« 380 jogos, que beleza | Capa | Em busca da pneumonia »

maio 12, 2007

Hermanos Tricolores

Éramos sete: eu, Leonardo e Cléber na facção dos brasileiros; Juanjo, Diego "Lion", Miguel e Pablo representando os porteños. Nosso destino: o estádio Tres de Febrero, no bairro Jose Ingeniero, na província, a 40 minutos de ônibus do bairro Almagro. Fomos assistir à partida Almagro vs Defensa e Justicia, no dia 10 de maio.

Quando cheguei em Buenos Aires, descobri que o Grêmio tinha um time "irmão" por aqui. Não entendi muito bem o que isso significava, mas quando o Leonardo me mandou uma foto de uma pichação onde os escudos de Grêmio e Almagro apareciam juntos, percebi que a coisa era séria. A camiseta tricolor dos dois times é praticamente idêntica. Por isso, aceitei na hora a proposta de irmos ao estádio ver o Almagro jogar, tendo como guia o bem-humorado Juanjo, um sujeito alegre de quarenta anos e espírito de vinte que assim que me viu me entregou um punhado de adesivos tricolores onde se lê: "GREMIO-ALMAGRO / Hermanos Tricolores / Una Pasion Sin Fronteras".

Depois de ficarmos umas duas horas bebendo Isenbeck litrão e comendo panchos num boteco da Av. Córdoba, pegamos o 146 e viajamos 40 minutos até a província, bebendo Coca-Cola com Fernet misturados em garrafas pet. O Tres de Febrero fica muito longe da sede do clube (que fica no próprio bairro central de Almagro) porque quando eles foram construir seu estádio não havia mais espaço nenhum à disposição na cidade.

Num frio de rachar, em meio a uma paisagem urbana que poderia ser Canoas, descemos numa praça meio abandonada onde há uma estátua de uma vênus pintada de tricolor (toda semana a prefeitura limpa e toda semana eles pintam de novo, há anos, e será assim até o fim dos tempos). O estádio é pequeno, a lotação não chega a 20 mil, e nessa noite ele estava bem vazio, talvez porque mesmo com uma vitória a chance do time no campeonato da segunda divisão argentina era quase nula.

est.jpg

Chegamos 15 minutos atrasados. As torcidas se concentravam atrás das goleiras, com as arquibancadas laterais quase desocupadas. O Defensa e Justicia tem uniforme verde e amarelo. Sentado no muro da arquibancada do Almagro, um torcedor vestia nos ombros uma bandeira do adversário enquanto sacudia outra bandeira do próprio time, provavelmente ostentando o troféu de alguma briga ocorrida antes da partida.

No instante em que saquei minha câmera, fui alertado pelo Diego para guardá-la o quanto antes. Parte da torcida é barra-pesada e eu poderia perder a câmera de maneira desagradável. O jogo foi horrível e o Almagro, que segundo os torcedores tinha jogado bem e vencido as últimas quatro partidas, perdeu de 1 a 0 numa partida pegada e violenta em que um dos atacantes do D&J usava um capacete de rugby. Não tinha bebida pra vender no estádio - a selvageria costuma comer solta antes e depois do jogo, e vender álcool nas imediações seria incitar o genocídio. A torcida do Almagro cantou seus hinos durante quase toda a partida, não de forma ininterrupta, mas com uma freqüência que fazia uma média entre o mau desempenho do time e a necessidade de rebater os gritos da torcida adversária. Detalhe que eu não sabia: em vez de vaiar, o argentino assobia. Gritar "UUHH" aqui não faz sentido algum. No final, mesmo com a derrota, todos, sem exceção, aplaudiram o time.

