« Com um jogo a mais, Defensor lidera no Uruguai | Capa | Ogunhê! »

abril 17, 2007

Missões impossíveis

Eu trabalhava num escritório de contabilidade em 1998, e abandonei o expediente quando a Portuguesa fazia 2 X 1 sobre o Grêmio em pleno estádio Olímpico. O Grêmio precisava vencer e torcer por meia dúzia de resultados paralelos para seguir às oitavas do Brasileirão.


Ia caminhando com meu radinho na mão, não lembro o porquê de uma rodada decisiva ser jogada em horário comercial. Mas quando Zé Alcino em chamas fez o Grêmio virar para 4 X 2, saí desgovernado pelas ruas, ouvindo buzinaços. Alguns motoristas comemoravam, outros protestavam contra minha imprudência pedestre. Colorados, provavelmente.

Pois a missão da dupla Grenal nesta semana também é bastante difícil. O Inter precisa golear, mas tem a sutil vantagem de poder vencer por 1 a 0 e se beneficiar de um resultado paralelo. Desnecessário sugerir que uma generosa mala preta seja enviada para o Equador.

Já o Grêmio precisa simplesmente empilhar gols no Caxias. Tal missão só será possível se Mano Menezes criar um fato novo. Algo como mudar uma ou duas peças na escalação e tais mudanças funcionarem de maneira sensacional. Pouco provável. Mas uma vitória consistente, mesmo sem a classificação, traria algum alento frente ao filme de terror que virou o jogo contra o Cerro na próxima semana.

Como alertado anteriormente, o Grêmio afundou junto com Tcheco. Claro que o meia não é o único culpado, mas o técnico foi negligente em não perceber a fossa técnica em que o mesmo se encontrava, e preservá-lo. Que inventassem uma lesão, ou qualquer coisa. Na minha modesta opinião, Tcheco está mal posicionado na atual escalação do Grêmio.

Sua melhor fase foi no Coritiba de 2003, atuando como segundo homem do meio campo no 3-5-2 de Paulo Bonamigo. No ano passado, foi muito bem com jogadores de qualidade atuando à sua frente: Hugo, Rômulo e Léo Lima, Ramon ou mesmo Herrera. Neste ano, ficou responsável pela função mais avançada do meio-campo, e acabou sucumbindo com a inexperiência de Carlos Eduardo - muito menos agudo que Hugo -, a má fase de Ramon, o isolamento de Tuta e a inexistência de Éverton. Cláudio Duarte, que trabalhou com Tcheco no Paraná, comentou algo parecido em uma mesa redonda.

Agora, Lucas também é contestado. Mas sacrificá-lo seria um sinal de insanidade típica dos jogos que precedem a queda de um treinador. Não faz sentido sacar um jogador de reconhecido grande potencial, e colocar qualquer outro que sabidamente não renderá nada.

Assim, não tenho nenhuma fórmula mágica ou sugestão de escalação para o Grêmio. Apenas reitero que a saída de Tcheco pode fazer com que o time se recicle ("já que está um lixo mesmo", antes que alguém faça a piada), e fique menos previsível, mas pode ser tarde demais. Também, devo mencionar a completa nulidade e inoperância de Lúcio. Quando há um buraco em alguma posição, preferível escalar o prata da casa - Bruno Telles, no caso, que até vinha melhorando.

Por fim, não posso negar que acharia engraçado a eliminação total da dupla Grenal das competições neste primeiro semestre. Praticamente um mês sem futebol por incompetência de ambas as equipes limitaria as discussões a uma nova enxurrada de comentários lamentáveis do tipo "somos campeões do Mundo FIFA", "o Palmeiras também é campeão do mundo FIFA", "Libertadores 2006 foi fácil", "Poltrona 36", "Didi Facada", "Segunda Divisão"...

No próximo post, provavelmente mais informações sobre a segundona gaúcha.

Abraço,
Antenor Savoldi Jr.

Publicado em abril 17, 2007 5:40 PM

Comentários

Impecável texto. Nem consigo comentar além disso. Tá até imparcial, vejam só.

Publicado por: Hermano em abril 17, 2007 6:34 PM

É muita CÁTEDRA.

Muito bom, realmente.

Publicado por: Douglas Ceconello em abril 17, 2007 6:43 PM

Bah, aqueles comentários Nãoooooooooooo!!!!!

