« Por uma farra boquense | Capa | Valeu, Gabriel »

dezembro 3, 2006

Aposto que não

A relação entre clubes e imprensa sempre teve seus problemas. Quando a culpa por algum fracasso em campo é colocada na imprensa, geralmente não corresponde à verdade. Ainda assim, se fosse necessário apontar qual dos dois é mais importante nessa relação, não tenho grandes dúvidas de que os clubes são praticamente a galinha dos ovos de ouro dos meios de comunicação. Falo sobre isso devido às declarações do jornalista Davi Coimbra em um programa de debates esportivos, no último domingo, na TV COM.

Recapitulando: naquele programa, o técnico Mano Menezes foi entrevistado durante os primeiros blocos. Questionado sobre possíveis problemas na sua relação com o craque Anderson durante 2005, explicou com clareza sua posição. Basicamente, alertou que não podia deixar toda a responsabilidade com o garoto, e ao mesmo tempo desmobilizar os demais jogadores. Lembrou também que, na reta final da série B passada, o jogador não tinha as mínimas condições de atuar na maior parte dos jogos, já que havia voltado em uma cadeira de rodas do campeonato mundial com a seleção de base.

O técnico também explicitou sua discordância com Davi Coimbra, que disse em determinado momento do ano passado que Anderson seria titular do Grêmio mesmo se chegasse todo o dia às 4 horas da manhã - na época, circulavam rumores acerca dos festejos noturnos do atleta. Nos blocos seguintes, já sem o técnico, o fato rendeu uma corneta do colega de mesa Nando Gross: "Quero ver agora quem tu vai mandar dormir às quatro, Davi..."

Até aí tudo bem. Já na parte final do programa, Coimbra ocupou seu espaço para uma espécie de manifesto. Comentou que um dirigente do Grêmio, em visita à Zero Hora - onde o jornalista é editor de esportes -, havia criticado uma série de reportagens veiculadas nas últimas semanas acerca da violência nos estádios. O dirigente temia o esvaziamento do público.

Quanto a isso, concordo que a intervenção de dirigentes na imprensa é lamentável. No entanto, esta mesma imprensa contrata dirigentes como comentaristas.

Expondo o caso, Davi Coimbra fez questão de dizer que não deve satisfação a nenhum clube, a não ser "à RBS, aos leitores e ao jornalismo". E foi além, aparentemente transtornado. Falou que havia praticado o jornalismo em diferentes editorias, e que se o Grêmio e o Inter fechassem as portas amanhã, estaria "pouco se lixando". Exerceria o jornalismo em outra vertente.

Considero Coimbra um jornalista esportivo acima da média nacional, seja esta média boa ou ruim. Sempre gostei de seus textos e, mesmo discordando em alguns casos, acho seus argumentos em geral coerentes. Mas neste caso, sou obrigado a discordar frontalmente.

Não tenho dúvida que, às vezes, a imprensa realmente tem influência em resultados de uma equipe. No primeiro parágrafo, disse que isso "geralmente" não acontece. No entanto, o caso clássico das "ovelinhas de Tite" está aí para provar o contrário. Aos desavisados: em 2003, uma ligação de celular mal-interrompida acabou por gravar dirigentes gremistas em uma reunião, criticando possíveis "protegidos" do técnico. Conforme foi divulgado pela empresa depois, uma reunião de cúpula entre responsáveis pelos veículos da RBS optou por publicar imediatamente o material. Como se podia prever, o racha provocado em toda a estrutura de futebol do clube eliminou-o da Libertadores, desempregou o técnico e quase levou o time ao rebaixamento naquele ano. Isso é subjetivo? Não me parece. Evoco esta lembrança para dizer que, desde então, não culpo dirigente nenhum por peitar a imprensa na tentativa de evitar prejuízos ao seu clube.

Não podemos esquecer que a totalidade destes "leitores" para quem o jornalista disse dever satisfações, são torcedores. Não tenho dúvida alguma que, sem a dupla Grenal, as empresas de comunicação gaúchas estariam muito próximas da falência, ou teriam uma grotesca queda em seus rendimentos.