É incrível como os torcedores do Almagro veneram o Grêmio e se consideram irmãos. Vários torcedores estavam com camisa do Grêmio (as camisas são de fato idênticas, com exceção da mais recente do Almagro, que mudou o azul celeste para um azul mais escuro e pôs números amarelos, o que meio que cagou tudo) e alguns me disseram possuir 4 ou 5 camisas do tricolor gaúcho em casa. Miguel, que estava conosco, usava uma camisa do Almagro e uma jaqueta do Grêmio. Eles sabem tudo sobre o Grêmio e há várias pichações nos arredores do estádio com os escudos dos dois times e frases como "paixão sem fronteiras". Alguns dos torcedores com quem falei já foram a Porto Alegre assistir partidas do Grêmio. O desprezo pelo Inter e pelos bâmbis também é exatamente o mesmo. Alguns tinham a noção equivocada de que Grêmio e Palmeiras também eram times mais ou menos "irmãos". Eu e o Leonardo tratamos de desfazer esse engano com veemência, evocando a rivalidade dos anos 90.

pic.jpg

A saída do jogo foi tranqüila. Na chegada, nossos amigos argentinos queriam nos levar para ver uma das pichações que reúnem os dois times, mas como estávamos atrasados a idéia foi cancelada. Na saída, comecei a estranhar quando percebi que o caminho de volta até a parada de ôninus era diferente. Caminhamos umas 8 quadras por uma vizinhança cada vez mais deserta e ameaçadora. Quando estava prestes a perguntar qual era nosso destino, tudo ficou claro: tínhamos ido até um muro enorme em que os escudos do Almagro e do Grêmio se confundiam em meio a faixas de tinta tricolores e frases celebrando a identificação dos dois times. Estávamos a duas quadras do Forte Apache, a favela de onde saiu o Tevez e onde a polícia nunca entra. Era 1h da manhã. O fato de eu estar vivo comprova que o conceito de estatística é uma farsa.

Eu e o Leonardo precisávamos acordar cedo e queríamos ir embora, mas o entusiasmo e a hospitalidade dos porteños não permite negativas. Recusar uma cerveja pós-jogo é "mala onda". Depois de atravessar a Ciudadela a pé e cruzar a Av. General Paz, entramos no bar Sammy, onde samambaias e néons multicoloridos se somavam a uma televisão que mostrava a partida entre Nacional e Necaxa pela Libertadores. As Heinekens litrão saíam tinindo da geladeira e eram despejadas em canecos que pareciam ter sido conservados a 1km de profundidade no gelo Antárctico. Entramos noite adentro, é claro.

hei.jpg

A sensação final dessa experiência é de injustiça: por que os gremistas não conhecem o Almagro? Não sei bem a origem dessa identificação tão forte, mas sei que os torcedores deles torcem para o Grêmio com paixão legítima, como se os dois times fossem dois batalhões numa mesma frente - um menor e mais modesto (ainda assim, é o time de segunda divisão argentina que mais vezes subiu à primeira), o outro maior e mais famoso. É injusto que os gremistas não retribuam essa amizade. Na próxima vez em que você for a um jogo do Grêmio, olhe com cuidado ao redor. Pode ser que você encontre alguém com uma camisa do Almagro, quase idêntica à nossa. De minha parte, já comprei a jaqueta oficial de nossos irmãos porteños. Se eu encontrar um torcedor do Almagro no Brasil, quero que saiba que estive em seu estádio e torci pelo seu time.

-Daniel Galera é escritor, e está na Argentina às custas de Impedimento para cobrir a Segunda Divisão dos Hermanos, além dos funerais de Maradona.

Publicado em maio 12, 2007 7:56 PM

Comentários

Lindo.

Publicado por: Leo Ponso em maio 12, 2007 8:36 PM

:~~~

Publicado por: Patrick em maio 12, 2007 8:58 PM

SENSACIONAL.

Publicado por: Pato em maio 12, 2007 10:05 PM

Mais um post PARADIGMÁTICO do Impedimento: eu já sabia da identidade de camisas/cores, mas não do louvor deles para com o Grêmio. Divulguemos isso, para que a união ganhe tons "oficiais". Essa galera do Almagro merece que respeitemos eles do mesmo jeito que eles a nós!!

Publicado por: Gabriel Divan em maio 13, 2007 10:08 AM

A identidade maior vem da frequencia assídua en la "B".