Do jeito que estamos, Porto Alegre é a Capital Mundial da Crendice... Tem gente acreditando em qualquer coisa, até comprando terreno na Lua.
Inter não passa. Grêmio tbm não quanto ao Caxias e passa pelo Cerro.
É o mais lógico.

Publicado por: Luiz Filipe em abril 17, 2007 6:48 PM

Tudo bem que o Lúcio não é capaz de marcar nem mesmo um leitão alejado, mas ataca muito melhor que Bruno Teles, Wellington e Escalona, juntos.

Publicado por: fino em abril 17, 2007 6:49 PM

"Tudo bem que o Lúcio não é capaz de marcar nem mesmo um leitão alejado"

sadijasdsaodasd

Melhor definição.

O Escalona foi dispensado pelo Náutico hoje.

Publicado por: Douglas Ceconello em abril 17, 2007 6:51 PM

pode parecer insanidade, mas eu acho que o Diego Souza podia jogar solto pela esquerda, no lugar do Ramon. aconteceu em alguns jogos do Gauchão, e foram os em que ele jogou melhor. e pior do que o Ramon tá jogando atualmente, duvido que seja.

Publicado por: Solon em abril 17, 2007 6:52 PM

torcedores invadiram o gramado no olímpico nesta tarde. parece que alguns tem potencial e devem ser escalados no time contra o caxias.

vou ali comer um rondelli.

abrasssssssss

Publicado por: mauricio em abril 17, 2007 7:02 PM

Sei o que se passa com o Grêmio.

Publicado por: Menezes em abril 17, 2007 7:43 PM

"Na minha modesta opinião, Tcheco está mal posicionado na atual escalação do Grêmio."²

Bota o Tcheco de terceiro homem de meio de campo, jogando perto do Lucas. Carlos Eduardo o mais perto da linha de fundo possível. Diego Souza no lugar do Ramón. E alguém podia tentar fazer o Tuta se mexer um pouco - senão, bota o Douglas ali mesmo. Pior não pode ficar.

Publicado por: André em abril 17, 2007 7:49 PM

Essa vantagem do Inter é MUITO SUTIL, pois duvido muito que o Força e Luz (EQU) não sucumba diante do BAFO que será realizado em Liniers.

Publicado por: Gralha em abril 17, 2007 8:25 PM

Pois é, concordo com essas sugestões do Solon e do André. Mas também acho que Sandro Goiano poderia dar mais consistência ao meio, em algum lugar. No mais, até Mano Menezes parece estar meio perdido.

Publicado por: Antenor em abril 17, 2007 10:07 PM

ANTENA: como já comentei em post anterior, o problema do Sandro Goiano é que ele não agüenta um jogo inteiro (não sei nem se agüenta 45 minutos de um jogo pegado). não fosse isso, acho que o Mano já o teria colocado no time há muito tempo.

Publicado por: Solon em abril 17, 2007 10:46 PM

Mauricio: esta é a prova que o torcedor do Grêmio é mais apaixonado. O do Inter, no protesto que fizeram, ficaram atrás da cerca já para se precaver quanto uma eventual convocação para zaga.

Publicado por: Luiz Filipe em abril 17, 2007 11:20 PM

Bah, lembro bem deste maldito jogo. O Inter jogava contra o Coritiba fora, e também precisava de uma combinação absurda para passar.

Fui para o inglês com meu radinho da gillette excell ouvindo tudo, e pensando "bem, nós não vamos, mas eles também não". Quando o Grêmio virou e terminou o jogo, no meio da aula, o radinho pulou da minha mão e voou involuntariamente contra a parede. Colegas e a professora disseram que eu tinha jogado ele, mas não me lembro disso direito.

Estes jogos eram de tarde porque naquele ano tinha rodada jogada às 4 da tarde em quartas. Inclusive a finalíssima (Corinthians x Cruzeiro) foi jogada nesse horário, um absurdo.

Publicado por: Francisco em abril 17, 2007 11:26 PM

95% dos colorados são cegos.

Foi na segunda que comentei com um colorado:
"Daí Tchê, nossos times tão numa merda né?"

Colorado:
"Como? O teu que tá uma merda. O Inter vai meter 3x0 no Nacional flouxo...

Publicado por: Hans em abril 18, 2007 12:25 AM

Mal vejo a hora de ver o post e os comentários de amanhã :-)

Publicado por: Renato K. em abril 18, 2007 4:54 AM

O jogo foi de tarde porque à noite a Globo exibiria um especial da Xuxa. A final foi à tarde também porque o programa da noite era o especial do Roberto Carlos.

