« Mais um que se foi | Capa | Danubio e eu lambemos as feridas »

janeiro 31, 2007

Dizia eu, a aritimética

Atenta aos alertas de Impedimento, a Conmebol tenta agora alterar o regulamento da Libertadores para impedir que times do mesmo país façam a final - o que aconteceu nas duas últimas edições com times brasileiros, e provavelmente seguiria acontecendo.

A idéia é forçar o cruzamento de equipes compatriotas ainda nas semifinais. No entanto, ainda não se sabe o que acontecerá caso três brasileiros cheguem entre os quatro.

Isto apenas comprova que este inchamento da competição é um tiro no pé, que vai nos obrigar a conviver alguns anos com acomodações e regulamentos esdrúxulos.

Portanto, seu Nicolas, pesquise nos arquivos de Impedimento,e veja qual é a fórmula ideal. Seis times de um mesmo país é demais, quatro deve ser o limite, caso um deles seja o campeão da edição anterior.

A questão mexicana: agora, sou oficialmente contra a inclusão dos times mexicanos na Libertadores da América. Após a vergonhosa participação do América no mundial, fica claro que o México é o Oriente Médio das Américas. Além de ter petróleo em seu Golfo, o país contrata jogadores aposentados por salários estratosféricos e fora da realidade. Não bastasse isso, se intromete na Libertadores, exigindo viagens longínquas e comprometendo a legitimidade da vaga sul-americana para o mundial. Algumas coisas, nem Chaves e Seu Madruga compensam.


saudações
Antenor Savoldi Jr

Publicado em janeiro 31, 2007 12:10 PM

Comentários

Pô, sonhava com um gre-nal na final da liber...ia ser a coisa mais afudê de todos os tempos...claro se o Grêmio ganhasse, do contrario, não seria tão legal assim...heheheh.

De qq forma, q avancem os melhores, sem cartolices...

Publicado por: alemao em janeiro 31, 2007 12:32 PM

Gre-Nal na final da Libertadores certamente seria feriado em Porto Alegre. Aliás, no estado. Duas quartas-feiras seguidas.

E também sou totalmente contra os mexicanos na Libertadores (e na Sudamericana idem).

Publicado por: felipe em janeiro 31, 2007 1:08 PM

Colocar os mexicanos na Libertadores é como chamar os uruguaios pra jogar o Gauchão: parece uma boa idéia, mas na verdade não tem sentido algum.

Publicado por: Gralha em janeiro 31, 2007 1:16 PM

Gostei do título "DIZIA EU, A ARITMÉTICA" chaves é fo.. hehe.
Os mexicanos so jogam pra cumprir tabela pq se forem campeões não ganham vaga para o mundial.

Publicado por: Christian em janeiro 31, 2007 2:06 PM

a Conmebol não faz mudanças no regulamento, faz remendos ridículos numa tentativa vã de agradar a todos. Essa mudança no regulamento é esdrúxula, por dois motivos básicos. Primeiro por que destrói por completo a MELHOR FÓRMULA de fase final da história (1º X 16º, dividindo o torneio em chaves sorteadas), forçando confrontos nas fases seguintes. Esses confrontos podem gerar grandes injustiças - veja que em 1995, por exemplo, Grêmio X Palmeiras se digladiaram nas quartas de final e o horrível Emelec, 3º colocado na fase inicial, 6 pontos atrás do segundo, chegou ás semifinais.

Mas a maior aberração é a sacanagem que fizeram com os mexicanos. Dois clubes mexicanos não podem chegar à final em nenhuma hipótese. Inobstante, a decisão será SEMPRE em solo SULAMERICANO. Ou seja - não interessa a campanha, o clube mexicano será sempre prejudicado na final!

Essa fórmula provoca outras distorções. Vejamos a seguinte hipótese de semifinais. Se classificam as equipes
América MEX
Deportivo Pasto COL
Defensor Sporting URU
Nacional URU

Digamos que na fórmula antiga, os confrontos seriam
América X Defensor
Nacional X Pasto
só que a obrigatoriedade do confronto entre duas equipes do mesmo país coloca Defensor X Nacional frente-a-frente, e América X Pasto do outro lado. Na fórmula antiga, o Pasto poderia estar a dois jogos de disputar o Mundial de Clubes; essa vantagem seria automaticamente transferida aos clubes uruguaios.

