Artigos: Colesterol

Nível de colesterol nos EUA é o melhor em quase 50 anos, diz estudo

dezembro 13, 2007

O colesterol alto é comumente relacionado à obesidade. Entretanto, os pesquisadores descobriram que esses dois índices tem ($ic) caminhado em direções opostas. (Folha Online)

Walter Valdevino Colesterol , Estudo , Obesidade Comentários (0) Comentários (0)



Estudo relaciona câncer a colesterol baixo

julho 24, 2007

A pesquisa foi feita com 40 mil pessoas que tomaram estatina para abaixar o nível de colesterol "ruim" – LDL – no sangue.

Os pesquisadores não souberam dizer se a descoberta é um efeito colateral da estatina ou resultado do colesterol baixo. (BBC)

Walter Valdevino Colesterol , Câncer , Estudo Comentários (0) Comentários (0)



Pesquisa com freiras diz que cerveja reduz colesterol

junho 8, 2007

Freiras de três conventos espanhóis da província de León aceitaram beber meio litro de cerveja sem álcool durante 45 dias como parte de um estudo para comprovar os efeitos benéficos da bebida para a saúde.

O estudo foi patrocinado pela Associação de Fabricantes de Cerveja da Espanha, mas feito por um comitê científico independente.

De acordo com a nova pesquisa, a cerveja é o único produto alimentar que contém lúpulo e pode funcionar como remédio. (BBC)


Continue lendo

Walter Valdevino Colesterol , Dieta , Estudo , Terapias Alternativas , Álcool Comentários (0) Comentários (0)



Sexta-feira 13 é o dia com mais acidentes de carro, diz estudo

abril 12, 2007

Os motoristas 'adaptam seu comportamento ao mito do dia 13'

O índice de acidentes, curiosamente, é 13% maior quando o dia 13 do mês cai nem uma sexta-feira, tornmado (SIC) o dia o mais azarado para motoristas de carro. (BBC)


Continue lendo

Walter Valdevino Colesterol , Estudo , Suspeitas Comentários (0) Comentários (0)



Colesterol bom não diminui risco de enfarte, diz estudo

março 27, 2007

Técnica alternativa, cuja meta era aumentar o HDL, não baixou risco de enfarte

Associated Press

NOVA ORLEANS - A estratégia de aumentar o nível de colesterol bom a fim de combater problemas cardíacos recebeu nesta segunda-feira, 26, um novo revés: uma série de estudos revelou que as técnicas alternativas utilizadas com esse fim não só mostraram-se ineficazes como têm problemas de segurança.

A notícia foi difundida após a empresa farmacêutica Pfizer ter abandonado um investimento de US$ 800 milhões no medicamento torcetrapib, pois este aumentava o risco de ataques cardíacos e de morte.

Os especialistas agora querem saber se os problemas se estendem a todas as drogas desse tipo. "Precisamos entender em que falhou o torcetrapib para seguir adiante", disse o presidente do American College of Cardiology, Steven Nissen.

Os novos estudos, apresentados em uma conferência, ofereceram uma resposta variada. A droga da Pfizer aparentava ser a única perigosa, mas outros remédios também têm problemas. E, mesmo elevando o nível do colesterol bom (HDL), como se esperava, os fármacos não conseguiram diminuir a possibilidade de ataques cardíacos ou mortes.

Há tempos os médicos enfocam na diminuição do colesterol ruim, o LDL, para reduzir os riscos de enfartes. As estatinas diminuem o LDL, que transporta a gordura dos alimentos pela corrente sanguínea.

Porém muitas pessoas que ingeriram estatina sofreram ataques cardíacos. Por isso os médicos tentaram aumentar o colesterol bom - que transporta o gordura do sangue até o fígado, onde ela é eliminada - com o objetivo de diminuir os riscos.

Outra droga chamada Niaspan, produzida pela Kos Pharmaceutical, cumpre essa função, mas pode gerar uma sensação de irritação que para algumas pessoas é intolerável. Pfizer, Merck& e a Roche estão pesquisando drogas que melhorem o HDL de uma maneira inovadora.

