« Todos jogaram pelo Boca | Capa | Profundamente lamentável »

setembro 25, 2006

Chama o Tribunal Superior Eleitoral

Na contramão da história, o Grêmio Foot-Ball Pôrto-Alegrense mantém seus sócios afastados da política. Aqui ainda reina o voto censitário. Primeiro, temos a eleição apenas entre os conselheiros. Se não houver uma definição aí (mais da metade dos votos para um candidato) é que temos a escolha dos sócios, algo que realmente não faz o menor sentido.

Sem oposição aparente no clube, Paulo Odone, presidente temporariamente afastado por ser candidato a deputado estadual, deve ser reeleito.

Mas há quem diga que pode surgir um adversário. Adalberto Preis, que já perdeu em três disputas, talvez se apresente mais uma vez, sem muitas esperanças.


Pró-Odone, contam os sucessos no campo e fora dele.
1. Ano passado, voltou pra Primera, este ano levou o ruralito e faz papel decente no nacional, com reais chances de aparecer mais uma vez na Liber-2007. Os 'numerólogos' do 1983-1995-2007(?!?) adorariam ver isto.
2. Até a partida de 04/10, contra o Palmeiras, o Grêmio deve atingir a marca dos 30 mil sócios.
3. Aos poucos, o clube vai tirando o pé da lama, aparentemente. Sim, porque nunca vi a divulgação de um balanço sequer das finanças do clube. Nunca. É a velha conhecida da tal 'ecomonia interna'. Terror ter que ouvir este tipo de coisa.
4. Uma estrela jovem vendida por ano alivia a dívida e se a tal Timemania engrenar, a tendência é que as finanças melhorem. Anderson já foi em 2005. Lucas parte agora em 2006. 2007 será ano pra... sei lá Bruno Coutinho, Bruno Teles, Caçapa, Guilherme Só, vai saber...
5. Após o 4-0 contra a Ponte, foi até a frente da Geral fazer um pouco de demagogia, se houver disputa e se ela for decidida pelo voto dos sócios, estas atitudes evem fazer a diferença.

Contra Odone eu elencaria:
1. O mesmo 'populismo' do ponto anterior. Pessoas de olho crítico vêem de forma preocupante certas ações do presidente nas suas relações com a torcida.
2. Reconheço que seu perfil demasiadamente político me incomoda. Vejo claramente o uso do futebol como um grande trampolim para a popularidade e, em seguida, para votos que levam a cargos eletivos. Não é o primeiro, não será o último a fazê-lo (é capaz até que eu mesmo siga o mesmo caminho, e por que não?), mas a fomosa pulga atrás da orelha fica aqui, fazendo coçar.
3. No final das contas, é 'farinha do mesmo saco'. Sendo os conselheiros uma espécie de 'nobreza' gremista, seja o presidente que for, não teremos tão cedo um presidente como eu, por exemplo. Sócio Estudante Gremista por 4 anos e depois fazendo bom uso do título de sócio do pai, que transferirá pro meu nome até o fim do ano possivelmente, mas isto é o que menos importa.
4. Ainda não é a hora, mas cresce o burburinho de que surgirá dentro de algum tempo uma chapa de 'conselheiros da avalanche'. Se pensarmos bem, não é nada improvável. Aqui no Impedimento já se viu Pinedo Jr., Savoldi, Vecchi, Egon, Hans e mais algum outro que ainda não tenha se identificado até o momento. Cinco nomes, aparentemente decentes para contribuir com a instituição. Saídos do gato por um pila e do latão por três, do portão 10 e do 16, da cadeira lateral em dia que chega depois do jogo ter começado e das filas, das monumentais filas do Monumental.


O prazo para se apresentar chapas para a eleição presidencial é nesta 6a.-feira, às 18h. Alguém aí se habilita a enfrentar a máquina atual?


Saúdos, Vitor VEC

Publicado em setembro 25, 2006 8:55 PM

Comentários

De quem vive a situação de dentro: não, não haverá chapa de oposição. Se bem conheço, o Odone deverá começar a montar a chapa mais ou menos 17h15min de sexta feira, e, mesmo que outra chapa seja composta (e encabeçada não pelo Adalberto Preis, mas sim pelo André Krieger, que está trabalhando há no mínimo seis meses, junto com o Marcos Herrmann), estes não vão colocar a cara a bater para ter segundo turno e sofrer uma derrota fragorosa no voto do sócio.

Em tempo: o balanço, desde 2004 (por força do novo código civil), é publicado em no mínimo dois jornais de grande circulação. Pena que os conselheiros não vão para aprovar ou rejeitar as contas - na última assembléia em que houve a apreciação das contas, de 373 conselheiros (300 titulares, 60 suplentes e 13 membros natos - ex-presidentes do clube e ex-presidentes do conselho deliberativo), apenas 67 assinaram a lista de presença. Desses, 10 eram suplentes, sem direito a voto (e entre eles esse que vos escreve).


Mas tu tens razão: a grande eleição, para o sócio gremista, não é em 2006 - mas sim em 2007. A renovação do conselho deliberativo, pela primeira vez pelo voto proporcional (e não majoritário, como era até agora), deverá favorecer muito a saída de um cacaredo que só faz morrer para que os suplentes assumam e, quando não fazem esse favor para a sobrevivência tricolor, atrapalham tentando colocar limitadores no direito do voto do associado). Menos mal que literalmente os muitos que assinaram a cabresto se borraram com a repercussão na mídia e não voltarão a assinar a nova proposta que novamente será oferecida pelo Oly Fachin (que já está devendo há alguns anos aqui nesse lado).