Na minha opinião, é necessária uma isonomia total de critérios. Não querem os mexicanos? Tirem os mexicanos do campeonato. Agora, fazer um HANDICAP a favor dos clubes que enfrentam os mexicanos, avacalhando o torneio, não pode. Esse novo regulamento acaba com a isonomia total que era vigente antes.

Publicado por: Luís Felipe em janeiro 31, 2007 2:09 PM

OBVIAMENTE que a competição perde a graça sem os CONFRONTOS HIGHLANDER (só pode haver um!) entre os times de mesmo país.
Essas finais brasileiras só foram legais para quem ganhou.

PS: Mexicanos participando...? Acho completamente PALHA. Mas uma vez dentro, não entendo porque não são ELES que representam o continente no mundial. Eles jogam a LIBER para que, para bonito?

Publicado por: Gabriel em janeiro 31, 2007 2:20 PM

Mexicanos podem participar desde que possam conquistar o caneco.
O Guadalajara e o Toluca são bons times diferentemente do Pífio América.
O problema da competição como mencionaram antes é o excesso de clubes.

Publicado por: Guilherme em janeiro 31, 2007 2:43 PM

4 times de Brasil e Argentina, 3 times dos outros países e 2 da Venezuela, mais o atual campeão. Obviamente, sem mexicanos (afinal, se eles vem, que venha o Saprissa também).

Assim, teríamos 32 times. 8 grupos que nem agora, mas sem ter que aturar o Paraná e o Banfield, por exemplo. No Brasil, classificariam os 4 primeiros do brasileiro e nada mais. E claro, manter a fórmula atual das 8vas.

Pronto, agora a CSF nem precisa mais procurar o regulamento.

Publicado por: Francisco em janeiro 31, 2007 2:58 PM

Ainda temos a chance de um Grenal na semi-final, que por questões de segurança e ordem da cidade, deverá ser disputado em Montevidéu.

Publicado por: Moe em janeiro 31, 2007 3:09 PM

Se tiver grenal na liber, em qualquer fase, seja onde for disputado o jogo, vai acabar em MORTE! Provavelmente mais de uma.

Publicado por: Roger em janeiro 31, 2007 3:36 PM

Já quase morri com a POSSIBILIDADE de Gre-Nal.

Não sei se é apenas comigo, mas eu nunca quero clássico, desde que o Inter tenha vencido o último.

Ademais, sempre soube que Antenor tinha trânsito fácil e informações privilegiadas da Conmebol.

Publicado por: Douglas Ceconello em janeiro 31, 2007 3:41 PM

Os mexicanos só jogam a Libertadores porque compram as vagas do venezuelanos, ouvi uma vez. E por isso não teria o direito de representar os sul-americanos no Mundial. Por isso que somente a 3° e a 4° posições do campeonato mexicano dão vaga pra libertadores, as duas primeiras posições dão direito a disputar a copa da Concacaf. Na real, devería ser que nem na Europa. Acaba com essa porcaria de Commebol e Concacaf e cria uma confederaçã só. Da Patagônia ao Alasca, duas competições nos moldes da Champions League e Taça da UEFA. Vai ter um monte de time podre? Sim, na Champions tb tem. Mas faz tipo uma pré-libertadores, que nem as primeiras fases da Champions. Aliás, até times bons (para nós) como o Porto (duas vezes ja campeão da Europa) precisam disputar as primeiras rodadas. Isso acabaria com o problema dos mexicanos ilegítimos e teríamos uma competição muito maior, com mais dinheiro (o mercado mexicano e o americano contribuiríam significativamente) e legítima! E diminuam o número de brasileiros, por favor!

Publicado por: Léo em janeiro 31, 2007 4:31 PM

concordo com tudo que o Léo disse. A unificação das confederações é necessária até mesmo economicamente.

