« Cientistas descobrem gene responsável pela embriaguez | Página Principal | Estudo: homem das cavernas já preferia as loiras »

Pesquisa revela que pardais podem diferenciar idiomas humanos

março 26, 2006

Tóquio, 3 fev (EFE).- Os pardais de Java são capazes de distinguir entre diferentes idiomas falados por humanos, segundo o estudo divulgado hoje por uma equipe de pesquisadores japoneses.

Como indicou à agência Kyodo o professor Shigeru Watanabe, analista em psicologia biológica que lidera a citada equipe, até agora acreditava-se que essa habilidade para diferenciar linguagens humanas só podia ser atribuída a poucas espécies de mamíferos, como macacos e ratos.

Os cientistas realizaram suas experiências com sete pardais de Java, que dividiram em dois grupos.

As aves de um destes grupos eram alimentadas quando saltavam de um cabide para outro impulsionados por uma série de ordens em chinês, enquanto que com o segundo grupo o idioma utilizado era o inglês.

Ao fim do trigésimo sexto dia de treinamento, todos os pardais envolvidos na experiência foram capazes de distinguir os dois idiomas em oito de cada dez tentativas, durante três dias seguidos.

O professor Watanabe, da Universidade de Keio, explicou que estes pardais parecem ter a capacidade de distinguir entre diferentes linguagens da mesma forma que podem fazer os seres humanos, a partir da entonação e o ritmo, embora escutem esse idioma pela primeira vez.

Este tipo de condutas estudadas pode ajudar a conhecer o mecanismo psicológico pelo qual os humanos são capazes de reconhecer coisas a partir da experiência acrescentou o cientista. (BBC Brasil)

Sabrina Fonseca Comportamento Comentários (0) Comentários (0)