« Sul-Americana segue a mil pelo continente | Capa | Jogo solto no tempo e no espaço »

agosto 23, 2007

Torcedor de treino

Paradas, apoiando-se no alambrado, dezenas de pessoas aproveitam uma tarde vagabunda e olham atentamente o campo deserto do gramado suplementar do Beira-Rio. Pacientemente, dedos trançados nas grades, elas aguardam a chegada parcial dos jogadores, que treinarão movimentações táticas e conclusões. Não é véspera de jogo decisivo nem o dia seguinte de uma vitória significativa.

Quando boa parte do grupo de atletas já corre pela grama tipo bermuda, um senhor pára ao meu lado e diz, olhando para frente:

- Olha a barriga desse Pedro. No Vitória, corria e fazia, jogava bem. Aqui, a noite pegou ele.

Aguardei um instante para confirmar que o instigado era eu, pois no aperto da grade era difícil saber quem falava com quem.

- Deve conhecer cada palmo da Goethe - disse, tentando novamente iniciar a conversação

Percebendo minha receptividade, o senhor de boné e rosto franzido afirmou que os jogadores de times pequenos não sabem aproveitar as chances, se deslumbram com a estrutura dos clubes grandes. Apontou aqueles que mandaria embora e outros que merececiam continuar no Inter. Utilizando argumentos convincentes, previu que se o time do Beira-Rio passar 2005 sem algum êxito, um mínimo de mais dez anos será necessário para alguma tentativa de redenção. Fixou os olhos no gramado e ficou perdido em divagações, acompanhando o desempenho dos jogadores em chutes e cabeceios. Subitamente, virou-se para mim.

- O que tu faz?

Ao ser informado de que eu estudava Jornalismo, seu Altemir, surpreso, afirmou: “Então, tu precisa ser um jornalista de impacto”. E, desdobrando um exemplar do Diário Gaúcho, procurou os textos dos colunistas esportivos. “Olha, se tu pegar os jornais do mês inteiro, vai ver que é sempre a mesma coisa. Tu vai ter que fazer diferente, porque os meus filhos não lêem esse tipo de coisa. Esses caras do rádio e da TV não vão durar para sempre. Olha o Neto, o que é aquilo?”

Depois de mais uns instantes de conversa, criticava com autoridade os jogadores e lembrava de bons tempos idos. Eu tapava o sol com a mão e olhando o campo por baixo. Ofereci uma carona até a Avenida Protásio Alves, onde ele pegaria o ônibus para o Bairro Mário Quintana. Acomodado e dispensando de todas as formas o uso do cinto de segurança, disse que os jovens não se interessam mais por rádio ou jornais, principalmente pelo jornalismo esportivo de futebol. “Mas esses caras do rádio não vão durar para sempre”, fazia questão de frisar, como se tivesse informações cabais sobre uma situação que se revelaria num futuro próximo.

Pai de um talentoso zagueiro de oito anos de idade, Seu Altemir teme que as crianças percam o interesse pelo futebol. “Hoje é muito melhor ler as notícias sobre basquete ou vôlei”. Quando desembarcou na Avenida Ramiro Barcellos, perto do Hospital de Clínicas, despediu-se de forma simpática. “Foi bom falar contigo, mas não esquece o que eu te disse. Sorte”. E se foi embora, preocupado com o futuro do futebol e torcendo pelo fim dos “caras do rádio”.

****

Texto escrito em agosto de 2005 sobre uma passagem ocorrida em algum mês do primeiro semestre do mesmo ano. Do nada, achei por aqui. Não publiquei em lugar nenhum e depois esqueci. Agora que me deparei com ele, achei legal compartilhar. Grande pessoa, o Seu Altemir.

Saudações,
Douglas Ceconello.

Publicado em agosto 23, 2007 1:30 PM

Comentários

É desse papo que saiu o impedimento?

Publicado por: Bruno em agosto 23, 2007 1:53 PM

Esses caras não vão durar para sempre mesmo. No comentário do meio-dia de hoje na Gaúcha, o Pedro Ernesto fazendo apologia de Kaká, Ronaldinho Gaúcho e Robinho, que poderia resumir dessa maneira: eles tem lugar garantido no time, não importando mais nada, pois são infinitamente melhores que todos os outros.
Fiquei com vontade de ligar prá lá e perguntar se ele já tinha ouvido falar alguma vez na vida em "Copa do Mundo de Futebol 2006".
Quanto ao texto, muito bom, como sempre.

