« A festa do Interior nunca acaba | Capa | Gurizada em chamas »

janeiro 22, 2007

Alguns acertos, os mesmos erros

O técnico-anão Dunga convocou a seleção brasileira que enfrentará Portugal no próximo dia 6, em Londres. A novidade é o retorno do funkeiro de Milão, Adriano, que foi chamado após marcar uns míseros gols. De novo Robinho está presente, e a relação entre Dunga e Impedimento começa a ficar desgastada.

Todas as pessoas razoáveis sabem que Robinho só jogou algumas coisa em 2002, antes de entender que era craque. No Brasil, é muito comum ouvir dromedários comentando na imprensa que "só Capello não gosta de Robinho". E é justamente por isso que ele é um técnico de ponta e vocês dividem programas esportivos com Muller e Marcelinho Carioca.

No mais, também todos devem ter a noção que não existem grandes goleiros brasileiros. Em quatro anos, podemos ter Renan (Inter), Cássio (Grêmio) e Diego Cavalieri (Palmeiras) prontos para vestir a 1 na Copa da África do Sul e não sermos comidos por leões, como profetizou Fernando Vanucci.

Não gosto de Elano, mas ele merece ser convocado. Menos mal que enterraram aquele outro morto, o Renato, ex-Santos. Vejo como necessário mesclar novos atacantes juntos aos mais experientes para não ficar sempre na dependência dos mesmos malditos mercenários.

Tinga é um grande jogador, mas não percebo coerência na sua convocação após Dunga ter afirmado que não adianta chamar quem não poderá estar no próximo Mundial. Mas vou lá eu entender a cabeça de alguém que se preocupa com moda.

Saudações,
Douglas Ceconello.

Confira a lista de convocados:

Goleiros
Helton (Porto)
Júlio César (Inter de Milão)

Laterais
Daniel Alves (Sevilla)
Maicon (Inter de Milão)
Adriano (Sevilla)
Gilberto (Hertha Berlin)

Zagueiros
Alex (PSV)
Juan (Bayer Leverkusen)
Lúcio (Bayern de Munique)
Luisão (Benfica)

Volantes
Edmílson (Barcelona)
Gilberto Silva (Arsenal)
Dudu Cearense (CSKA)
Tinga (Borussia Dortmund)

Meias
Elano (Shakhtar Donetsk)
Diego (Werder Bremen)
Kaká (Milan)
Ronaldinho (Barcelona)

Atacantes
Robinho (Real Madrid)
Adriano (Inter de Milão)
Rafael Sobis (Betis)
Fred (Lyon)

Publicado em janeiro 22, 2007 5:29 PM

Comentários

Robinho decidiu o campeonato brasileiro de 2004, ao lado do Baloy.

Publicado por: Luís Felipe em janeiro 22, 2007 6:37 PM

"E é justamente por isso que ele é um técnico de ponta e vocês dividem programas esportivos com Muller e Marcelinho Carioca." Gênio. (Apesar de discordar, a frase foi ótima.)

Publicado por: Kicha em janeiro 22, 2007 7:45 PM

brabo vai ser o Galvão quando o time entrar em campo...

"e lá vem o MENINO DIEGO!!! Haja coração!"

8min do 2º tempo

"Pô Casão, vc não acha que o Dunga já deveria ter colocado o Robinho em campo? Queremos ver os meninos da Vila jogando juntos de novo, não é?"

30min

"Até que enfim Dunga!!! Pra cima deles molecada!"

42min
"Goooolllll de Portugal..."

Termina 1 a 0 pra Portugal...

"Ronaldinho Gaúcho não jogou nada, que fase do número 1!"

Publicado por: fino em janeiro 22, 2007 8:59 PM

havia muitos anos que eu não acessava o impedimento, desde que o inter foi campeão do mundo.

felizmente, fora a pança do ceconello, vocês continuam em forma.

parabéns.

Publicado por: dante em janeiro 23, 2007 12:05 AM

e depois de todo aquele falatório sobre novidades, mudanças e não sei mais o quê, a seleção está cada vez mais com a mesma cara de reunião de estrelas de sempre.

Publicado por: Solon em janeiro 23, 2007 12:13 AM

não sou fã de robinho. acho que ele simula demais, é fraco e, pior, fica fazendo gracinha pra câmera no banco de reserva.

porém, sou contra dois centroavantes e, pra minha tristeza, n~´ao vejo nenhum segundo atacante atualmente que jogue bem como robinho, apesar dos seus defeitos lamentáveis.

Publicado por: fábio em janeiro 23, 2007 3:19 AM

O melhor segundo atacante que o Brasil tem se chama Ronaldinho. Aberto na esquerda, como ele joga no Barcelona. Idealmente acho que ele teria que ser o ultimo do meio campo sem grandes funcoes defensivas, mas pra isso ja' tem o Kaka'.

