« Pesquisas | Capa | Finaleira dos nacionais »

dezembro 26, 2006

"Ronaldinho, me compra um adesivo?"

O Brasil pretende sediar a Copa do Mundo de 2014. É possível, até porque o torneio de 2006, na Alemanha, não deve servir de parâmetro. Mas eu quero o Mundial bem longe daqui.

E, vejam só, a Colômbia também quer receber a Copa. Então, certamente Maradona será uma das personas mais felizes. Minha aposta é que nem brasileiros nem colombianos terão sucesso. Na última hora, o Canadá aparecerá e levará o prêmio.

Eu quero a Copa do Mundo longe daqui por alguns aspectos. Não pretendo ver Ricardo teixeira ainda mais rico do que está. Não quero perder meu tempo acompanhando dezenas de CPIs criadas nos anos seguintes para investigar irregularidades no uso das verbas. E não quero passar uns cinco anos perdendo meu tempo com o Mundial quando, todos sabem, o que interessa são os clubes.

Mas é possível o Brasil sediar a Copa. A Alemanha não organizou um Mundial de futebol, ela apenas teve a chance de mostrar ao planeta sua pujança econômica e expor diversos robozinhos detectores de bombas. Com ajustes - drásticos, diga-se - na área de transportes, hospedagem e um processo de melhoramento do turismo sexual, podemos garantir o evento.

Algo que vem me incomodando profundamente é essa história de construir novos estádios. Não há discernimento algum em tal proposta. Imaginem nove novos estádios erigidos no país. Então, se joga a Copa, a Itália faz uma retranca e vence, e as modernas arenas servirão para recolher um quilo de comida ou receber meias furadas na Campanha do Agasalho. Sem falar na relação poder público/empreiteiras, na qual não me estendo por motivos de segurança.

É claro que ninguém conseguirá disfarçar o fato de estar rodeado de miséria, mas não vejo problemas em usar os estádios atuais. Morumbi, Mineirão, Maracanã, Beira-Rio, Olímpico e Arena da Baixada são complexos capazes de abrigar um jogo de Copa, desde que passem por reformas. Repito, não será a Alemanha, até porque é absurdo pretender transformar o Brasil na Europa pelo simples fato de receber uma Copa do Mundo.

Aí vem o problema das praças que serão escolhidas para sediar os jogos. É claro que teremos três quartos da competição jogados no nordeste, para que os europeus matem saudades da chegada em 1500 e possam comercializar mulheres, despachando para a Albânia direto do porto de Recife.

Ainda há o inconveniente "estigma brasileiro". Imaginem a delegação da Argentina chegando atrasada para disputar a semifinal no Maracanã porque um cavalo empacou a dois quilômetros do estádio e o carroceiro, bêbado demais, não consegue fazer o bicho andar. Ou então uma enchente em São Paulo, afundando o ônibus da Itália e Totti sendo resgatado por um helicóptero. E a cobertura da Globo, com Abel Neto: "nesse momento, vemos Gilardino sendo levado pela correnteza. Seu contrato com o Milan iria até o fim de 2016".

Nenhum sentido.

Como disse, é possível sediar essa putaria mercadológia, mas, ainda assim, será no modo Brasil-sil-sil.

Bom mesmo era a Copa Sul-Minas.

Saudações,
Douglas Ceconello.

Publicado em dezembro 26, 2006 4:42 PM

Comentários

Se fizerem a Copa na Eritréia é capaz de sair mais organizadinha.

Brasil = máquina de triturar turista

Publicado por: firpo em dezembro 26, 2006 4:54 PM

impedimento é o melhor noticioso esportivo do mundo.

Publicado por: dante em dezembro 26, 2006 5:55 PM

Eu consegui visualizar a cena do Abel Neto hahaha

E deixa eu falar, não foi nada bonito.

Publicado por: Gabriel em dezembro 26, 2006 7:57 PM

A reforma do Maracanã já custou, até agora, o equivalente ao novissimo estádio em Munique. Não quero mais falar no assunto.