Os estudos sobre colesterol foram publicados nas revistas especializadas New England Journal of Medicine e Journal of the American Medical Association. (Estado)


Continue lendo

Walter Valdevino Colesterol , Estudo Comentários (0) Comentários (0)



Crescer rápido diminui risco de colesterol, diz estudo

março 1, 2007

A pesquisa descobriu que o crescimento das pernas parecia ter a ligação mais forte com o colesterol mais baixo. Os cientistas sugerem que características do ambiente em que a pessoa cresceu, nutrição, infecções e estresse podem afetar o crescimento das pernas e o risco cardiovascular. (Terra)


Continue lendo

Walter Valdevino Colesterol , Estudo Comentários (0) Comentários (0)



Alho não ajuda a reduzir o colesterol, diz novo estudo

fevereiro 27, 2007

Alho não melhora o hálito e não reduz o colesterol. Esta é a conclusão do ESTUDO MAIS RIGOROSO feito até agora sobre o uso de alho cru e de suplementos naturais à base de alho, a despeito de diversas alegações em contrário.

Mas os benefícios da alicina para o organismo podem ser diluídos quando o alho é digerido, disse Gardner. A despeito disso, o pesquisador, um apreciador do alho, estava otimista no início do estudo. Ele classificou o resultado como frustrante, mas disse que é possível que benefícios apareçam com o consumo de doses maiores ou por pessoas com problemas mais graves. (Estado)


Continue lendo

Walter Valdevino Colesterol , Estudo , Terapias Alternativas Comentários (0) Comentários (0)



Para chegar aos 85, esteja em forma aos 50, diz estudo

novembro 14, 2006

Outros hábitos ligados à saúde e ao bem-estar - não fumar, não beber em excesso, ser casado - também aumentam as chances de chegar vivo e bem aos 80.

O estudo envolveu 5.820 americanos do sexo masculino e de etnia japonesa, moradores da ilha de Oahu, no Havaí, que foram acompanhados por até 40 anos. Mas os pesquisadores afirmam que os resultados, provavelmente, aplicam-se também a mulheres e a homens de outros grupos étnicos. (Estado)


Continue lendo

Walter Valdevino Colesterol , Comportamento , Coração , Câncer , Dieta , Estudo , Fumo , Obesidade Comentários (0) Comentários (0)



Aspectos favoráveis do fast food

setembro 12, 2006

* Batatas-fritas: o acompanhamento mais comum. Elas não fazem mal porque pertencem a um grupo cujos carboidratos devem ser consumidos diariamente e fornecem energia aproveitável pelo organismo. São ricas em potássio, um mineral que faz bem para o s que retêm líquidos ou têm problemas renais, e em vitamina C, um potente antioxidante. Podem conferir um aporte de energia extra àqueles com déficit nutritivo, que estão convalescentes ou magros, que estão submetidos a um grande desgaste físico ou que devem fazer frente a um esforço maior do que o habitual. (Terra, contribuiu Julio Col)


Continue lendo

Sabrina Fonseca Colesterol , Dieta , Obesidade Comentários (0) Comentários (0)



Why Most Published Research Findings Are False

setembro 6, 2006

Declaramos o fim desse blog, pois os autores acabam de morrer de desilusão com essa notícia bombástica:

10.1371_journal.pmed.0020124.g001-M.jpg

Sabrina Fonseca Amor , Aspirina , Café , Colesterol , Comportamento , Computadores , Coração , Câncer , Demência , Depressão , Dieta , Enxaqueca , Esportes , Estudo , Evolução , Fumo , Intriga , Leite , Miolos , Obesidade , Ovo , Próstata , Religião , Ronco , Seios , Sexismo , Sexo , Sono , Stress , Suspeitas , Terapias Alternativas , Tomate , Trabalho , Universo , Álcool , Ômega-3 Comentários (2) Comentários (2)



Consumidores de fast-food subestimam a ingestão de calorias

setembro 5, 2006

"Não se trata de falta de conhecimento, ou de uma distorção motivacional provocada pelo fato de que as pessoas querem mentir (sobre o quanto comem). É uma distorção da percepção, internalizada e que não conseguimos controlar", disse Pierre Chandon, um dos co-autores do estudo.

Chandon, em entrevista à Associated Press, sugere que as pessoas dividam suas porções em componentes diversos e tentem estimar as calorias de cada parcela, em vez de olhar para o prato todo de uma vez. (Estado)


Continue lendo

Walter Valdevino Colesterol , Comportamento , Dieta , Estudo Comentários (0) Comentários (0)



Basta uma refeição gordurosa para prejudicar as artérias

agosto 8, 2006

Três horas depois de comer o bolo de gordura saturada, o revestimento das artérias não era capaz de se expandir para aumentar o fluxo de sangue


Continue lendo

Walter Valdevino Colesterol , Coração , Dieta , Estudo Comentários (0) Comentários (0)