« Alguns acertos, os mesmos erros | Capa | Mitos »

janeiro 23, 2007

Gurizada em chamas



448309-2895-cp.jpg

"Vem"

A rodada de hoje do Sul-Americano Sub-20 promete emoções profundas. Chile e Argentina brigam para encaminhar a vaga nas Olimpíadas, enquanto o Brasil precisa vencer de qualquer jeito para continuar com chances. Mesmo eu, que tenho sérias restrições a qualquer equipe que defenda a seleção, fiquei nervoso com a palhaçada de domingo.

Sempre tive simpatia por la Roja, mas me causou extremo desgosto ver a comemoração deslavada dos chilenos após o empate com o Brasil. Não chegou a ser o maior assalto da história do futebol, como alguns disseram (lembrem-se de novembro de 2005, Estádio Pacaembu), mas foi um roubo grotesco.

O primeiro pênalti nem falta fora da área foi. O segundo também não, o chileno claramente coloca a cabeça após o brasileiro espanar. Pé alto, no máximo. Ninguém marca aquilo. Concordo plenamente em dar uma surra no juiz nesses casos. Inclusive penso que cada time deveria manter no seu plantel atletas ruins, que não fossem fazer falta alguma no decorrer da temporada, apenas para moer a socos árbitros ladrões. O Brasil continua não jogando nada, mas o resultado aconteceu de forma vergonhosa.



448315-9481-cp.jpg

Posição passiva

A Conmebol baniu o voltante Fernando, que agrediu o juiz Albert Duarte, também retirado da competição. Além dele, Luiz Adriano, Thiago Heleno, Carlinhos e William estão fora por suspensão. Leandro Lima não está em boas condições físicas e faz teste antes do jogo. Dessa forma, o Brasil não terá sequer jogadores suficientes para compor o banco de reservas, o que pode ser uma boa notícia, já que o time é muito ruim. Os jogos foram trasferidos para Assunção, pois o estádio de Luque não oferecia condições.

Mas, enfim, o Brasil precisa vencer para tentar chegar às Olimpíadas, e enfrenta a líder Celeste, que também no domingo venceu a Colômbia no melhor estilo uruguaio de marcar e resguardar-se. Grande jogador, o capitão e camisa nove Cavani, do Danubio.

No jogo que antecede o confronto, os argentinos enfrentam o Chile em briga direta pela vaga. Creio que a albiceleste deve crescer e obter uma vitória. No outro jogo, os desesperados Paraguai e Colômbia disputam ao menos a oportunidade de participar do Mundial da categoria, no meio dom ano.

Saudações,
Douglas Ceconello.


Jogos de hoje

18h40 Chile x Argentina
20h50 Colômbia x Paraguai
23h Brasil x Uruguai

Classificação

Uruguai 6
Chile 4
Argentina 4
Brasil 2
Paraguai 0
Colômbia 0

Publicado em janeiro 23, 2007 11:21 AM

Comentários

"Inclusive penso que cada time deveria manter no seu plantel atletas ruins, que não fossem fazer falta alguma no decorrer da temporada, apenas para moer a socos árbitros ladrões."

De uma candura ímpar. Bons tempos do Dinho, tentando ser emulado no gentil facínora que é o Sandro Goiano.

Publicado por: Guto em janeiro 23, 2007 12:54 PM

" Não chegou a ser o maior assalto da história do futebol, como alguns disseram (lembrem-se de dezembro de 2005, Estádio Pacaembu), mas foi um roubo grotesco."
Tinha que estragar tudo. Nem depois de vencer libertadores e mundial colorado deixa a eterna síndrome de coitadismo...

Publicado por: Roger em janeiro 23, 2007 1:13 PM

desfalques de willian e carlinhos são reforços.

Publicado por: fábio em janeiro 23, 2007 1:14 PM

é, eu também fiquei com a suspensão do william. o tchô jogou bem menos tempo e me pareceu superior.

Publicado por: m em janeiro 23, 2007 1:19 PM

*(...) fiquei satisteito com (...)

Publicado por: m em janeiro 23, 2007 1:19 PM

Roger, reclamar de um título obtido no campo e perdido no trinbunal e no apito é bem diferente de coitadismo.

