« Réplica a Lucchese | Capa | Apertura tem três ponteiros »

outubro 29, 2006

Falsos Ídolos

A Zero Hora, numa série de reportagens recentes sobre o Barcelona, mostrou como a contratação de Ronaldinho foi não só o princípio como também o fator mais decisivo na transformação do clube nos últimos anos de segundo na Espanha a primeiro no mundo.

O gaúcho ganhou todos os prêmios possíveis (tanto no clube como mundialmente) e era o centro de toda a expectativa durante a última Copa do Mundo - e o maior símbolo da sua decepção.

Hoje o mundo todo fala que o jogador está em crise, não encontra mais seu futebol e manchetes espanholas dizem que a torcida do Barça acha que ele deve ir pra reserva. Ao mesmo tempo, seu irmão e empresário tem seguidas conversas com o Milan abastecendo os rumores duma possível transferência (Assis nega dizendo que estava só negociando o contrato do Ricardo Oliveira, já contratado e esquentando o banco faz mais de dois meses). Ronaldinho desmente tudo e fala que está feliz no Barcelona e pretende continuar por muito tempo no time catalão. Não sei se o negócio sai ou não, mas tenho certeza duma coisa: sua falta não seria sentida.

Não há duvidas de que, jogando o que tem jogado nos últimos anos, Ronaldinho é não só o melhor jogador do mundo como possivelmente um dos melhores de todos os tempos. É impossível negar que ele pode ganhar campeonatos praticamente sozinho e encantar multidões, transformando um clube grande numa unanimidade mundial. O que também e indiscutível é que ele consegue isso pelo que faz em campo, nada mais. Ronaldinho não tem nenhuma identificação verdadeira com a torcida do Barcelona, assim como não teve com nenhuma outra camiseta que ele vestiu. O discurso dele, em Porto Alegre, Paris, Espanha ou na seleção é o mesmo: "o que eu quero é jogar futebol com alegria, estou muito feliz, quero continuar aqui por muito tempo". BOBAGEM. A sua única lealdade é o Futebol Clube Assis Moreira.

Não há nenhuma crítica aqui; ele teve uma infância trágica (perdendo o pai quando a carreira do irmão decolava) e Assis nunca realizou a promessa de grande jogador que ele era. É normal que eles tenham decidido ganhar todo o dinheiro que pudessem, o mais rápido possível. A saída dele do Grêmio foi assim; por mais que o clube pudesse não ter valorizado ele o suficiente ele teria saído de qualquer jeito. Um clube do exterior poderia pagar vários milhões ao tricolor, levar o Ronaldinho e ele ainda seria rico. Mas porque deixar a decisão na mão dos outros?
O que eles fizeram foi tão premeditado e distante de emoção como uma possível mudança do Barcelona seria. A imprensa espanhola critica o jogador veladamente pois ele renegociou o seu contrato três vezes nos três anos que esteve lá e tentará um quarto aumento logo. A mensagem é simples: "sem ressentimentos, mas eu tenho é que garantir o meu".

A comparação com outros ídolos é injusta: Renato Portaluppi até hoje faz piadas anti-coloradas, seus times treinam no Olímpico e ele tem a simpatia de absolutamente todos os gremistas. Vários ex-jogadores exercem cargos diretivos em clubes onde foram influentes: Cruyff treinou e hoje toma muitas das decisões no Barcelona, Pepe Guardiola treina times juvenis e trabalha com o departamento de futebol do time catalão, Leonardo é relações-públicas do Milan - os exemplos são muitos. Alguém consegue imaginar Ronaldinho tendo esse tipo de relação com qualquer dos seus clubes? Eu não.

