« Internacional: Libertadores, Recopa e Mundial! | Capa | Cuervo campeão! »

junho 10, 2007

A dois passos do paraíso...

Não. Esqueçam. Não sou pautado pela mídia impressa. As próximas linhas não serão sobre o Grêmio. Tentarei pô-los a par do ascenso na Argentina. Isto, é claro, antes que algum de vocês retome a nossa velha rivalidade porto-alegrense.

O sábado chuvoso e frio me fez ficar sonolento. Nada melhor que ficar na cama. Ou voltar a este espaço concedido com carinho pelos amigos para que eu me manifeste sobre o esporte das massas e das paellas, parrilladas, feijoadas, buchadas de bode...


Ainda pela manhã, Grandes Momentos do Esporte (um bom programa da TV Cultura que se perde às vezes) resgatava a campanha da seleção na Copa de 82.
E como choram, pelo amor de deus. A figura mais sensata aparenta ser Éder que identifica, e muito bem, um certo distanciamento do campeonato. Já não importava muito a copa, o importante era ser estrela para todo o mundo ver.

Particularmente, acho que foi uma seleção superestimada - e que continua sendo até hoje - com jogadores abaixo da média. Ninguém vai conseguir me convencer que Cerezo e Serginho 'Chulapa' tinham qualidades para serem considerados bons jogadores. Entre Dinamite, Careca, Nunes e Baltazar já temos quatro centroavantes melhores que o titular. Segundo me consta, Careca estava machucado, mas isso é o que menos importa, ainda estavam três e acho que o Dinamite estava na España.

Como é bom ter um ídolo
Um ídolo de verdade, é claro. Nada de Beckham ou Ballack, etc... MARADOOO!!!
Depois de ter copiado descaradamente o maior gol da história dos mundiais - o de Diego contra a Inglaterra em 86, passando por seis e correndo uns 60 metros - Lionel Messi repete o gol menos, digamos, honesto da mesma partida, o de 'La Mano de Dios'.

Foi no clásico da Catalunya deste sábado entre Barcelona e Espanyol. Um cruzamento e uma mão adiante marcam mais um gol nos gramados do mundo.
O guri ainda não fez nada de muito glorioso, mas só de seguir os passos de um ídolo destes, vai pelo bom caminho.

Entonces, a la Segunda!

Voltando às explicações preliminares, Olimpo de Bahía Blanca volta ao nível máximo da AFA por ter sido ganhador de Apertura e de Clausura sendo, portanto, o grande campeón da temporada.
Pelo segundo ascenso, brigam os dois de melhor campanha durante o ano todo depois do Olimpo. O perdedor ainda terá mais uma chance, ao confrontar o 18º de pior campanha do promedio na Primera, Nueva Chicago, de momento.

Huracán 1-0 San Martín de San Juan
Assim Huracán e San Martín de San Juan começaram a se matar neste sábado em Parque Patrícios. Vantagem inicial para o Globo da Capital Federal, 1-0, gol aos 3' da 2a. parte de Milano de falta. Mas isso não quer dizer muita coisa já que eles perderam três ascensos nos últimos dois anos.

A volta se jogará no próximo sábado, em San Juan, que anda vivendo disturbios vários por ocasião das eleições locais que estão por vir e que estão dando dor de cabeça para a justiça eleitoral local. Mas como aqui não é Nova Corja, passemos para o próximo ponto.

O Reducido
Além destes, os quatro de melhor campanha na seqüência jogam o Reducido, um micro-torneio que parte das semis. O campeão deste torneio encara o 17º de pior campanha da Primera, hoje o Godoy Cruz de Mendoza.
Neste sábado ocorreram as partidas de volta das semis.

Tigre 1-0 Chacarita
O Monumental de Victoria foi uma festa só que foi passando a nervosismo a medida que o tempo se esvaía e o gol não surgia. 15 mil pessoas deixaram a curva da popular bem bonita, colorida de azul y rojo. Um gol mínimo e suficiente para a classificação era tudo o que queria a vizinhança de Tigre, San Fernando, arredores e mais além.

Modo Nostalgia On, Diego Cagna faz uma bela campanha de apresentação como treinador depois da vitoriosa carreira, notadamente no Boca. Fui prestigiar a estréia dele contra San Martín de San Juan, no já distante janeiro das já saudosas férias. Naquele 0-0, estavam dois dos que lutam agora para subir a Primera.
Modo Nostalgia Off, na partida de hoje o gol da classificação saiu de uma falta desviada no meio do caminho, aos 40' do 2o. tempo.

