« Racing Club mantém 100% no campeonato de Aruba | Capa | Para fazer a festa em casa »

novembro 12, 2006

Catimba de Evo Morales provoca terceiro cartão

Primeiro Simon Bolívar, agora Morales e Chavez. Nenhum consegue encaminhar a construção de uma grande nação unificando o noroeste da América do Sul. Darei minha contribuição, colocando na mídia os bons campeonatos que por lá se desenrolam. A idéia era um panorama geral de todos em apenas um post, mas há muito a ser dito. Começaremos com o Boliviano/Acreano.

O futebol boliviano tinha a intenção de adaptar-se ao sistema de temporadas europeu, no qual a competição começa em um ano e termina no outro, e temos que ficar escrevendo 05/06 ou 06/07. Felizmente, abandonaram a idéia no meio do caminho. Portanto, nesta temporada 2006, tivemos o Apertura no primeiro semestre, com o Bolívar campeão por pontos corridos.

Agora está em disputa o Clausura, que teve fórmula diferente. Os doze times foram divididos em dois grupos, cada qual classificou três equipes para o hexagonal final, que está em andamento. Jorge Wilstermann e Bolívar saíram com um ponto de bonificação por terem sido os campeões de seus grupos. O Bolívar, após boa arrancada, estragou tudo. Possivelmente esqueceu que o "fator altitude" tem pouco efeito quando o adversário é da mesma região. Ainda falta quatro rodadas, e a classificação é a seguinte:

Wilstermann 12
Blooming 9
Real Potosí 8
Universitario 8
Oriente 7
Bolívar 4

Importante é o sistema de ascenso/descenso, baseado na média dos últimos três anos - o que me parece bastante justo. Como último colocado, o Unión Central cede lugar na primeira divisão em 2007 ao Municipal Real Mamoré. Como segunda pior campanha, o Destroyers - time apadrinhado por Impedimento -, teve que disputar um mata-mata contra o Ciclón, segundo melhor na divisão de acesso. Felizmente para todos nós, o Destroyer conseguiu heróica vitória por 2 a 1, fora de casa, após o empate de 1 a 1 em seus domínios.


Acre

Impedimento optou por considerar o Acre como parte do território boliviano. No Brasil, os times do estado são ignorados. Se o mesmo ocorrer com esta nova configuração que definimos, encaminharemos um pedido à Conmebol para garantir vaga direta na Libertadores ao Campeão Acreano.

Trazendo de volta uma importante tradição esquecida em outros estados, foi jogado em 18 de março deste ano o Torneio Início. Jogos eliminatórios com dois tempos de 20 minutos deram o título ao Rio Branco, após disputa de pênaltis com o São Francisco. Tal conquista parece não garantir vaga ou vantagens para qualquer outra disputa.

E a primeira (e única) divisão também já acabou, correu de março a maio deste ano. Na primeira fase, os oitos clubes foram dividios em dois grupos de quatro, com os dois primeiros de cada um cruzando-se em semifinais e final. A ADESG - Associação Desportiva Senador Guiomard - único representante de fora da capital Rio Branco, foi o campeão desta fase.

A segunda fase é exatamente igual a primeira. Inclusive os grupos são os mesmos. Como não poderia deixar de ser, o time da cidade de Senador Guiomard confirmou sua ampla superioridade e venceu a segunda fase, evitando a necessidade de uma final contra o vencedor da primeira etapa, por ter vencido ambas.

No quadro geral, assim ficou. (jogos, vitórias, empates, derrotas, gols pró, gols contra, pontos)

1.Adesg 11 8 3 0 23- 6 27
2.Rio Branco 10 6 1 3 19-12 19
3.Independência 10 4 4 2 19-15 16
4.Andirá 8 3 2 3 18-12 11
5.Juventus 7 3 1 3 15-17 10
6.Vasco da Gama 8 2 2 4 10-14 8
7.Atlético 7 1 0 6 7-20 3
8.São Francisco 7 0 1 6 4-19 1

Dizem que isso garante uma vaga na série C ao Adesg. Ainda acho que os times da área são excluídos, pois todos temem represálias do setor madereiro e o ataque de jacarés. Não são desculpas aceitáveis e, portanto, estamos de olho.


um abraço
Antenor Savoldi Jr.

Publicado em novembro 12, 2006 4:06 PM

Comentários

O Adesg sempre ganha esse torneio, desde os tempos de Tabelão placar. É o ~unico lugar onde uma camisa branca com uma faixa negra no peito faz sucesso.

Publicado por: Menezes em novembro 12, 2006 4:55 PM

Sugiro um contato com a direção do Destroyers para abrir filiais no estado e arregimentar jogadores para a equipe boliviana. Certamente faria sucesso.

Publicado por: Francisco em novembro 12, 2006 7:13 PM

Menezes, fiz contato com algumas madereiras no Acre para resolver assuntos particulares (fisco). Conversa vai, conversa vem, fui informado que este é o primeiro título do time de Senador Guiomard. Quem costuma fazer festa por lá é o Rio Branco, que merece vaga na Sul-Americana pelo ranking.

Publicado por: Antenor em novembro 12, 2006 11:19 PM

Está certo. Acabei por me confundir. Explico: Certa vez, no Elifoot, coloqui um time de cada estado, pelo menos, pra ver a copa do Brasil pegando FOGO. O que acontece é que o sistema aleatório fez o ADESG ser uma real potencia amazonica. Mais temido que a onça pintada, o time pincelou o terror pela primeira divisão (composto por 8 times) e faturou um tri-brasileiro nos anos de 2010 a 2012. Dai a confusão.

Elifoot e realidade sempre se confundem.

De tanto em tanto, acabo pedindo para o gremio contratar ZE DANGOLA, e MENTZARMA, um angolano e um usbequi que faziam a festa no campeonato portugues do joguinho, onde não tinha pra ninguém além do Beira-Mar.

Finalmente escrevi um desses comentários quilométricos, e como de costume, é pra dizer NADA.

Abração

Publicado por: Menezes em novembro 13, 2006 10:41 AM

Acho que deve ser promovida uma Recopa entre o campeão boliviano e o vencedor do torneio do Acre. Não preciso dizer que o vencedor teria vaga garantida no Mundial de Clubes.

Publicado por: Douglas Ceconello em novembro 13, 2006 8:51 PM

Aclarando num tom levemente sério que há o 'fator altitude' para os times de S. Cruz de la Sierra, posto que estes jogam lá pelos mínimos 400 metros acima o nível do mar.

Ji-Paraná é uma esquadra que anda sumida. Lembro dos 9-0 na beira do rio contra o Inter na Copa-92 (?).
Enfim, um verão a ser lembrado, sem dúvida, embora por outros motivos.

Dizem que Zé Dangola continua metendo seus golzinhos em campeonatos nacionais na África e/ou na 3a. div. portuguesa.
Chegará ao 'gol 1000' antes do que Romário!

Publicado por: Vitor VEC em novembro 14, 2006 1:18 AM

The mill cannot grind with the water that is past... Felix

Publicado por: Felix em novembro 22, 2006 12:56 AM

If you cannot bite, never show your teeth... Emmett

Publicado por: Emmett em novembro 22, 2006 1:34 AM

A quiet conscience sleeps in thunder... Ottewell

Publicado por: Ottewell em novembro 30, 2006 3:28 AM

Hi boys!f2f021c4e8f77d2d70bf9273b628dab0

Publicado por: limewire em setembro 15, 2007 5:28 AM

Faça um comentário





Comer uma bolacha?




Busca


Categorias

Arquivos