Confiem em mim.
Antenor Savoldi Jr
impedimento@gmail.com

Publicado em dezembro 3, 2006 11:30 PM

Comentários

palhaço, esse davi coimbra. e aliás, todos os jornalistas frescos que têm chiliques quando são postos em dúvida. os dirigentes estão defendendo o deles. o papel do repórter é não se dobrar, mas sem perder a classe.

Publicado por: träsel em dezembro 4, 2006 12:01 AM

RBS Mente!

David Coimbra acima da média. Concordo. O Episódio das ovelhinhas do Tite culminou com o rebaixamento em 2004. Total Apoio ao Sr. Savoldi Jr.
Viveria bem melhor com imprensa trablhando apenas sábadoe Domingo... como é na Europa!

Publicado por: Marco em dezembro 4, 2006 12:19 AM

> Considero Coimbra um jornalista esportivo acima da média nacional, seja esta média boa ou ruim. Sempre gostei de seus textos e, mesmo discordando em alguns casos, acho seus argumentos em geral coerentes.

GREMISTA.
David Coimbra = cronista mais parcial do Rio Grande do Sul. pior que Sant´anna e Kenny juntos.

Publicado por: Gustavo, Cavinato em dezembro 4, 2006 3:26 AM

Concordo em tudo.

Outro dia, falando com um jornalista de esportes da ZH, perguntei por que não se criava um diário de esportes aqui no RS, já que existe mercado para tanto. Ele me respondeu que se a RBS fizesse isso, provavelmente quebraria a Zero Hora. Ou seja, a RBS precisa muito mais do Inter e do Grêmio do que o contrário.

No mais, que foda essa chamada de capa do Insanus, hein? Meus pêsames.

Publicado por: Francisco em dezembro 4, 2006 8:25 AM

Até quando o Mano vai ter que se explicar por causa daquele Grêmio x Santa Cruz?

Publicado por: Vicente Fonseca em dezembro 4, 2006 9:17 AM

O David Coimbra é um bom escritor de ficção e humorista. Como jornalista, é só mais do mesmo.

O mais engraçado é quando os clubes criam algumas regras para organizar as entrevistas (por exemplo: técnicos falam só às terças e sextas-feiras; o presidente fala só uma vez por semana; etc.) e os jornalistas (de TODAS as redes) têm pitis no ar dizendo que "o público quer ouvir os técnicos", "os clubes fazem isso porque a culpa dos maus resultados é da imprensa" (ironicamente), entre outras frases.

Sinceramente, alguém aí gostaria de ouvir, por exemplo, o Muricy falando "só eu entendo de futEbol", "vocês vêem só o resultado, e não o trabalho", ou "ai que saudade da minha família, um abraço pro Muricy Jr." mais de duas vezes por semana?

Publicado por: Otavio Niewinski em dezembro 4, 2006 10:37 AM

Sobre o Davi Coimbra:
Mandei um mail pra ele pedindo que investigasse a situação do jogo Gremio-S.Paulo.
Naquele jogo, os ingressos estavam esgotados desde 4a.-feira. Entretanto, no borderô oficial do jogo, divulgado na terça seguinte, foi divulgado que sobraram quase 100 ingresos de arquibancada não-vendidos.

Ouvidoria do Gremio nao me respondeu, nem ele. Enfim, seguimos adiante.

Publicado por: Vitor VEC em dezembro 4, 2006 11:10 AM

O mais lamentável desta manifestação do David foi o fato dele ter esperado o Mano ir embora para abrir a boca.

