Artigos: Leite

Fazendeiro que dá nome a vacas obtém mais leite, diz estudo

janeiro 28, 2009

O animal que recebe um nome e é tratado com "um toque mais pessoal" pode aumentar a produção em até 285 litros por ano. (BBC)

Walter Valdevino Estudo , Leite , Terapias Alternativas Comentários (0) Comentários (0)



Amamentação exclusiva reduz risco de infecção por HIV, diz estudo

março 31, 2007

Mulheres infectadas pelo HIV que alimentam seus filhos apenas com leite materno podem reduzir de maneira significativa o risco de transmitir o vírus causador da Aids para as crianças, revela um estudo publicado na edição desta sexta-feira da revista médica britânica "The Lancet".

O artigo diz, entretanto, que as estimativas de risco não distinguiam entre a amamentação exclusiva e a alimentação mista, na qual a criança é parcialmente amamentada e parcialmente alimentada com comida sólida ou fórmula infantil.

Estas diretrizes recomendam às mulheres infectadas com HIV que amamentem exclusivamente seus bebês nos primeiros seis meses de vida, a menos que haja disponibilidade de comida substitutiva de boa qualidade, segura e acessível. (Folha de São Paulo)


Continue lendo

Sabrina Fonseca Leite , Seios Comentários (0) Comentários (0)



Mamar no peito ajuda ascensão social, diz estudo

fevereiro 14, 2007

Os pesquisadores acompanharam 1,4 mil bebês nascidos de 1937 a 1939 durante 60 anos.

Os que foram amamentados no seio da mãe tiveram uma probabilidade 41% maior de subir de classe social do que os alimentados com mamadeira.

Martin disse que são necessárias mais pesquisas para uma explicação mais específica. (BBC)


Continue lendo

Walter Valdevino Estudo , Leite , Seios Comentários (3) Comentários (3)



Leite diminui efeitos benéficos do chá, dizem especialistas

janeiro 9, 2007

Um grupo de cientistas descobriu que os efeitos da ingestão de chá, que é benéfica para o combate a doenças cardiovasculares, podem ser anulados caso a bebida seja consumida com leite --um hábito costumeiro entre ingleses. (Folha)


Continue lendo

Walter Valdevino Estudo , Leite Comentários (0) Comentários (0)



Why Most Published Research Findings Are False

setembro 6, 2006

Declaramos o fim desse blog, pois os autores acabam de morrer de desilusão com essa notícia bombástica:

10.1371_journal.pmed.0020124.g001-M.jpg

Sabrina Fonseca Amor , Aspirina , Café , Colesterol , Comportamento , Computadores , Coração , Câncer , Demência , Depressão , Dieta , Enxaqueca , Esportes , Estudo , Evolução , Fumo , Intriga , Leite , Miolos , Obesidade , Ovo , Próstata , Religião , Ronco , Seios , Sexismo , Sexo , Sono , Stress , Suspeitas , Terapias Alternativas , Tomate , Trabalho , Universo , Álcool , Ômega-3 Comentários (2) Comentários (2)



Leite materno é bom, mas não previne alergias

agosto 3, 2006

O leite materno sempre foi tido como o melhor para os bebês. Mas cientistas acreditam que ele aumenta o risco de alergias

Leite de cabra é usado em sorvete para alérgicos


Continue lendo

Walter Valdevino Dieta , Estudo , Leite Comentários (0) Comentários (0)



Beber leite previne câncer no intestino, diz pesquisa

abril 2, 2006

Tomar leite pode reduzir o risco de câncer no intestino, segundo pesquisadores americanos.

Cientistas do Brigham and Women's Hospital descobriram que beber meio litro de leite por dia tinha leva a uma queda de 12% no risco de desenvolver a doença.

Eles analisaram os resultados de dez pesquisas, que, no total, avaliaram cerca de 500 mil pessoas, das quais 5 mil contraíram câncer de intestino.

Os resultados do estudo dos cientistas americanos foram publicados no Journal of the National Cancer Institute.

Regime alimentar

O câncer de intestino, também conhecido como câncer de cólon e reto, é a terceira forma mais comum da doença no mundo.

Há indicações de que diferentes regimes alimentares podem explicar por que a incidência de câncer varia de país para país.

Pesquisas anteriores com animais indicam que o cálcio, obtido principalmente de leite e seus derivados, pode proteger contra a doença.