Nunca reclamei de ter perdido nacionais para Flamengo e Bahia ou estaduais para Grêmio e Juventude.

Ou tu nunca reclamou do juiz mandar ter voltado o pênalti para o Olimpia em 2002, no Olímpico? Era o ano do centenário do clube paraguaio, inclusive.

Caso sim, por que no caso dos gremistas isso deixa de ser coitadismo e passa a ser justo, então?

Só pra esclarecer: EU acho que foi injustiça o que ocorreu em 2002, embora não negue que tenha comemorado. ; )

Ah, e Corinthians 1 x 1 Inter foi em novembro. Já corrigi.

Publicado por: Douglas Ceconello em janeiro 23, 2007 1:26 PM

totalmente a favor da teoria dos atletas ruins. Tenho certeza que o Flamengo só começou a vitória contra o Cobreloa na Libertadores de 1981 por que mandou o Anselmo socar o Mario Soto.

E sabe qual é o nome do parceiro do Cavani no ataque charrúa? ELIAS RICARDO FIGUEROA. Nome de craque ele tem.

Publicado por: Luís Felipe em janeiro 23, 2007 1:35 PM

antes da corneta, eu sei que o Soto não era árbitro, e sim zagueiro.

Publicado por: Luís Felipe em janeiro 23, 2007 1:36 PM

E foi o Carpegiani quem mandou, na partida de desempate.

Publicado por: Douglas Ceconello em janeiro 23, 2007 1:41 PM

Eu também comemorei o 1x1 do não-pênal no Tinga.

:-p

Publicado por: Moe em janeiro 23, 2007 1:43 PM

ninguém ganhou ponto no tribunal. as partidas foram jogadas novamente sem o juiz comprado.

quanto ao márcio rezende, sempre foi um péssimo juiz, e não foi o primeiro brasileiro que ajudou a decidir com erro.

"Roger, reclamar de um título obtido no campo e perdido no trinbunal e no apito"

Publicado por: fábio em janeiro 23, 2007 1:59 PM

"nclusive penso que cada time deveria manter no seu plantel atletas ruins, que não fossem fazer falta alguma no decorrer da temporada, apenas para moer a socos árbitros ladrões"

Provavelmente essa é a função do Ediglê este ano. Mas ele também vai nos jogadores que provocarem, vide Nacional x Inter (o do Renteria).

Publicado por: Francisco em janeiro 23, 2007 2:04 PM

"as partidas foram jogadas novamente sem o juiz comprado."

Tudo bem, Roger, agora me diz outra ocasião em que isso tenha ocorrido NA HISTÓRIA DO FUTEBOL.

E me responde sinceramente: se as situações de Inter e Corinthians fossem invertidas, tu acha que as decisões seriam as mesmas?

E me responde outra coisa: por que o Inter foi ameaçado de sair da Libertadores se continuasse com a ação na Justiça?

Essa eu suponho que tenha uma resposta simples: PORQUE GANHARIA.

(eu sempre prometo que não vou me exaltar mais com essas história de 2005, mas falho miseravelmente)

Publicado por: Douglas Ceconello em janeiro 23, 2007 2:06 PM

Nem devia entrar nessa discussão... mas o juiz comprado, Fábio, não conseguiu favocerer o time que deveria em 3 jogos que eu me lembro: Figueirense contra alguém (que o Edmundo jogou muito), São Paulo x Corinthians e Santos x Corinthians. Nos dois jogos, o Corinthians perdeu, e o juiz tinha aposta PARA O CORINTHIANS.

Mas passou, e o ano passado comprovou quem era melhor.

Publicado por: Francisco em janeiro 23, 2007 2:07 PM

"Tudo bem, Roger, agora me diz outra ocasião em que isso tenha ocorrido NA HISTÓRIA DO FUTEBOL."

- não é mais o roger : ) ... várias vezes. a última que me lembro foi nas eliminatórias asiáticas da copa passada. uma partida decisiva foi repetida pq o juiz deu tiro indireto qd houve invasão de área num pênalti, ao invés de mandar a voltar a cobrança.

"E me responde sinceramente: se as situações de Inter e Corinthians fossem invertidas, tu acha que as decisões seriam as mesmas?"

- não sei. mas faço outra pergunta: se as situações fossem invertidas, alguém diria que roubaram pro inter ou pra qualquer time de fora do eixo rio-sp?

