« Riqueza não tornou britânicos mais felizes, diz pesquisa | Página Principal | 'Overdose' de computador causa trombose, diz ONG »

Cientistas criam rato 'autista' para pesquisas

maio 5, 2006

Cientistas da Universidade do Texas criaram um rato 'autista' ao retirar um gene de regiões específicas do cérebro do animal.

Os pesquisadores observaram que os ratos apresentaram comportamentos comuns em pessoas autistas, como dificuldade de interação social e alta sensibilidade.

O pesquisador britânico Simon Baron-Cohen, da Universidade de Cambridge, enfatizou, no entanto, que os resultados do estudo são interessantes, mas ainda é cedo para se chegar a qualquer conclusão em relação ao autismo em humanos.

De acordo com Cohen, o estudo tem relevância na compreensão do autismo, mas comportamentos sociais anormais em ratos podem ser causados por fatores diferentes dos que afetam humanos.

"Esse estudo aumenta nossa compreensão de como genes presentes no cérebro podem ter funções específicas relativas à neuroanatomia e ao comportamento", disse o pesquisador.

Os ratos geneticamente modificados apresentaram comportamentos anormais quando comparados a outros ratos.

Eles eram menos sociáveis e demonstravam menor curiosidade quando ratos estranhos entravam na gaiola.

Outras anomalias eram maior sensibilidade a estímulos estressantes como barulho alto e contato com humanos.

O diretor do grupo responsável pela pesquisa, Luis Parada, disse que os pesquisadores ficaram entusiasmados com o resultado.

O cientista diz que, em condições sobre as quais se sabe tão pouco, qualquer pista é muito importante.

No entanto, um artigo publicado na mesma revista pelos pesquisadores Anthony Wynshaw-Boris e Joy Greer, da Universidade da Califórnia, alerta para o fato de que há outros comportamentos vistos em pessoas autistas que não foram apresentados pelos ratos (por exemplo, comportamentos repetitivos). (BBC)

Walter Valdevino Estudo Comentários (0) Comentários (0)