« Pô! Eu já falei pra parar com isso! | Capa | Darío Silva sigue »

setembro 27, 2006

Uma casa nova para os xeneizes

bombonera.jpg

Para adaptar-se às novas exigências do futebol mundial, o Boca pode construir um novo estádio e abandonar a lendária La Bombonera.

A possível debandada boquense de sua histórica casa decorre do atual momento do futebol mundial e de sua caminhada rumo a um profissionalismo cada vez mais insosso. A necessidade de construção de um novo estádio está ligada às exigências da FIFA, que a partir de 2008 não permitirá mais que os torcedores assistam às partidas em pé. Atualmente, a Bombonera, fundada em 1940, tem capacidade para 55 mil torcedores. Com as alterações, receberia apenas cerca de 30 mil pessoas.

300px-La_Bombonera1.jpg

O vice-presidente do Boca, Pedro Pompilio, afirmou que os dirigentes estudam a construção de um novo estádio, construído fora do bairro de La Boca, que abrigaria 60 ou 70 mil torcedores sentados. É prova da confiança que o Boca tem em sua torcida, mas também dos crimes lesa-tradição que são causados pela paranóia do conforto e da segurança. Recentemente, a geral do Maracanã foi fechada, bem como a popular Coréia do Beira Rio.

Seria uma injustiça cósmica se os admiradores do futebol genuíno não pudessem mais sequer sonhar em comparecer a um dos estádios mais tradicionais do mundo. Obviamente, culpa daqueles ingleses lá em 1985, que acabaram gerando toda essa assepsia do futebol atual, afastando-se definitivamente dos aspectos culturais que formaram sua identidade.

Eduardo Galeano disse certa vez que nenhum local é mais cheio de sons que um estádio vazio. Provavelmente, poucos estádios abandonados serão mais plenos de paixão do que a Bombonera.

Saudações,
Douglas Ceconello.

Publicado em setembro 27, 2006 12:02 PM

Comentários

Uma lástima.
Minha ida a Bombonera será antecipada se a notícia se confirmar.
A final da Liber contra o Grêmio em 2007 será uma boa data.shfd

Publicado por: Roger em setembro 27, 2006 2:01 PM

Douglas,

Se propusessem construir um novo Beira Rio - digamos que no mesmo lugar onde fica hoje -, confortável, com cobertura, espaço para estacionar, torcida no pescoço do goleiro adversário, tu achas uma boa ou não?

Publicado por: Francisco em setembro 27, 2006 2:03 PM

Não acho, Francisco. Não vejo motivos para tanto. Além disso, o novo estádio auriazul será fora do bairro de La Boca.

Imaginem colocar um estádio colorado no Moinhos de Vento?

Publicado por: Douglas Ceconello em setembro 27, 2006 2:32 PM

"aSSepsia", douglas, meu jovem.

Publicado por: dante em setembro 27, 2006 2:48 PM

Foi uma comparação meio descabida a minha, porque o Beira Rio tem espaço físico para crescer. Por isso não precisaria de mudanças, tanto que com a colocação de cadeiras ainda vai ter lugar para 50 mil pessoas, no mínimo.

É claro que é uma pena, se o Boca efetuar esta idéia, porque la Bombonera é um estádio absurdo de tão confortável e lindo. Vi um Boca x River ali na torcida do Boca, uma coisa de louco, e fiz o tour pelo estádio. O porblema mesmo é que ficaria pequeno com lugares marcados em toda a cancha - hoje, se não me engano, toda a parte central das plateas (superiores e inferiores) já tem assentos.

Publicado por: Francisco em setembro 27, 2006 3:41 PM

Que HORROR.

Valeu, Dante, está corrigido.

Agora vou ali açoitar o revisor. shrs

Francisco, esse é um dos pontos. Se já tem grande parte dos lugares numerados, pode deixar a gurizada fazer a sua festa em pé. Mas sei que sou voto vencido na FIFA.

