« "Ronaldinho, me compra um adesivo?" | Capa | Kashima Antlers campeão do mundo em 2007 »

dezembro 27, 2006

Finaleira dos nacionais

Nesse mês de dezembro, tivemos mais três campeões nacionais definidos, na Venezuela, na Colômbia e na Bolívia. Agora, falta apenas o vencedor do Campeonato Peruano, que será decidido hoje.

Venezuela

O ano futebolístico na Venezuela foi do Caracas, que venceu o Clausura e o Apertura. No torneio que abre a temporada 2006/07, o título chegou de forma heróica. O Unión Maracaibo teve várias chances de garantir a taça, mas empatou nas últimas rodadas e deixou o Caracas aproximar-se.

Na última rodada da competição - disputada em pontos corridos -, justamente quando as duas equipes enfrentaram-se, os caraqueños bateram o Maracaibo por 3 a 1. Os dois times acabaram empatados em pontos, mas o saldo do Caracas foi superior - 15 a 11. A partida decisiva foi jogada em 17 de dezembro no Estádio Brígido Iriarte.

Classificação

1.Caracas FC 36
2.Unión Atlético Maracaibo 36
3.AC Mineros de Guayana 27
4.Deportivo Táchira 25
5.Zamora FC 23
6.Portuguesa FC 23
7.Carabobo FC 21
8.Aragua FC 19
9.Trujillanos FC 14
10.Monagas SC 11


Bolívia

O Jorge Wilstermann venceu o hexagonal final e faturou o Apertura boliviano. Na última rodada, Wilstermann e Real Potosí tinham chances de conquistar o título e fizeram o confronto direto. O Wilstermann podia até empatar, mas venceu por 2 a 1, fez a festa e garantiu seu quarto título nacional.

O jogo que garantiu a taça foi disputado no Estádio Félix Capriles, em Cochabamba, casa do Wilstermann, diante de 35 mil torcedores.

Classificação Hexagonal Final

1.Jorge Wilstermann 21
2.Real Potosí 17
3.Oriente Petrolero 13
4.Universitario (Sucre) 12
5.Blooming 11
6.Bolívar 8


Colômbia

O Deportivo Cúcuta fez história no futebol colombiano. Na mesma temporada em que subiu para a primeira divisão, a equipe ganhou o título nacional. O maior triunfo do Cúcuta remontava a 1964, quando alcançou o vice-campeonato do torneio vencido pelo Millonarios.

O Cúcuta acabou seu grupo em primeiro e enfrentou na final o Tolima, vencedor da outra chave. No primeiro jogo, o Cúcuta venceu por 1 a 0. Na partida decisiva, disputada em 20 de dezembro no Estádio Manuel Murillo Toro, o empate em 1 a 1 garantiu o título do Clausura. A equipe será adversária do Grêmio na fase de grupos da Libertadores 2007.

Grupo A
1.Deportes Tolima 12
2.Atlético Nacional 8
3.Deportivo Pasto 8
4.Boyacá Chicó FC 5

Grupo B
1.Cúcuta Deportivo 10
2.CD Independiente Medellín 9
3.CD Millonarios 9
4.Atlético Huila 7

Final

Primeira partida - 17/12
Cúcuta 1-0 Tolima

Segunda partida - 20/12
Tolima 1-1 Cúcuta


Peru

O título do Campeonato Peruano será decidido hoje entre Alianza Lima e Cienciano, vencedores do Apertura e do Clausura. A primeira partida acabou 1 a 0 para o Cienciano, que agora precisa apenas empatar. Se o time de Lima vencer por um gol, teremos prorrogação e pênaltis. Vitória por dois gols dá o título ao Alianza.

Escalações

Alianza Lima: Forsyth, Salas, Salazar, Arakaki, Pérez, Ciurlizza, Cruzado, Viza (Olcese), Ligüera, Martel, Maestri. T: Gerardo Pelusso.

Cienciano: Ibáñez, Huertas, Lugo, Villalta, Fernández, Torres, Bazalar, De la Haza, García, Mariño, Mostto. T: Julio César Uribe.

Estádio: Alejandro Villanueva.
Árbitro: George Buckley.


Saudações,
Douglas Ceconello.

Publicado em dezembro 27, 2006 1:21 PM

Comentários

Nem na Venezuela a Portuguesa consegue ganhar, coitada.

Publicado por: Gabriel em dezembro 28, 2006 12:29 AM

Faça um comentário





Comer uma bolacha?




Busca


Categorias

Arquivos