- engraçado como todo mundo que viu os jogos anulados do corinthians contra o santos e o sp afirmam com veemência que o corinthians não foi prejudicado. o santos empatou, antes de virar, com um gol impedido de wendel. tudo bem, gol impedido acontece sempre. mas contra o são paulo sebá declarou aos repórteres após o primeiro tempo que Edílson passou os 45 minutos xingando ele da seguinte forma: argentino de merda, nem adianta que vou te expulsar antes do jogo terminar. se isso não é evidência de má fé... corinthians empatou no último minuto. nos acréscimos, edílson inventou um pênalti absurdo pro sp.

E me responde outra coisa: por que o Inter foi ameaçado de sair da Libertadores se continuasse com a ação na Justiça?

- pq é regra da fifa. ações na justiça levam meses ou anos. se isso fosse permitido, qualquer time poderia entrar com liminar sempre que se sentisse injustiçado, e nenhum campeonato acabaria em menos de 5 anos. tem juiz que bloqueia o youtue por causa de uma celebridade. não é difícil encontrar um juiz que emita uma liminar pra parar um campeonato. essa regra da fifa é extremamente sensata.

- eu sempre prometo que não vou me exaltar mais com essas história de 2005, mas falho miseravelmente

isso tb sempre acontece comigo.

Publicado por: fábio em janeiro 23, 2007 2:23 PM

ele DISSE que tinha aposta para o corinthians. de fato, a palavra do edílson é extremamente confiável. no mais, se vc acha que o corinthians não sofreu com os erros ou má-fé do edílson, vc não viu os jogos. cito os "erros" no comentário anterior.

"Nos dois jogos, o Corinthians perdeu, e o juiz tinha aposta PARA O CORINTHIANS."

Publicado por: fábio em janeiro 23, 2007 2:27 PM

Fabio o erro da copa asiática é diferente do ocorrido aqui, pois foi um erro de direito, pois a regra diz que em caso de invasão deve-se mandar repetir a cobrança o que não ocorreu, por isso a anulação.
E so no Brasil acontece anulação de jogos por indícios de fraude, na alemanha não ocorreu o mesmo, porem a justiça foi feita e ganhamos 2 títulos importantes.

Abraço

Publicado por: Christian em janeiro 23, 2007 2:39 PM

christian, na alemanha a fraude foi descoberta bem depois do campeonato ter terminado.

havia 3 opções: anular as partidas do edílson. não anular nenhuma. anular algumas. a terceira, em minha opinião, seria a pior das 3. as duas primeiras são polêmicas. acho que a decisão de repetir todas foi acertada, mas entendo quem defende que nenhuma deveria ter sido anulada.

Publicado por: fábio em janeiro 23, 2007 2:58 PM

E sobre o post: essa seleção tem que perder logo. Olimpíadas e mundial sub 20 só servem para a CBF e ninguém mais.

Aliás, tinha que acabar essa palhaçada de amistoso também. Jogo, só oficial: Eliminatórias, Copa América e Copa do Mundo.

Publicado por: Francisco em janeiro 23, 2007 3:06 PM

o maior dos problemas é que a anulação aconteceu em todas as partidas, sendo que na imensa maioria delas não havia nenhuma prova concreta da manipulação. A todas essas, o melhor questionamento foi proposto por Hiltor Mombach na ocasião, e mudou minha opinião sobre a matéria - uma vez que eu era favorável à anulação das partidas:

"Será que o esquema de manipulação de resultados aconteceu com UM ÁRBITRO apenas? E quanto Edílson não ganhou para CONFESSAR a sua participação?"

Publicado por: Luís Felipe em janeiro 23, 2007 3:06 PM

Douglas, meu querido,

Por favor não se zangue comigo, sabes muito bem que te admiro e respeito muito a torcida do teu time.

O que me fez concluir sobre o coitadismo foi essa parte: "o maior assalto da história do futebol".

O que é pior: não marcar um penal, mesmo que seja quase indiscutível, pois ainda assim pode não resultar em gol; ou anular um gol legítimo?

Contra o Palmeiras em 97 foi assim, e até hoje não lembro de alguém ter citado esse fato aqui pelo lado azul, a não ser agora é claro, mas não estou chorando, só lembrei para exemplificar e defender aminha tese de que os colorados, quando prejudicados pela arbitragem, fazem a história render muito mais do que realmente vale.