Publicado por: Eduardo em maio 13, 2007 11:09 AM

Perdoe o clima belicoso a ser instalado no ar, Eduardo, mas COLORADO ainda parece raciocinar com mentalidade de TIMINHO: são atuais campeões do mundo, e a onda que escolhem para tirar é a defasada "série B" do Grêmio. É comovente.

E pelas VAIAS que se seguiram ao time em praticamente TODOS os jogos pós-Yokohama, acho que os frequentadores do Beira-Rio deveriam aprender com os tricolores-hermanos a APLAUDIR e AMAR seu clube, mesmo com derrota para um timeco PODRE, e mesmo que o pano de fundo disso seja "la B"

Publicado por: Gabriel Divan em maio 13, 2007 11:42 AM

Colocando mais combustível na discussão...

O Inter não se aproveitou do título mundial e com uma campanha ridícula na Libertadores 07, tem tudo para voltar ao OSTRACISMO no cenário mundial, já que terá que penar 38 rodadas no Brasileiro para retornar à competição continental. Acho que já vi esse filme antes... (Once Caldas, 02-03)

Já a queda do Grêmio para a Segundona fez com que todos os envolvidos com o clube - dirigentes, torcedores, patrocinadores - se unissem em torno do clube para recuperá-lo e trazê-lo de volta às maiores conquistas. Prova disso são o quadro social, que nunca esteve tão numeroso, e as próprias campanhas do clube, que fez ótimas campanhas em todas as competições que disputou desde o início da Segundona.

Publicado por: Gralha em maio 13, 2007 12:11 PM

O Douglas usou na lista uma expressão muito engraçada: legal é cair e voltar "todo faceiro" da segunda. haha

Rende até devedê.

Mas ao objeto do post: tenho que admitir que ao saber do Almagro me senti pasmado e até com inveja. Queria entender por quê.

Publicado por: Hermano em maio 13, 2007 12:57 PM

Gabriel, não sei qual a tua frequência no Beira-Rio, mas nos jogos que eu fui não vi vaias ao time em praticamente nenhum jogo. Ao Michel, sim. Mas no final das jornadas, a torcida (ao menos a MAIORIA dela) reconheceu o bom papel desempenhado diante de Velez e Nacional em casa.

No mais, que gente BONITA na foto, hein?

Publicado por: Francisco em maio 13, 2007 1:21 PM

Um grande texto, uma história genial, e o que segue são postulados infundados sobre rivalidade Gre-Nal. Nenhum sentido.

Talvez a identificação com o Grêmio venha dos anos 90 ou talvez de uma identificação com a forma de jogar. Mas a história é sensacional.

No mais, querer interferir na relação de uma torcida com um clube ou suspeitar do amor dos torcedores pelo mesmo não faz sentido.

Publicado por: Douglas Ceconello em maio 13, 2007 1:39 PM

Não é difícil perceber a origem das gentilezas: o Almagro é um clube pequeno - consta que o clube era mais significativo em torneios de bocha e curling do que futebol - e o Grêmio é um clube com significância no cenário internacional. O fato de ser os dois únicos clubes no mundo que tem as cores azul, preto e branco e camisetas semelhantes produz a identificação.

Não faria o menor sentido algum clube mundial se identificar com o Inter por causa das camisas vermelhas e calções brancos - existem milhares de outros clubes que têm a mesma indumentária.

Muito embora o Internacional de Lara, da Venezuela, tenha sido criado graças à fama que tinha o Inter na América do Sul na década de 70. Parece que o clube agora é Unión Lara, mas mantém as mesmas cores.

O que não faz o menor sentido é usar essa história como grenal. Do tipo "viram, o Grêmio é tão grandioso no exterior que tem uma filial, o Inter é o Once Caldas". Até por que daí vocês teriam que mostrar quais são as filiais de Boca Juniors, Independiente, São Paulo, River Plate, Flamengo, e outros clubes bem mais relevantes que o Grêmio no cenário internacional.

A título de curiosidade: a Portuguesa de Desportos tem um clube irmão na Venezuela também.

Publicado por: Luís Felipe em maio 13, 2007 1:46 PM

Outra curiosidade: a briga dos torcedores do Almagro com os são-paulinos deve ser graças à grande identificação - também motivada por cores semelhantes - que os torcedores do Chacarita tem com o São Paulo.

