« Estudo alerta para diagnóstico excessivo de câncer de mama | Página Principal | Magros 'também têm que se exercitar' »

Brigas de casal podem fazer mal ao coração

março 5, 2006

Brigas de casal não resultam só em irritação e às vezes, lágrimas. Elas podem endurecer as artérias, de acordo com um estudo da Universidade americana de Utah.

Mas o que causa o espessamento e a obstrução das artérias é diferente em homens e mulheres.

Nas mulheres, os problemas de circulação acontecem quando elas ou o parceiro demonstram hostilidade para com o outro. No homens, o problema é causado quando um dos dois quer controlar o outro.

Cada casal foi convidado a escolher um assunto, como dinheiro, parentes, crianças, férias ou divisão de tarefas domésticas. Qualquer assunto que fosse causa de desacordos no casamento.

Quando os resultados foram analisados, o estudo concluiu que as mulheres que fizeram os comentários mais hostis durante a discussão apresentaram os maiores níveis de calcificação - indicando a formação de placas nas artérias que obstruem a passagem do sangue para o coração.

Nenhum dos 300 voluntários foi classificado com um caso de emergência médica, mas alguns apresentaram níveis altos o suficiente para serem aconselhados a procurarem um médico. (BBC)

Walter Valdevino Estudo Comentários (0) Comentários (0)