O principal motivo tem muito menos a ver com ele ser "mercenário" e muito mais com o fato de que jogar bem e ganhar títulos não é o essencial para eternizar um jogador no imaginário do clube - a diferença é que jogadores muito ruins ou sem sucesso simplesmente não duram o suficiente para marcar época. O genial texto do Douglas sobre o Renteria (ler abaixo) explica tudo, mas eu acrescento: o que o torcedor quer ver é alguém vestindo a camiseta e tentando ganhar como eles fariam se tivessem bola para tanto. O deboche ao adversário, a falta que joga o Savio-perereca na pista (ah, que saudade do Dinho) e a emoção do Renato ao ganhar o mundial - não como conquista profissional ou pessoal, mas como a alegria de ver o SEU TIME ser campeão. O que o torcedor quer e' que o jogador entenda a sua importância como REPRESENTANTE da massa e não como um assalariado da instituição que é o clube.
Samuel Eto'o, jogador do Real Madrid por seis anos sem nunca ter recebido uma chance de se firmar (foi emprestado a três clubes diferentes e só fez dois jogos com o time da capital) joga com raiva e marca gols em todas as partidas em que enfrentou o ex-clube; Alcindo, talvez o maior centroavante da historia do Grêmio, foi dispensado do Inter quando jovem e fez questão de vingar-se em cada Grenal, por vários anos; Batistuta jogou na Segunda Divisão com a Fiorentina e ajudou a trazer o time de volta (recebendo uma estatua na cidade quando finalmente saiu para uma equipe maior).

O futebol, coisa mais importante das coisas menos importantes, é um esporte de paixão e entrega muito mais do que técnica. Fazer cera, gândulas sumindo com bolas, faltas duras no jogador que desrespeita o adversário, foguetes no hotel, isso tudo é importante, é valido, faz parte. Quem se interessa por um esporte em que a única coisa que vale é técnica pura e simples deveria assistir a nado sincronizado ou salto ornamental, não futebol. Ronaldinho nunca entendeu isso ou simplesmente não se importa. Por isso ele vai ser eterno e sempre lembrado por todos que gostam de futebol - mas amado por ninguém.

Francisco Mahfuz
Espião de Impedimento no G-14

Publicado em outubro 29, 2006 3:09 PM

Comentários

culpa da mundialização do capital. sdfghjk

Publicado por: zeh em outubro 29, 2006 7:53 PM

Espero que ele levante o pé em todas as divididas no torneio do japão.

Publicado por: Bueno em outubro 29, 2006 10:14 PM

Excelente, Francisco.

Suspeito que isso possa ser o meu epitáfio.

Publicado por: Douglas Ceconello em outubro 29, 2006 11:57 PM

Esse texto e' obviaemente causado pelo meu medo dele ir pro Milan antes do Mundial e desmantelar o time do Barcelona. Acho que existiria uma certa justica poetica (para os gremistas, ao menos) do Inter perder em Toquio com um gol dele - acredito que serviriria pra fazer as pazes com a torcida, ao menos.

E Douglas, nao seja assim: tu sabe que todos nos te amamos. :-L

Publicado por: Francisco Mahfuz em outubro 30, 2006 3:37 AM

temos que olhar as coisas pelo lado bom: se for vendido pro milan pela soma estratosférica que é necessária para contratá-lo, o grêmio finalmente vai ganhar a bolada que merece.


mas isso só depois do mundial, depois de despachar o inter, voltando a jogar o bom futebol de meses trás (aliás, que golaço de cabeça esse fim de semana).


de quebra, ele deve voltar ao tricolor, sem custos, aos 33 anos.

Publicado por: vag em outubro 30, 2006 9:21 AM

O barcelona vai chegar pregado no mundial...
Tem a seguinte sequência de jogos:
31/10 Barcelona x Chelsea
04/11 La Coruna x Barca
12/11 Barça x Zaragoza
19/11 Mallorca x Barca
22/11 Levski Sofia x Barcelona
26/11 Barça x Villareal
03/12 Levante x Barca
05/12 Barcelona x Werder Bremem
10/12 Barça x Real Sociedad

Sendo que não tá lá garantido na segunda fase da copa dos campeões... Provavelmente o jogo com o Werder Bremem vai definir a vaga. Com direito a jogo no dia 10/12 pelo espanhol.

Já o Inter, tem 7 joguinhos (tirando Santos e grêmio), não tem esquema definido, não sabemos quem joga.
É, estamos na mão do Renteria.(gol aos 80min, festejo ruke-rake, expulsão, etc, etc).


Publicado por: Luiz Filipe em outubro 30, 2006 10:41 AM

Golaço de cabeça de dentro da pequena área?

Tá bom...

Publicado por: Bueno em outubro 30, 2006 3:28 PM

Quero os pés dele na calçada da fama no Olímpico. De preferência, junto das canelas, serrados na altura do joelho.

Publicado por: Jeferson em outubro 30, 2006 3:30 PM

concordo em gênero, número e grau... se ele passar por mim na rua, cuspo e atravesso pro outro lado.

mas ele será perdoado de todos os seus pecados se DESTRUIR com o Inter no Mundial, e com sangue nos olhos. só que pelo papinho que eu tenho ouvido ultimamente, isso é pouquíssimo provável.

