« Dieta sem carboidratos faz mal à saúde, diz estudo | Página Principal | Assimetria dos seios indica predisposição a câncer, diz estudo »

Gesto não entrega mentirosos, sugere pesquisa

março 20, 2006


A imagem do mentiroso agitado e nervoso, mexendo no nariz e passando a mão na cabeça pode não passar de um clichê, segundo cientistas das universidades de Portsmouth, na Inglaterra, e Bergamo, na Itália.Os pesquisadores descobriram que os mentirosos tendem a se manter imóveis e com uma aparência tranqüila, bastante conscientes que podem ser traídos pela linguagem corporal.

Publicado no Jornal de Comportamento Não-Verbal (Journal of Nonverbal Behaviour), o estudo mostra que os mentirosos tocaram no próprio nariz 20% menos vezes do que os que diziam a verdade.

"As pessoas esperam que quem conta uma mentira vai ficar nervoso e se mover mais, mas nossa pesquisa demonstra que não," diz a psicóloga Samantha Mann, uma das autoras do estudo.

Aqueles que estavam sob suspeita também usaram gestos para reforçar o que estavam dizendo.

Atos como colocar a mão no coração para demonstrar amor e indicar o tamanho de algo aproximando e afastando as mãos foram usados 25% mais freqüentemente quando os voluntários estavam mentindo. (BBC)

Sabrina Fonseca Comportamento Comentários (0) Comentários (0)