« Começo de peleia na banda charrua | Capa | Retorno sem brilho e sem vitória »

fevereiro 16, 2007

A tradição não evolui
ou Da dominação do futebol pelo estilismo escroto

Todos estão fazendo miséria da filha do Dunga, mas Reebok e Puma também não ficam atrás. Estiliscamente falando, o ano não começou bem para a dupla Gre-Nal. E mudanças nos mantos tradicionais, bem sabemos, podem até rebaixar equipes.

Como já é comum, a camisa da Reebok subverte princípios simples do imaginário colorado. Isso para não falar da qualidade do material, que se desprega todo nas primeiras lavadas. Fato é que a o fardamento do Mundial de Clubes era uma beleza. O Inter jogou todo de branco, que também era muito bonito, mas o vermelho era um espetáculo. Esse foi o acerto.

Agora, o Inter apareceu no Gauchão com uma camisa cheia de detalhes brancos, algo profundamente revoltante. Não admito isso. Mesmo que ao longo da história eu tenha visto belos uniformes brancos, entendo que a jaqueta colorada tem uma cor, e apenas ela deve estar presente: o vermelhão, como diria a Fafá de Belém. Admito detalhes bracos apenas na gola e nas borda das mangas. Nunca me esqueço da impressão de ver no gramado do Beira-Rio a camisa encarnada de 1988.

camisa1inter.jpg

É uma pena que a camisa mais bonita dos últimos anos tenha aparecido em uma época tão desgraçada. Lembro-me muito bem daquela de 2000/2001, toda vermelha, sem patrocínio, uma verdadeira obra de arte.

No Grêmio, a Puma também anda aprontando. Até abril, o time da Azenha deve usar um uniforme totalmente contrário a sua tradição, mesmo que já tenha sido envergado não sei quando. Eu olho para isso e não imagino uma camisa do Grêmio, vejo o fardamento da Paraná, somente com cores diferentes.

edi.JPG

Já havia achado uma corruptela imperdoável aquela história de um lado azul, outro preto e no meio as listras, mas esse ultrpassou todos os limites.

Será que é tão difícil ater-se aos princípios fundamentais da indumentária dos clubes? Custa manter a camisa mais parecida com a história do time como primeiro uniforme e um branco como segundo? Que façam o que quiserem com o terceiro, mas não coloquem o time a jogar competições com ele. No máximo, deixem nas lojas para o torcedor excêntrico comprar e mostrar nos ônibus lotados da Região Metropolitana. Ou para enfrentar o Sindicato dos Altetas, sei lá.

A coisa é muito tenebrosa e os sátiros deuses que comandam o futebol não costumam perdoar esse tipo de desrespeito. Não sei se a cronologia está plenamente correta, mas gosto de acreditar que o Fluminense começou a usar aquela camisa grená e acabou rebaixado; depois, inventou uma laranja e caiu para a terceira.

img.jpeg

Outro que me deixa nervoso é o Palmeiras, que após jogar com camisa listradas na época da Parmalat, ainda se debate entre a condição física do dedo de Marcos e o tom de verde mais ridículo que pode ser encontrado. Também o Botafogo costumava inventar, mas parece que entrou nos trilhos e voltou a respeitar a tradição.

Tudo isso é um absurdo. Mas nada no mundo, nem a filha do Dunga, explica as camisas douradas que Guarani e Atlético-PR usaram certa vez. Aquilo era o quadro da dor.

Saudações,
Douglas Ceconello.

Publicado em fevereiro 16, 2007 4:45 PM

Comentários

aquele Atlético-PR perdeu de 6x0 para o Inter no mesmo ano em que foi vice-campeão nacional, e todos culparam a camiseta dourada pelo desastre.

aliás, a camiseta do Mundial, acrescida do logo da Conmebol no peito (absurdo) e de uma sexta estrela (ainda mais absurdo) será usada na Libertadores. Eu particularmente achei-a linda.

Publicado por: Luís Felipe em fevereiro 16, 2007 5:03 PM

Realmente, ficou bem tenebrosa essa camiseta do Grêmio. Não é feia, mas não tem nada a ver com o Grêmio. A Branca, que entrou em campo contra o Cerro, ficou boa, e é pe-quente, como a Branca Colorada! Mas nada que se compare a tricolor e à vermelha! As mais bonitas do Brasil. Gaúcho é melhor em tudo!

