« Botafogo na final do Carioca | Capa | Peñarol lidera no Uruguai
Defensor e Danubio espreitam »

abril 24, 2007

Abel vai embora. Fica Abel!


RETORNO_CAMPEOES_191206_12.jpg


Segundo informaram as rádios de Porto Alegre, Abel Braga não é mais treinador do Inter. Ele vai para os Emirados Árabes ganhar uma grana preta e tomar trago em copos de ouro. Não foi demitido, portanto. A relação entre Abel e a torcida já andava desgastada, mas estou apreensivo sobre o substituto.

Abelardo chegou em 2006 para sua quarta passagem no clube onde despontou para o futebol em 1988. Foi recebido com grande suspeita pela torcida colorada, inclusive por mim. Os colorados temiam que o excelente time montado pela direção naufragasse junto com a sina de vice-campeão do treinador. Todos sabem que o simpático gordacho carregava um anjo da morte sobre os ombros e que a criatura lhe abandonou apenas em 2006, provavelmente alçando vôo de algum lugar na altitude de Quito. Ou quem sabe recebeu um bico de Rentería na angelical bundinha. A torcida do Inter amava Abel Braga desde 1989 pelo Gre-Nal do Século. E também o odiava pelo Campeonato Brasileiro perdido para o Bahia e pela desclassificação na Libertadores de 89 para o Olímpia.

Sou um grande admirador de Abel Braga. Sempre fui. Excelente pessoa, com fibra e caráter. Sofre pelos clubes que defende e era impossível não sentir compaixão pelos seus fracassos monumentais em edições da Copa do Brasil com Flamengo e Fluminense. Quando anunciaram sua contratação, pensei: "Ai, o Abel. Ele é tão gente boa, mas sempre estraga tudo no final. Lá vamos nós. Mais alguns anos sem títulos importantes".

No entanto, o retorno dele foi dessas coisas inexplicáveis no futebol. Nenhum treinador merecia mais estar junto com o clube nos momentos mais importantes da sua história recente. E agradeço a ele ao menos por isso, por estar junto. Tenho dúvidas sobre a importância dos treinadores em algumas conquistas, mas foi sob o seu comando que o Inter foi campeão da América e do mundo e fez algumas das partidas mais espetaculares a que assisti. Como contra a LDU, no Beira-Rio; contra o São Paulo, no Morumbi; e contra o Barcelona, no Japão.

Abel Braga é um doce lunático. Menos mal que em 2006 seus erros foram perdoados pelas entidades que zelam pela justiça futebolística. Mas em 2007 ele insistiu nos mesmos equiívocos e os deuses já haviam dado uma banda para bem longe da Padre Cacique. Deu no que deu.

É impressionante como o convívio diário com o futebol acaba cegando as pessoas. Na Zero saiu a informação de que Abel teria se arrependido de renovar seu contrato antes mesmo do Mundial. Poderia ter saído por cima, no ponto máximo que um técnico consegue chegar em um clube. É isso mesmo, Abel. Tu rateou feio. Assim como Clemer, que já deveria ter largado e nos deixado com a última impressão de suas fabulosas defesas contra o Barcelona.

De alguma forma - não sei exatamente por que - sempre serei grato a Abel Braga. Talvez por tê-lo visto jogando-se de pança sobre Clemer após a classificação contra a Liga de Quito. Talvez por nos proporcionar fotos como a que ilustra o post. De repente, por uma empatia que se manifestou em algo como: "nós vivemos juntos o inferno desde 1989 e agora tudo ficou tão doce". Sei lá. No fundo, tenho vontade de tomar um trago com ele, FALAR DA VIDA, coisas assim.

Vá pela sombra, Abel. Tu é louco, mas é gente boa.

O grande problema - e por isso não queria que Abel fosse embora, apesar dos pesares - é quem vem para sentar na casamata colorada. Nomes como Bonamigo, Tite, Adílson Batista, Dorival Júnior, Antônio Lopes e Oswaldo Oliveira me deixam com uma sensação de medo profundo, quase de DESFRAGMENTAÇÃO. Entre os possíveis, não me desagradaria de todo se viesse Geninho ou Caio Júnior. De todos os mais cotados até agora, no entanto, apostaria em Gallo. Podem me chamar de louco. Mas pelo menos teríamos boas piadas envolvendo Perdigão, Granja e Pato.

Só não me inventem de contratar o Fábio Pinto de novo.