Publicado por: Fábio em dezembro 4, 2006 12:10 PM

eu tava desde as últimas rodadas do brasileirão esperando um assunto relacionado surgir no impedimento, assim que vi um repórter da RBS tendo chilique na TV sobre um treino fechado do inter, "o que será que o abel tem tanto pra esconder, já que o brasileiro/2006 já tem campeão etc." [o mesmo tom irônico], e emendava com algo no estilo "os torcedores querem saber, que atraso isso de treino fechado etc.".

cara, VÃO TUDO TOMAR NO CU.

por acaso os jornalistas mostram o rascunho da reportagem antes de publicá-la no jornal? não, né? então VÃO TUDO TOMAR NO CU de novo.

fora isso:

cavinato, acho ótimo que o coimbra seja parcial, desde que assuma isso abertamente e não fique se ESCAMOTEANDO pra dar uma de rapaz bonzinho;

e acho que o otavio sabe das coisas: o coimbra, como jornalista, é bem meia-boca. aliás, esse rapaz desonra todo o IAPI. dsfkjçlj

Publicado por: dante em dezembro 4, 2006 3:31 PM

Tchê, meio por fora do assunto (ou não, essa imparcialidade...); e essa briga que rolou sábado, no beira-rio?
teve uma nota mínima na ZH, e o esporte da rbs ao meio dia nada falou...
das duas uma: ou estão tentando ignorar pra tirar o ibope ou não foi nada de mais; ou... não, não pode ser;
antes que pensem que isso é corneta ou algo parecido, não é

Publicado por: Egon em dezembro 4, 2006 4:35 PM

ah, e o correio dava a notícia que a cam. 12 ia ser suspensa, e só; tá teve uns outros blá,blá, blás; mas o problema é a rede rbs

Publicado por: Egon em dezembro 4, 2006 4:46 PM

Foi maior do que as brigas que sempre acontecem na grade popular/camisa 12, e rolou uma correria que não é habitual. Mas não chegou a ser um entrevero; estava na popular e fui embora por causa da minha prima, que tomou uma cervejada na cara. Mas não precisava tanto, logo depois parou.

Publicado por: Francisco em dezembro 4, 2006 6:50 PM

Vitor, não sou da ouvidoria do Grêmio, mas posso te responder sobre esse excedente de ingressos: os consulados do interior do estado reservam ingressos até uns dois dias antes, depositando o valor direto na conta do departamento consular do Grêmio. O que houve, nesse dia, foi um desacerto entre o consular e a administração (a tal comissão de jogos), reservando mais ingressos do que o devido. Me parece que se deram conta tarde demais do excedente, e colocar 100 ingressos seria chamar a horda de Átila para as bilheterias do Olímpico...

Mas concordo contigo que o procedimento está errado e que todos os ingressos deveriam ter sido vendidos, de uma maneira ou de outra. Sei que essa mesma comissão de jogos (a administração) está tentando elaborar um novo modelo de vendas, que deixa de lado os parceiros (Multisom, etc), já que esses são os grandes "desviadores" para os cambistas.

Publicado por: Jeferson em dezembro 5, 2006 8:58 AM

Pedimos desculpas e compreensão pela ausência. Estamos todos ainda transtornados com a morte do Gabriel. Além disso, a capa conta com a merecida homenagem ao amigo e patrono do Insanus, e questões técnicas impedem qualquer postagem.

De qualquer forma, fiquem à vontade nos comentários.

Abraço

Publicado por: Douglas Ceconello em dezembro 5, 2006 1:41 PM

a todos do impedimento e amigos do gabriel:

meus sinceros sentimentos.
desejo a todos força para superar esse momento.

(entrei aqui para comentar a ausência de vcs, principalmente um comentário irônico do douglas sobre a seleção do campeonato. tá vendo? fazem falta!)

Publicado por: izabel em dezembro 5, 2006 5:13 PM

Sobre o Gabriel, tudo o que tenho a dizer (embora este não seja o foro mais adequado; embora não exista foro adequado para isto) é que depois da dor e da tristeza, as lembranças boas vêm á memória, junto com muita saudade e algum aprendizado para levar a vida melhor.


Sobre o artigo, perfeito, e demonstra uma grande falta de coleguismo do David. Ele não vai demitido, mas 90% dos seus colegas vão.

Publicado por: Luís Felipe em dezembro 5, 2006 5:52 PM

Faça um comentário





Comer uma bolacha?




Busca


Categorias

Arquivos