Publicado por: caue em outubro 30, 2006 11:07 PM

A$$I$

Publicado por: augusto em outubro 31, 2006 10:40 AM

pra um jogador que nunca faz gol de cabeça, pular àquela altura e cabecear com aquela violência, achei um belo gol.

Publicado por: vag em outubro 31, 2006 10:48 AM

Deixa-me ver. Se a grande maioria concorda que Ronaldinho não tem identificação verdadeira com clube algum, de onde vocês acham que ele vai tirar o "brilho nos olhos" - remember Tite - e o ódio necessário para cabar com o Inter?

Acho que é bem possível que ele faça isso, mas, seguindo os argumentos expostos, é provável que faça por ser um excelente jogador e não pelo amor ao tricolor.

Publicado por: Douglas Ceconello em outubro 31, 2006 10:52 AM

Resposta simples, Douglas: a motivacao dele e' pessoal e familiar. Como todo boleiro de vila ele quer ser o melhor em todas partidas e, seguindo o raciocinio do texto, garantir o futuro da sua familia. Jogar muito, especialmente em decisoes, e' a melhor maneira de fazer isso. Nao acho que faca nenhuma diferenca pra ele ser o Internacional ou o Zequinha.

Publicado por: francisco em outubro 31, 2006 12:17 PM

Esse ai era eu, por sinal.

Publicado por: Francisco Mahfuz em outubro 31, 2006 12:19 PM

Beleza, é isso que penso também. Mas, por um instante, achei que alguém poderia acreditar que, na hora do jogo, Ronaldinho despertaria para um furor de ódio contra a camisa vermelha. O que, confesso, não acredito.

Publicado por: Douglas Ceconello em outubro 31, 2006 12:43 PM

Tb não acredito, mas que é uma chance ímpar de redenção com a torcida tricolor, isso é...

Publicado por: Caue em outubro 31, 2006 2:04 PM

o ronaldinho já demonstrou ser um dos maiores colorados do mundo ao fugir do grêmio.

[ô, ô, foi só uma piadinha sem graça, não atirem no dramaturgo*]

Publicado por: dante em outubro 31, 2006 3:53 PM

Ronaldinho nao e' gremista, ele e' jogador de futebol, deixemos isso bem claro. Quando perguntado sobre o Inter ganhar a Libertadores ele deu a resposta mais bunda-mole de todas: "fico feliz pelo Rio Grande, tenho muitos amigos no Inter".

Daqui ha' varios anos o colorado vai cogitar contratar ele e ele vai considerar a proposta; salarios altos impedirao a negociacao mas a torcida vai enlouquecer assim mesmo.

Bom, depois que o Tinga, que eu ja' vi mandar a torcida do Inter calar a boca depois de fazer gol em Gre-Nal, se declarou colorado desde crianca eu larguei de acreditar que jogador tem lealdade a qualquer camisa.

Publicado por: francisco em outubro 31, 2006 6:19 PM

Já escreveram quase tudo... faltou o...

"Ronaldinho FILHA DA PUTAAA!!!!"

Publicado por: Hans em novembro 3, 2006 2:43 PM

Necessity knows no law... Jocatta

Publicado por: Jocatta em novembro 22, 2006 1:35 AM

To pay one back in one's own coin... Emmanuel

Publicado por: Emmanuel em novembro 29, 2006 3:23 PM

To pay one back in one's own coin... Emmanuel

Publicado por: Emmanuel em novembro 29, 2006 3:24 PM

To pay one back in one's own coin... Emmanuel

Publicado por: Emmanuel em novembro 29, 2006 3:24 PM

To pay one back in one's own coin... Emmanuel

Publicado por: Emmanuel em novembro 29, 2006 3:25 PM

An ill wound is cured, not an ill name... Rook

Publicado por: Rook em novembro 30, 2006 3:08 AM

The cobbler's wife is the worst shod... Alexander

Publicado por: Alexander em novembro 30, 2006 2:28 PM

Hi boys!fee8f1492e023452d85de7edbd68119d

Publicado por: free downloads music em setembro 15, 2007 5:42 AM

Faça um comentário





Comer uma bolacha?




Busca


Categorias

Arquivos