As barras de Almagro e Chacarita tiveram confrontos grandes nos últimos tempos. Inclusive parece que os funebreros quebraram todo o estádio do Almagro na última visita.

Publicado por: Luís Felipe em maio 13, 2007 1:58 PM

A barra do Chaca é a mais temida em toda Argentina. Quebram tudo e cagam todos a pau onde quer que estejam.

Publicado por: Leonardo Fleck em maio 13, 2007 3:13 PM

HEY!!

O recado logo acima não foi para mim, espero: JAMAIS quis me VANGLORIAR como quem diz "haha, tem uns hermanos aí que BABAM nosso ovo".

Até porque não é nem de longe a idéia do texto.

Publicado por: Gabriel Divan em maio 13, 2007 5:20 PM

Se o link
www.visaoegocentrica.weblogger.terra.com.br
funcionar, verão que eu promovi, à época, uma tentativa desta integração.
Havia um link ao site deles 'Almagro - Gremio del oeste bonaerense'. No próprio site tinha um relato semelhante a este do Daniel contando as peripecias deles aqui em P.Alegre.

Recepcionei um loco aqui num Gremio-Paysandu, ou qualquer outro time da linha, em 2003.

Lamentavelmente, perdi o contato com eles, como costumo fazer nas minhas relaçoes interpessoais. E eu ainda nao aprendi.
Desconsiderem os elogios ao Tavarelli, se puderem!

Publicado por: Vitor VEC em maio 13, 2007 9:06 PM

Legal, bacana....
Agora vai la visitar o time irmao do gremio na Suica entao:
http://www.gremio.ch/
massa eh a foto do nro. 16 Chrigi Steinmann

Publicado por: Anonymous em maio 13, 2007 9:27 PM

só pra constar; tem um cara na geral, sempre presente com a camisa do Almagro.

Publicado por: Egon em maio 13, 2007 11:09 PM

alguém sabe que fim levou aquele clube japonês que foi criado logo depois da final do mundial de 95, que tinha a camiseta e o escudo idênticos ao do grêmio? a inspiração era explícita: no escudo, só mudava o nome e o ano da fundação. se não me engano, o clone japonês tinha como patrocinador na camiseta a marca kawasaki.

Publicado por: daniel feix em maio 13, 2007 11:46 PM

Frontale Kawasaki? Foi pra lá que o Tinga foi mandado pra SE BOMBAR antes de começar a jogar de verdade. Isso foi pouco depois de ganhar UMA CASA E UM CELULAR da diretoria do Grêmio por ter feito um gol.

Publicado por: Bruno Galera em maio 13, 2007 11:51 PM

isso.

o frontale kawasaki foi fundado em 96, com escudo e uniforme idênticos ao do grêmio:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Kawasaki_Frontale

daí cresceu e se tornou independente. mudou uniforme e escudo:

http://www.frontale.co.jp/

kawasaki não é o patrocinador, mas sim o nome da cidade do frontale.

tri massa.

Publicado por: daniel f. em maio 14, 2007 12:01 AM

Desconsidero aquele Grêmio da Suiça, o cara tem fotos com o Robinho e com o Rogério postadas...

Publicado por: Caue em maio 14, 2007 12:42 AM

Pior é aquela foto do fidel num coração rodeado de flores.

Publicado por: Gustavo em maio 14, 2007 8:22 AM

Grêmio na Suíça = ESTUPRADORES DE BERNA

alsjlakljld

Publicado por: EGS em maio 14, 2007 9:33 AM

EGS, isso é mágoa com o Cuca, é?

Publicado por: Gustavo em maio 14, 2007 9:35 AM

o argentino, o suiço, o japonês e o brasileiro, todos de "la B". é fato.

Publicado por: Eduardo em maio 14, 2007 9:37 AM

Olha aí quem atiça a rivalidade Gre-Nal...

"o argentino, o suiço, o japonês e o brasileiro, todos de "la B". é fato."