Publicado por: Marco em fevereiro 16, 2007 5:13 PM

Compartilho desta tua indignação pelo descaso com a tradição.
Aliás, falando em Palmeiras, eles lançaram no ano passado uma retro, toda verde, aquele verde envergado por Ademir da Guia e Leivinha da década de 70, uma belezura! É a mais bela das camisetas retro que eu vi, deu vontade até de comprar uma mas depois lembrei de Luxemburgo, Valber, Copa do Brasil de 1997 e desisiti.

Daqui a pouco vai aparecer algum clube com camisa xadrez...

Publicado por: Roger em fevereiro 16, 2007 5:38 PM

Camisa xadrez iria ser "Uó", como diz minha namorada. =D
Mas na real, eles voltaram atrás na escolha da camisa nº1 do Tricolor. Anunciaram a apresentação listrada em Abril. Só não entendo, então, o porquê de resolverem fazer assim... Duas agora, outra depois, e mais outra mais além... Ô Assessoria difícil, essa... A branca, achei que faltou um pouco de preto, mas com o calção, esse preto já compensou. Quero ver sempre usar esse calção... Caras, eu tava mais ansioso pela apresentação do uniforme do que com o jogo contra o Cerro... Por motivos óbvios, né?! Naturalmente...

Publicado por: RAEiMS em fevereiro 16, 2007 6:23 PM

É muito difícil consultar o torcedor... Ele nem ajuda mesmo!

=/

Publicado por: RAEiMS em fevereiro 16, 2007 6:29 PM

Alguns anos atras (2002, talvez)varios times voltaram a usar uniformes da decada de 70; lembro que a selecao brasileira estava com o uniforme mais lindo e basico de todos, que era a camisa amarela (nao coladinha) com a gola e as bordas verdes, nada mais. O Inter fez o mesmo, na epoca do LUIS CLAUDIO, se nao me engano. Ai' a dupla ficou sem patrocinio por uns meses e lancaram aquelas camisas maravilhosas, sem quase nada. Bons tempos.

E tem uma teoria de que torcedores nao sao pagos pelo patrocinio, entao deveriam poder comprar camisas so' com a marca do material esportivo e mais nada. Apoio totalmente.

Publicado por: Francisco Mahfuz em fevereiro 16, 2007 7:15 PM

Falando na camisa xadrez, nao era a camisa do bragantino la dos idos de 89-91 (nao lembro ao certo) que era um treco xadrez, ou um treco meio quadriculado/com losangos? se bem que, com aquele lixo de camisa que era pra dar um efeito "tridimensional" eles foram vice do brasileiro em 91...
mas a tricolor gremista comemorativa dos 25 anos do campeonato brasileiro de 81 eh IRADA.

Publicado por: Vlaskz em fevereiro 16, 2007 11:08 PM

O Santos usou uma camisa quadriculada nos anos 90, no mesmo estilo da TOALHA DE MESA DE PIZZERIA que era a da Croacia em 98.

Publicado por: Francisco Mahfuz em fevereiro 17, 2007 9:46 AM

Lembro de ter ouvido reclamações semelhantes quando o tricolor lançou sua camisa celeste. A única da qual não há registro de queixas é a magnífica preta, que creio jamais ter sido usada em torneios sérios.

A nova camisa meio-a-meio é homenagem à enfadonha formula atual do campeonato brasileiro, onde todas as equipes viraram o Paraná Clube.

Publicado por: Guto em fevereiro 17, 2007 11:26 AM

Não entendo esse lance da Puma de só poder lançar outra camisa 12 meses após a vigente. Acho até ridículo.

Pena que a preta (ou shadow) não possa ser utilizada, por causa do estatuto do Grêmio. Seria até de pensar em uma mudança no estatuto, pois ela é muito linda.

Publicado por: Gustavo em fevereiro 17, 2007 3:19 PM

Sem desespero.

A Conmebol exige que uma equipe mantenha o uniforme número 1 por um ano. Como a Tricolor foi lançada pela Puma em Abril de 2006, precisam esperar até a mesma data de 2007 para lançarem a nova Tricolor.

Para deleite de todos, parece que, em linha com o GFBPA voltando a seu lugar tradicional, La Copa, a Tricolor será a mais tradicional possível, sem frescuras.

Publicado por: augusto em fevereiro 17, 2007 7:01 PM

Augusto, acho meio brabo que a Conmebol determine o que se passa em um uniforme de equipe. Me parece mais jogada da Puma, mesmo.

O engraçado é que eu comentei algo parecido, e um gremista gostou. Achei que eu estava errado, mas pelo jeito não foram todos que gostaram da Parana Style.

E a Reebok é braba. Ao invés de manter uma camisa criada em DEZEMBRO, fazem um tipo para jogar no gaúchão e outra para a Libertadores. Isso não tem cara de dar certo.

