« Ciciliano não perdoa e Romário não tem vergonha | Capa | O craque do bairro »

outubro 26, 2007

Os dias mais felizes de nossas vidas

Estive pensando durante quase uns três minutos e tomei nota daqueles que eu considero os cinco jogos mais importantes da história de Inter e Grêmio.

Nem sempre as partidas se referem a títulos, já que, bem sabemos todos os amantes da loucura bárbara, às vezes aquela semifinal esperta é mais importante. Pois bem, chega de conversa.

Inter

1) Inter 1 x 0 Cruzeiro - 1975 - mais importante porque foi o primeiro título decente de um gaúcho, com o famoso gol iluminado do capitão Figueroa.
2) São Paulo 1 x 2 Inter - 2006 - a vitória praticamente garante a conquista da primeira Libertadores. Uma semana depois teríamos a confirmação e a libertação do povo colorado.
3) Inter 1 x 0 Barcelona - 2006 - para mim, menos importante que a Libertadores, mas a palavra mundial fala por si.
4) Inter 2 x 1 Grêmio - 1989 - semifinal de Brasileiro, denominado Gre-Nal do Século, 90 mil pessoas, um jogador a menos e vitória de virada. Particularmente, considero este o mais importante e pleno de boas lembranças, já que foi das primeiras partidas em que eu realmente tive a noção do que era torcer. Precisa mais?
5) Fluminese 0 x 2 - 1975 - semifinal de Brasileiro, a Máquina Tricolor rui aos pés de Carpegiani em pleno Maracanã, abrindo caminho para a final contra o Cruzeiro.

Grêmio

1) Grêmio 2 x 1 Peñarol - final da Libertadores de 1983, Olímpico em polvorosa e jogo difícil às ganhas, unindo duas equipes de ponta da América do Sul.
2) Grêmio 2 x 1 Hamburgo - final do Mundial daquele ano, Grêmio vence na prorrogação com Renato Gaúcho plenamente transtornado, garantindo a corneta sobre os colorados por 23 anos.
3) Grêmio 1 x 0 Inter - 1977 - O time azul vence o Inter e quebra uma seqüência de oito campeonatos estaduais vermelhos. De lambuja, André Catimba marca na história o vôo de comemoração, até hoje umas das fotos mais geniais do esporte.
4) São Paulo 0 x 1 Grêmio - Baltazar, Artilheiro de Deus, conquista o primeiro título nacional do Grêmio e garante o Morumbazo sobre os paulistas.
5) Náutico 0 x 1 Grêmio - A famosa Batalha dos Aflitos, um dos jogos mais improváveis e emocionantes da história, vencido com força pelo Grêmio, com quatro a menos e um pênalti contra, perdido com gana pelo Náutico, que errou dois penais.

É claro que tenho plena noção do que foi uma São Paulo x Barcelona, em 1992, ou um Palmeiras x Corinthians, em 1993, ou um Corinthians x Ponte, em 1977, ou ainda um Flamengo x Atlético, em 1980. Mas não sei tanto da história dos clubes a ponto de me sentir autorizado a elencar cinco jogos mais importantes. Tivesse eu conhecimento maior da história, colocaria os resultaods mais importantes da trajetória destes e de outros clubes. Peço desculpas e convido-os a fazer isto nos comentários.

Saudações,
Douglas Ceconello.

Publicado em outubro 26, 2007 9:55 AM

Comentários

Achei bairrista.

Brinks.

gjklfdlgkaklçjgçagkjhkçaj

Publicado por: Lila em outubro 26, 2007 9:18 AM

Náutico 0 x 1 Grêmio - Inacreditável.
Grêmio 5 x 0 Palmeiras - Quartas de Final da Libertadores de 1995. Felipão style!
Corinthians 1 x 3 Grêmio - Final da Copa do Brasil de 2001. Ninguém acreditava.
Internacional 0 x 1 Grêmio - Brasileiro de 2003. Ergueu um morto do rebaixamento.
Grêmio 2 x 0 Defensor 2007 - Jogo em que a torcida fez dois gols, levou para os penaltis e botou o Grêmio na Semi Final da Liber 2007.

Publicado por: Marco em outubro 26, 2007 9:33 AM

O jogo contra o Flu foi em 75; em 76, o Corinthians venceu o tricolor no Maraca enquanto o Inter batia o Galo de virada, com aquele gol inominável do Falcão.

Publicado por: Francisco Luz em outubro 26, 2007 9:39 AM

É real, Marco, este contra o Palmeiras deveria estar na lista. Mas não saberia qual tirar.

Publicado por: Douglas Ceconello em outubro 26, 2007 9:40 AM

Tento imaginar ao menos uma 5ª colocação para o Inter x Palmeiras de 99, mas não sei, é complicado de avaliar o quanto o embate com o Fluminense no Maracanã teve de importância numa data em que eu ainda não era sequer nascido. Mas vejo algo místico demais naquele gol do Dunga quando o gramado do Gigante já cheirava a segundona, com o apagar das luzes e principalmente com Pena, embaixo das traves, isolando a bola no último lance da partida.

Publicado por: Leandro Rizzi em outubro 26, 2007 9:41 AM

[i]Grêmio 2 x 0 Defensor 2007[/i]

sério, Marco!??

jogos mais importantes do Inter na história, dá para dizer que são esses.

Jogos mais importantes QUE EU VI:

1 - SPFC 1x2 Inter
2 - Inter 1x0 Barça
3 - Paysandu 0x2 Inter
4 - Inter 5x2 Grêmio
5 - Inter 2x2 SPFC

Publicado por: Luís Felipe em outubro 26, 2007 9:42 AM

Ah, e concordo com a lista do Inter.

Se tivesse espaço para um sexto jogo, colocaria a semifinal contra o Libertad, por tudo que contou: os 14 anos sem chegar em finais decentes, a sombra de 89, e por ter sido o jogo mais difícil da campanha. Ainda fico todo transtornado quando lembro do Alex chutando de longe, e do Fernandão correndo acompanhado de Perdigão e Renteria.

Mas estes cinco elencados foram foda, mesmo.

Publicado por: Francisco Luz em outubro 26, 2007 9:43 AM

Douglas, há um erro.
O Inter não jogou a semi do brasileiro de 76 com a máquinha tricolor.
A semi foi Corinthians x Flu, na famosa "invasão corintiana", quando colocamos 70.000 no Maraca e dividimos meio a meio o estádio com eles. Ganhamos com um gol de Ruço, suado. O vídeo tá aqui, acho legal ver as imagens do Maracanã invadido http://www.youtube.com/watch?v=NqNqYgnK7Lc Isso antecedeu em um ano aquele outro gol suado, o da quebra do jejum.

Não sei com quem vocês jogaram, mas certeza que essa semi foi nossa. Depois, perdemos pra vocês a final.

Publicado por: izabel em outubro 26, 2007 9:44 AM

Também procede, Francisco. Na hora pensei uma coisa e escrevi outra. Em 1976 a semi foi contra o Atlético e teve aquele gol absurdo do Falcão, outro jogo que poderia ter entrado.

Publicado por: Douglas Ceconello em outubro 26, 2007 9:46 AM

Sério! A gente sabia que ia ganhar aquele jogo, só não sabia como! Abaixo de grito conseguimos dois gols e batemos os penaltis "como se não houvesse amanhã".

Depois fui dormir com um balde do lado da cama!

Publicado por: Marco em outubro 26, 2007 9:48 AM

Err.. mas não adianta mudar o time da final, e não o ano.

Quando a GRANDE IMPRENSA descobrir o Impedimento, vou mandar meu currículo de revisor. jksdhkjsag

Publicado por: Francisco Luz em outubro 26, 2007 9:56 AM

Eu incluiria o jogo Inter 2 x 1 Atlético-MG, pelas semifinais do Brasileiro de 1976. O empate não servia para o Inter mas, aos 45' do segundo tempo, o Falcão fez aquele que eu considero o maior gol da história do futebol: a bola saindo da intermediária, a tabelinha de cabeça entre o Falcão e o Escurinho, a bola só encostando no chão quando já rumava pra estufar o barbante. Uma vez eu li numa Placar antiga que um torcedor colorado morreu do coração, na arquibacanda lotada do Beira-Rio.

Publicado por: Cassol em outubro 26, 2007 9:57 AM

Para mim o 5x2 no Gremio foi mágico, e Francisco eu fiquei mais cagado contra a LDU do que contra o Libertad, acho q a parada para a Copa do Mundo e aquele time que já ganhara da gente na altitude me fez passar mal durante os noventa minutos do jogo..

Publicado por: Gabriel em outubro 26, 2007 10:12 AM

Quanto ao Grêmio, são meus jogos também, apesar de estarem em ordem distintas (eu começaria com o Gauchão de 1977 - sem ele não haveria Brasileiro, Libertadores e Mundial - e a Batalha). Além disso, tenho dúvidas se não colocaria o Gre-Nal Farroupilha nessa lista.

Outro jogo digno de nota é o Gre-Nal 83 - vitória por 4-3, em que o placar no intervalo era 3-0 para o Inter.

Não sei se entrariam na relação, mas, no mínimo, deixo o registro desses dois jogos importantes.