Publicado por: Menezes em dezembro 26, 2006 10:01 PM

Copa do Mundo = FIFA + Federação Local + Iniciativa Privada Local. Como não sou da FIFA, da CBF e não tenho dinheiro para investir, a Copa pode ser em qualquer lugar que não estou nem ai.

PORÉM, no Brasil NÃO HÁ INICIATIVA PRIVADA. Não há dinheiro suficiente com o mercado brasileiro para financiar uma Copa. Se nem para fazer algumas reformas e obras para o Pan o dinheiro foi suficiente, e o Estado teve que entrar com grana, imagina para um Copa!

Bom, se não há dinheiro privado, o dinheiro será PÚBLICO, ESTATAL, FEDERAL, que é o único dinheiro que existe no Brasil, dada a absurda carga tributária que elimina qualquer possibilidade da existência de classe média e iniciativa privada por aqui. E depois de construidos, claro que os estádios (não aguento mais jornalista falando arena no lugar de estádio) serão DADOS para o Corinthians, Flamengo... e todos aqueles que nunca tiver a capacidade de construir o seu próprio estádio. Sendo assim, a Copa é um grande golpe para o Ricardo T. ficar mais rico e o Flamengo ganhar um estádio.

Parabéns pelo texto e um abraço.

Publicado por: Juca Keys em dezembro 26, 2006 10:15 PM

"E não quero passar uns cinco anos perdendo meu tempo com o Mundial quando, todos sabem, o que interessa são os clubes."

Era isso. A Copa do Mundo não vale muito, mesmo. Melhor cuidar do que importa, como a Liber que se avizinha.

E arena, para mim, é lugar de cowboy.

Publicado por: Francisco em dezembro 26, 2006 11:18 PM

"A reforma do Maracanã já custou, até agora, o equivalente ao novissimo estádio em Munique. Não quero mais falar no assunto."

E foi mal planejada pacas. Primeiro porque mataram a geral. Absurdo dos maiores. Colocaram umas ceidirinhas que, na ba, não duram um Flamengo x Vasco. Quem vai pagar pra tomar saco de urina na cabeça? Não eu. Se querem imitar a Oropa, melhor mesmo começar a educar a galera.

E eu nem vou falar sobre as mui incômodas cadeirinhas.

Publicado por: Lila em dezembro 27, 2006 8:32 AM

A voz dos leitores de Impedimento é a voz de Deus.

Concordo com os argumentos de todos. E acho bem provável que a premonição do Juca Keys torne-se real.

Publicado por: Douglas Ceconello em dezembro 27, 2006 1:28 PM

Certo, mas o Canadá não embarcará nessa.
Eles acabaram de pagar a última parcela referente à dívida para a construção do Estádio Olímpico de Montreal.
Para quem não sabe, o estádio foi construído para as Olimpíadas de 1976.
Os 30 anos que eles demoraram pra pagar foram suficientes pra juntar fungos e rachaduras na estrutura do Olímpico Montrealense.
Fontes bem informadas de Toronto dizem que tá pior que o Sessinzão.

Publicado por: Vitor VEC em dezembro 28, 2006 2:26 AM

Que aliás me fará matar a saudades que eu tinha dos jogos em Cidreira.
Inesquecíveis périplos Tramandaí-Cidreira-Tramandaí com a Viação DINDINHO.
Ingresso a 5 pila.
Chuva de verão ao cair da tarde pra comemorar a vitória nas arquibancadas.
Tênis encharcados na volta pra casa e a velhinha reclamando das meias podres e rasgadas.
Jogos no sábado e ainda havia a perspectiva de uma noite bem longa.

Publicado por: Vitor VEC em dezembro 28, 2006 2:35 AM

Cara, esse teu comentário poderia ser postado.

Genial.

Publicado por: Douglas Ceconello em janeiro 2, 2007 5:08 PM

Os melhores comentários jamais serão/deverão ser postados.
Quando eu me decidir a tornar-me desempregado-indivíduo-na-economia-informal novamente, eu repensarei a atitude!!

Publicado por: Vitor VEC em janeiro 2, 2007 8:45 PM

Faça um comentário





Comer uma bolacha?




Busca


Categorias

Arquivos