« 'Monstro do lago Ness era elefante', diz especialista | Página Principal | Quarentões são mais solitários, diz pesquisa »

Música clássica alivia dor reumática, diz estudo

março 8, 2006

A música clássica pode ter um efeito positivo contra a dor, especialmente a de origem reumática, afirma o especialista austríaco Guenther Bernatzky, diretor de um projeto da Universidade de Salzburgo.

"A música ajuda contra a gota", sustentou já em 1773 o médico Petrus Van Swieten, lembrou o analista que expôs sua teoria, confirmada por estudos práticos, num congresso farmacêutico que acontece até 10 de março em Saalfelden, no estado federado de Salzburgo.

Segundo expôs o idealizador da pesquisa, há resultados parecidos de estudos anteriores em pacientes hospitalares submetidos a uma intervenção cirúrgica que foram submetidos à terapia musical durante o transporte à sala de cirurgia e imediatamente antes da operação.

Como qualquer remédio, a música precisa de posologia adequada, e é preciso reparar os efeitos secundários, por isso, deve-se distinguir pacientes que necessitam de música relaxante e os que necessitam do efeito contrário, acrescenta o pesquisador.

Enquanto a música que relaxa ajuda contra a dor e o medo, os doentes de Parkinson podem ter melhorias na capacidade motora com músicas que os acordarem. (Folha Ciência)

Walter Valdevino Estudo Comentários (0) Comentários (0)