Agora, "presidente que seja como eu" - assim como eu sou, conselheiro colocado a fórceps lá dentro - eu duvido que antes de 2020 aconteça. Precisarão de no mínimo umas seis renovações de conselho deliberativo para que seja limada de vez toda a "elite tricolor" e reste apenas aqueles que efetivamente - sejam hoje parte da elite, sejam membros incendiários da Geral - desejam trabalhar pelo clube. Eu e mais alguns estamos tentando fazer o nosso dever quando os sócios votaram no nosso nome. Precisamos, sinceramente, de mais gente assim, independente de que grupo ou movimento ou instituição ou qualquer coisa que estejam aliados.

Publicado por: Jeferson em setembro 25, 2006 9:52 PM

Faltou um detalhe: o balanço, desde 2004, é publicado em no mínimo dois jornais de grande circulação do estado (sei que em 2005 foi publicado na ZH, inclusive), por força do novo código civil. Pena que os conselheiros do clube - como seria de se esperar, talvez - não tenham dado a atenção devida a ele: de 373 conselheiros (300 titulares, 60 suplentes e 13 membros natos, que são os ex-presidentes do clube e do conselho delberativo), apenas 67 apareceram, sendo 10 suplentes (dentre eles, esse que vos escreve).

Abraço

Publicado por: Jeferson em setembro 25, 2006 9:55 PM

Atenção colorados:
O Internacional não está garantido na Liber-2007. Pelo jeito, é melhor se apressar prachegar entre os quatro primeiros do Nacional.
Ante qualquer dúvida confiram:

www.conmebol.com

E vejam na coluna da direita a lista de equipes garantida na competição. A última atualização é deste 25 de setembro.

Abram o olho, porque vocês já sabem; cameron que se duerme...

Publicado por: Vitor VEC em setembro 26, 2006 5:38 AM

Pô... eu sou sócio do Grêmio, fui a quase todos jogos entre 87 e 95 nas cadeiras, depois disso na social, e faço um apelo: NÃO DEIXEM aqueles corneteiros votarem nada! Eles vaiavam o Arce. Vaiavam o Jardel. Aplaudiam o Claudiomiro e o China. Salve-se quem puder...

Publicado por: Cachopa em setembro 26, 2006 11:39 PM

"Ainda não é a hora, mas cresce o burburinho de que surgirá dentro de algum tempo uma chapa de 'conselheiros da avalanche'."

Excelente idéia. Pode incluir o meu nome na lista.

Publicado por: Roger em setembro 27, 2006 11:32 AM

Cachopa, atenção:

Ponto 1: Não te enganes, as cadeiras (ou o chamado 'pessoal do andar lá de cima') são a sustentação do 'status quo' do clube, muita atenção.

Ponto 2: Aparentemente, ainda és parte 'das cadeiras', ainda que frequentando a social. Recomendo que faças uma pequena revisão das tuas idéias. Principalmente se pegares o histórico exemplo do Barcelona. Seja para o bem, seja para o mal, o sócio sempre costuma partiipar das decisões do clube.

Ponto 3: Sempre, SEMPRE se deve aplaudir, qualquer que seja o perna-de-pau em campo. Eu já apoiei 'Loco Abreu', Maurício (o do Brasil de Pelotas de 98, não o clássico da virada dos anos 80 para os 90) e até o 'Mono' Tavarelli.

Publicado por: Vitor VEC em setembro 27, 2006 1:37 PM

O problema está justamente no 'Ponto 3'... os sócios do Grêmio, que se juntarão aos mencionados no 'Ponto 1' em uma proporção de 20/1 em uma futura votação, não vão sempre para aplaudir. Pelo contrário, eles implicam com muitos jogadores bons que acabam não tendo a menor tranquilidade para jogar.

Publicado por: Cachopa em setembro 27, 2006 7:51 PM

Estes são os sócios que vão na SOCIAL, muito diferentes dos sócios da ARQUIBANCADA.

Publicado por: Vitor VEC em setembro 27, 2006 8:34 PM

O problema da social - ou da torcida do Gremio, pra ser mais exato - e' que muitos "torcedores" acham que o time lhes deve alguma coisa, tem uma relacao de consumidor com o clube. Quando ainda morava no Brasil (na Azenha) eu ia a todos os jogos (sem uma unica excecao em tres ou quatro anos) e fui em treinos por muito tempo. Os velhos que tambem fazem isso todo santo dia (e que sempre sentam perto do bar, na parte de cima/direita das sociais)sao corneteiros pelo tedio total de suas vidas. Tudo que eles comentam e' quem nao joga nada, quem e' viado (Christian era a grande tese) e qual dirigente nao entende nada. Pode contar que durante a partida esses sao os que ficam sentados vaiando e reclamando com quem levanta pra torcer.

A outra parte lamentavel da torcida e' a formada por gremistais sazonais/de decisao/que vao pro estadio fazer social (publico das cadeiras, geralmente). Essas sao as pessoas que se irritam com o time jogando mal e vaiam jogadores que nao sao tao bons, desaparecendo em campanhas ruins.

A boa noticia e' que a presenca de publico na serie B prova que a maioria e' nao e' desses segmentos tristes da torcida.

Mas concordo com o ponto geral: o Gremio devia ter mais espaco pros torcedores e nao deveria estar tao sujeito a "nobreza" dos conselheiros. No dia em que voltar pra Porto Alegre serei companheiro para qualquer tentativa de ajudar um clube que tanta alegria me deu.

Publicado por: francisco mahfuz em setembro 29, 2006 12:33 PM

Maravilha, mahfuz!
Saudações pelos velhos tempos de alguns jogos com a tua companhia.

Publicado por: Vitor VEC em setembro 29, 2006 8:38 PM

Faça um comentário





Comer uma bolacha?




Busca


Categorias

Arquivos