Publicado por: Luís Felipe em janeiro 31, 2007 4:59 PM

Aí não iam mais chiar que tiraram uma vaga da Commebol da Copa do Mundo e aumentou a da Concacaf. A américa do sul+méxico iam ficar com todas as vagas da Copa

Publicado por: Léo em janeiro 31, 2007 5:06 PM

O problema é que na Europa os países são próximos... se unificassem Conmebol e Concacaf, imagina só a merda que ia ser sair daqui de Porto Alegre pra jogar contra um time do CANADÁ!

Publicado por: Otávio Niewinski em janeiro 31, 2007 5:08 PM

E o nome do torneio seria "Colonizadores da América", conforme adiantado anteriormente.

Publicado por: Antenor em janeiro 31, 2007 5:32 PM

já é uma merda ir jogar na cidade do méxico mesmo....

Publicado por: Léo em janeiro 31, 2007 5:44 PM

o próximo passo deveria ser abolir o gol qualificado.

Publicado por: zeh em janeiro 31, 2007 9:55 PM

Foi só o programa de rádio com a participação de Antenor e Douglas ser disponibilizado que a Conmebol resolve acabar com a brincadeira. Coincidência? Não creio. Foi só o Douglas revelar a superioridade óbvia do Danúbio frente ao Velez que os argentinos, por puro despeito, jogam a la muerte só para provar o contrário. Coincidência? Não creio tampouco. É aqui que o futebol se decide. Dentro em breve estaremos ouvindo as rádios noticiarem a expulsão dos Mexicanos da Liber, e a Televisa (dona de metade dos times mexicanos), em represália, não cederá nunca mais os direitos de transmissão de Chavez para a América do Sul.

Publicado por: Gustavo "Xinho" Faraon em janeiro 31, 2007 10:55 PM

Quer dizer que vou ter que escolher entre Chaves ou Impedimento? Temia que esse momento chegasse...

Publicado por: Léo em fevereiro 1, 2007 12:25 PM

Se e pra botar os mexicanos que ponham o los angeles galaxy e aquele time da nova zelandia com o goleiro de 120 kilos que jogou o mundial

Publicado por: Pablo em fevereiro 2, 2007 1:05 AM

Recordando:
1. Liber de 20 clubes era A LIBER.
2. Os clubes mexicanos elevam o nível da competicao, não esqueçamos disso.
3. É parcialmente injusto o fato de que mexicanos sejam preteridos em alguns aspectos. Deve se lembrar que eles são CONVIDADOS, basta que recusem o convite se as bases da disputa não for do seu agrado. Isso sem falar que é uma vitrine que a Concacaf jamais proporcionará no nível de clubes.
4. Seria interessante verificar se a participaçao de clubes do Caribe e America Central seria benéfica para a Liber.
5. Nunca esquecendo que, se clubes de outros países da América do Norte que não o México participarem, a Copa muda de nome para COLONOZADORES DE AMERICA.
6. Já está mais do que claro que nos observam desde as mais altas instâncias da organizaçao do futbol sudamericano.
Seu Nico, só queremos ajudar-te.

Publicado por: Vitor VEC em fevereiro 5, 2007 3:23 AM

Olá Senhores,
Gostaria se possivel vocês tirarem uma duvida para mim, eu e um amigo apostamos que o novo regulamento da Libertadores que dois clubes do mesmo pais não pederão mais disputar a final.(caso dois clubes da mesma federação cheguem á semifinal em lados opostos, o cruzamento irá mudar para que elas se enfrentem nessa fase) A duvida é a seguinte meu amigo fala que este regulamento foi mudado 2007, durante a competição? depois que já tinha começado a competição? e eu estou dizendo para ele que esta mudança aconteceu antes de iniciar a competição regulamento já assim(os times ininciarão a competição já sabendo da mudança) Quem esta certo? esta valendo uma aposto em!
Deste já obrigado! ficarei muito contente se puderem me antender!
Silvone
silvone@terra.com.br

Publicado por: Anonymous em outubro 4, 2007 1:32 PM

Faça um comentário





Comer uma bolacha?




Busca


Categorias

Arquivos