Publicado por: LARÁPIO DO SANCHOTENE em outubro 26, 2007 10:18 AM

Francisco, muita exigência para uma sexta-feira. Quando chega nesta altura da semana, eu dificilmente lembro do meu nome. hrshhs

Na segunda, então, eu já perdi a NOÇÃO DE INDIVÍDUO. ihfds

Publicado por: Douglas Ceconello em outubro 26, 2007 10:23 AM

É nessas horas que a gente vê a grandeza de um time.
Finais que ficaram de fora:

Grenal Farroupilha – surgimento da Imortalidade, último jogo do LARA!
Flamengo 2 x 2 Grêmio - Maracanazo
Corinthians 1 x 3 Grêmio - O maior baile que eu vi o tricolor aplicar
Atlético Medellin 1 x 1 Grêmio – Bi-campeão da América 1995
Grêmio 2 x 0 Portuguesa – Brasileirão 1996
Grêmio 4 x 1 Independiente – Recopa 1996
Grêmio 2 x 1 Sport – Copa do Brasil 1989
Grêmio 1 x Ceará – Copa do Brasil 1994

Partidas históricas:

Grêmio 10 x 0 inter - placar nunca mais repetido!
Boca 1 x 4 Grêmio – 1º equipe estrangeira a vencer na Bombonera, 4 gols do Gessi.
Grêmio 5 x 0 Palmeiras – Jardel
Grêmio 2 (3) x 1 Palmeiras – 15 min a virada, Velloso saiu de campo vomitando (de medo, segundo o WL)
Palmeiras 2 x 2 Grêmio – 35 min. do 1º tempo 4 jogadores do Grêmio já tinham sido expulsos, a maior partida do Danrlei no Grêmio.
Grêmio 0 x 0 Ajax – com 1 a menos, na raça até os penaltis.

Legal, me vez recordar essas partidas (maioria eu estava presente) e momentos inesqueciveis. parabéns

Publicado por: Beto Borracho em outubro 26, 2007 10:24 AM

Palmeiras 2 x 2 Grêmio, em 2005 – 35 min. do 1º tempo DOIS jogadores expulsos.

Publicado por: Marco em outubro 26, 2007 10:32 AM

Lê-se 1995, ao invés de 2005

Publicado por: Marco em outubro 26, 2007 10:34 AM

tenho quase certeza que foram 4 (no minimo 3) expulsos nessa partida. Lembro bem que a PM queria nos retirar faltanto 15 min. para terminar a partida, logico que isso não aconteceu.

Publicado por: Beto em outubro 26, 2007 10:41 AM

Perfeita a lista do Grêmio, Douglas! E bela lista do Beto também, eu só incluiria o Grêmio 6 x 1 no Flamengo em 89, que foi a verdadeira final da Copa do Brasil... o jogo com o Sport foi só pra pegar a taça.

Publicado por: Serramalte Extra em outubro 26, 2007 10:43 AM

Depois que o Zico fez o gol do flamengo, de falta claro, a torcida tricolor levantou-se e aplaudiu. Até hoje não sei se por respeito ou deboche!

Publicado por: Beto Borracho em outubro 26, 2007 10:48 AM

Que nada, contra o Sport o Cuca fez aquele gol mítico no segundo tempo, indo comemorar com o Mazaropi, depois de errar um pênalti no primeiro tempo.

Publicado por: Marcelo em outubro 26, 2007 10:55 AM

Grenal n. 268, jogado em 26 de janeiro de 1984.
O Grêmio ganhou de 4x2 e o Internacional colocou no time vencedor as faixas de Campeão do Mundo.

Publicado por: Sérgio em outubro 26, 2007 11:00 AM

Outro jogo inesquecível: Grêmio foi o primeiro clube estrangeiro a ganhar no Maracanã. Não nos esqueçamos que até 1958, a CBD ocupava-se da Seleção Nacional e do Campeonato de Seleções Estaduais. O Brasil, futebolsiticamente falando, era uma confederação, em que cada Estado tinha total autonomia e não havia nenhum campeão brasileiro. O Rio Grande do Sul era tão outro pais quanto o Uruguai ou a Itália. Era uma época em que o Grêmio vencia fora de casa!

Publicado por: LARÁPIO DO SANCHOTENE em outubro 26, 2007 11:23 AM

Grêmio x Ajax. Grande jogo contra uma seleção que quase tirou o Tetra um ano antes (outro grande jogo).

Publicado por: PILANTRA do Léo em outubro 26, 2007 11:35 AM

Teve um Gremio x Portuguesa na fase de classificao em 96 (se nao me engano) que foi um jogo muito pegado tb ... depois seriamos campeoes sobre os mesmos lusitanos! Ze Alcino em chamas!

Publicado por: Titi em outubro 26, 2007 11:50 AM

Esse Gremio x Portuguesa que o Titi falou foi em 98, se não me engano, Celso Roth de técnico. Zé Alcino em chamas!
Lembro que precisavamos uma combinação maluca de resultados na última rodada e conseguimos a última vaga, que era do Inter.

Publicado por: PILANTRA do Léo em outubro 26, 2007 11:57 AM

Podia-se fazer também os mais infelizes. Mas aí é difícil reconhecer. Eu reconheço que os piores foram Inter 2 x São Paulo 1 e Inter 1 x Barcelona 0, os dois no horrível ano de 2006. Engraçado, dói mais quando eles ganham do que quando a gente perde....Essa natureza humana......

Publicado por: João em outubro 26, 2007 12:05 PM

Grandes jogos, sem dúvida. Do Inter, também lembraria da semifinal contra o Palmeiras, em 1979, bem como contra o mesmo Palmeiras, em 2005, 2 a 1 no Beira-Rio. Meu pai sempre conta de um Gre-Nal que acabou empatado em 3 a 3 e matou não sei quantas pessoas do coração.

Publicado por: Douglas Ceconello em outubro 26, 2007 12:25 PM

O Grêmio precisava ganhar de 2 gols de diferença da Portuguesa (a CBF mudou a rodada para quinta as 16:00, para as oitavas começarem no sábado) e mais 7 resultados paralelos.
O jogo terminou 4 x 2 e todos os jogadores esperando a confirmação, nisso o Cacalo surge chorando e gritando: “tâmo dentro, tâmo dentro....acabou em Minas”. O Atlético-MG atrasou em 10 min. a partida e quase matou 40 mil gremistas.
Um dos jogos mais loucos que já vi, num minuto o Grêmio estava classificado, no outro não!

Publicado por: Beto Borracho em outubro 26, 2007 12:32 PM

Tentei catar no you tube mas não achei... em 2001, o Grêmio venceu um grenal por 4 x 2...

era a chance do gremio devolver os 5 x 2, ja que no intervalo do jogo, o placar marcava 3 x 0 para o tricolor... no 2 tempo o colorado descontou com um bonito gol de bicicleta inclusive.. claro que não foi nem de perto O MAIOR dos jogos que já vi, mas foi DEVERTIDO...

no quesito EMOÇÃO, fico com o empate contra o Corinthians em 2001, na primeira partida da final da Copa do Brasil... Coringão meteu 2 x 0 e quase pôs por terra o sonho do tetra, mas Luís Papaléguas Mário foi lá e devolveu as esperanças... lembrando que nesse jogo tinha quase 4mil corinthianos no olimpico e antes do jogo houve uma verdadeira batalha campal na av. carlos barbosa...

Publicado por: fino em outubro 26, 2007 12:35 PM

Palmeiras 5 x 1 Grêmio, jogo de volta da Libertadores'95. Deusolivre! Esse sim foi um puta jogo Felipão style.

Publicado por: Francisco em outubro 26, 2007 12:38 PM

"Por ser o clube formador, que vendeu o jogador para a França em 2004, o Inter tem direito a uma porcentagem"

http://www.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1§ion=Esportes&newsID=a1659406.xml

Fora do assunto, mas é muita burrice dizer que o Inter vai receber o valor do Nilmar por ser o clube formador. Não tem nada a ver com isto, o Inter ficou com 20% dos direitos quando vendeu o malandro para o Lyon. Se fosse assim receberia os 5% que são garantidos.

Impedimento faz melhor.

Publicado por: Douglas Ceconello em outubro 26, 2007 12:41 PM

é, com cinco fica foda. Mas o primeiro jogo que me vem à cabeça, depois dos aflitos, é aquele já citado Grêmio 2(3!)X 1 Palmeiras, semifinal de Copa do Brasil. O jogo, como era tradicional entre so dois times, ia até os 50, e o Grêmio faz o terceiro, que levaria pros penaltis, aos 49. Eu estava na linha do bandeirinha desgraçado que invalidou o gol do Jardel. Não era tão comum a social ver o jogo inteiro de pé. Me lembro tbm que choveu bastante por um tempo. Foi a vez que eu pensei seriamente em invadir o campo. É a maior injustiça que presenciei num estádio. A tv depois mostrou o que todos já sabíamos: o gol tinha sido legal.

Publicado por: Rômulo Arbo em outubro 26, 2007 12:52 PM

não é corneta [sou colorado], mas lembro bem daquele jogo em que o grêmio foi roubado numa [semi?]final de libertadores, qual era o outro time? olímpia? foi a única vez que achei injusta a derrota do grêmio. eu tava no cavanha's e vi gremistas CHORANDO A FU. comovente.

e a piada dos aflitos também foi emocionante, respeitei o grêmio naquele jogo - e ENOJEI o náutico.

também colocaria na lista do douglas o grenal do CINCO MUITO e aquele contra o palmeiras, gol do dunga. dá arrepio até hoje.