Saudações,
Douglas Ceconello.

Publicado em abril 24, 2007 9:32 AM

Comentários

Irretocável. Obrigado, Abel.

Agora, sobre quem vem: Carpegiani estava à sombra e deixaram passar. O melhor nome para mim seria de Don Elias, que não seria engolido pelo vestiário e faria o simples, com os melhores em campo.

Publicado por: Francisco em abril 24, 2007 9:42 AM

comecei a gostar MESMO do abel após vê-lo em chamas desfilando pela avenida farrapos, na volta do japão, e por suas afirmações sobre a comemoração que os aguardava em porto alegre: "quero recepção, carreata, caminhão de bombeiro. quero TUDO".

mas, assim como tu, o que me preocupa com a saída dele é justamente quem o substituirá.

Publicado por: dante em abril 24, 2007 9:45 AM

É! Ano passado toda a vez que lia por aqui o "Fator Abel", me vinha a esperança de no máximo uma semi-final de Libertadores. Mas todo mundo se comoveu quando Abel chorava como um orfão na final do Beira-Rio, antes de o jogo terminar. Vai Abel. Mas deixe seus asseclas Gabirú, Michel, Ediglê,...

Publicado por: Marco em abril 24, 2007 9:48 AM

Magistral.

Quando li, tive a nítida impressão de te conhecer há tempos.

(lajlkajlsjld)

Tenho MUITO medo do substituto, também. A chance de dar merda é muito grande. Só não inventem na Recopa.

POR FAVOR.

Publicado por: EGS em abril 24, 2007 9:55 AM

"Nenhum treinador merecia mais estar junto com o clube nos momentos mais importantes da sua história recente." Foi nisso em que eu me agarrei, quando Abel chegou no Inter.

Publicado por: Cassol em abril 24, 2007 10:34 AM

Já tinha o PERDIGÃO. Depois surgiu o PATO.
Agora vem o GALO.
A GRANJA tá completa.asjsddfh

Publicado por: Roger em abril 24, 2007 10:37 AM

Putz, querendo dar uma de espertinho postei a piada antes de ler o post...

Publicado por: Roger em abril 24, 2007 10:41 AM

Nunca gostei dele e sua sina de vice porém deu as maiores alegrias a minha pessoa no ano passado. Devia ter saido por cima, mas quis se consagrar com o Bi da Liber, seria um Martir.

Quem virá em seu lugar, ouvi falar que estaria certo com o Vadão, discordo de ti qto ao Caio Jr, acho que não esta preparado além de que iria trazer meio parana clube. Tb não quero Tite nem Adilson, realmente é dificil achar algum treinador do agrado de todos.

Publicado por: Christian em abril 24, 2007 10:43 AM

Mas falando sério agora. Vai ser o Gallo. Tenho boas fontes dentro do Beira Rio. Só não vem se não quiser, mas aposto que antes do final do dia de hoje será anunciado.

Publicado por: Roger em abril 24, 2007 10:44 AM

Um raio nao cai duas vezes no mesmo lugar

Publicado por: Fly em abril 24, 2007 11:08 AM

Pelo que ando lendo por aí, o maior problema do Inter é achar um substituto que NÃO seja gremista. Dá-lhe Píffero!

Publicado por: Germinaro em abril 24, 2007 11:38 AM

e ai douglas. tava aguardando tua manifestação sobre a saída do abel. o cara conseguiu um segundo ato para vida dele, foi foda. infelizmente, tentou mais um...

valeu abel, tchau abel!

Publicado por: mauricio em abril 24, 2007 12:24 PM

Também preferia o Carpegiani. Acho que o Figueroa foi daqueles que têm apenas uma incursão na vida como técnico. No caso do CAPITÃO, foi no Inter mesmo, em 1996.

Desses que estão falando, ficaria com o Gallo mesmo, como já disse.

Vadão já teve algumas oportunidades e não provou nada.

Geninho disse que é Deus no Goiás. Como sou ateu, não acho uma grande credencial.

