Artigos: Ronco

Pessoas que roncam muito perdem mais calorias ao dormir, diz estudo

dezembro 16, 2008

Mas o estudo não esclarece a razão por que pessoas obesas também sofrem de apnéia do sono. (BBC)

Walter Valdevino Estudo , Ronco Comentários (1) Comentários (1)



Barulho do ronco 'pode provocar hipertensão', diz estudo

fevereiro 13, 2008

Um estudo conduzido por um time de cientistas internacionais sugere que dormir ao lado de quem ronca pode ser prejudicial à saúde. (BBC)

Walter Valdevino Estudo , Ronco Comentários (0) Comentários (0)



75% dos britânicos adultos roncam, diz pesquisa

julho 6, 2007

A pesquisa também identificou cinco tipos de ronco.

* Segundo a pesquisa 18% dos que sofrem com o ronco são os "Assoadores": produzem um som marcado pelo sopro rápido do ar pelas narinas e boca, semelhante ao som produzido num relincho curto de cavalo.

* Pelo menos 12% dos que roncam estão na categoria "Roncorquestra", exemplificado por roncos longos e baixos que gradualmente aumentam em um crescendo ensurdecedor.

* O tipo "McEnroe" atinge 10% dos britânicos que roncam. É um tipo que se distingue por sons curtos, violentos, semelhantes ao barulho feito por tenistas quando estão jogando.

* O tipo "Morsa" (8%) se diferencia por fazer barulhos de grunhidos contínuos enquanto dorme.

* O "Velho Barulhento" compreende 5% dos que roncam e soa como um velho carro com problemas de motor. (BBC)

Walter Valdevino Estudo , Ronco Comentários (0) Comentários (0)



Homens e mulheres sonham com sexo na mesma proporção, diz estudo

junho 15, 2007

Enquanto as mulheres tendem a fantasiar com astros de cinema, do rock, políticos ou amantes passados e presentes, os homens tendem a imaginar relações com várias parceiras, em público ou em locais desconhecidos, segundo o autor do estudo, Antonio Zadra, professor adjunto do departamento de psicologia da Universidade de Montreal, no Canadá.

De acordo com o estudo, as mulheres tiveram a mesma quantidade de sonhos eróticos que os homens. Isso representa uma mudança em relação a um estudo anterior de 1960, que concluiu que os homens sonhavam muito mais com sexo que as mulheres.

Segundo o estudo atual, isto pode significar duas coisas: que elas se sentem mais livres para falar do tema, ou que têm mais sonhos eróticos após a revolução sexual dos anos 60.

Nos cenários imaginários das mulheres foram citados atores como Brad Pitt ou George Clooney, assim como o cantor Bono, do U2.

Zadra apresentou os resultados de sua análise no "Sleep 2007", a conferência anual para cientistas do sonho, pesquisadores e representantes da indústria, em Minneapolis. (Estado)

Walter Valdevino Estudo , Ronco , Sexismo , Sono Comentários (0) Comentários (0)



Ronco aumenta risco de Mal de Alzheimer, diz estudo

junho 4, 2007

A especialista Susanne Sorensen, chefe de pesquisas da Alzheimer's Society, disse que o estudo é importante. (BBC)


Continue lendo

Walter Valdevino Estudo , Miolos , Ronco Comentários (0) Comentários (0)



Sinal magnético pode garantir bom sono, dizem cientistas

maio 3, 2007

Cientistas da Universidade de Wisconsin-Madison descobriram um jeito de estimular as ondas lentas típicas do sono profundo ao enviar um inofensivo sinal magnético para dentro do crânio de voluntários adormecidos. (Folha Online)


Continue lendo

Walter Valdevino Estudo , Ronco , Terapias Alternativas Comentários (0) Comentários (0)



Pesquisa indica vômito como o pior som do planeta

janeiro 25, 2007

badvibes.jpg

da Ansa, em Londres
com Folha Online

Qual é o pior ruído para um ser humano?
Um professor inglês de engenharia acústica, Trevor Cox, realizou uma pesquisa mundial sobre a questão e a resposta foi o barulho de alguém vomitando.

Mais de 1 milhão de internautas (ouça os sons) participaram durante um ano da pesquisa on-line elaborada pelo professor Cox, docente da Universidade de Salford, cidade-satélite de Manchester, no norte da Inglaterra.