Só pra lembrar: vocês são campeões do mundo, não são mais os coitadinhos.

Publicado por: Roger em janeiro 23, 2007 3:16 PM

Sejamos sinceros: ninguem queria roubar o Inter. O centro do pais se importa pouco com os times gauchos para chegar a tanto. Havia um conspiracao pra ajeitar resultados (que deve ter existido em varios campeonatos, sem duvida alguma) e, podendo tomar um caminho que mais beneficiaria do que prejudicaria um time de Sao Paulo, as partidas foram anuladas. O unico que realmente perdia com essa situacao era o Inter, e isso nunca foi impedimento pra nada com a CBF. Talvez um pouco diferente do Gremio do Felipao que era ativamente odiado por todo o Brasil e visto como a essencia do que havia de errado no futebol.

O Inter foi sacaneado? Indiretamente (com as partidas anuladas), eu acredito, mas foi.

Deveria ter sido campeao? Provavelmente. E' verdade que teve varias chances de passar o Corinthians e nao aproveitou, mas teve um penalti roubado na "final" e e' obvio que o o dano animico de sair da primeira posicao num canetaco prejudicou o time.

E' aquela situacao: infelizmente o Corinthians tirou proveito do que colocaram na frente dele e essa discussao nunca terminara'. Torcedores corintianos tem so' que admitir que o titulo teve seu valor reduzido e nao entrar mais nessas brigas. Colorados tem o direito de reclamar mas acabaram de ganhar o que ha' de mais valioso no futebol (titulos que o Corinthians nao chegou nem perto) e deviam deixar isso pra tras.

Mas sou gremista e tenho pouco a ver com essa historia, entao voces que sao brancos que se entendam.

Publicado por: Francisco Mahfuz em janeiro 23, 2007 3:55 PM

parem de discutir, afinal, corinthians e internacional dividem o mesmo barco, juntamente com o spfc: "campeão do mundo fifa"

pobres coitados dos xeneizes, rossoneros, merengues e imortais que não dividem essa barca com estes distintos clubes...

Publicado por: augusto em janeiro 23, 2007 4:13 PM

Roger, não fico brabo com ninguém além do Maurício Saraiva e seus amigos. hsaudha

O que gerou tal clima de revolta por 2005 foi o conjunto da obra. A fúria ocorreu pelo aspecto "putaquemepariu, eu esperiu tanto por isso e agora me arrancam". Também pelo temor de ter formado um grande time para não ganhar nada por problemas mais que suspeitos.

Mas o ódio foi diminuído bastante depois do último agosto e virou apenas uma piada de muito mau gosto em dezembro.

(tinha escrito um comentário maior, mas estou sendo boicotado pelo Impedimento)

Publicado por: Douglas Ceconello em janeiro 23, 2007 5:38 PM

"Torcedores corintianos tem so' que admitir que o titulo teve seu valor reduzido e nao entrar mais nessas brigas"

sim. o episódio edílson estragou o campeonato. mas não é briga. é só uma discussãozinha à toa.

"Deveria ter sido campeao? Provavelmente."

é impossível saber quem teria sido campeão caso não tivesse rolado o episódio edílson. tudo mudou. o inter ficou abalado com a remarcação dos jogos. já o corinthians, passou a jogar de acordo com os pontos que tinha. no último jogo, por exemplo, passou os últimos 15 minutos tocando bola contra o goiás, esperando o fim do jogo. se precisasse da vitória, teria partido pra cima.

Publicado por: fábio em janeiro 23, 2007 5:57 PM

Vocês estão se desviando do assunto, que é a sub-20. A gurizada jogou mal pra caramba, mais uma vez, mas o que o colombiano fez é inaceitável. Um cara desses tem que ser banido do futebol. Eu não julgo a piazada que ficou nervosa depois de tudo aquilo, quem não explodiria, vendo a classificação para as Olimpíadas praticamente ir por água abaixo?

E, no conjunto da obra, as perdas não foram tão importantes assim. O Fernando era banco, e o Willian nos faz um favor, saindo do time.