Publicado por: dante em outubro 26, 2007 12:53 PM

é, com cinco fica foda. Mas o primeiro jogo que me vem à cabeça, depois dos aflitos, é aquele já citado Grêmio 2(3!)X 1 Palmeiras, semifinal de Copa do Brasil. O jogo, como era tradicional entre so dois times, ia até os 50, e o Grêmio faz o terceiro, que levaria pros penaltis, aos 49. Eu estava na linha do bandeirinha desgraçado que invalidou o gol do Jardel. Não era tão comum a social ver o jogo inteiro de pé. Me lembro tbm que choveu bastante por um tempo. Foi a vez que eu pensei seriamente em invadir o campo. É a maior injustiça que presenciei num estádio. A tv depois mostrou o que todos já sabíamos: o gol tinha sido legal.

Publicado por: Rômulo Arbo em outubro 26, 2007 12:54 PM

gremio 5 x 0 palmeiras, batalha dos aflitos, finais de libertadores e mundial são lugar comum, piegas, demagogia barata, covardia, não vale.. uifgasdgfgsagydfyasdgygyusdf

Publicado por: fino em outubro 26, 2007 12:54 PM

Santos 2 x 2 Grêmio em 2003 foi foda! Tínhamos que ganhar 5 em 7 (Grenal, Criciúma, Corinthians, Juventude e Vasco, mais empate com Atlético-MG e Santos). Tinga e Cristian jogaram muito, mas o Gilberto acabou com o jogo, até o hoje o Alex e o Léo não esqueceram o baile.
1.500/2.000 gremistas na Vila cantando sem parar, inesquecível.

Publicado por: Beto em outubro 26, 2007 12:56 PM

Bah, Rômulo! Eu tava nesse jogo também. Lembro que foi o primeiro jogo do Grêmio que fui em que TODO O ESTÁDIO assistiu a partida em pé. Durante os 100 minutos, hehe. O Jardel empurrou a bola pro fundo e, nesse momento, aí estava o embrião da avalanche tricolor!
Grande injustiça...
:~)

Publicado por: Anonymous em outubro 26, 2007 1:00 PM

cantando não, alentando.

ok, desculpa, piada de sexta-feira.

paz.

:]

Publicado por: dante em outubro 26, 2007 1:01 PM

Nem me fala dessa semifinal contra o Olímpia, além daquela palhaçada de voltar pênalti ainda teve o gol anulado do Claudimiro, o Luiz Mario não participou do lance. Mas como era centenário do Olímpia e todos sabem que para quem o Pres. da Conmebol torce não poderia dar outro resultado. Na final o São Caetano também foi roubado!

Publicado por: Beto em outubro 26, 2007 1:04 PM

Nem me fala dessa semifinal contra o Olímpia, além daquela palhaçada de voltar pênalti ainda teve o gol anulado do Claudimiro, o Luiz Mario não participou do lance. Mas como era centenário do Olímpia e todos sabem que para quem o Pres. da Conmebol torce não poderia dar outro resultado. Na final o São Caetano também foi roubado!

Publicado por: Beto em outubro 26, 2007 1:06 PM

desculpe o não-F5 (tbm consegui a proeza agora de APERTAR F5 quando queria apenas ESCREVER F5 huahuaha).

De fato, fino, esta foi outra GRANDE injustiça, mas eu a coloco em segundo lugar.

Outros dois jogos sensacionais foram:
- o Corinthians 1 X 3 Grêmio sensacional, pela Copa do Brasil (o Grêmio foi impecável em 90 minutos, foi o segundo jogo, o primeiro foi o citado 2X2 com dois do Luís Mário).
- e o da Portuguesa, Grêmio 4 a 2 no Olímpico, como já descreveu o Beto Borracho. Era todo mundo ligado no radinho ou em quem tinha radinho.

Publicado por: Anonymous em outubro 26, 2007 1:07 PM

Esse post vai render 350 comentarios fkdfjhdfgj

Publicado por: fino em outubro 26, 2007 1:17 PM

Piores momentos DJÁ!


(ou guarda pra entressafa de janeiro)

Publicado por: Francisco em outubro 26, 2007 1:26 PM

Ia dizer também o jogo contra o Palmeiras em 2005. Aquela bucha do Renteria, quando o Corinthians já comemorava o título em São Paulo, foi das coisas mais enlouquecedoras que já vi num estádio. Fiquei quatro horas torrando no sol aquele dia, e como valeu a pena.

Publicado por: Francisco Luz em outubro 26, 2007 1:32 PM

E o pessoal dos outros times? Não comenta?

Publicado por: Marco em outubro 26, 2007 1:36 PM

Eu poderia comentar, Marco. Mas acho que é um momento muito grenal e prefiro ver de longe, até porque tenho muito mais memória sentimental dos jogos do que futebolística. Inclusive de uns que eu nem fui, só apareci em chamas no maior reduto rubro-negro da Tijuca completamente transtornada e sem voz de tanto berrar.

Publicado por: Lila em outubro 26, 2007 1:42 PM

Depois dizem que a gnt é barrista.......

Publicado por: PILANTRA do Léo em outubro 26, 2007 1:46 PM

pqp, meu comentário sumiu.

enfim. O que eu ia dizer é que a emoção de Inter X Palmeiras só pode ser entendida no contexto, pois a "batalha dos Aflitos" ocorrera no dia anterior. Seria triste o Inter perder toda chance de taça e garantir dois dias de festa gremista, após um ano inteiro de gozações.

Publicado por: Luís Felipe em outubro 26, 2007 1:47 PM

o último anonymus fui eu...
no mais, qto a outros times me lembro de um Fluminense e Santos (não necessariamente nessa ordem), com muitos gols, acho que quartas-de-final do brasileiro de noventa e tantos...
lembro de um Flamengo e Palmeiras, acho que foi 5 a 4 ou 4 a 3, algo assim, tbm sensacional.
e foi bonito o Santos do Robinho naquela final contra o Crorinthians...

Publicado por: Rômulo em outubro 26, 2007 1:56 PM

o jogo do gol de barriga do Portaluppi tbm entra nessa. Sensacional.
e nos anos 90, início, teve uns Corinthians X Palmeiras bem bacanas

Publicado por: Rômulo em outubro 26, 2007 1:59 PM

só pra constar, no caso da libertadores 2003, centenário do olimpia, a influencia do presidente da conmebol, supondo que houve, foi pelo fato de ele ser PARAGUAIO, até pq ele é torcedor do libertad, segundo as fontes oficiais.

Publicado por: joão carlos em outubro 26, 2007 2:05 PM

perdão, liber de 2002.

Publicado por: joão carlos em outubro 26, 2007 2:08 PM

Inter x Palmeiras um dia depois da Batalha dos Aflitos? Em que planeta foi isso? Tu te referes ao Corinthians 1 x 1 inter. O gol foi do sóbis, não do renteria como disse Francisco Luz

Publicado por: Beto em outubro 26, 2007 2:21 PM

"além daquela palhaçada de voltar pênalti ainda teve o gol anulado do Claudimiro"

Vamos combinar que anular gol do CLAUDIOMIRO é um DEVER. :-)

Jogo mais espetacular entre os menos espetaculares do Inter: Gauchão 2005, Inter 3 x 2 15 de Campo Bom, na prorrogação. 2 gols do SOUZA (que agora faz a alegria da Lila e outros rubro-negros - ou não).

Publicado por: Otávio Niewinski em outubro 26, 2007 2:22 PM

na contra-mão registro os resultados adversos mais marcantes e importantes, todos com final feliz, obviamente:

* Estudiantes de La Plata 3 x 3 GFBPA - 08/JUL/1983 - aqui começa a tomar força o mito do IMORTAL, que se concretizou nos anos 90.

* Palmeiras 5 x 1 GFBPA - 02/AGO/1995 - não dá pra falar do 5x0 sem falar do 5x1. Sensacional.

Publicado por: augusto em outubro 26, 2007 2:33 PM

Beto, Inter e Corinthians foi em 20/11. O Grêmio jogou contra o Náutico dia 26, e Inter e Palmeiras foi dia 27 de Novembro. Tinha esse fator também, de ter que ganhar para não justificar mais festa gremista.

Publicado por: Francisco Luz em outubro 26, 2007 2:39 PM

Estudiantes de La Plata 3 x 3 GFBPA - 08/JUL/1983 - aqui começa a tomar força o mito do IMORTAL, que se concretizou nos anos 90.

!??!?!?!

nesse jogo, o Grêmio quase entregou a vaga na final!

com uma vitória, estaria classificado. Só que preferiu entregar a partida para o Estudiantes, com 7 em campo, por medo da torcida adversária! Aí teve que depender de um empate/vitória do América de Cáli contra os Pinchas para não perder a vaga!

esse é o jogo mais superestimado da história gremista.

encontra um bom paralelo com a partida entre Inter X Peñarol, em 1989. O Inter enfiou 6 nos manyas, mas logo depois perderia para o Olímpia.

Publicado por: Luís Felipe em outubro 26, 2007 2:54 PM

jogo inesquecível que ninguém viu: Inter 1x0 Corinthians, 1967, torneio Roberto Gomes Pedrosa.

durante toda a década de 60, de supremacia absoluta do Grêmio - meu pai, coloradaço, disse que aquele foi o maior time da história tricolor - o clube nunca conseguiu confirmar essa supremacia na Taça Brasil. Ora por que era roubado (as famosas semifinais contra o Palmeiras) ora por que perdia para zebras (Metropol), ora por nenhum motivo aparente.