A propósito, o Grêmio começou a rodada em 11o lugar pra terminar em 8o.

A última rodada daquele ano:
Goiás 2-2 Vasco
Paraná 2-1 Flamengo
Botafogo 2-1 Santos
América-MG 1-1 Palmeiras
Corinthians 2-1 América-RN
São Paulo 2-0 Atlético-PR
Gremio 4-2 Portuguesa
Bragantino 0-0 Vitória
Sport 2-1 Guarani
Ponte Preta 0-0 Atlético-MG
Coritiba 1-0 Inter
Cruzeiro 5-0 Juventude

Publicado por: Gralha em abril 18, 2007 8:48 AM

"a má fase de Ramon"

ah, ele tem 'fases'?
Eu, só vi A MESMA desde que ele desembarcou na Azenha.

Publicado por: Moe em abril 18, 2007 10:30 AM

"flouxo" melhor palavra

Aquele ano (1998), foi um dos tantos em que o Internacional guardou a vaga do Grêmio com muito carinho, até a última rodada. Não fazem mais bons flanelas como antigamente.

Na fase seguinte, o Gremio perdeu por 1x0 do Corinthians em casa (fui ver o jogo), depois Itaqui e Clóvis, ambos EM CHAMAS, meteram 2x0 no Pacaembu, e o Grêmio foi perder o terceiro jogo do play-off, novamente no Pacaembu, com direito a diarreia do Scheidt.

Concordo contigo Antenor. Tcheco e Lúcio fora, Lucas não. O Ramon também teria que sair do time, ou vai começar a ser vaiado aos 5 minutos de jogo. Pq não começar com Carlos Eduardo e Diego Souza? E Nunes no lugar de William Magrão, também.

Publicado por: Gustavo em abril 18, 2007 10:33 AM

Acho que o Zé Alcino voltava de lesão. E ele sempre joga muito quando voltava ao time. Depois de dois jogos voltava a mesmice.
Neste dia surgiu a seguinte narração: "Zé Alcino, frio como um contrabandista."
Ou isso é uma bobagem minha??? Sei lá da onde tirei isso. Muito trago na cabeça, as vezes as idéias se confundem. hgsgsdfys

E o Zé Alcino é melhor que o Everton e Carlos Eduardo juntos. Mesmo hoje.

Publicado por: Pato em abril 18, 2007 10:35 AM

Itaqui e Clóvis... dois golaços...

Publicado por: Pato em abril 18, 2007 10:37 AM

Eu fui no jogo do Olímpico.
A preliminar foi foi grenal de juniores (inter ganhou) e o gol do corinthians foi do Rincon.

Publicado por: Luiz Filipe em abril 18, 2007 11:54 AM

Sandro Goiano jogou 90 minutos em alguns jogos do Gauchão. Mas, de fato, talvez não tenha condições em jogos de maior exigência.

E Ramon já teve boas atuações pelo Grêmio, sim. Lembro de vários gols no ano passado, mas também percebo que o rendimento era melhor quando entrava no segundo tempo.

Publicado por: Antenor em abril 18, 2007 11:55 AM

"ah, ele tem 'fases'?"
hahahahaha
Vou chorar, não já tô chorando. Moe, comentário definitivo sobre o Ramon, tbém tenho essa dúvida. Excelente.

Publicado por: Anonymous em abril 18, 2007 12:27 PM

renato k: já faz algum tempo, e as perspectivas para amanhã são nubladas, mas eu ainda rio quando vejo um gremista tão confiante na derrota do inter...

Publicado por: Anonymous em abril 18, 2007 12:46 PM

renato k: já faz algum tempo, e as perspectivas para amanhã são nubladas, mas eu ainda rio quando vejo um gremista tão confiante na derrota do inter...

Publicado por: mauricio em abril 18, 2007 12:46 PM

O Inter vai ganhar, mas 3 de diferença é difícil, especialmente PRECISANDO o placar.

O Gremio periga nem ganhar do Caxias. Mas ganha do Cerro. Infelizmente, não o suficiente para assumir a liderança do grupo.

Publicado por: Gustavo em abril 18, 2007 1:09 PM

Tchê, dizer que o Lúcio é melhor no ataque que o Bruno Teles só pode ser piada! Vamos aos fatos:

1°: Lúcio S-E-M-P-R-E tenta diblar e S-E-M-P-R-E P-E-R-D-E a bola e leva contra-ataque nas costas!

