« Estudo: homem das cavernas já preferia as loiras | Página Principal | Café sem cafeína aumentaria risco de doença cardíaca »

Correr pode deixar seios caídos, diz estudo britânico

março 26, 2006

Um estudo, encomendado pela fabricante de sutiãs esportivos Shock Absorber e conduzido pela Universidade de Portsmouth, da Grã-Bretanha, confirma que correr sem sutiãs apropriados para esportes pode causar danos aos seios, deixando-os caídos.

Os cientistas estudaram os movimentos feitos pelas mamas durante uma corrida e descobriram que elas balançam seguindo uma trajetória no formato do número oito.

Ao fazer esse movimento, a cada passo na corrida, os seios com tamanho médio na Grã-Bretanha (entre 200 gramas e 300 gramas, equivalente aos tamanhos de 44 a 46 no Brasil) balançam nove centímetros cada um. Seios maiores balançam mais.

"As pessoas corretamente gastam tempo e esforços para encontrar os calçados corretos para a prática desportiva. É igualmente importante vestir um sutiã esportivo correto", afirmou a responsável pela pesquisa, Joanne Scurr.

Cooper

A corrida força a frágil estrutura de suporte das mamas, especialmente a estrutura conhecida como ligamentos de Cooper.

Ao romper ou danificar esses ligamentos, a mulher corre o risco de ficar com os seios "caídos".

Os pesquisadores também descobriram que a corrida sem o suporte adequado provoca dor e desconforto temporários.

O uso de sutiãs esportivos reduz o esforço exigido dos ligamentos de Cooper.

A pesquisa foi encomendada pela fabricante de sutiãs esportivos Shock Absorber.

De acordo com os cientistas, um sutiã comum reduz o balanço durante a corrida em 38%, enquanto o sutiã esportivo da marca levou a uma redução de 78%. (BBC Brasil)

Sabrina Fonseca Seios Comentários (0) Comentários (0)