O especialista propôs uma lista de 34 sons desagradáveis (recriados na web) e o vômito (executado por um ator depois de comer feijões enlatados) conquistou o título de "worst sound of the world" (o pior ruído do mundo). Venceu até mesmo o som agudo do microfone e o choro de um recém-nascido, em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Curiosamente, o ronco, que à noite parece enlouquecer quem o ouve, conquistou apenas o 26º lugar da lista. As pessoas parecem se incomodar muito mais com o miado do gato, por exemplo, ou com o sinal do celular (12º lugar).

"De um ponto de vista científico desconhecemos porque determinados barulhos nos soam tão terríveis. Se como engenheiros acústicos aprendermos quais os sons que mais perturbam as pessoas, podemos então tentar descobrir como reduzi-los ou eliminá-los", explicou Cox ao jornal "The Guardian" (leia a reportagem completa em inglês).

A pesquisa verificou que em geral as mulheres parecem mais sensíveis e vulneráveis aos barulhos mais repugnantes, mas são muito menos negativas do que os homens na reação ao choro lamurioso de um bebê.

O professor Cox não se surpreendeu: "Isso talvez se deva ao fato de que as mulheres têm um papel importante na proteção dos seus filhos e estão mais acostumadas ao seu choro".

Outra descoberta: em geral, à medida que envelhecemos, a paciência em relação aos barulhos tidos como insuportáveis tende a diminuir progressivamente. Mas há algumas exceções que chamam a atenção: com o avançar da idade diminui, por exemplo, a repugnância pelo ruído de alguém comendo uma maçã. (Folha On-line)

Walter Valdevino Estudo , Ronco Comentários (1) Comentários (1)



Mulheres que dormem mais têm menos chances de engordar

dezembro 1, 2006

As mulheres de meia-idade que dormem bem - pelo menos sete horas por noite - têm menos chances de engordar, segundo um estudo que confirma outras pesquisas que relacionam a falta de sonho ao ganho de peso. É uma questão preocupante em uma sociedade cada vez mais insone, principalmente desde a chegada da Internet, e onde a obesidade é um dos mais graves problemas enfrentados pela saúde pública.

A explicação deste fato não está clara: a maior parte dos especialistas acredita que a falta de sono altera o funcionamento dos hormônios que regulam o controle do apetite, embora haja quem pense que as pessoas que dormem menos comem mais e fazem menos exercício por causa do cansaço. (Estado)


Continue lendo

Walter Valdevino Comportamento , Estudo , Ronco , Terapias Alternativas Comentários (1) Comentários (1)



Why Most Published Research Findings Are False

setembro 6, 2006

Declaramos o fim desse blog, pois os autores acabam de morrer de desilusão com essa notícia bombástica:

10.1371_journal.pmed.0020124.g001-M.jpg

Sabrina Fonseca Amor , Aspirina , Café , Colesterol , Comportamento , Computadores , Coração , Câncer , Demência , Depressão , Dieta , Enxaqueca , Esportes , Estudo , Evolução , Fumo , Intriga , Leite , Miolos , Obesidade , Ovo , Próstata , Religião , Ronco , Seios , Sexismo , Sexo , Sono , Stress , Suspeitas , Terapias Alternativas , Tomate , Trabalho , Universo , Álcool , Ômega-3 Comentários (2) Comentários (2)



Pesquisa explica por que temos sono após comer

agosto 7, 2006

Para o pesquisador-chefe Denis Burdakov, a pesquisa pode esclarecer por que "alguns de nossos amigos europeus gostam tanto de suas siestas".


Continue lendo

Walter Valdevino Comportamento , Dieta , Estudo , Ronco Comentários (0) Comentários (0)



Dividir a cama afeta cérebro dos homens, diz estudo

julho 21, 2006

Dividir a cama com uma outra pessoa pode, temporariamente, reduzir o poder mental dos homens. A conclusão foi sugerida por cientistas austríacos na revista New Scientist.

Independentemente de terem ou não consumado relações sexuais, os homens que passam a noite com alguém têm seu sono perturbado, diz o estudo, e isto prejudica sua habilidade mental no dia seguinte.

Mesmo afirmando que dormiram melhor com a presença da parceira, os homens tiveram um desempenho pior nos testes, sugerindo que eles tiveram, na verdade, um sono menos tranqüilo.

Já as mulheres, que declararam ter dormido melhor quando sozinhas, conseguiram dormir mais profundamente.


Continue lendo

Sabrina Fonseca Ronco , Sexismo Comentários (1) Comentários (1)