2°: Lúcio NÃO sabe cruzar. Quando, por milagre, ele chega a uns 2 metros da área, ele cruza de frente e a zaga afasta. Acho que no primeiro dia de escolhinha (lá pelos meus 8 anos) eu aprendi que cruzamento de frente não dá em nada. Arce, Roger e Arílson comprovaram isso em 95.

3°: Na ÚNICA vez que ví o Lúcio cruzar decentemente, foi domingo, com a bola em cima da risca, e ele se atirando nas placas depois de tocar na bola. Resultado: cabeçada do Schiavi que mais parecia um chute e um quase-gol.

4°: Aquele chute que o Lúcio deu domingo tb, cortando pro lado de dentro do campo e chutando com a direita (se não me engano) na entrada da área e que o goleiro pegou e que todo mundo gritou "uuuhhh, quase", o Bruno Teles fez em TODOS jogos esse ano (e o resultado foi "uuuhhh, quase gol").

5°: o Bruno pode não subir tanto pro ataque (e nem sobe mesmo), mas guarda bem a defesa e quando sobe, faz um cruzamente que, em 95% das vezes, resulta em gol - os outros 5% o goleiro pega no rabo ou passa perto. Foi assim ano passado, foi assim esse ano.

6°: Quero o Welligton de volta no time se for pra jogar que nem ano passado!!


Ramon entrou "bem" em alguns jogos ano passado, nada mais do que isso. Não se seja alguém pra mudar o resultado do jogo. Saudades do Herrera.

Publicado por: Léo em abril 18, 2007 1:13 PM

se o sandro goiano ou qualquer jogador não aguenta jogar 45 minutos, então larga né?!
o cara fez toda pré-temporada e não vem de lesão nem nada.

também acho que o bruno TEVEZ (segundo certo locutor) tá jogando mais que o lúcio.

Publicado por: lucas pp em abril 18, 2007 1:34 PM

"Itaqui e Clóvis, ambos EM CHAMAS, meteram 2x0 no Pacaembu"

Me lembro que eu comentei na época com os meus amigos que o Itaqui tinha GASTADO O ESPECIAL (tipo Street Fighter) com aquela bucha.

Pior que uns 6 meses depois ele CARREGOU O ESPECIAL de novo e fez outro golaço de falta em outro jogo que não lembro qual foi.

"A preliminar foi foi grenal de juniores (inter ganhou) e o gol do corinthians foi do Rincon."

E o gol do Inter naquela preliminar foi do... Diogo RINCÓN. É sério.

"o Bruno pode não subir tanto pro ataque (e nem sobe mesmo), mas guarda bem a defesa e quando sobe, faz um cruzamente que, em 95% das vezes, resulta em gol (...)"

Por essa descrição, melhor lateral do mundo. :-)

Publicado por: Otávio Niewinski em abril 18, 2007 1:44 PM

A final de 1998 não foi à tarde. A última rodada teve horário esdrúxulo porque o Vasco precisava viajar à noite, ou cedo da manhã no outro dia, pra ir perder para o Real Madrid em Tóquio. Quem definiu o horário da rodada foi o Eurico.

E o resultado que classificou o Grêmio foi o empate do Atlético/MG com a já eliminada Ponte Preta. E foi a única vez que o Grêmio figurou entre os oito primeiros, ao término da rodada. E o Ronaldinho Gaúcho era reserva do Itaqui.

Publicado por: Fábio em abril 18, 2007 5:38 PM

O Moe fez uma ótima definição sobre o "má fase" do Ramon... Eu ia opinar mas depois que li a dele acabei por me esquecer...:D
Digo mais: Eu tava notando uma melhora no Bruno Teles... Acho que deve retornar ao time.
E que o Mano saque o Tcheco. Se não tá rendendo não adianta forçar... Só acaba com a auto-estima do cara.
Menezes: Sabes, é? Conta aí!!!

Publicado por: RAMiRO em abril 18, 2007 8:12 PM

Fábio, acho que tu te enganou. Naquele ano, várias rodadas das quartas eram jogadas à tarde. Inclusive Atlético e Inter, que passou ao vivo na RBS e o Galo ganhou. Lembro disso por causa de um comentário besta na Placar, que dizia "em 97 tivemos 22 mil pessoas no Beira-Rio em um domingo. Agora, quantas teremos em uma quarta à tarde?"