O Robinho e' o Denilson Foca melhorado.

Publicado por: Francisco Mahfuz em janeiro 23, 2007 8:54 AM

queria estar errado, mas o Robinho mudou muito e hoje é um atacante muito mais objetivo e eficiente do que quando apareceu. hoje em dia, ninguém bate mais a gol do que ele na Seleção, talvez só o Elano. compará-lo ao Denilson é sacanagem.

Publicado por: Gustavo, Cavinato em janeiro 23, 2007 9:55 AM

Sacanagem seria não comparar ao Denilson.
Aliás, não sei pq lembrei do Leni do Fluminense.

Publicado por: Pato em janeiro 23, 2007 10:19 AM

Ia deixar passar, mas lembrei do Alexandre Pato e do Andershow também. E o Sávio, Diego "irmão do Diogo", Kerlon, etc.
A imprensa, a torcida, têm uma grande capacidade de inventar craques.

Publicado por: Pato em janeiro 23, 2007 10:23 AM

Discordo frontalmente, caro Pato.

Sobre o Alexandre Pato, não posso falar, o guri mal jogou. Diferente de Robinho, no entanto, ele passa quase sempre de primeira, apesar de saber driblar. E cobra falta. E cabeceia. Tem potencial, mas ainda é apenas um bom jogador.

Anderson, ex-Grêmio, é superior a Robinho, assim como Daniel Carvalho, Nilmar e Rafael Sobis, que joga mais centralizado.

Fugindo de terras brasileiras, Palacio dá de relho no Robinho.

Ele decidiu um campeonato nacional para o Santos? Tudo bem, Adriano Gabiru fez o gol do Mundial do Inter.

As lembranças mais fortes que tenho de Ro"adoro abaixar as calças dos meus amiguinhos"binho foram o fiasco do Brasil no Pré-Olímpico e a amarelada na final da Libertadores.

No mais, Solon foi conclusivo e merece minha concordância.

Ah, e também entendo dessa forma, Mahfuz. Coloca o vice do mundo (desculpem, foi inevitável, mas como é bom dizer, letra por letra, V-I-C-E-D-O-M-U-N-D-O) aberto na esquerda e a coisa pode andar mesmo se tiver apenas um homem - MAGRO - na frente.

Publicado por: Douglas Ceconello em janeiro 23, 2007 10:41 AM

peraí, Douglas, um campeonato brasileiro não se faz apenas de quinze minutos numa final. Pelo menos não na fase dos pontos corridos. O Robinho desequilibrou na maior parte dos jogos do Santos em 2004, por isso aquele time limitado se manteve na ponta. Ele foi tão importante quanto Carlitos Tevez foi para o Corinthians no ano seguinte. Até 2004, de fato ele era um atacante pouco objetivo, uma espécie de Denílson - mas no ano supracitado ele foi muito importante, servindo o Deivid e marcando quando necessário. Fez 21 gols naquele campeonato, cinco a mais do que o artilheiro de todo o certame de 2006, onde faltaram grandes jogadores na frente.

Claro, depois ele foi para o Real Madrid e voltou a ser pouco mais do que uma foca amestrada. Mas no Real Madrid de hoje é difícil encontrar alguém que seja além de foca amestrada.

Publicado por: Luís Felipe em janeiro 23, 2007 11:18 AM

Robinho se cagou pro Danrlei em 2002 - por isso não merecia vestir a camisa do XV de Piracicaba.

Ainda sou mais o CHUCK, do São Bernardo.

Publicado por: Jeferson em janeiro 23, 2007 11:34 AM

concordo plenamente com o Luis Felipe. se o Robinho fosse tão ineficiente e amarelão assim, não teria sido o melhor jogador do campeonato em 2004. é meio firulento, sim, mas mudou - e muito - pra melhor. a comparação com LENI, santo Deus, ausência TOTAL de sentido. daqui a pouco vão dizer que o CLAUDIO PITBULL é melhor.

Publicado por: Gustavo, Cavinato em janeiro 23, 2007 12:20 PM

deveria ter convocado o romário.
e o neto.

Publicado por: zeh em janeiro 23, 2007 12:41 PM

"Robinho se cagou pro Danrlei em 2002"

Ele não meteu um gol por COBERTURA no Danrlei no primeiro jogo daquela semifinal do Brasileiro em 2002?

Ou o goleiro naquele jogo não era o Danrlei? Agora não lembro.