Mas não estou muito otimista com esse time, não. É ruim demais. Graças ao genial Nelson Rodrigues. O famoso escritor deve estar se revirando de nojo, no túmulo.

Publicado por: Gustavo em janeiro 23, 2007 6:11 PM

Mas as formas vergonhosas de como o Grêmio voltou do rebaixamento na virada de mesa do Koff em (Não lembro o ano exato) 89 ou 90, e do jeito que o Inter ganhou a sua primeira Copa do Brasil ninguém cita, sempre são roubados... nunca roubam... cadê a imparcialidade do Blog... desse jeito perde a credibilidade este cibernético espaço.

Publicado por: Zé Carlos em janeiro 23, 2007 9:04 PM

E quem disse que o Impedimento é imparcial? :-)

Publicado por: V em janeiro 24, 2007 12:16 PM

"Mas as formas vergonhosas de como o Grêmio voltou do rebaixamento na virada de mesa do Koff em (Não lembro o ano exato) 89 ou 90"

se tu nem sabe ao certo o ano, como sabe que foi vergonhosa? como sabe que foi o Koff?

Publicado por: André em janeiro 24, 2007 2:11 PM

"O maior assalto da história do futebol" foi a CBF ascender 12 clubes à Primeira Divisão para que o Tricolor da Azenha voltasse a jogar entre os grandes.

Publicado por: Kicha em janeiro 24, 2007 8:51 PM

É. É brabo mesmo ver a novo geracao reter tagarelando erros multiplicados pelo mundo por geracoes anteriores.
Vamos lá. A segunda divisao de 92 - NOVENTA E DOIS - colocou 12 times na primeira divisao.
É bem verdade que o 'problema' principal era a presenca do Gremio no campeonato.
Mas, atencao nova geracao:
O regulamento foi definido ANTES DO INICIO DA DISPUTA, logo, quando o campeonato comecou, todos sabiam o que iria ocorrer.
A situacao e completamente diferente da do Fluminense-96/97, por exemplo; quando os cariocas foram 'bi-rebaixados' para conseguirem jogar a segunda divisao em 98.

De toda sorte:
E quem disse que o Impedimento é imparcial? :-)

MELHOR FRASE. Ja dissemos isto antes em varios momentos, o que nos exime que qualquer culpa em caso de informacoes erroneas aqui publicadas e replicadas por ai afora, como esta da suposta "virada de mesa do Koff em (Não lembro o ano exato) 89 ou 90".

Publicado por: Vitor VEC em janeiro 25, 2007 12:07 AM

Teve um time também, que usava meias brancas... não lembro direito... o juiz, um de bigode, marcou um penalti ridículo e os caras ganharam o campeonato aquele... qual era mesmo? bah nem importa o campeonato, foi uma vergonha!!! acho que era década de 80... ou não.

Publicado por: Roger em janeiro 25, 2007 11:02 AM

Essa discussão começa com o fato de alguém considerar 'coitadismo' o fato de se reclamar de uma garfada monumental. 'Coitadismo' é cair pra segunda divisão. Duas vezes. Reclamar de garfada faz parte do futebol.

Publicado por: Glauco em janeiro 25, 2007 4:25 PM

Merece um post: Grandes garfadas da história do futebol.

Me recordo de alguns:
- Campanha da Coréia na Copa de 2002.
- Final do Paulista , Corinthians X Portuguesa, que contrataram um juiz argentino pra "disfarçar" a coisa.
- Brasil X Suécia, copa de 1978
- Jogos Flamengo X Atlético Mineiro, Libertadores de 1981... essa chega dar pena dos mineiros!

e por aí vai!

Publicado por: Marco em janeiro 25, 2007 4:41 PM

O regulamento foi definido ANTES DO INICIO DA DISPUTA

mentira, a decisão aconteceu com o campeonato em andamento. Além de tudo, avacalhou o campeonato de 1993 também. Sugiro uma visita ao museu Hipólito José da Costa para acompanhar a cronologia dos fatos.

Publicado por: Anonymous em janeiro 25, 2007 4:47 PM

Mentira TUA, seu ANÔNIMO. A alteração ocorreu em 11 de FEVEREIRO de 1992. Sugiro que VOCÊ busque a informação no museu, desinformado.