Grande Tigre que mais uma vez eliminou os mais odiados do Chaca. Não sei do histórico, mas já percebi que o Funebrero é o mais odiado de toda Gran Buenos Aires.


Atl. Rafaela 2-2 Platense
Atlético Rafaela e Platense empataram a 2. Gols de Villalba (22´-1ª.) e Faurlin (5´-2ª.) para La Crema, que jogava de local no seu estádio tosco mas lotado. A festa estava próxima, a classificação se acariciava com os dedos frios grudados no alambrado, a derrota por 1-0 na ida estava quase ultrapassada.

Mas o Tense mostra que se regenerou da sua quebra e consequente descida até a 3a. divisão. A falta de 10 minutos, reagiu e empatou com Puertas (37´-2ª.) e Del Campo, contra (40´-2ª.).


Agora vem a final do reducido entre Tigre-Platense programada para a 4a. mas que pode sofrer alteração dado que envolverá uma das maiores rivalidades da Gran Buenos Aires.

É possível que se jogue como foi contra Chacarita. Apenas os locais foram a ambas partidas. Só Funebrero em San Martín, só Matador em Victoria.
E deverá ser assim mais uma vez. Só Calamar em Vicente López, só Matador em Victoria.
Emoçoes a flor da pele ao norte da capital federal.

Saúdos, Vitor VEC

P.S.: E enquanto Romário marcava 1001 e 1.002 no Galatto, Impedimento já salta na frente e completa 1.004!
PELÉ, PODE ESPERAR. A TUA HORA VAI CHEGAR!
IMPEDIMENTO, RUMO AOS 1.259!

Publicado em junho 10, 2007 2:52 AM

Comentários

Achei na rede um artigo intitulado "Platense - Tigre: Un clásico con historia". Está em http://www.26noticias.com.ar/platense--tigre-un-clasico-con-historia-23843.html

Começa assim:

"Los clásicos reales nacieron con el fútbol mismo y tienen que ver con muchos antecedentes que se producen a lo largo de toda la historia. Este sábado se juega uno de los clásicos más importantes del ascenso argentino. Conozca la historia de estos choques."

No artigo, fica-se sabendo, entre outras coisas, que o primeiro choque violento entre as torcidas deu-se em 1916!

Será uma grande decisão...

Publicado por: SÓ SEGUNDA em junho 10, 2007 9:13 AM

Há os apelidos: los de PLatense son "Los Calamares"; y los de Tigre son "Los Matadores".

O sítio do Platense: http://www.cap.org.ar

O do Tigre: http://www.clubtigre.com.ar

Publicado por: SÓ SEGUNDA em junho 10, 2007 9:19 AM

Para finalizar, recentemente, o diário Olé realizou um concurso para saber quem seria o "Sexto Grande" da Argentina. Havia uma cédula no jornal. O leitor preenchia e depositava numa urna. Computados os votos, venceu o Huracán, "El Globo" ou "Los Quemeros" (algo como "lixeiros-recicladores").

Além disso, é o Huracán quem faz o clássico contra um dos grandes, o São Lourenço ("Los Cuervos") que está para sair campeão.

O sítio "quemero" é: http://www.clubahuracan.com.ar

Publicado por: SÓ SEGUNDA em junho 10, 2007 9:27 AM

Os poucos vídeos que vi da torcida do Platense são muito bons. A melhor canção pra mim é essa ( http://www.youtube.com/watch?v=xa6Y9cIC9fc ):

Desde pendejo yo siempre te sigo
De la camiseta yo me enamoré
La gente ya sabe que sos de primera
Por eso este año vamos a volver
Nosotros sabemos que estamos en la malas
Las buenas muy pronto ya van a venir
Por eso te pido que dejes la vida
Porque toda esta gente quiere festejar

Vamos Calamares vamos a volver
Que nos queda chica la B
A Primera vamo a volver
Vamos Calamares vamos a volver
Que nos queda chica la B
A Primera vamo a volver

Yo soy de Saavedra, soy del Calamar
Llora la Quema y la Paternal

Publicado por: Felipe em junho 10, 2007 12:15 PM

careca foi cortado. dinamite foi convocado no lugar dele, foi à espanha, mas não ficou nem no banco em nenhum jogo. o reserva de serginho era paulo isidoro.

como contemporâneo daquela seleção, discordo da afirmação de que era superestimada. era realmente um senhor time.

Publicado por: alexandre r. em junho 10, 2007 2:07 PM

Ótimo video, esse do Platense.