Publicado por: Paul em agosto 23, 2007 2:46 PM

A culpa não era do Kaká!!!!
Ele é crente, não bebe, não fuma e não cheira!!!
ehehheeheheheheheheeheheheeh...

Publicado por: Carlos em agosto 23, 2007 3:20 PM

Nem trepa.

Mudando de assunto, não foi aí que surgiu a idéia do Impedimento, caro Bruno. Desde 2003 estamos NA LUTA, como estes dois link abaixo comprovam:

http://www.insanus.org/impedimento/arquivos/2005/06/antenor_caras_n.html

http://www.insanus.org/impedimento/arquivos/2006/06/post_14.html

Mas também é fato que Seu Altemir ME REFORÇOU a idéia de que nosso caminho é DO BEM.

Publicado por: Douglas Ceconello em agosto 23, 2007 3:38 PM

cara, isso vale ouro... ja fiz um print screen da tela pra daqui a 300 anos imprimir e enquadrar e vender na Chistie`s...

ahá, me dei bem...enriquecerei...me aguardem

Publicado por: alemao em agosto 23, 2007 4:16 PM

Onde se consegue ouvir os antigos programas?!

Publicado por: Paulo Roberto Sanchotene, RS em agosto 23, 2007 6:19 PM

Mais um excelente texto, Douglas.
Tenho esperança que as professias do seu Altemir sejam verdadeiras.

E o trabalho que vocês fazem aqui no Impedimento é realmente muito bom... pena que são do RS, daí a cobertura do futebol mais próximo de mim fica meio "capenga". Gostaria de ter as análises que vc faz dos jogos daí, mas com o MEU GRANDIOSO E TODO PODEROSO TIMÃO. hehehehe

Uma vez o Rudi perguntou como conhecemos o Impedimento. Acho que eu disse no meu primeiro comentário aqui que, no meu caso, foi super ao acaso. Fui clicar em um dos links da minha barra de endereço e cliquei no Impedimento. Acho que algum amigo meu tinha usado minha máquina e acessou isso aí. Desde o primeiro texto virei assídua, justamente porque aqui é "diferente". Só conheço um outro cara que escreve numa linha autêntica, fora do mesmismo, e que tem um excelente senso de humor (lembra muito o seu, e isso é elogio pros dois). É um "Vitão", que escreve diariamente no caderno de esportes de um jornalzinho vagabundo daqui, a edição popular do Estadão. Enfim, fica a dica pra vc, caso pise por aqui, dar uma lidinha. O nome do jornal é Agora.

Publicado por: izabel em agosto 23, 2007 7:00 PM

ahhahah, só agora vi que num dos links postados já tem um comentário meu.

e a resposta do Vitor, impagável:
"onde posso visualizar a camisa do Farroupilha?"
"NA TUA MENTE"

Publicado por: izabel em agosto 23, 2007 7:04 PM

Impedimento foi ao ar no dia do meu aniversario, 09/06.

Passamos vários posts, foi ter seu primeiro comentario em 16/06 com vários spams de putaria

Primeiro comentário serio em 23/06

Substituirei o Nando Gross no TVCOM esportes

Publicado por: Fly em agosto 23, 2007 7:05 PM

Douglas e Vitor VEC = duelo de titãs

Publicado por: Ricardo em agosto 23, 2007 7:11 PM

Impedimento foi ao ar no dia do meu aniversario, 09/06.

Passamos vários posts, foi ter seu primeiro comentario em 16/06 com vários spams de putaria

Primeiro comentário serio em 23/06

Substituirei o Nando Gross no TVCOM esportes

Publicado por: Anonymous em agosto 23, 2007 7:13 PM

"Douglas e Vitor VEC = duelo de titãs"

Não é bem assim.
Ainda mais agora que só venho para dar sainal de vida enquanto não consigo um computador na cidade cujo nome começa com CU.