Em 1967, Corinthians, Palmeiras, Grêmio e Internacional chegaram nas semifinais do torneio. O Inter tinha o pior time dentre os quatro semifinalistas, mas o Grêmio, com o seu histórico de derrotas, também estava inferiorizado diante do poderio paulista.

Pois na primeira partida fora de casa, Lambari marcou o gol de uma vitória até então impensável. Gaúchos não derrotavam paulistas fora de casa. Isso era uma utopia.

O Inter acabou vice-campeão, com o Palmeiras levando a taça. Nenhum dos clubes foi para a Copa Libertadores. Não lembro o porquê - se era pq só a Taça Brasil levava para o torneio ou pq a CBD havia embargado a participação brasileira - mas o fato é que o futebol gaúcho começou a ser bem mais respeitado depois daquele dia. Isso é o que dizem os antigos.

Publicado por: Luís Felipe em outubro 26, 2007 3:01 PM

jogo inesquecível que ninguém viu: Inter 1x0 Corinthians, 1967, torneio Roberto Gomes Pedrosa.

durante toda a década de 60, de supremacia absoluta do Grêmio - meu pai, coloradaço, disse que aquele foi o maior time da história tricolor - o clube nunca conseguiu confirmar essa supremacia na Taça Brasil. Ora por que era roubado (as famosas semifinais contra o Palmeiras) ora por que perdia para zebras (Metropol), ora por nenhum motivo aparente.

Em 1967, Corinthians, Palmeiras, Grêmio e Internacional chegaram nas semifinais do torneio. O Inter tinha o pior time dentre os quatro semifinalistas, mas o Grêmio, com o seu histórico de derrotas, também estava inferiorizado diante do poderio paulista.

Pois na primeira partida fora de casa, Lambari marcou o gol de uma vitória até então impensável. Gaúchos não derrotavam paulistas fora de casa. Isso era uma utopia.

O Inter acabou vice-campeão, com o Palmeiras levando a taça. Nenhum dos clubes foi para a Copa Libertadores. Não lembro o porquê - se era pq só a Taça Brasil levava para o torneio ou pq a CBD havia embargado a participação brasileira - mas o fato é que o futebol gaúcho começou a ser bem mais respeitado depois daquele dia. Isso é o que dizem os antigos.

Publicado por: Luís Felipe em outubro 26, 2007 3:01 PM

jogo inesquecível que ninguém viu: Inter 1x0 Corinthians, 1967, torneio Roberto Gomes Pedrosa.

durante toda a década de 60, de supremacia absoluta do Grêmio - meu pai, coloradaço, disse que aquele foi o maior time da história tricolor - o clube nunca conseguiu confirmar essa supremacia na Taça Brasil. Ora por que era roubado (as famosas semifinais contra o Palmeiras) ora por que perdia para zebras (Metropol), ora por nenhum motivo aparente.

Em 1967, Corinthians, Palmeiras, Grêmio e Internacional chegaram nas semifinais do torneio. O Inter tinha o pior time dentre os cinco semifinalistas, mas o Grêmio, com o seu histórico de derrotas, também estava inferiorizado diante do poderio paulista.

Pois na primeira partida fora de casa, Lambari marcou o gol de uma vitória até então impensável. Gaúchos não derrotavam paulistas fora de casa. Isso era uma utopia.

O Inter acabou vice-campeão, com o Palmeiras levando a taça. Nenhum dos clubes foi para a Copa Libertadores. Não lembro o porquê - se era pq só a Taça Brasil levava para o torneio ou pq a CBD havia embargado a participação brasileira - mas o fato é que o futebol gaúcho começou a ser bem mais respeitado depois daquele dia. Isso é o que dizem os antigos.

Publicado por: Luís Felipe em outubro 26, 2007 3:01 PM

naquele tempo não existia F5.

Publicado por: dante em outubro 26, 2007 3:13 PM

bah luis felipe

as vezes tu força a barra, pqp... foi só o outro falar em mito imortal pra tu desmerecer uma partida inegavelmente memoravel...

Publicado por: fino em outubro 26, 2007 3:15 PM

"naquele tempo não existia F5.

Publicado por: dante"

=

Lila indo buscar o perfex porque cuspiu café em tudo.

Grata, dante. çjhçsdlhçaklghçaklhgsdçh

Publicado por: Lila em outubro 26, 2007 3:26 PM

Melhor jogo pra mim, fora do "eixo grenal"

Flamengo 3x2 Atlético-MG, final do Brasileirão de 1900 e antigamente...gol de nunes, de xiripa, no finalzinho...

Os outros jogos, todos comentados...tb fora do caralho...

Beto, gremio x Nacional de medellin, não atlético de medelin...

Publicado por: Carlos em outubro 26, 2007 3:28 PM

Pronto. Sempre tem que vir alguem avacalhar a cordial conversa que estávamos tendo.

Publicado por: PILANTRA do Léo em outubro 26, 2007 3:35 PM

"É a maior injustiça que presenciei num estádio."

Pra mim mandar voltar o penal que o Martini defendeu na semi da Lib. de 2002 foi pior do que o Grêmio 2(3!)X 1 Palmeiras.

Ah, eu tava na linha da area tb ... bandeirinha FDP.

Publicado por: Titi em outubro 26, 2007 3:37 PM

Eu só comento jogo que vi! Não posso falar nada de um Grenal em 1910 (?) ou uma final de Robertão, que sei lá quem tava em campo. Como já diz o título "Os dias mais felizes de NOSSAS vidas!"

Publicado por: Marco em outubro 26, 2007 3:41 PM

Da série Grêmio x Palmeiras, 3 x 1 quartas de final 1996

Saímos perdendo, gol do Luizão desviando a bola na cobrança de falta. No segundo tempo foi um massacre, Zé Afonso empatou, Emerson virou depois de um cruzamento do predestinado Aílton e Goiano fechou o placar, todos de cabeça.
Que time aquele, estava jogando mal, tocando bola de lado, o Miguel com sono, até que o Palmeiras cometeu um erro imperdoável, marcar um gol, aquele time jamais aceitou uma derrota.
O Parmalat tinha uma seleção: Velloso. Junior. Cafu. Flávio Conceição. Amaral. Muller, Rivaldo...
Não sei da onde tirei Atlético, Nacional Medellín claro.

Por isso que diferenciei partidas memoráveis de partidas históricas, poucos (para não dizer ninguém) aqui viram a final da Copa de 1950, mas todos sabem que foi incrível.

Publicado por: Beto em outubro 26, 2007 3:48 PM

é, Titi, talvez seja, mas o fato é que o que PRESENCIEI foi o do Palmeiras... o outro esperneei em casa mesmo (ui)

Publicado por: Rômulo em outubro 26, 2007 3:49 PM

fico muito satisfeito em tornar o fim de semana de todos mais feliz.

é nóis nas fritas e os playboy no filé xadrez.

afsçlkfdslçkdslsdçk

Publicado por: dante em outubro 26, 2007 3:51 PM

"foi só o outro falar em mito imortal pra tu desmerecer uma partida inegavelmente memoravel..."

Perdão, mas não há como discordar do Luís Felipe... e isso não é desmerecimento, é apenas o fato como ele aconteceu. Aquela partida foi a antítese do imortal. O Grêmio teve que entregar a rapadura pra não morrer (literalmente). Imortalidade (pelo menos pra mim) seria o oposto: Grêmio perdendo de 3 e chegando ao empate. Não que não tenha sido memorável e coisa e tal, mas sinceramente o conceito de imortal não cabe aplicado nessa partda em particular.

Publicado por: Otávio Niewinski em outubro 26, 2007 3:54 PM

bah, esse das quartas de 96 contra o mesmo Palmeiras foi show tbm...
mas eu tava falando, Titi, do mesmo embate, só que pela copa do brasil: na minha cabeça acabou sendo maior injustiça do que o da liber (penalti defendido pelo martini) pq o Grêmio mereceu muito mais vencer e conseguir classificação naquela oportunidade. O grêmio jogou pouquíssimo pra empatar com o Olimpia

Publicado por: Rômulo em outubro 26, 2007 3:55 PM

hehehehe...meu pai viu a final de 50 (sério)...

Publicado por: Carlos em outubro 26, 2007 3:55 PM

Incrível como o Palmeiras aparece bastante em ambas as listas.

Publicado por: Gabriel Teixeira em outubro 26, 2007 4:00 PM

outra: é incrível como a Ponte aparece em duas circunstâncias. Ao que me consta os maiores públicos do Pacaembu e Olímpico foram Corinthians X Ponte Preta e Grêmio X Ponte Preta

Publicado por: Rômulo em outubro 26, 2007 4:05 PM

Em 50, meu pai ainda estava em 2 lugares ao mesmo tempo. jfdgljkfgfasgjklfaslkj

Publicado por: Lila em outubro 26, 2007 4:05 PM

Todos certos, quem fez a final contra o Grêmio em 1995 foi o Atlético Nacional de Medellin!

Grande jogo! 1x1!

O outro time decente de Medellin é o Independiente.

Publicado por: Marco em outubro 26, 2007 4:05 PM

hauhuaha boa, lila

e eu estava em QUATRO lugares diferentes

Publicado por: Rômulo em outubro 26, 2007 4:11 PM

bom...teoricamente, metade de mim foi junto...hehehehehe

Publicado por: Carlos em outubro 26, 2007 4:13 PM

Cara, meus AVÓS NÃO SE CONHECIAM em 50. Isso é assustador.