Publicado por: Gralha em junho 10, 2007 3:43 PM

Vitor...discordo...esse time de 82...era foda...claro q tinha umas babas ao estilo Valdir Perez, Sérginho...Tenho até hoje o album de figurinhas da Ping Pong...bons tempos. Zico, Sócrates, Falcão, Batista, Paulo Isidoro, Oscar, Luisinho, Éder...era um baita time...Claro q perdemos por soberba, por querer ganhar de todo mundo...de certa forma essa derrota me marcou pq hoje em dia eu só quero ganhar, seja da pior ou da melhor maneira possível. Não interessa perder jogando bonito. O q importa é ganhar, jogando bonito ou não.
Abrasssssssssss

Publicado por: Carlos em junho 10, 2007 4:08 PM

Putz, mais um. Como fui me esquecer de Waldir Peres? Outro pra confimar os fatos do passado.

Atualizando:

40' da 2a. parte, no Nuevo Gasometro;
San Lorenzo 4-2 Arsenal

O estádio lotado, ingressos esgotados desde 6a.-feira, 35 mil esperam o apito final do juiz para celebrar a volta olímpica anos depois.

Publicado por: Vitor VEC em junho 10, 2007 5:46 PM

Atualizando e corrigindo:

30' apenas da 2a. parte agora.

San Lorenzo abriu 2-0.

No fim da 1a. parte, relaxou e Mauro Óbolo, ex de Velez e Belgrano de Cordoba empatou.

Agora a gente azulgrana se mantem quieta e sem festa, rezando pra que não se repita o empate do 1o. tempo.

Publicado por: Vitor VEC em junho 10, 2007 5:56 PM

E vocês apenas reforçam minha idéia.

25 anos depois, aquela seleção continua valorizadíssima, apesar das provas irrefutaveis do seu fracasso.

Publicado por: Vitor VEC em junho 10, 2007 6:01 PM

FINAL!!!!

SAN LORENZO CAMPEON DEL APERTURA!!!

Publicado por: Vitor VEC em junho 10, 2007 6:10 PM

Outro dia vi o Osterman metendo pau na seleção de 82, disse que avisou dias antes que o Brasil iria perder para Itália.

Lembrou que estava em um programa do Armando Nogueira durante a copa, foi tratado como "jeca", e só faltaram dar risada dele.

Contou esta história no Arena. Depois do "profe" falar o Cleber disse que ele estava enganado, que "foi azar e deu".

Espero que daqui a 20 anos não falem da seleção de 2006 como uma máquina que deu azar por causa das meias do Roberto Carlos.

Obs. O Chulapa era o Adriano, "imperador do fuminho", dos anos 80.

Publicado por: Pato em junho 10, 2007 6:14 PM

Explode o Bajo Flores, a festa toma conta inclusive do Cemiterio de San Jose.

Seis anos depois, volta a comemorar.

Desde que o Nuevo Gasometro foi erguido, eles comemoram um título a cada 6 anos, exceto 89.

Publicado por: Vitor VEC em junho 10, 2007 6:17 PM

> Outro dia vi o Osterman metendo pau na seleção de > 82, disse que avisou dias antes que o Brasil iria > perder para Itália.

já tive uma longa conversa com ele sobre isso. ele achava que o brasil devia ter entrado naquele jogo especificamente com o batista no lugar do cerezzo.

vi essa seleção ser formada a partir de 79. não me lembro de qualquer amistoso pré 82 que não tenha visto de perto ou pela TV.

há muitas semelhanças com o oba-oba de 2006 com a diferença que em 82 havia gênios - não craques, gênios - numas seis posições. e gênios que jogavam como gênios quando estavam com a camisa da seleção, não como os "gênios" de agora.

com o tempo, houve um grande movimento para dizer que o brasil perdeu por causa da firula. não é verdade. o brasil entrou para ganhar. perdeu para um time bom, que venceu ainda polônia e alemanha e foi campeão. que além de nós, no mesmo grupo, venceu também a argentina.

mas ninguém lembra que em 86 entramos para jogar principalmente na defesa, que em 90 entramos para jogar exclusivamente na defesa, e também perdemos, como perdemos em 82.

é pena que hoje em dia se pense nisso. quem viu (não apenas gols, mas lances também, ao vivo) falcão, zico, júnior, sócrates e leandro jogarem sabe do que estou falando. sou vascaíno, odiava os três flamenguistas citados na lista acima, mas esse era o segredo deles: eram tão, mas tão bons que você, mesmo torcendo para quebrarem a perna a cada instante, não tinha como não se render quando acertavam.