Mas agradeço a tua admiração condecorativa, por assim dizer.
Em setembro volto a me pechar contigo lá pros lados do preliminar.

Publicado por: Vitor VEC em agosto 23, 2007 8:25 PM

Suellen, é muito chato te elgoiar. Porque quando a gente diz "fecha a internet AGORAH!" você se supera. Muito mais porque vocês (todos) traduzem bem essa coisa de ser torcedor, que é muito mais do que assitir jogo e saber o que tá acontecendo. É toda uma experiência catártica ver teu time superando adversidades e, melhor ainda, marcando gol com a casa cheia. Porque na hora em que a gente está sofrendo e se descabelando, tudo mais parece tão pequeno... Conta? Violência? Trabalho? Nada mais importa, o que interessa são aqueles 11 desgraçados repesentando a massa enloquecida.

É mais uma coisa de identificação mesmo: "nossa, mais um que sabe o que é se apaixonar por um raio dum time que só maltrata, mas que quando agrada é uma maravilha sem tamanho". Na real, só torcedor entende torcedor de verdade e consegue ser amigo, pelo menos quando não se enfrentam.

Como disse a Izabel, eu também virei GROUPIE (oi, dante!) no primeiro texto que eu li. E a culpa é toda do Menezes.

Publicado por: Lila em agosto 23, 2007 8:34 PM

Não sou tão otimista quando o Seu Altemir. Acho que, ao menos no RS, os pulhas da grande mídia esportiva só dão oportunidades a pulhas mirins, o que torna a coisa toda meio cíclica.

Mas os elogios ao Douglas procedem. Não há outro texto esportivo tão bem escrito e com que eu me identifique tanto quanto o do Impedimento.

Aos que se roem de inveja, como eu, saibam que já tive a oportunidade de dar um carrinho no Douglas no campeonato da nossa faculdade. Só faltou o ruque-raque enquanto recebia cartão amarelo.

Meu time usava chapéu, mas essa é outra história.

Publicado por: Caue em agosto 23, 2007 9:08 PM

me falta otimismo também ao que vejo, tudo sempre tão igual...
aqui parece um oásis, sinceramente eu parei praticamente de acompanhar futebol por outras fontes... muito raramente assisto o band sport news porque simpatizo com o elia jr. e algum programa local aqui de brasília por causa do time de basquete daqui, e só...
vcs salvam um deserto...

Publicado por: Rudi em agosto 23, 2007 9:14 PM

análise sobre o flog da lila, que ela lincou sem que ninguém percebesse 2 tópicos atrás...

muitas fotos de jogadores...
algumas poses meio emos... mas ok...
DESTAQUE: essa foto aqui
http://www1.fotolog.com/eringuinness/14370840
e muitas fotos de excelente gosto da autora !

Publicado por: Rudi em agosto 23, 2007 11:19 PM

Rudi, na época, o nome do fotolgue era "Razões para acompanhar a Copa do Mundo". E não é segredo que eu morro de paixão pelo Ballack. *ruboriza*

Mas aquilo lá, além de ser somente para iniciados, é um auto-gongo sem fim.

Publicado por: Lila em agosto 24, 2007 12:08 AM

Mas na boa... exceto pelas fotos dos jogadores, gostei de lá ;)
Mantenha-o ativo
E... entendo essa história de auto-gongo... sou meio dedicado a isso também... hehehe
Quem é capaz de rir de si mesmo é mais feliz, e isso é o que importa.

Publicado por: Rudi em agosto 24, 2007 8:40 AM

Mas 2003 tem algumas fotos muito interessantes que eu não tinha visto ainda... ;)

Publicado por: Rudi em agosto 24, 2007 8:51 AM

Opa. Muito massa que a maioria visite o Impedimento por identificação, ou com a IDEOLOGIA ou com os textos.

Poucos percebem que dizer apenas que "o jogo acabou 1 a 0" é dizer nada. A nós, o futebol serve muito mais como pano de fundo da VIDA do que como objetivo.

Sempre me sinto lisonjeado quando gostam de um texto meu e mais ainda quando realmente compreendem o que pretendemos com o Impedimento.