Os pesquisadores americanos avaliaram o consumo de diferentes produtos lácteos que são fonte de cálcio.

No entanto, constataram que só o leite está ligado à redução de risco de câncer, especialmente câncer de cólon e reto.

O estudo constatou que a maior ingestão de cálcio está associada à redução de câncer de intestino.

Aumentar a ingestão de cálcio para mil miligramas por dia ou mais pode resultar em 15% menos casos de câncer de intestino entre as mulheres e 10% a menos entre os homens.

Os pesquisadores foram chefiados pelo cientista Eunyoung Cho, e disseram que os resultados reforçam "o conceito de que a ingestão moderada de leite e cálcio reduz o risco de câncer do cólon e do reto", segundo o jornal.

A pesquisa não constatou redução significativa do risco associada a outros produtos lácteos, como queijo e iogurte.

Outros riscos

Alguns especialistas acreditam que os produtos lácteos podem aumentar o risco de outros tipos de câncer, especialmente de seio e próstata.

O chefe dos programas clínicos da organização Cancer Research UK, Richard Sullivan, disse que os resultados da pesquisa são "interessantes".

No entanto, ele observou que "estudos epidemiológicos freqüentemente resultam em associações interessantes que, depois, não se confirmam".

"As pessoas não deveriam concluir, com base nesse estudo, que tomar leite diariamente vai impedir que elas contraiam câncer de cólon e reto".

"Não foi mostrado nenhum mecanismo convincente de como o leite pode impedir o câncer."

Sullivan disse que a melhor maneira de reduzir o risco de câncer de cólon e reto é ter uma dieta equilibrada, incluindo muitas frutas, verduras e alimentos ricos em fibras, e reduzir a ingestão de gorduras e carne vermelha e processada. (BBC Brasil)

Sabrina Fonseca Leite Comentários (0) Comentários (0)



Leite aumentaria risco de câncer no ovário, diz estudo

O consumo exagerado de leite pode aumentar os riscos de as mulheres desenvolverem câncer de ovário, revelou um estudo sueco publicado na revista científica American Journal of Clinical Nutrition.

A pesquisa, realizada pelo prestigiado Instituto Karolinska, acompanhou mais de 60 mil mulheres.

Os pesquisadores concluíram que mulheres que bebem dois ou mais copos de leite por dia aumentam os riscos em até 50% de desenvolverem formas mais agressivas da doença.

Leite e produtos derivados do leite já haviam sido associados a outros tipos de tumores malignos, como os de seio e próstata.

13 anos

As mulheres foram acompanhadas durante cerca de 13 anos e tinham entre 38 e 76 anos de idade.

Durante esse período, 266 mulheres foram diagnosticadas com câncer de ovário - 125 delas com uma forma mais agressiva da doença.

Os pesquisadores constataram que as que ingeriam mais de quatro porções de produtos derivados de leite por dia corriam o dobro do risco de mulheres que consumiam menos de duas porções.

Os suecos descobriram que o leite seria o alimento mais associado ao câncer de ovário.

As mulheres que bebiam dois ou mais copos desenvolveram mais a doença do que as mulheres que não consumiam leite, ou consumiam apenas em pequenas quantidades.

A razão da associação do leite com a doença ainda é desconhecida. Mas uma teoria aponta a lactose, um tipo de açúcar encontrado no leite, como um possível estimulante de hormônios que, por sua vez, estimulam o crescimento de tumores.

Kate Law, da organização Cancer Research UK, responsável por pesquisas da doença na Grã-Bretanha, disse que ainda não está claro como os nutrientes, bem como a distribuição da gordura corporal, afetam o aparecimento de um câncer.

"Outras pesquisas já haviam apontado a lactose como um fator de risco para o câncer de ovário. Mas tudo ainda está meio obscuro. Outras pesquisas mostraram que o consumo de leite desnatado, por exemplo, representaria um menor risco", disse Law.

A especialista disse esperar os resultados de um outro estudo em andamento, com mais de 500 mil pessoas, que avaliará com maior clareza o impacto da dieta no surgimento de tumores malignos.

Por enquanto, Law recomenda, por via das dúvidas, uma dieta balanceada. (BBC Brasil)

Sabrina Fonseca Leite Comentários (0) Comentários (0)