é a grande diferença de hoje. os times são tão ruins que podemos secar na boa.

Publicado por: alexandre r. em junho 10, 2007 6:54 PM

Olha, o que eu lembro é que em 82 me roubaram um título nacional aqui no Olímpico com muitas mãos da arbitragem pró-Flamengo.
Nada de genialidade em lances de ataque e sim lances descarados como o zagueiro carioca que deu uma manchete de vôlei na pequena área.

Mas tudo bem, cada se lembra do que quer, é a nossa memória seletiva.

Eu prefiro lembrar do Nonno Vecchi pulando e me segurando no colo comemorrando o milagre do Zoff aos 45'.

Publicado por: Vitor VEC em junho 10, 2007 7:06 PM

Não vi 82, mas comparar com o OBA-OBA de 2006?!? Nunca IMAGINEI ver algo igual.

Publicado por: Gralha em junho 10, 2007 8:16 PM

eh... porra... não tem como comparar. zico, falcão, júnior e sócrates jogavam bola pra caralho... e jogavam com vontade... ninguém baixava pra ajeitar meia, nem era amarelão como os ronaldinhos... só que perder faz parte do negócio... mesmo pra times bons (como o bom time do barcelona diante do timaço do inter). oras, a derrota daquela seleção de 82 foi bem, mas bem diferente da derrota dessa seleção de 2006... lá havia nitidamente um time montado (por isso, talvez, caras como renato e dinamite tinham que ficar de fora)... as dondocas de 2006 não eram um time. a gente não sabia o que ia dar se entrasse o juninho pernambucano... ou o gilberto... ou o cicinho... (parreira não tinha testado a contento essas possibilidades)... um time montado já tem isso tudo estabelecido: quem entra, pra fazer o que, de qual maneira? como o inter do ano passado, como o grêmio de 95/96, como a seleção de 70 e como esse time de 82... o de 2006 não era time, era um ajuntamento de bonecas...

Publicado por: fernando em junho 10, 2007 9:09 PM

Publicado por: Anonymous em junho 11, 2007 1:45 AM

O "oba-oba" de 2006 só é comparável a 1966...

Publicado por: Paulo Roberto Sanchotene, RS em junho 11, 2007 6:42 AM

Hm... não sei. A seleção de 2006 me lembra muito mais a de 98 do que qualquer outra que eu não tenha visto. A lembrança é mais forte pelas Placares que eu tenho, em ambos os casos dizendo "Favoritismo incontestável", "ataque fenomenal", "qual vai ser o grande problema", etc.

Em 98, lembrem-se, o Ronaldo vivia um frisson comparável ao que viveu o Ronaldinho antes da última Copa.

Publicado por: Francisco em junho 11, 2007 8:10 AM

Não comparei a seleção de 82 com a 2006.
Disse "espero que não comparem".
Todavia, considero o "Gordo", o Kaká, o "Gaúcho", o Cafu, e até o próprio Roberto Carlos grandes jogadores, mas em 2006 havia passado a época de alguns, igual em 86/90, já não era o tempo do pessoal de 82.

Publicado por: Pato em junho 11, 2007 9:39 AM

Pelo menos em 98 o Ronaldo teve chiliques enquanto comia a Suzana Werner. Em 2006, diz que ele ficava FUMANDO e tomando refrigerante e reclamando: "oh, céus, oh vida. tenho TROLHOCENTOS MILHÕES e preciso concentrar". Enquanto isso, o Vice do Mundo Gaúcho dizia: "Tou feliz, tou contente. Quero só ter alegria". Que enfiasse no rabo a tua alegria e metesse umas buchas na gaveta, pilantra safado. Derrota humana suprema essa seleção de 2006.

A seleção de 82 foi um grande time. Certamente, uma das que melhores valores teve na história. Mas pecou em posições capitais e caiu. É normal acontecer. Além do mais, perder para a Itália nunca é vergonha.

Publicado por: Douglas Ceconello em junho 11, 2007 10:43 AM

o comentário do alexandre r. é digno de nota e respeito como um dos melhores comentários dos tempos recentes, neste blog.

para mim, top 2, assim como o EDITORIAL escrito pelo Felipe Catarina vários posts atrás.

Publicado por: Luís Felipe em junho 11, 2007 5:54 PM

Vindo do Alexandre, não me espanta. É muito mestre. Além de escrever com incríveis clareza e competência, viu e conhece futebol como poucos.

Publicado por: Douglas Ceconello em junho 11, 2007 8:26 PM

Busca


Categorias

Arquivos