Izabel, de fato o distanciamento e a falta de tempo não nos deixa cobrir muitas coisas com a dedicação que gostaríamos. De minha parte, pode ter certeza que eu gostaria de acompanhar mais a fundo, se possível ir aos jogos e escrever sobre. No mais, valeu pela dica sobre o VITÃO. Vou procurar.

"Suellen, é muito chato te elgoiar. Porque quando a gente diz "fecha a internet AGORAH!" você se supera."

Não vejo nada de chato, Lila. Acho trimassa. :-)

Caue, carrinhos são sempre bem-vindos, mesmo que as canelas sejam as minhas. hrhsh Foi no torneio do Aplicação ou no Camisa 10?

No mais, vou ver se há a possibilidade de resgatarmos os programas antigos, mas não sei se será possível, Sanchotene.

Abraços!

Publicado por: Douglas Ceconello em agosto 24, 2007 9:30 AM

Po, mas era um elogio, Suellen!

Publicado por: Lila em agosto 24, 2007 10:33 AM

Claro, Lila. Entendi. Apenas fiz questão de ressaltar que sempre fico comovido e que são muito bem-vindos. hsau :-)

Publicado por: Douglas Ceconello em agosto 24, 2007 10:45 AM

Começa a pedir elogios em cerveja, Suellen. Acho que vocÇe viveria eternamente alcoolizado ;) ahahahh

Publicado por: Lila em agosto 24, 2007 10:57 AM

Bah, nem me lembro mais como achei o Impedimento. Se não me engano, foi lendo a Nova Corja e depois vendo um por um os blogs do insanus. Isso foi em 2005, bem no início. Estou enchendo o saco há tempos, já.

E, óbvio, referendo os elogios a todos. Futebol falado como deve ser: torcendo e corneteando. Espero que um dia alguém pague um bom dinheiro para vocês fazerem isso.

Publicado por: Francisco Luz em agosto 24, 2007 11:05 AM

Lila, num ARROUBO de misantropia digo que um dia pretendo PAGAR não apenas os ELOGIOS mas também as CORNETAS e até mesmo a INDIFERENÇA em cerveja para TODOS.

Eu = Gandhi.

Mas também não estou negando nada, ENTENDERAM?

husdhuasd

Publicado por: Douglas Ceconello em agosto 24, 2007 11:21 AM

Giordano, olha Suellen te dando mole, ó. shahshahhs

Publicado por: Lila em agosto 24, 2007 11:28 AM

Douglas, na real não lembro. Não era dos mais orientados pq tinha recém vindo pra Porto. Eu era bixo.

Mas era num lugar longe e quente...

Publicado por: Caue em agosto 24, 2007 2:44 PM

acho que poderia voltar a ter um programa em áudio...podcast é moda agora hehe.

Publicado por: lucas pp em agosto 24, 2007 3:19 PM

Eu = Gandhi
hahahhaahha

vou ficar aguardando!

Publicado por: izabel em agosto 24, 2007 3:57 PM

Caue, então foi no Aplicação, lá no Vale. Estava um dia infernal e INFELIZMENTE chegamos à semifinal. Tive câimbra até na orelha.

Izabel, quem viver, beberá. : )

Publicado por: Douglas Ceconello em agosto 24, 2007 4:27 PM

Este mesmo, perto do Vale. Só lembro que perdemos todos os jogos vergonhosamente e que o juiz era uma espécie de Paulo César Oliveira com uma verruga na cabeça (que podia ser um tumor, sei lá).

Caimbra é o do menos. Encurtamos nossa participação pra levar o zagueiro pro HPS: ele tinha quebrado braço em dois lugares depois de furar em bola e se estatelar no gramado.

O fim da várzea.

Publicado por: Caue em agosto 24, 2007 5:11 PM

Sim, o juiz era IGUAL ao Paulo César Oliveira. Apitou todos os jogos sob um sol infernal. Lá pelas cinco da tarde alguém lembrou de que DE REPENTE ELE PODIA ESTAR COM SEDE e ofereceu uma garrafinha de água.

Publicado por: Douglas Ceconello em agosto 25, 2007 1:48 PM

pow, fazia tempo que eu não ouvia alguém falar em fim da várzea

Publicado por: Rudi em agosto 25, 2007 2:53 PM

Busca


Categorias

Arquivos