« Pesquisadores afirmam que cerveja tem efeito antiinflamatório | Página Principal | Cientistas vêem relação entre canhotas e câncer de seio »

Pesquisas mostram que macaco sabe trabalhar em equipe

março 3, 2006

Os seres humanos pertencem a uma espécie talhada para trabalhar em equipe, ainda que a situação política do planeta não pareça confirmar isso no momento. Pesquisadores na Alemanha dizem ter encontrado o embrião dessa mesma capacidade cooperativa em chimpanzés, mas com algumas diferenças intrigantes --o que sugere pistas sobre como a habilidade evoluiu na linhagem do Homo sapiens.

São duas pesquisas diferentes, ambas oriundas do Instituto Max Planck de Antropologia Evolutiva, em Leipzig, e publicadas hoje na revista "Science". Uma delas, coordenada por Felix Warneken, comparou a disposição para ajudar estranhos que existe entre crianças humanas pequenas, de apenas um ano e meio, com chimpanzés de três e quatro anos.

No experimento, o pesquisador fingia estar em apuros conforme realizava uma série de tarefas. Deixava cair um pequeno disco de metal no chão e fazia de conta que não conseguia alcançá-lo, por exemplo. A idéia era não pedir ajuda verbalmente aos bebês ou aos macaquinhos durante 20 segundos, para ver o que acontecia.

Das 24 crianças humanas, 22 ajudavam espontaneamente o pesquisador em pelo menos uma tarefa depois de apenas cinco segundos. Não era preciso nem olhar para os bebês. Já os filhotes de chimpanzé pareciam ter dificuldades para entender o problema do cientista na maioria dos testes, mas se mostravam espontaneamente prestativos (embora mais lerdos que as crianças) quando o problema envolvia alcançar um objeto caído.

"Isso mostra que os chimpanzés são capazes de entender algo da psicologia dos outros", disse Warneken à Folha. É mais um achado importante para o debate sobre a presença da chamada teoria da mente --essa capacidade de se colocar no lugar de outro indivíduo-- entre os bichos.

Alicia Melis e Brian Hare, por sua vez, usaram uma plataforma cheia de bananas para ver se os macacos eram capazes de cooperar quando o assunto era ganhar comida. A plataforma estava presa por duas cordas, uma distante da outra. O único jeito de o primata conseguir a comida era deixar que outro entrasse em sua jaula para que, juntos, eles puxassem as duas pontas. Eles não só faziam isso como aprendiam a preferir os ajudantes mais eficientes quando tinham chance de escolhê-los. (REINALDO JOSÉ LOPES, Folha de S.Paulo)

Walter Valdevino Estudo Comentários (0) Comentários (0)