Publicado por: Gralha em maio 14, 2007 10:16 AM

"A sensação final dessa experiência é de injustiça: por que os gremistas não conhecem o Almagro?" Galera, não é bem assim.
Conheço o Cleber, tenho amigos que as vezes vão a geral com camisas do Almagro,muitos conhecem e admiram o clube irmão. O fato é que o pessoal da geral, a grande maioria, conhece o Almagro e um pouco dessa história que é maravilhosa.
O sit www.almagromipasion.com.ar, mostra um pouco disso que tu falou.

Só por curiosidade, a camisa do Almagro de uns 3 anos atrás, além das tradicionais três cores sagradas, tinha um patrocinador amarelo na frente, um vermelho nas mangas, um ROXO atrás!!! Uma belezura!!!

Publicado por: Roger em maio 14, 2007 10:34 AM

Senso de humor: não trabalhamos.

Vinte anos dum escândalo desses e parece que foi ontem.

TSC.

Publicado por: EGS em maio 14, 2007 11:47 AM

to chorando um rio da prata aqui.

Publicado por: muzell em maio 14, 2007 11:47 AM

Da série recordar é viver: Cuca e Alfinete acabaram exonerados de qualquer responsabilidade. Pelo que lembro, o equivalente suíço do inquérito policial foi ARQUIVADO.

Publicado por: Gremista Vigilante em maio 14, 2007 12:34 PM

Fui no site do Almagro - interessante que, para eles, é glorioso o fato de eles terem disputado alguns anos da primeira divisão. 2004 foi a última vez em que eles "tocaram o céu".

Agora a torcida é para vermos Gremio e Almagro na Liber.

Publicado por: Gustavo em maio 14, 2007 1:52 PM

Cara, pelo menos pelos meus amigos tricolores o Almagro eh bastante venerado...nos jogos do Grêmio, na cidade baixa, no Bom Fim , já vi diversas vezes torcedores com camisetas do Hermano Tricolor e com os barretes tb. O pessoal visita o site do Almagro pra saber o resultado das partidas etc...e já vi essa camiseta deles sendo vendida por R$ 180,00 ali perto do Mercado Público, no chamado "ShopingChão"!!!
Na Argentina não eh tão fpacil achar, e lá custa pelo menos R$ 70,00...minha irmã foi pra lá trouxe enganada a do San Lorenzo de Almagro..hehehe

Publicado por: Bernardo Fonseca Nunes em maio 14, 2007 3:08 PM

Essa viagem do Daniel (e de outros) pra Buenos Aires não é aquela que deu maior discussução pq era bancada com dinheiro público? Banquem mais, por favor!!!

Publicado por: Léo em maio 14, 2007 3:16 PM

pois é, acho muito válido o post, pois certamente a imensa maioria dos torcedores do Grêmio não conhecem essa história. Conheço-a só pq sou amigo do Vítor, e ele já havia me informado num dos corredores da fabico. de outra forma talvez não soubesse. Queremos popularizar? que tal lançar a comunidade ALMAGRÊMIO - PASIÓN SIN FRONTERAS, ou algo do tipo. Eu vou começar a torcer pro Almagro HOJE. Anotem aí. Liber em quatro, cinco anos.

Publicado por: Rômulo Arbo em maio 14, 2007 4:09 PM

Quem tá pela geral já sabia.

O Grêmio, inclusive, já publicou uma nota no site oficial sobre o assunto, com direito a uma foto de um trapo do Grêmio no Tres de Febrero.

Publicado por: augusto em maio 14, 2007 6:06 PM

apenas uma perguntaaos colorados. que tão frequentemente nos imitam em tudo. ALGUÉM JA SE INSPIROU EM VOCÊS PARA FAZER ALGUMA COISA. a não ser ir aos pés?

Publicado por: Anonymous em maio 14, 2007 7:23 PM

Pelo jeito, tu não leu os comentários.

Publicado por: Francisco em maio 14, 2007 8:58 PM

"Essa viagem do Daniel (e de outros) pra Buenos Aires não é aquela que deu maior discussução pq era bancada com dinheiro público? Banquem mais, por favor!!!"

saasffggds

impedimento, melhores leitores.

e pensar na rivalidade grenal é meio DOENTIO diante desse texto. muito bom, galera.