Publicado por: Otávio Niewinski em janeiro 23, 2007 1:02 PM

foda vai ser se o dunga começar a chamar o ceni (coisa que já admitiu que poderia fazer). aí vai ter que rolar campanha pra derrubá-lo.

Publicado por: fábio em janeiro 23, 2007 1:07 PM

Luis Felipe, o problema do Robinho tem pouco a ver com a sua eficiencia ou nao. Denilson, se lembrarmos bem, jogava uma barbaridade no Sao Paulo e ganhou um campeonato paulista com aquele time (que mais tarde, como de comum no Sao Paulo, amarelou em decisoes mais importantes). Depois que foi pro Betis que ele desapareceu.

A minha implicancia com esse tipo de jogador e' a balaca pela balaca; procura no YouTube e veras infinidades de jogadas em que ele pedala sem nenhuma necessidade ou funcao. Duvido que tu encontre algo do traidor Gaucho em que ele faca algo parecido. Alem disso, quanto pior ele joga mais firula ele faz, o que geralmente mostra como e' bom a torcida brasileira (geralmente) nao entrar armada nos estadios. Homicidio seria inevitavel.

E esse e' exatamente o tipo de jogador que cariocas (vide Galvao Bueno e Zagallo) adoram idolatrar, ignorantes ao fato de que, quando o bicho pega, eles ficam pulando em cima da bola na bandeira de escanteio ao inves de atropelar o melhor jogador adversario, pisar no pe' do goleiro e fazer gol de mao (se necessario).

Eu ficaria chateado se o Gremio contratasse o Robinho, e imagino que a maioria dos gremistas concordaria comigo.

Publicado por: Francisco Mahfuz em janeiro 23, 2007 2:03 PM

bem, mas é inevitável que a maior parte dessas jogadas acontece no Real Madrid, que prioriza o jogo bonito acima da competitividade, nos últimos anos. O que eu quero afirmar é que isto não tira o brilho do Robinho e não faz dele um jogador menor do que é. Lembram de Santos X América de Cáli, 2003, acho? Ele passou por cima do time colombiano, fazendo firulas e gols. O placar terminou 5x1 para o Santos e a torcida colombiana aplaudiu o guri de pé.

O Robinho seria titular em qualquer time brasileiro, até no Grêmio, por mais que boa parte da sua torcida tenha implicância com bons jogadores que falam português. Justamente por que ele é capaz de decidir jogos, como já provou em 2002, 2004 e em várias partidas da Libertadores. Bota ele a jogar na Inglaterra para ver se ele não deixa a firula de lado.

Publicado por: Luís Felipe em janeiro 23, 2007 2:20 PM

O Robinho já aprendeu espanhol. Pode jogar no grêmio agora.

Publicado por: Bueno em janeiro 23, 2007 4:20 PM

- Não tenho visto os jogos do Real, mas na seleção o Robinho entra bem (melhor que Adriano Lento e Ronaldo Gordo juntos). Preferia o Nilmar, mas fazer o que...

- Elano acho um jogador limitado; não tem nível para a seleção. Sóbis foi outro que não entendi a convocação, já que fez uma temporada fantástica em 2005 e depois tornou-se um bom jogador, mas comum (eu sei, pode parecer implicância de gremista, e talvez até seja, mas não vejo ele como titular de uma seleção brasileira a menos que melhor MUITO).

- Uma solução seria 4-5-1, com Edmilson (por falta de opção), Gilberto Silva, Diego (vem bem no Bremen), Kaká, Ronaldinho (quase como atacante) e Fred.

- No entanto, eu escalaria: Helton (implicancia com o JC, mesmo); Dani Alves, Lúcio, Juan e Gilberto; Edmilson, G.Silva, Kaká e Ronaldinho; Robinho e Fred.


Publicado por: André em janeiro 23, 2007 6:11 PM

Rogério Ceni salvou o São Paulo de duas derrotas nesse Paulistão. Está mais em forma do que nunca, e se Deus quiser será titular dessa seleção.

E vai marcar gols de faltas, para desespero dos não-são paulinos.


E o tal de Pato (novo filho bastardo do Galvão) não joga nada mesmo...

Publicado por: Daniel Lazzaro em janeiro 23, 2007 10:31 PM

SELEÇÃO = ELENCO DE BAILARINOS*

*Raras exceções.

Mais: Dunga não vai pra COPA.

Publicado por: Hans em janeiro 24, 2007 12:54 AM

"E o tal de Pato (novo filho bastardo do Galvão) não joga nada mesmo..."

SABE TUDO.

bom mesmo é o DIEGO TARDELLI, né?

Publicado por: Gustavo, Cavinato em janeiro 24, 2007 9:58 AM

Faça um comentário





Comer uma bolacha?




Busca


Categorias

Arquivos