo o tempo que estive no Brasil e só agora, daqui do berço de tão amado esporte, percebi uma das suas características mais óbvias, mais gritantes: é fácil ser um clube vencedor. A dominação total e absoluta do país é possível e já está a caminho. E afirmo, tentando não engasgar no bairrismo, que Porto Alegre será o Império.

Eu nunca gostei de campeonatos de pontos corridos. Concordava com todas as críticas mais óbvias: não é tão emocionante, algum time pode disparar e fazer a coisa toda perder a graça, só quem tem dinheiro se dá bem. No fundo o motivo era muito mais simples: o Grêmio, imortal copeiro, nunca ganharia absolutamente nada nesse formato. Hoje vejo que todos esses conceitos eram nada mais nada menos que preconceitos. E a verdade é que
esse é, sem dúvida, o melhor formato possivel.

O campeonato atual é prova de que a emoção é muito maior quando acumular pontos é sempre importante. Em anos anteriores terminar em primeiro ou oitavo quase nao fazia diferença (geralmente só garantia o mando de campo nas finais). Depois de entrar no grupo dos oito a maioria dos times jogava pra garantir sua posição, guardando-se para as finais. Hoje a premiação é diferente e uma posição a menos pode ser a diferença entre a Libertadores ou nada (para nao falar no título, obviamente). Sim, um time pode realmente disparar e ganhar o campeonato com algumas rodadas de antecedência, mas e daí'? Isso só significa que havia merecimento - e evita que um único momento de distração da zaga ou uma decisão dúbia do juiz destruam um trabalho bem feito e consagrem um time pior. Todos os campeonatos europeus e a maioria dos sul-americanos são assim e ninguém acha isso um prejuízo. Acompanho o Inglês e o Espanhol por aqui e a idéia de que nao há emoção por não haver final parece-me ridícula.

E quanto a afirmação de que esse formato privilegia times ricos? Isso pode ser verdade na Europa, onde a diferença entre um Barcelona e um Sevilha é inegável, mas para isso existem as copas. O Barça levou a Liga dos Campeos e o nacional, o Sevilha ganhou a Copa da Uefa e a Recopa. Me parece de bom tamanho. Mas isso é na Europa; que clube no Brasil é rico? Nosso futebol é, notadamente, de jogadores jovens e veteranos. Os clubes vitoriosos sempre são os que revelam craques e finalmente fazem aquele jogador mais experiente render o que nunca tinha rendido - vide o Inter com Rafael Sobis e Fernandão, pra citar um exemplo recente de sucesso. A maioria dos clubes que tem dinheiro de sobra contratam "craques" que raramente dao resultado - alguem se lembra do Flamengo do Kleber Leite que tinha Romário, Djalminha e outros tantos e nunca chegou a lugar nenhum?

Tudo que é necessário é trabalho e organização. Qualquer clube que tenha um planejamento decente e não caia na armadilha comum do imediatismo vai se estabelecer como uma força a ser respeitada. O fato de que o Internacional conseguiu sair do horror completo de mais de vinte anos sem um título de expressão e ganhar uma Libertadores é testemunho disso; um presidente sensato, competente e que realmente entende futebol transformou um clube que só vencia regionalmente no melhor da América, quem sabe do mundo em alguns meses. Depois de estabelecer o futebol só é necessário capitalizar na paixão da torcida de forma inteligente, criando um quadro social fiel e assim garantindo a manutenção do clube. Vendas ocasionais de jogadores sempre acontecerão e o prosseguimento do trabalho torna-se viável. O Grêmio, felizmente, parece estar encontrando seu caminho e mostrando que um time organizado com um técnico competente é muito mais valioso do que ter dinheiro para contratar o Tevez - pra não dizer o Amato e o Astrada...

Defender o futebol brasileiro dizendo que somos melhores que a o resto pelo nosso sucesso em Copas é o verdadeiro bairrismo. Como defender um futebol em que o campeão num ano luta contra o rebaixamento no seguinte? Em que clubes trocam três ou quatro vezes de técnico durante a mesma competição? Em que o campeonato é "sempre emocionante e imprevisível" simplesmente porque nenhum time consegue manter um nível razoável de performance? O Brasil não tem o melhor futebol do mundo por causa desses fatores, mas APESAR deles. Sonho com o dia em que treinadores competentes como Mano Menezes fiquem no mesmo clube por anos; com os mesmos times sempre na ponta, forcando todos os outros a saírem da mediocridade e serem mais competentes; e, mais do que qualquer outra coisa, sonho com o dia em que o Brasil terá estádios sempre lotados (com filas nos quadros sociais), equipes niveladas por cima e uma capacidade financeira que não force todos os clubes a venderem seus melhores jogadores a qualquer clube de terceira, incapazes de competir com qualquer outro país minimamente mais competente.

Por isso que vejo o futuro do futebol brasileiro e ele é gaucho. O caminho é muito claro e somos separatistas o suficiente para perceber que clubes organizados como o Boca são o exemplo a ser seguido; ser grande e ser vitorioso são coisas bem distintas, algo que Flamengo e o Corinthians, contentes com suas torcidas intermináveis e total incapacidade de qualquer sucesso contínuo, não parecem perceber.

Ou podemos simplesmente nos conformar com uma Copa do Mundo aqui e ali e continuar para sempre sendo uma colônia.

De Londres,
Francisco Mahfuz.
Espião de Impedimento no G14

Publicado em setembro 18, 2006 2:30 PM

Comentários

Não concordo com metade dos caracteres, mas o texto é excelente.

Publicado por: Leo Ponso em setembro 18, 2006 4:17 PM

Concordo com praticamente tudo. Entendo que os países devam ter um - E APENAS UM - campeonato de pontos corridos. Isso força os times a se prepararem a longo prazo em todos os aspectos.

Ademais, todos os outros torneios são com jogos eliminatórios. Em uma competição é interessante que a regularidade seja premiada.

Publicado por: Douglas Ceconello em setembro 18, 2006 4:43 PM

É por aí. Destaque para o nome do correspondente, que emana inteligência.

Publicado por: Francisco em setembro 18, 2006 5:03 PM

é...

mas um brasileirão decidido em mata-mata É GOSTOSO!

Publicado por: branmelt em setembro 19, 2006 12:39 AM

Faça um comentário





Comer uma bolacha?




Busca


Categorias

Arquivos