E aí, ninguém vai a Montevideo? dubailao@gmail.com. Agora são dois lugares...

Publicado por: Francisco em fevereiro 17, 2007 8:43 PM

Afirmei aqui certa vez que o Boca se tornou o favorito à Libertadores depois que contratou Riquelme. Hoje comprovei que não é verdade.

O Boca tem uma defesa muito insegura. O Ibarra não consegue mais correr, Clemente Rodriguez é razoável só no apoio. Por incrível que pareça, o Morel Rodriguez é o melhor da zaga, sendo que sempre foi um jogador limitado. Se o Bobadilla está pior que aquele guri que atuou no gol, é um desastre, pois o guri também não é nem um pouco seguro.

E os volantes do Boca simplesmente não sabem sair pro jogo. Vargas faz falta, inclusive é uma coisa na qual a direção colorada tem que ficar atenta. O Pablo Ledesma teve uma jornada muito infeliz, o Battaglia é bom jogador, mas está um pouco abaixo do Edinho.

Do meio pra frente sim, o Boca é um time perigoso. Palacio continua sendo um grande jogador e hoje - incrivelmente - marcou um gol quando teve apenas uma chance, justo ele que perde muitos gols. Palermo não estava numa tarde inspirada, mas é sempre um centroavante muito perigoso - Marioni não chega aos pés dele. Nery Cardozo é o mesmo meia atacante de sempre, perigoso e ousado. E Riquelme, bem, esse é craque. Mesmo como meia-armador, errou pouquíssimos passes. Fez jogadas muito qualificadas, para quem estava há mais de dois meses sem atuar. Será um enorme acréscimo, tanto que os comentaristas já cogitavam uma possível Riquelme-dependência por parte dos boquenses.

Mas no geral, o Boca é um time que dá para encarar. Se o Rosario Central tivesse atacantes melhores, mais efetivos, teria passado por cima.

Publicado por: Luís Felipe em fevereiro 18, 2007 8:32 PM

"A Conmebol exige que uma equipe mantenha o uniforme número 1 por um ano. Como a Tricolor foi lançada pela Puma em Abril de 2006, precisam esperar até a mesma data de 2007 para lançarem a nova Tricolor."

não sei quem é que inventou essa bobagem, mas é uma farsa. Se fosse assim o Inter seria obrigado a usar a mesma camiseta que vestiu em agosto, mas vestirá uma diferente na quarta-feira.

Publicado por: Luís Felipe em fevereiro 18, 2007 8:33 PM

camisa xadrez existe sim!
cá em Portugal ela é o simbolo do Boavista Futebol Clube, o 2º clube da cidade do Porto.

um clube com historia, foi até campeao em 2000/2001

http://www.boavistafc.pt/

a camisa do grêmio está ainda mais gay..braggh :/

Publicado por: duarte em fevereiro 19, 2007 10:34 AM

Essa camisa meio a meio me lembra a do Paraná Clube, a camisa 1, a 2 branca, é mais bonita, e dai lançaram a terceira (Idêntica a camisa 2 do Bahia), apelidada de "Pijama".

Publicado por: Zé Carlos em fevereiro 20, 2007 5:48 PM

a camisa do bragantino, na época (final dos 80, início dos 90) tinha uns triangulos bizarros. No final da era "patrocínio coca-cola", a 2ª camisa do grêmio era branca com esses triangulos bragantino-style, azuis e pretos, ocupando parte do peito e o ombro.

coisa mais horrenda da história.

Publicado por: Mateus em fevereiro 20, 2007 10:06 PM

O contrato com o Grêmio determina que a camisa tradicional não pode ser substituída em menos de 1 ano. Aliás, acho que essa camisa meio-a-meio deveria ser lançada como foi a camisa preta, 2 anos atrás: apenas para passeio. Aliás, tem muita gente que protestou querendo que ela fosse usada no campo e agora, só porque não gostaram da terceira camisa nova, ficam criticando-a utilizando o argumento da tradição.

CONTRADITÓRIO.

Publicado por: Gralha em fevereiro 21, 2007 11:20 AM

Concordo em genero e numero, o uniforme nro. 1 não pode ser desfigurado como estão fazendo. A camisa atual do gremio com uma manga azul e outra preta é ridicula. Parece que as empresas concorrem entre si para ver quem estraga mais a camisa tradicional dos clubes.

Publicado por: Benedito Oliveira em março 10, 2007 11:20 AM

Faça um comentário





Comer uma bolacha?




Busca


Categorias

Arquivos