« Nudez ao telefone é mais comum entre homens, diz estudo | Página Principal | Oração de estranhos não ajuda cardíacos, diz estudo »

Concentração aumenta força muscular, diz estudo

março 31, 2006

Pesquisadores ressaltam que pensar nos músculos na hora do pênalti não vale a pena

Concentrar-se durante a malhação pode aumentar a força dos músculos, afirma uma pesquisa da Universidade de Hull, na Grã-Bretanha.

O estudo foi apresentado nesta sexta-feira, em Cardiff, capital do País de Gales, durante uma conferência da Sociedade Britânica de Psicologia.

Os pesquisadores observaram que o trabalho muscular foi mais eficiente no grupo de indivíduos que pensaram no esforço muscular ao mesmo tempo em que fizeram os exercícios.

Da mesma forma, eles constataram que a atividade muscular era mais baixa entre os que fizeram o exercício sem pensar.

Quando os indivíduos se concentravam na atividade muscular, a atividade elétrica era significativamente maior.

Pesquisas anteriores tinham demonstrado que atividades que exigem mais habilidade, como jogar bola, ficam mais difíceis quando as pessoas se concentram no trabalho dos músculos.

Quando os atletas estão começando, eles pensam mais no resultado do que no que as suas pernas estão fazendo”, diz um dos integrantes da equipe responsável pela pesquisa, David Marchant.

Se eles se preocupassem com o movimento das pernas, provavelmente não teriam o mesmo desempenho”, acrescenta.

Mesmo assim, esta pesquisa mostra que o processo de concentração nos músculos também pode ajudar esportistas, na medida em que amplia a força muscular.

Se um jogador de futebol tem alguma lesão, pensar no que seus músculos estão fazendo durante os exercícios pode fazê-lo melhorar”, afirma Marchant.

"Mas se ele vai bater um pênalti, não o peça para pensar nos músculos, porque vai dar errado. Peça para ele se concentrar no gol", concluiu.

Para Jim Golby, especialista em esportes da University of Teesside's Social Futures Institute, a pesquisa é interessante porque mostra como imagens mentais podem afetar a performance.

Mas ele admite que a metodologia ainda pode ser melhorada, já que testar indivíduos durante 10 repetições de exercícios não reflete as condições da vida esportiva de ninguém. (BBC)

Walter Valdevino Estudo Comentários (0) Comentários (0)