Publicado por: dante em maio 14, 2007 11:29 PM

Eu nunca tinha ouvido falar no Almagro até que vi o filme argentino "Crônica de uma fuga" e que o protagonista era jogador do Almagro. Com a camisa idêntica à do Grêmio, não sabia se o time era real ou fictício. Só confirmei depois de uma busca pela internet.

Ah, na final do Gauchão, encontrei um torcedor com a camisa do Almagro.

Publicado por: Carlos Lersch em maio 14, 2007 11:36 PM

eu já sabia da existência do irmão Almagro! Tenho a camiseta modelo 2007!

Publicado por: Maurício Levy em maio 15, 2007 4:14 AM

Como podem perceber, os leitores gremistas do Impedimento são bem informados e conhecem a bela história de irmandade com o Almagro.

Publicado por: Roger em maio 15, 2007 9:58 AM

é.

mas sempre tem um sem noção que me larga uma do tipo "apenas uma perguntaaos colorados. que tão frequentemente nos imitam em tudo". [sic]

aí é brabo.

e ainda por cima não assina.

Publicado por: dante em maio 15, 2007 11:59 AM

Dante, geralmente os caras que fazem este tipo de comentário não assinam, ou usam uma assinatura nada a ver.

Publicado por: Gustavo em maio 15, 2007 1:54 PM

Um amigo me contou que existia afinidade entre Grêmio e Palmeiras, pelo menos entre as torcidas organizadas.

Publicado por: Carlos Lersch em maio 15, 2007 4:21 PM

Lembro que havia uma época em que ia ao Olímpico e via faixas do Vasco, Atlético-MG, Paysandu, entre outros.

Inclusive na foto do time campeão do Brasileiro 96, tem uma bandeira vermelha do Atlético-PR no lado direito da arquibancada. Lamentável.

Publicado por: Gralha em maio 15, 2007 5:21 PM

As torcidas organizadas do Grêmio históricamente sempre tiveram boa relação com as do Palmeiras. do Vasco, e do Atlético Mineiro.
No meio da décade de noventa a rivalidade formada pelos grandes embates com os verdes afastou um pouco as torcidas. Acho que o melhor relacionamento é com o pessoal do Vasco, quando vem assistir jogos até mesmo contra a gente, sempre vão lá no preliminar tomar umas geladas conosco antes do jogo. Agora não existe mais(ou estão hibernando?) a Super Raça, nem a Jovem, mas antigamente eles faziam a mão de levar uma bandeira desses clubes, por faixas, e jogos deles contra a gente aqui. E também levar bandeiras nos jogos contra os rivais(mengo, flu, cruzeiro, corintians)
Mesmo quando o Portalupi não é o treinador deles.hunpf

Publicado por: Roger em maio 15, 2007 5:27 PM

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=2133207

Tem até uma comunidade do orkut sobre esta amizade.

Muitas pessoas da geral do gremio tem boas relaçoes com o pessoal do almagro, O Juanjo e o Diego Lion, seguido vem aos jogos do gremio.

Publicado por: Chalapa em maio 16, 2007 11:42 AM

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=2133207

Tem até uma comunidade do orkut sobre esta amizade.

Muitas pessoas da geral do gremio tem boas relaçoes com o pessoal do almagro, O Juanjo e o Diego Lion, seguido vem aos jogos do gremio.

Publicado por: Chalapa em maio 16, 2007 11:42 AM

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=2133207

Tem até uma comunidade do orkut sobre esta amizade.

Muitas pessoas da geral do gremio tem boas relaçoes com o pessoal do almagro, O Juanjo e o Diego Lion, seguido vem aos jogos do gremio.

Publicado por: Anonymous em maio 16, 2007 11:43 AM

Olha, tchê, acho que a rivalidade entre Grêmio e Palmeiras está mais para briga de irmãos. Fui absurdamente bem tratado no Palestra Itália, quando fui conhecer o complexo em 2002. Eles nos respeitam demais por lá e foi possível apontar diversas semelhanças entre os clubes. Dos grandes de São Paulo, eu não tenho dúvidas que o Porco seja o mais parecido conosco.