Publicado por: Lila em outubro 26, 2007 4:15 PM

perdão pela repetição das mensagens, ocorreu quando eu tentava trocar a palavra cinco por quatro.

sobre a questão Estudiantes, só estou lembrando uma partida que foi completamente superestimada.

Assim como eu considero superestimados os 6x2 do Inter sobre o Peñarol no Beira-Rio, pois era uma partida que decidiu muito pouco.

querem falar de imortalidade, citem a batalha dos aflitos, a classificação depois de levar 5x1, o grenal de 77, os 4x0 sobre o Caxias, mas eu nunca citaria aquele jogo como exemplo mítico.

Publicado por: Luís Felipe em outubro 26, 2007 4:24 PM

bah luis felipe

as vezes tu força a barra, pqp... foi só o outro falar em mito imortal pra tu desmerecer uma partida inegavelmente memoravel...

Publicado por: fino em outubro 26, 2007 3:15 PM


As vezes não, eu diria que SEMPRE força a barra

sobre Palmeiras 2 x 2 Grêmio pela CB 95 o Grêmio teve 3 expulsos: Dinho, Goiano, Arilson.

Publicado por: André K. em outubro 26, 2007 4:25 PM

Também dá para lembrar os jogos inesquecíveis que, a rigor, não valiam coisa alguma.

Lembro de um Inter X Corinthians em 2003, a imprensa anunciava como confronto entre Davi e Golias. O Inter meteu 2x1 e raras vezes eu vi a torcida comemorar tanto. Duas falhas do Doni.

Outro foi Inter X Atlético MG, um golaço contra do Ronaldo Alves. Duas goleadas inesquecíveis no Flamengo também, um 4x0 em 1997 (com Romário em campo) e um 3x0 em 2000 (Fábio Rochemback dando elástico em Denílson).

Me corrijam se errei placares ou datas...

Publicado por: Luís Felipe em outubro 26, 2007 4:31 PM

Cara, meus AVÓS NÃO SE CONHECIAM em 50. Isso é assustador.

Publicado por: Lila em outubro 26, 2007 4:15 PM


Assustador pra ti? e pra mim???

Tô velho pra caralho...PQP...

Publicado por: Carlos em outubro 26, 2007 4:34 PM

eu nunca vi disso.

agora sou criticado por dizer que o pessoal do Grêmio DEVE LEMBRAR DAS SUAS VITÓRIAS, QUE SÃO MUITAS E MEMORÁVEIS, ao invés de lembrar maus resultados.

bah, larguei de mão.

Publicado por: Luís Felipe em outubro 26, 2007 4:37 PM

Luis Felipe, o problema é esse. É achar que sabe mais do Grêmio do que um gremista, é querer "dever" dizer o que alguém deve lembrar ou dizer, seja gremista, colorado, gay, judeu ou neonazista. Aí depois tu não entende porque te chamam de patrulheiro e mais um monte de coisa "enquanto deviam se preocupar com os neonazistas na sua torcida".

Publicado por: PILANTRA do Léo em outubro 26, 2007 4:45 PM

Puxa vida, tava tudo tão bonito. Torcedores convivendo em harmonia e relembrando vitórias.

Mas tem sempre que ter um péla-saco pra cagar tudo...

sfdglajkgldjkgfljk

Publicado por: Lila em outubro 26, 2007 4:49 PM

Sabe, Léo, isso que eu acho uma merda. Um colorado fala algo sobre o Grêmio e respondem: "ah, isso é por que tu é um gremista". E vice-versa. Pô, eu gostaria muito de saber por que diabos a imortalidade nasceu naquele resultado, que eu considero exatamente o inverso do que se propõe a idéia do mito. Só que preferem responder que eu forço a barra, que eu sou colorado, e não sei mais o quê...

Mas já decidi: não vou falar mais sobre o Grêmio nesse blog. Pelo menos, não sob esse nick. Quando quiser falar alguma coisa sobre o Grêmio, vou colocar um nick falso de gremista. Duvido que vocês percebam. Abraços.

Publicado por: Luís Felipe em outubro 26, 2007 4:51 PM

Calma, gente. Tava tão bonito.

Até os posts do Beto "man of the bumbo" Borracho estão legais.

Paz, é sexta-feira.

Publicado por: Giordano em outubro 26, 2007 4:51 PM

Jogo triste, para mim, foi a final da CB'95. Foi a primeira vez que chorei num estádio de futebol (a segunda foi no ano seguinte, contra o Palmeiras na semifinal do torneio).

---

O Grêmio saiu de La Plata, em 1983, escoltado pela polícia. A escolta foi até Buenos Aires, onde a polícia da Província não tem jurisdição. Reza a lenda que, assim que os policiais foram embora, um torcedor do Estudiantes jogou uma pedra que quebrou a janela do ônibus.

---

O Gre-Nal do 4-2 foi o primeiro do novo milênio. O Internacional descontou com um gol cuja jogada nasce com um lançamento para um jogador impedido e com um gol de bicicleta que se o juiz tivesse algum critério deveria ser anulado. No PT, um jogador do Grêmio tentou uma e, como não foi gol, o árbitro marcou jogo perigoso.

---

Não havia 40.000 no Olímpico, na 23ª rodada de 1998, de jeito nenhum!

O melhor daquele jogo foi que o Grêmio o gravou. O detalhe é que cinegrafista do clube conseguiu perder o 4º gol, filmando a festa da torcida pela vitória (e possível classificação)...

Publicado por: LARÁPIO DO SANCHOTENE em outubro 26, 2007 4:53 PM

Vamos enrolar um

Publicado por: PILANTRA do Léo em outubro 26, 2007 4:54 PM

Fatality!

Publicado por: Titi em outubro 26, 2007 4:54 PM

Luis Felipe, não é que você não possa falar do Grêmio. A questão é muito mais outra. Você não é gremista, logo, seu ponto de vista é da racionalidade, enquanto pra galera é mais da paixão. Aí que reside toda a diferença.

Numa analogia nada a ver, mas que resume bem: é que nem, por exemplo, um de vocês enaltecer todas as vantagens de menstruar e gerar e vida e tralala quando nenhum de vocês sabe o quão incômodo é.

Não que ser gremista seja um incomodo, vejam bem. (Embora eu ache que não ser flavelado seja um desvio de caráter GRANDE. sgdjkgdlkgjçgjksgjklçldkjgasfdkgjsfdljkgfasdlgjk)

Publicado por: Lila em outubro 26, 2007 5:00 PM

Sobre o 4-2, acrescento que o jogo foi divertidíssimo. Me peguei rindo sozinho com os 3-0 (daí a minha fúria quanto aos gols colorados). Após o jogo, estou saindo do estádio e um gaiato grita: "Hoje, todos os caminhos levam a Farrapos!". Como se diz em >, morri...

Publicado por: LARÁPIO DO SANCHOTENE em outubro 26, 2007 5:01 PM

A batalha de la plata faz parte do mito da imortalidade porque foi uma partida traumática, que poderia ter acabado com qualquer time. Mas o Grêmio superou aquilo e acabou sendo campeão.

Publicado por: André K. em outubro 26, 2007 5:02 PM

Um jogo do Inter a ser citado é Inter 6 x 1 Goiás no Beira-Rio em 97. Christian totalmente em chamas.

Publicado por: Giordano em outubro 26, 2007 5:03 PM

Luís Felipe,


Concordo contigo, se analisarmos pragmaticamnete a partida e o resultado, não é um exemplo de imortalidade.

Mas aí é que está o charme da coisa. FAZ PARTE do GFBPA e (principalmente) de sua torcida uma certa EMPÁFIA e ARROGÂNCIA. Não existe nada mais gremista que transformar em IMORTAL um feito que na verdade de heróico não teve nada.

PS: por favor, não confundam as coisas, não estou chamando ninguém de arrogante. eu mesmo, quando converso com amigos sobre futebol e, especialmente, sobre rivalidade gre-nal sou MUITO arrogante. porém, essa característica é restrita somente a este assunto. faz parte da galhofa do torcedor.

Publicado por: augusto em outubro 26, 2007 5:07 PM

Lila = Kierkegaard

Existencialismo na sexta-feira = porre

sdksjdksjd

Publicado por: Giordano em outubro 26, 2007 5:08 PM

Concordo com a Lila...

Por exemplo...aquele jogo inter x barcelona, pra mim, foi uma merda!

akjshdaskdaskjdahsdkhdkshdhaks

Publicado por: Carlos em outubro 26, 2007 5:09 PM

O Grêmio é o "Imortal Tricolor" desde 1953. Só em 2007, os colorados começaram a reclamar. Isso é levar 54 anos para se dar conta. Um recorde!

Por favor! É óbvio que é marketing. Assim como é o tal "Clube do Povo" e "A Maior Torcida do Rio Grande". Mera questão de marca, os fatos são o que menos importa...

Ou alguém acha que a Pepsi É, de verdade, "o sabor da nova geração"?!