Publicado por: Douglas Ceconello em setembro 27, 2006 3:50 PM

A merda toda começou bem antes. 85 foi a gota d'água. Era a final da Copa da Europa (nome que me é muito mais simpático até hoje do que Liga dos Campeões, até porque não há apenas os campeões nacionais), meio bilhão de pessoas assistindo e o 'show' não podia parar.

O histórico de tragédias, principalmente nos velhos e antiquados estádios ingleses (muitos construídos há mais de 100 anos), se atropelavam desde os anos 60.

Publicado por: Vitor VEC em setembro 27, 2006 4:36 PM

Só um toque sobre a Champions.
Estão jogando Werder Bremen-Barça e um bizarro 'UNICEF' está sendo ostentado pelos culés.
Se não tiver rolando dinheiro na jogada, não dá nada.
Se tiver, isso é pior que os LUBRAX e PETROBRAS que desde sempre figuram no rubro-negro carioca.

Publicado por: Vitor VEC em setembro 27, 2006 4:41 PM

Pelo que sei, o Barça está PAGANDO MILHÕES para usar a marca da Unicef na camiseta. É o marketing pós-moderno, vai entender.

Publicado por: Faraon em setembro 27, 2006 4:52 PM

PARECE que o Unicef vai de graça; o valor da publicidade é transferido para não sei onde.

Publicado por: Francisco em setembro 27, 2006 4:52 PM

Voltando à Bombonera:
O Boca poderia reconstruir o estádio no mesmo lugar. Vale lembrar que atrás das arquibancadas existe um baita espaço vazio que era da antiga linha de trem que passava por ali, hoje desativada.
No final das contas, teríamos o estádio deslocado apenas alguns metros depois de toda a obra.

Publicado por: Vitor VEC em setembro 27, 2006 8:07 PM

Sobre o logotipo da UNICEF na camisa do Barça. Vai ficar por ali 2 anos, e o Barça está pagando pelo troço. Isso vai servir para "amaciar" o torcedor, pois depois virá um patrocínio gaúdo. Algum banco de Hong Kong, ou uma montadora Japonesa, ou um site de apostas com sede na Polinésia!

Publicado por: Marco em setembro 28, 2006 9:42 AM

Os socios do Barça (a maioria dos 120,000, ou algo do tipo) aceitaram ter patrocinio na camiseta quando o Laporta assumiu e apresentou a proposta. A ideia do patrocinio da Unicef e' o clube tentando se firmar como "o maior clube do mundo" ou algo do tipo - e passar do Real Madrid nao so' futebolisticamente mas como instituicao. "Mes que un club" e todo aquele orgulho catalao.

Um patrocinio comercial realmente seria um lixo - e desnecessario, considerando o poder do quadro social do clube. A lista de espera pra ganhar o "direito" de comprar ingressos pras finais (e ganhar alguns por sorteio) e' de dois anos e a lista pra ter uma cadeira (por miseros 1,200 euros por ano...) e' de 5 anos. 5 anos. E aqui 40 mil socios (que podem se desfiliar no mes seguinte) e' o melhor que conseguimos.

Publicado por: francisco mahfuz em setembro 29, 2006 12:54 PM

Aí que está, como o descrito dias atrás em:
http://www.insanus.org/impedimento/arquivos/2006/09/chama_o_tribuna.html

"...se pegares o histórico exemplo do Barcelona. Seja para o bem, seja para o mal, o sócio sempre costuma participar das decisões do clube."

Nada mais justo que decisões como esta tenham o dedo do sócio.

Publicado por: Vitor VEC em setembro 29, 2006 8:44 PM

Publicado por: karel em outubro 17, 2006 3:56 AM

ionolsen20 May we exchange links with your site?

Publicado por: topicstarter em outubro 17, 2006 3:57 AM

Publicado por: tester em outubro 17, 2006 3:57 AM

Faça um comentário





Comer uma bolacha?




Busca


Categorias

Arquivos