Publicado por: Jeferson em janeiro 26, 2007 9:43 AM

Pela graca divina, existem leitores atentos e antenados com a verdade historica dos fatos.
Te agradeco, Jeferson.

Publicado por: Vitor VEC em janeiro 28, 2007 4:22 PM

Pela graca divina, existem leitores atentos e antenados com a verdade historica dos fatos.
Te agradeco, Jeferson.

Publicado por: Vitor VEC em janeiro 28, 2007 4:22 PM

Pela graca divina, existem leitores atentos e antenados com a verdade historica dos fatos.
Te agradeco, Jeferson.

Publicado por: Vitor VEC em janeiro 28, 2007 4:22 PM

Disponha.
É um prazer sempre colocar MENTIROSOS no seu devido lugar.

Publicado por: Jeferson em janeiro 29, 2007 8:51 AM

ah, é mesmo? E sabe quando começou o campeonato? DIA 9!

MENTIROSO!

Publicado por: Anonymous em janeiro 29, 2007 6:20 PM

Não é uma incrível coincidência que o regulamento da segundona tenha sido alterado dois dias depois da primeira rodada, onde o tricolor rebaixado empatou com o operário de campo grande?

parcialidade sim, mentira não.

Publicado por: Anonymous em janeiro 29, 2007 6:22 PM

e para não fugir à rotina de fiascos do único clube campeão da américa que foi duas vezes rebaixado, temos que lembrar aqui, em nome da verdade, que o Grêmio se classificou em terceiro lugar entre oito times, num grupo que tinha américa mineiro, paraná, são josé dos campos (que não existe mais), ponte preta, londrina, operário de campo grande e operário de várzea grande. na época não fizeram dvd da façanha.

Publicado por: Anonymous em janeiro 29, 2007 6:25 PM

não podemos esquecer também que o vergonhoso tricolor da azenha chegou na última rodada dependendo de resultados paralelos para chegar na primeira divisão. são josé dos campos e américa empataram em 0, assegurando a vaga ao birrebaixado com uma vitória simples sobre o já comprado operário de várzea grande, que se entregou por 7.

Publicado por: Anonymous em janeiro 29, 2007 6:29 PM

Faz o seguinte: pergunta pro Ibsen o que ele foi fazer uma semana antes do jogo em 2002. Conhecer Belém do Pará, por acaso? Ou colocar enteroviofórmio na sopa do goleiro do Paysandu para ele sair correndo com as calças na mão meia hora antes de começar o jogo?

Ah, pipocas. Tenho que conviver com imbecis que acham que a primeira rodada já deve ser definitiva de tudo, que todos os resultados antes já estão escritos ou coisa parecida. Eu prefiro achar cabelo em ovo antes de colaborar com teorias conspiratórias do quilate da Nike´98.

Até mais, seu anônimo mentiroso. Qualquer coisa, te convido para um duelo de mata-moscas.

Publicado por: Jeferson em janeiro 29, 2007 9:32 PM

você poderia ter um mínimo de honra nessas calças e admitir que não falou a verdade quando disse que o regulamento foi alterado antes do início do campeonato

Publicado por: Anonymous em janeiro 30, 2007 1:36 PM

é importante dizer que em 2002 nada aconteceu além de um boato jogado no ventilador pelo ladrão artur tourinho, ao contrário do que aconteceu com o adílson batista em 2003. então treinador da vergonha gaúcha, batista disse que o jogo contra o criciúma estava comprado. não por coincidência, o criciúma se entregou como um paraguaio para a vergonha, após uma declaração do presidente dizendo que o clube era pequeno demais para tentar uma vaga na sudamericana. esqueceu ele que o mesmo tigre do carvão já havia disputado uma libertadores em 1992.

Publicado por: Anonymous em janeiro 30, 2007 1:42 PM

Um anônimo pedindo honras nas calças?

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

Boa. Conta a do papagaio agora...

Publicado por: Jeferson em janeiro 30, 2007 2:54 PM

você está na mesma, pois seu nome nada significa. Jefersons existem muitos.

Publicado por: valdomiro em janeiro 30, 2007 4:01 PM

As melhores discussões estão em posts antigos.

Publicado por: Francisco em fevereiro 7, 2007 10:59 AM

Faça um comentário





Comer uma bolacha?




Busca


Categorias

Arquivos