Publicado por: LARÁPIO DO SANCHOTENE em outubro 26, 2007 5:15 PM

falo do que vi e vivi - passado é o que me resta. e cinco é pouco:
7) corinthians 10 x 1 tiradentes - 1983 - era moleque e não tinha plena noção da aberração que é esse placar. a primeira vez que vi um gol de bicicleta (do vladimir)
6) guarani 0 x 1 corinthians - 1988 - a maior angústia da minha vida, o empate era deles, até viola surgir na prorrogação com um carrinho salvador
5) corinthians 2 x 1 atlético mg e corinthians 2 x 1 bahia - 1990 - em uma semana, neto virou dois jogos e carregou o timão pra uma final de brasileiro depois de 14 anos
4) corinthians 1 x 0 palmeiras - 1993 - o favoritismo do palmeiras, a parmalat com seus dólares e esquemas, tudo caiu com o gol do porquinho do viola. por uma semana fomos campeões, e a seca palestrina era eterna
3) corinthians 5 x 1 palmeiras - 1982 - um dos dias mais felizes da minha vida. e, marcando três, surge walter casagrande jr.
2) corinthians 1 x 0 são paulo - 1990 - eu tinha certeza que o corintia nunca ia ser campeão brasileiro até esse dia. sem contar que tive participação direta no resultado ao contornar o morumba pra assistir o jogo da cabeceira atrás do gol vazado por tupãzinho - de outro modo, ele não ouviria meu berro de "vai tupã!" e a história seria outra
1) corinthians 1 x 0 ponte - 1977 - na época não tinha consciência de mim, e seria outro hoje sem esse jogo

Publicado por: cristo em outubro 26, 2007 5:15 PM

Luis Felipe, tu geralmente faz comentários bastante sensatos... mas hoje vou ter que discordar de ti cumpadre...

o mérito dessa partida (gremio x estudiantes) é justamente ter conseguido a classificação diante do contexto da coisa toda - com ou sem resultados paralelos.

Quem disser que não tem medo ou é louco ou é mentiroso. Se o time do Grêmio tivesse tido (sic) medo, sequer teria entrado em campo.

Tá aí a prova:

http://www.youtube.com/watch?v=maOhxD3qiTY

Se tu prestar atenção no vídeo vai ver que o Mazaroppi diz: "vai me matar, mata... mas eu não vou pipocar pra vocês"

Capitão Nascimento teria pedido pra sair. Chuck Norris também. O Grêmio classificou e foi campeão.

Obrigado

Publicado por: fino em outubro 26, 2007 5:27 PM

ROUBO do Palmeiras em 1960 e poucos contra o COLORADO..ARRAM, Luis Felipe, ARRAM

o PArmera era o único time que disputava com o Santos alguma coisa (o Cruzeiro ganhou UMA competição do Santos, antes que alguém fale algo do gênero), o Inter não ganhava nada no Estado e só passávamos pq ROUBÁVAMOS contra o Inter..meu Deus...e o cara nem era nascido...não VIU os jogos, não interpretou erros da arbitragem...

pior que isso, é o cara relembrando o gol do Viola, que por UMA semana nos deixou na seca eterna...IGUAl a 1974, quando GANHAMOS o título de um time que estava há 20 anos sem ganhar nada...IGUALZINHO...

e obrigado por mencionar tanto o Palmeiras..mesmo perdendo muitos desses jogos (como ganhamos tb muitos), é um orgulho saber que muito dos memoráveis jogos de cada time estávamos em outro lado...

Publicado por: fabio em outubro 26, 2007 5:36 PM

Quem acompanha meus comentários aqui no Impedimento, sabe que eu não compartilho da "empáfia e arrogância" gremista que vocês tanto falam. Pelo contrário, encaro isso tudo numa boa e já falei o que acho sobre a balela da imortalidade...

mas quando leio INSANIDADES, sou obrigado a me pronunciar: "Não existe nada mais gremista que transformar em IMORTAL um feito que na verdade de heróico não teve nada." Tá MALUCO augusto??? Ou tá só de sacanagem?

Acho que é a palavra imortal que causa essa rebuliço todo, pois chamem como quiserem, raça, garra, coragem, imortalidade... isso é o de menos, mas não diminuam aquela partida, por favor.

No mais, aguardo as réplicas, citando aquele francesinho metido a besta

"Posso não concordar com nenhuma das palavras que dizeis, mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."

Abraffo e bom final de semana a todos.

Publicado por: fino em outubro 26, 2007 5:53 PM

Quem acompanha meus comentários aqui no Impedimento, sabe que eu não compartilho da "empáfia e arrogância" gremista que vocês tanto falam. Pelo contrário, encaro isso tudo numa boa e já falei o que acho sobre a balela da imortalidade...

mas quando leio INSANIDADES, sou obrigado a me pronunciar: "Não existe nada mais gremista que transformar em IMORTAL um feito que na verdade de heróico não teve nada." Tá MALUCO augusto??? Ou tá só de sacanagem?

Acho que é a palavra imortal que causa essa rebuliço todo, pois chamem como quiserem, raça, garra, coragem, imortalidade... isso é o de menos, mas não diminuam aquela partida, por favor.

No mais, aguardo as réplicas, citando aquele francesinho metido a besta

"Posso não concordar com nenhuma das palavras que dizeis, mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."

Abraffo e bom final de semana a todos.

Publicado por: fino em outubro 26, 2007 5:55 PM

fino, não precisa concordar. é apenas o jeito que eu GOSTO de ver as coisas. sou partidário da Lila neste lance de não se levar muito a sério, principalmente no futebol. pra mim é DIVERTIDO ficar nessa flauta de "superior", "arrogante" e todo o lance de "macaco".

claro, que tenho o mínimo de noção e só fico nessa flauta com os amigos que sei que levam isso na boa, da mesma forma que eu levo na boa o lance de "gaymista", "coligay", "analvalanche".

mas pra mim é um lance muito gremista enaltecer feitos não tão grandes assim. batalhas dos aflitos, por exemplo. claro que a forma como tudo se deu foi fantástica, mas convenhamos: não fez mais que a obrigação em retornar à série A. e ainda por cima deu vexame ao voltar com as calças na mão. todo o lance de pênaltis, 71 segundos e etc e tal amenizou o papelão, pq o correto mesmo era ser campeão por antecipação e passar por cima de clubes cuja grandeza não se compara a do grêmio.

Publicado por: augusto em outubro 26, 2007 6:10 PM

Top 1 das vitórias tricolores: Grêmio 2 x 1 Celeste Olímpica, e de virada. Para quem já ouviu falar em futebol, já ouviu falar muito antes em Celeste Olímpica. Não precisa dizer mais nada. Desculpem o nerdisismo mas história é história.

Publicado por: Araã em outubro 26, 2007 7:02 PM

Retomando: o gol anulado em 2002 foi do Zinho, tava 5 metros "onside" e o bandeirinha garantiu a faculdade da filhinha levantando o instrumento...

Publicado por: Serramalte Extra em outubro 26, 2007 7:08 PM

Beto Borracho, na última rodada da primeira fase do Brasileirão 98 o Grêmio dependia de outros 4 (e não 7) resultados (Inter, Atlético, Vasco e Flamengo também brigavam por vaga). E não é possível que o Cacalo tenha dito “tâmo dentro, tâmo dentro....acabou em MINAS” pois Atlético perdeu a classificação em CAMPINAS ao empatar por 0x0 com a Ponte, que lutava pra não cair. O Atlético foi muito cagão. E o Grêmio, imortal.

Publicado por: Diogo - BH - em outubro 26, 2007 7:36 PM

texto de uma professora de uma escola municipal de Porto Alegre

TUDO PASSA PELO FUTEBOL...

Lá pelas décadas de 60/70, a minha avó, que era zeladora de escola recebeu uma homenagem de um jornalista – Adel Carvalho – em jornal de circulação na cidade. Essa reportagem terminava assim: “Isso é um incentivo, uma esperança, aos que sonham com épocas melhores. Quando cada cidadão for na realidade, um bom zelador da PAZ e da ordem da comunidade, já o paraíso terreno não será tão utópico como parece hoje. Não será certamente para D. Amélia (minha avó), mas para seus netos, quem sabe?”

Bem, o que a reportagem tem a ver com o futebol? Eu vou explicar que agora, no ano de 2006, em que sou professora, elegi, junto com meus alunos, o projeto a ser estudado e eles sugeriram que fosse o futebol.

Até aí tudo bem. Fomos estudar regras, times, jogadores, estádios, enfim, tudo o que o assunto sugere. Combinamos que iríamos tentar a visita aos estádios dos dois maiores times gaúchos: o GRÊMIO e o INTERNACIONAL.
No primeiro time que chegamos fomos bem recebidos, visitamos a sala de troféus, passeamos em volta do campo e, enfim, aproveitamos ao máximo todos os espaços. No segundo time, que faço questão de NÃO identificar, além das atividades tivemos uma experiência nada agradável. Os alunos quase foram atropelados pelo carro de um CONSELHEIRO que ficou indignado em ver que, dentro deste estádio, algumas crianças vestiam a camiseta do time adversário. A pessoa encarregada de nos acompanhar me trouxe a informação com uma naturalidade como se estivéssemos em plena DITADURA e com a afirmação de que se fôssemos ao time oponente sofreríamos a mesma represália. Eu afirmei que NÃO, que ela estava enganada, que acabávamos de vir do outro time e que nada havíamos sofrido. Não bastasse isso, ela me informou que isso é NORMAL e que eu, que trabalho em escola querendo ensinar RESPEITO e PAZ a times adversários, é que estou desatualizada.

Agora eu entendo porque temos tanta guerra de torcidas, tanta falta de PAZ em alguns espetáculos de futebol. Onde fica o espírito desportivo, o respeito às diferenças de opções: religiosas, de partido político, sexuais e outros? Será que o “NAZISMO” prevalece junto do futebol? Não é o que vemos na Copa do Mundo. Ainda bem!