Em tempo: quando lembro da Libertadores e do Mundial, sou agnóstico. shrsghs

Publicado por: Douglas Ceconello em abril 24, 2007 1:02 PM

"Um raio nao cai duas vezes no mesmo lugar".

verdade.

tenho certeza que, na próxima, o barcelona ganha.

huaaaaaaaaaaaRORO

Publicado por: dante em abril 24, 2007 1:05 PM

"De alguma forma - não sei exatamente por que - sempre serei grato a Abel Braga. Talvez por tê-lo visto jogando-se de pança sobre Clemer após a classificação contra a Liga de Quito. Talvez por nos proporcionar fotos como a que ilustra o post. De repente, por uma empatia que se manifestou em algo como: "nós vivemos juntos o inferno desde 1989 e agora tudo ficou tão doce". Sei lá. No fundo, tenho vontade de tomar um trago com ele, FALAR DA VIDA, coisas assim.

Vá pela sombra, Abel. Tu é louco, mas é gente boa."

não me atrevo a falar mais nada sobre o Abel depois dessa perfeita síntese.

Publicado por: Luís Felipe em abril 24, 2007 1:08 PM

"...Sei lá. No fundo, tenho vontade de tomar um trago com ele, FALAR DA VIDA, coisas assim..."

Douglas, novamente foste GENIAL!!! Melhor post que define a relação entre ABELÃO e o Torcedor Colorado. Parabéns.

Um abraço,
Otto

Publicado por: Otto em abril 24, 2007 2:14 PM

Genial o texto. E o Muricy vai voltar pro Beira-Rio assim que o SP perder do Audax amanhã. :-)

Publicado por: Renato K. em abril 24, 2007 3:19 PM

O Vadão teve boas passagens pelo Atlético-PR no passado. O Geninho tb. não vejo nada no Gallo. Fora o Santos que outro time ele treinou?

Publicado por: Cesar em abril 24, 2007 5:41 PM

"Mas pelo menos teríamos boas piadas envolvendo Perdigão, Granja e Pato.

Só não me inventem de contratar o Fábio Pinto de novo."

Pior é se o Clemer ficar com inveja e começar a engolir frangos.

Publicado por: Marcelo Brazil em abril 24, 2007 5:44 PM

"Abel Braga é um doce lunático. Menos mal que em 2006 seus erros foram perdoados pelas entidades que zelam pela justiça futebolística. Mas em 2007 ele insistiu nos mesmos equiívocos e os deuses já haviam dado uma banda para bem longe da Padre Cacique. Deu no que deu."

Isto tem um nome: Fernando Carvalho.

Aliás, isto também tem um nome: Fábio Koff.

Esta é a verdade.

E Gallo vem para o Beira-Rio pq jogou com o Clemer na Portuguesa (em 96, LEMBRAM?) e o arqueiro fará o maior lobby por ele.

Publicado por: augusto em abril 24, 2007 5:45 PM

Parece que vai ser o Vadão.
Mas o nome não me diz tanto. Só quero um treinador que repita o time e coloque os melhores.
Não parece ser pedir muito.
Uma coisa é certa: precisamos de um cara que organize o time e o vestiário.
No mais, o Impedimento poderia organizar um churras e convidar o Abel.
Ele deve ficar uma figuraça depois de uns goles.

Publicado por: Luiz Filipe em abril 24, 2007 5:51 PM

Se for o Vadão estão ferrados ...

Publicado por: Fabricio Grzelak em abril 24, 2007 6:04 PM

A direção confirmou a saída do Abel hoje à tarde.

Publicado por: Luís Felipe em abril 24, 2007 6:51 PM

Leio sempre essa coluna mas não costumo deixar comentário, mas dessa vez deixei a preguiça de lado. Já tentei várias vezes definir os motivos pelos quais defendo o Abel, mas nunca consegui definir exatamente. Esse teu texto fez até eu entender melhor a minha empatia pelo Abelão. Parabéns!

Publicado por: Luciano em abril 24, 2007 9:35 PM

Acredito que virá o Gallo. É novo, é um rapaz sério, foi meio campista, por onde flui o jogo, já treinou o Santos,com boa campanha, está desimpedido de seu clube. Quando digo sério, digo não é um bagaceira que nem Renato Gaúcho e Leão. Ao Marco, que se manifestou acima, quem sabe os asseclas do Abel, Michel, Gabirú, Ediglê...vão para o teu time, o Grêmio, lá eles seriam titulares, com certeza.

Publicado por: Mauro em abril 25, 2007 2:38 PM

Bom que gostaram to texto, gurizada. Valeu.

E parece que virá o Gallo. Tenho esperanças de que tudo corra bem com ele por aqui.

Publicado por: Douglas Ceconello em abril 26, 2007 12:39 AM

Busca


Categorias

Arquivos