A final foi jogada no Morumbi de tarde. Em 99, Corinthians e Galo jogaram a final numa quarta também, mas de noite.

Publicado por: Francisco em abril 19, 2007 12:20 AM

Já temos umas 3 ou 4 explicações sobre a rodada final da fase inicial de 98 ter sido num dia à tarde.

O que ninguém lembra é que estes jogos foram numa 5a.-feira e não numa 4a. (nem sei porque lembro disso. por ter matado aula certo)

Itaqui marcava um golaço de falta por ano. Em 98 foi nas oitavas contra o Corinthians, que alimentou o sonho do título por 4 dias. O de 99 foi o que deu a vitória histórica contra o Santos na Vila Belmiro.

Citar apenas o Atlético-MG é simplório. Inter e mais um ou outro estavam na briga. Vasco se não me engano tava no bolo. Pelo menos lembro de secar o cabo da Boa Esperança.

E o Grêmio veio atropelando a tudo e a todos, ganhando os últimos 6 jogos, acho, da 1a. fase.

De minha parte lembro de ter saído correnddo pelo corredor lá de cima da social chutando aquelas lixeiras gigantes que existiam a cada 30 metros.
Em 99, quando o Grêmio virou um jogo

Publicado por: Vitor VEC em abril 19, 2007 4:58 AM

Continuando:
...lembro de correr pra fazer a mesma ação mas as latas já não ornamentavam o corredor superior da social, também conhecido como 'coréia da social' já que se fica de pé e ao lado de muitos corneteiros, principalmente nas voltas da copa central.

Publicado por: Vitor VEC em abril 19, 2007 5:03 AM

"a má fase de Ramon"

ah, ele tem 'fases'?
Eu, só vi A MESMA desde que ele desembarcou na Azenha. (2)

Publicado por: Bernardo F Nunes em abril 19, 2007 9:57 AM

nbfor pydmzlj ezod mcgsjv brmkcvg fhwlo kqyc

Publicado por: lqgw jeotui em abril 25, 2007 8:35 PM

vacd idyohw xcskq uzivs hxpksqyow bfzsqxnaw acuftjnrq tifwr xsau

Publicado por: xzsah qsiehw em abril 25, 2007 8:37 PM

onjdesyxp quxceydbf zxche pebckqyld mhbnfaly jbutazrh wgdzmo

Publicado por: amsjwn qzbfhjo em junho 11, 2007 5:45 PM

ardchtgu naifoyc unycxtav xqnre hkalwup frzoanw pufj sfqo akwqxbu

Publicado por: lkhrunwa vqdjaiz em junho 11, 2007 5:48 PM

Publicado por: Azelex doses em junho 20, 2007 12:45 PM

Publicado por: 1996 chrysler sebring jxi convertible em setembro 14, 2007 7:46 PM

Publicado por: Limewire em setembro 16, 2007 11:35 PM

Publicado por: Limewire em setembro 16, 2007 11:35 PM

Nice site. Thank you.
American Airline

Publicado por: American Airline em outubro 31, 2007 12:58 AM

Good site. Thanks!
Soma

Publicado por: Soma em outubro 31, 2007 4:07 PM

Good site. Thanks.
Tramadol

Publicado por: Tramadol em outubro 31, 2007 4:59 PM

Good site. Thanks.
Tramadol

Publicado por: Tramadol em outubro 31, 2007 4:59 PM

Good site. Thank you!!!
Replica Watches

Publicado por: Replica Watches em outubro 31, 2007 6:15 PM

Very good site. Thank you!
Wedding Dresses

Publicado por: Wedding Dress em outubro 31, 2007 7:21 PM

Very good site. Thank you!
Wedding Dresses

Publicado por: Wedding Dress em outubro 31, 2007 7:21 PM

Good site. Thanks:-)
Replica Watch

Publicado por: Replica Watch em novembro 2, 2007 6:04 AM

Good site. Thanks:-)
Replica Watch

Publicado por: Replica Watch em novembro 2, 2007 6:04 AM

Gear up for grub with a tripleheader of pigskin, including a meeting of brothers in Dallas. Everybody knows it's been a rough year for her, but find out who else had issues

Publicado por: Betty em novembro 25, 2007 2:03 AM

Gear up for grub with a tripleheader of pigskin, including a meeting of brothers in Dallas. Everybody knows it's been a rough year for her, but find out who else had issues

Publicado por: Betty em novembro 25, 2007 2:03 AM

Busca


Categorias

Arquivos