Publicado por: Paulo Sanchotene em maio 16, 2007 4:48 PM

Sim Paulo, concordo com vc. Note que eu falei que ná década de noventa a rivalidade "afastou um pouco as torcidas". Talvez não me expressei direito, mas quis dizer que esse afastamento passou após os anos 90.

Publicado por: Roger em maio 16, 2007 6:04 PM

O Diego Lion seguiu de Montevideo pra Porto Alegre junto com a Geral, certamente vai tá no estádio nos próximos jogos empunhando um trapo do Almagro.

Publicado por: Leonardo Fleck em maio 17, 2007 8:53 AM

Dizem que o Grêmio é um time "Argentino", mas algum jogador Argentino já deu certo no Grêmio ??? E outra pergunta: é verdade que o Schiavi está na geladeira por ter , digamos, comido a mulher do próximo ?

Publicado por: Antonio Gornatti em maio 17, 2007 12:07 PM

Suspeita-se que El Flaco está matando a Tcheca.

Botar o cara no banco é pior pro gurpo: sobra mais tempo pra aliciar a mulher do outro!

Publicado por: augusto em maio 17, 2007 3:51 PM

Segundo me consta, era o vendido Lucas quem tava fazendo a moça de Silvia Saint.

Mas quem se importa a não ser o Tcheco, sua mulher e o sócio?

Publicado por: Vitor VEC em maio 18, 2007 3:07 AM

O que os colorados estao fazendo nesse site destinado para os gremistas conhecerem um pouco mais de sua historia? É triste isso,meu pai e minha mãe são colorados, mas sempre tiveram respeito com a minha escolha de ser gremista! Por que os macacos não se enxergam? O que um torcedor do inter de 15 anos pode dizer que viu o seu time ganhar? Eu te respondo:a libertadores, o mundial, a recopa e os gauchões, que,aliás, nem conseguiram ganhar de nós no ano passado! EU ODEIO O inter , CAMBADA DE MACACOS!

Publicado por: Daiane Ravanello em junho 16, 2007 10:31 AM

passo por aqui de vez em quando, por sugestão do meu filho francisco mahfuz. sempre há coisas interessantes para ler e novidades. essa dos clubes inspirados pelo grêmio é fantástica.

argentina, suiça e japão. o que faria essa gente toda querer ser gremista? deixa a gente muito orgulhoso, não é mesmo?

uma opinião sobre a nossa rivalidade com os co-irmãos da beira-lago. todos temos amigos e parentes que torcem para o clube da cor que não gostamos de pronunciar, por isso seria bom uma rivalidade sadia.

mas quando se houve bobagens do tipo "campeão do mundo fifa", "único clube a conquistar a tríplice coroa" e outras como essas, dá vontade de cantar todas aquelas músicas com letras agressivas.

saudações tricolores a todos.

Publicado por: Edson Mahfuz em junho 16, 2007 4:04 PM

Estou amando o Grêmio Almagro, muito bom a veneração que eles tem pelo nosso Imortal Tricolor, não é fácil ver argentinos que gostem de times brasileiros.

Publicado por: Daiane em agosto 4, 2007 10:12 AM

Moro em Canasvieiras-Floripa a 1° vez que soube desta paixão do Almagro com o Grêmio foi aki mesmo em um verão passado! Cruzei com 1 torcedor do Almagro e disse pra ele que era torcedor do Grêmio e que tinhamos as mesmas cores e ele disse: "Me encanta Grêmio-Siempre voy a la cancha con la de Grêmio"- Adoro o Grêmio e sempre vou ao estadio com a camisa do Grêmio-. Achei demais isso e comprovei c/ outros argentinos que realmente eles se sentem gremistas por termos as mesmas cores´, é como se fossemos os primos ricos.
Aguante Almagro

Publicado por: Douglas Pedroso em setembro 18, 2007 10:12 PM

Busca


Categorias

Arquivos