Espero que o FUTEBOL, bem como outras atividades que envolvam a sociedade, consiga ensinar aos seus torcedores que as pessoas não valem pela camiseta que elas vestem, nem pela cor do seu time ou dos seus torcedores, mas sim pelo fato de estarmos participando com alegria e respeito das mais simples manifestações de VIDA. E que, já que os netos de minha avó ainda não usufruíram o “paraíso terreno”, que pelo menos os meus netos acreditem e vejam que o RESPEITO e o CONVÍVIO COM AS DIFERENÇAS são fundamentais para as relações humanas em sociedade.

Publicado por: Luiz Fernando em outubro 26, 2007 8:21 PM

só uma retificação pro cara que falou do recorde de público com a ponte: acho que você se referiu ao recorde de público do MORUMBI e não Pacaembu (Corinthians x Ponte, paulistão de 77).
O recorde do Pacaembu foi num jogo entre SPFC e Corinthians, mais de 70 mil!! (onde hoje só deixam 30.000).

Publicado por: izabel em outubro 26, 2007 8:21 PM

texto de uma professora de uma escola municipal de Porto Alegre

TUDO PASSA PELO FUTEBOL...

Lá pelas décadas de 60/70, a minha avó, que era zeladora de escola recebeu uma homenagem de um jornalista – Adel Carvalho – em jornal de circulação na cidade. Essa reportagem terminava assim: “Isso é um incentivo, uma esperança, aos que sonham com épocas melhores. Quando cada cidadão for na realidade, um bom zelador da PAZ e da ordem da comunidade, já o paraíso terreno não será tão utópico como parece hoje. Não será certamente para D. Amélia (minha avó), mas para seus netos, quem sabe?”

Bem, o que a reportagem tem a ver com o futebol? Eu vou explicar que agora, no ano de 2006, em que sou professora, elegi, junto com meus alunos, o projeto a ser estudado e eles sugeriram que fosse o futebol.

Até aí tudo bem. Fomos estudar regras, times, jogadores, estádios, enfim, tudo o que o assunto sugere. Combinamos que iríamos tentar a visita aos estádios dos dois maiores times gaúchos: o GRÊMIO e o INTERNACIONAL.
No primeiro time que chegamos fomos bem recebidos, visitamos a sala de troféus, passeamos em volta do campo e, enfim, aproveitamos ao máximo todos os espaços. No segundo time, que faço questão de NÃO identificar, além das atividades tivemos uma experiência nada agradável. Os alunos quase foram atropelados pelo carro de um CONSELHEIRO que ficou indignado em ver que, dentro deste estádio, algumas crianças vestiam a camiseta do time adversário. A pessoa encarregada de nos acompanhar me trouxe a informação com uma naturalidade como se estivéssemos em plena DITADURA e com a afirmação de que se fôssemos ao time oponente sofreríamos a mesma represália. Eu afirmei que NÃO, que ela estava enganada, que acabávamos de vir do outro time e que nada havíamos sofrido. Não bastasse isso, ela me informou que isso é NORMAL e que eu, que trabalho em escola querendo ensinar RESPEITO e PAZ a times adversários, é que estou desatualizada.

Agora eu entendo porque temos tanta guerra de torcidas, tanta falta de PAZ em alguns espetáculos de futebol. Onde fica o espírito desportivo, o respeito às diferenças de opções: religiosas, de partido político, sexuais e outros? Será que o “NAZISMO” prevalece junto do futebol? Não é o que vemos na Copa do Mundo. Ainda bem!

Espero que o FUTEBOL, bem como outras atividades que envolvam a sociedade, consiga ensinar aos seus torcedores que as pessoas não valem pela camiseta que elas vestem, nem pela cor do seu time ou dos seus torcedores, mas sim pelo fato de estarmos participando com alegria e respeito das mais simples manifestações de VIDA. E que, já que os netos de minha avó ainda não usufruíram o “paraíso terreno”, que pelo menos os meus netos acreditem e vejam que o RESPEITO e o CONVÍVIO COM AS DIFERENÇAS são fundamentais para as relações humanas em sociedade.

Publicado por: Luiz Fernando em outubro 26, 2007 8:28 PM

Gente, vamos combinar que torcer é basicamente paixão? E que paixão é um troço completamente desprovido de razão?

Porra, minhas pessoas favoritas nesses mundo são 3 atleticanos, 1 santista, 3 pó-de-arroz, 2 vascaínos, 2 botafoguenses, 1 cruzeirense, 2 ou 3 bambis, 3 curintiano, uns 3 gremistas, uma meia dúzia de colorado e um caminhão de flamenguista. E isso importa? Só pra perturbar na mesa de bar. Evidente que não vou aloprar desconhecido, mas amigos e pessoas favoritas no mundo sabem exatamente do que se trata. e meu amigo gremista não ficou mais ou menos puto comigo porque eu liguei pra ele PODRE DE BEBADA e falando ENROLADO na final da libertadores berrando insanidades. Era a única pessoa no mundo pra quem eu queria ligar naquele momento e que iria entender a corneta. O que importou pra nós foi o fato de eu gastar TUBOS num interurbano porque eu ELE era eu queria zoar.

Sei lá, pra quem é amigo de verdade, esse tipo de gesto, que pode parecer a coisa mais escrota do mundo, se torna algo grande exatamente pela lembrança. E pela liberdade de poder ir me mandar tomar no cu e dizer que meu time não ganha nada há 600 anos e dizer que já colocou meu nome na lista da buatchi e que a gente vai quebrar tudo. No fim das contas, o que as pessoas são conta muito mais do que time, posição política, religião, cor de pele e essas pequenezes que muita gente gosta de apontar e criticar.

Tou péla. Foda-se.

Publicado por: Lila em outubro 26, 2007 8:35 PM

com todo respeito ao Luiz Fernando, e obviamente que sou contra qualquer violência nos estádios ou fora deles por questões clubísticas, mas discordo totalmente dessa professora (e das antas dos alunos dela). onde já se viu se visitar um estádio com a camisa do rival? isso é DESRESPEITO, no mínimo.
mesma coisa que entrar em igreja em "trajes mínimos".
espírito desportivo é entender que a rivalidade existe.

Publicado por: izabel em outubro 26, 2007 8:38 PM

Assino com a Izabel. Na verdade eu estava escrevendo um post imenso sobre essa coisa de respeito ao local onde se vai, mas a Bel resumiu tudo.

Publicado por: Lila em outubro 26, 2007 8:54 PM

"Grenal Farroupilha – surgimento da Imortalidade, último jogo do LARA!"

É no minimo antagônico. O mito da imortalidade surge com o falecimento do cara.

Publicado por: Anonymous em outubro 26, 2007 9:39 PM

5x1 semi de la copa 1984 ante framengo

Publicado por: FERN em outubro 27, 2007 9:02 PM

1950 o 1ª URUGUAY
1997 o 2ª GRÊMIO
1999 o 3ª JUVENTUDE

quando o vermelho terá o seu maracanazzo?

Publicado por: FERN em outubro 27, 2007 9:07 PM

GRÊMIO
1. Náutico 0 x 1 Grêmio (Campeonato Brasileiro da Série B, 2005). Inacreditável! A Batalha dos Aflitos. O jogo que melhor define o que é o Imortal Tricolor.
2. Grêmio 2 x 1 Hamburgo (Copa Intercontinental, 1983). A Terra é azul!
3. Grêmio 1 x 0 Inter (Gauchão, 1977). Fim do jejum dos anos 70, a arrancada para as grandes conquistas das décadas seguintes. E a comemoração genial do André Catimba.
4. Grêmio 2 x 1 Peñarol (Libertadores, 1983). Primeiro título na competição que é a cara do Grêmio.
5. Grêmio 2 x 0 Inter (Campeonato Metropolitano, 1935). Gre-Nal Farroupilha - para os gremistas, o verdadeiro Gre-Nal do Século.


1. Inter 1 x 0 Cruzeiro (Campeonato Brasileiro, 1975). Primeiro título do Colorado além das fronteiras do Rio Grande. O futebol gaúcho atinge a maioridade. O duelo Manga x Nelinho. O gol iluminado de Elias Figueroa. Falcão, Carpegiani, Lula, Raul, Piazza, Palhinha... Naquele tempo, os gigantes caminhavam sobre a Terra.
2. São Paulo 1 x 2 Inter (Libertadores, 2006). Rafael Sóbis em estado de graça. Melhor atuação do Inter no mágico ano de 2006. Partida que praticamente garantiu o título continental. O Inter, mais do que nunca, era... internacional!
3. Inter 2 x 1 Atlético-MG (Campeonato Brasileiro, 1976). Virada eletrizante nos últimos 20 minutos. E aquele golaço do Falcão, o mais lindo da história do Nacional!
4. Inter 2 x 1 Grêmio (Campeonato Brasileiro, 1989). Gre-Nal do Século! Semifinal do Brasileirão do ano anterior. Viramos o 1º tempo perdendo por 1x0 e com um jogador a menos. Abelão foi para o tudo ou nada e botou o time com quatro atacantes, contrariando a ortodoxia retranqueira do futebol gaúcho. Veio a virada, dois gols de Nílson. O Inter, além de garantir vaga na final do Nacional e na Libertadores, deu fim a um tabu de 12 clássicos sem vitória sobre o rival.
5. Inter 1 x 0 Barcelona (Mundial, 2006). Campeão Mundial! E da Fifa! Vitória heróica sobre o grande Barcelona de Ronaldinho e Deco.

Publicado por: Flávio em outubro 28, 2007 11:41 AM

"5. Grêmio 2 x 0 Inter (Campeonato Metropolitano, 1935). Gre-Nal Farroupilha - para os gremistas, o verdadeiro Gre-Nal do Século."

Pera aí meu bruxo, tem que haver uma definição na Azenha, pq quema alcunhou o gre-nal de 1988 de gre-nal do Século foi o Santana, e toda torcida gremista foi atrás dessa ladainha.

Então quer dizer, depois que levam o laço, aí o Gre-nal do século é o do jantar farroupilha.

Alto lá.

1979: Vasco 0 x 2 Inter. Final Brasileiro do dito ano.Dois gols do Chico Espina.
Só que era o primeiro jogo, o de ida. Mas dependendo do ponto de vista, pode ser considerado um "maracanazo", já que para alguns esse é o padrão de "grandeza" de um clube

Publicado por: Ernesto em outubro 28, 2007 7:24 PM

Ernesto, a tese de que o Gre-Nal Farroupilha foi o verdadeiro Gre-Nal do Século 20 é do Peninha. É uma provocação, é claro. O jogo de 1989 foi mais importante, por tudo que estava em jogo, mas nem por isso o clássico de 1935 deixa de ter sua revelância histórica. E não sei se a vitória sobre o Vasco em 79 pode ser considerada um "Maracanazo". O Inter venceu fora de casa, mas era favorito. Acho que para ser um Maracanazo autêntico, um time tem que derrotar (de virada!) um adversário tecnicamente superior que joga em casa e tem a vantagem do empate. Tipo a nossa derrota para o Olimpia na Libertadores de 89...

Publicado por: Anonymous em outubro 28, 2007 7:52 PM

Lila e Isabel os alunos dessa professora eram crianças que foram visitar, num dia de meio de semana, sem jogo, o Olímpico e o Beira-Rio.
Xingar uma CRIANÇA?
Meu Deus que falta de compreensão desses trogloditas que agrediram as crianças.
Será que foi desrespeito de uma criança?
Eu não vou com camisa de um clube na casa do outro, nem entre pelado em Igreja, mas era uma excursão de um colégio municipal.
Pelo fim da barbarie e da sandice nos estádio djá.

Publicado por: Luiz Fernando em outubro 28, 2007 11:39 PM

Luiz Fernando, eu não tou apoiando nada nem dizendo que tinha gente certa. Mas essas crianças tem pais, professoras ou, seja, adultos responsáveis por elas. E esses, SIM possuem as noções de respeito e educação bem definidas. Não era arrancar as camisas, mas explicar, calmamente, pras crianças que não, você não pode usar essa camisa do rival quando vai visitar a casa de alguém. E isso se estende (extende?) pra todos os setores da tua vida.

Tem uma parte da minha família (veja bem, família, sangue, dna) que é vascaína e eu nunca pisei na casa deles com camisa do flamengo. Assim como nenhum deles nunca pisou em casa com camisa do vasco. Desde criança. Porque me explicaram que eles não gostam do time pelo qual eu torço e que esse tipo de coisa não é agrádavel.

Culpa das crianças? Não. Culpa da pessoa que não pediu que se evitasse o clubismo e nem passou a noção mínima de comportamento em sociedade.

Publicado por: Lila em outubro 28, 2007 11:53 PM

Quem inventou essa historia de Grenal do século foi o Záchia, se tens duvida mande um e-mail para a BAND que ele, pessoalmente, via te responder

Publicado por: Anonymous em outubro 29, 2007 7:10 AM

só faltou mesmo o grenal dos 5x2 na lista do douglas...

Publicado por: Rudi em outubro 29, 2007 8:04 AM

eu lembrei aí nos comentários o grenal dos CINCO MUITO, rudi. fabiano IMITANDO TUBARÃO na linha de fundo foi uma das comemorações mais lindas do futebol.

e agora recordei o grenal do gol 1.000, feito pelo fernandão em 10 minutos vestindo a camisa colorada. não foi um jogo "memorável", mas valeu pelo início de uma bela jornada que o levaria [fernandão] ao teto do mundo.

sobre o grenal do século, o próprio sant'anna disse que jamais falaria sobre futebol se o grêmio perdesse.

já comentei isso aqui.

e perdeu.

:]

Publicado por: dante em outubro 29, 2007 9:39 AM

Seria ótimo mesmo que o Santana nunca mais comentasse futebol. E merecemos mesmo perder o Grenal do século. Um caminhão de oportunidades desperdiçadas no primeiro tempo, um jogador a mais e talvez o maior sdalto alto que já vi em um grenal. Cá entre nós, o Inter era uma babinha e tinhamos o melhor time do Brasil. Perdemos. Por isso amo o futebol... asjdfgasdg

Publicado por: Roger em outubro 29, 2007 11:24 AM

Quer dizer que eu não posso entrar no Morumbi ou no Maracanã com a camisa do Grêmio que ela vai ser arrancada? Pouquinho menos né!!

E vocês já repararam que sempre que o Inter perde o Douglas demora pra fazer um post sobre a rodada e sempre que ganha o post vem mais rápido?


hsuashaushasa

Publicado por: PILANTRA do Léo em outubro 29, 2007 11:35 AM

Maracanã é um estádio municipal, logo, você pode tudo, Pilantra.

A questão vai mais além, ams se você quer ver assim, bom, quem sou eu pra lutar contra, não é mesmo?

Publicado por: Lila em outubro 29, 2007 11:43 AM

Estadual, porra. O Mario Filho é estadual.

Publicado por: Lila em outubro 29, 2007 11:45 AM

E se eu for visitar o Engenhão, vou apanhar dos Botafoguenses? E se alguém foi visitar o Nou Camp com a camisa do Inter, será que vão mandar tirar a camisa ou lá que é primeiro mundo pode?

A questão é simples mas existem fanáticos (não que seja teu caso, Lila) que querem tornarem-a mais complexas do que elas realmente são. Antes de ter respeito pelo time, há de se existir o respeito entre as pessoas, independente dar cor, religião, opção sexual ou time que torce, se não é racismo e racismo é caso de polícia. Ninguém vai respeitar mais ou menos alguém por entrar na casa do outro com camisa do time adversário. Se for o caso, até tocar flauta no amigo fica no sense.

Publicado por: PILANTRA do Léo em outubro 29, 2007 12:01 PM

Léo, não é porque EU acho desrespeitoso que isso é verdade universal.

EU não faria nenhuma coisas citadas por você, pelas razões que eu citei.

Publicado por: Lila em outubro 29, 2007 12:57 PM

A gente sabe que não e não escrevi pra ti, até quis especificar que não era pra ti pra não deixar dúvidas. A gente sabe que tu é uma moça de família, Lila

Publicado por: PILANTRA do Léo em outubro 29, 2007 1:02 PM

VEC 2x1 Inter
Inesquecível. Ao menos pra mim.

Publicado por: Gralha em outubro 29, 2007 2:25 PM

O Maracanã é estadual.

Publicado por: LARÁPIO DO SANCHOTENE em outubro 29, 2007 2:41 PM

Eu já disse isso...

Publicado por: Lila em outubro 29, 2007 2:56 PM

Larápio, vou te responder com uma excelente resposta que o dante colocou num post acima:
"se é necessário EXPLICAR, vocês nunca vão entender."

Publicado por: izabel em outubro 30, 2007 1:11 PM

Bel, você errou de membro da TURBA NEFASTA, foi o Pilantra e não o Larápio. =)

Publicado por: Lila em outubro 30, 2007 1:28 PM

Grato pelo elogio, Lila, mas da onde tu tirou que eu não entendi alguma coisa?

Publicado por: Pilantra do Léo em outubro 31, 2007 12:23 PM

Foi a Bel, Pilantra. Ela só confundiu você e o Larápio, veja bem.

Publicado por: Lila em outubro 31, 2007 2:07 PM

A Bel te confundiu com o Larápio, Pilantra. Olha ali em cima.

Publicado por: Lila em outubro 31, 2007 2:39 PM

Sim, sim, eu só te agradeci e esqueci de citar q era pra ela a pergunta, assim pareceu que foi pra ti.

Mas o QUE eu não entendi?

Publicado por: PILANTRA do Léo em outubro 31, 2007 3:01 PM

Não adiantaria explicar.
sfjdjlhsgddgh

Publicado por: Lila em outubro 31, 2007 3:11 PM

Léo se tu não entendeste nem o QUE tu não entendeste, como é que a gente vai explicar? rsrsrsrsrsrs

Publicado por: J Petry em outubro 31, 2007 3:17 PM

dá um pega aí, pilantra...

Publicado por: dante em outubro 31, 2007 4:17 PM

Batalha de La Plata, 83. Maior entrega de todos os tempos.

Publicado por: Almirante Junqueira em outubro 31, 2007 5:39 PM

O jogo Grêmio 5 (1) X 0 (5) Palmeiras de 1995 é um dos mais fantásticos que eu lembro de ter visto, mesmo assim é difícil tirar algum dessa lista.

OBS: Típico exemplo de post excelente completamente destruído pela ação nociva de trolls.


Publicado por: Bender em novembro 5, 2007 1:08 PM

Busca


Categorias

Arquivos