« Benefício de álcool é só para homens, diz estudo | Página Principal | Cientistas alemães descobrem dinossauro anão »

Excesso de comida pode matar animais de estimação

maio 26, 2006

Muitos donos de animais na Austrália estão levando seus bichos de estimação à morte por obesidade. Até 44% dos cães e mais de 33% dos gatos estão acima do peso por causa de uma dieta ruim e falta de exercício.

Gatos e cachorros gordos estão mais vulneráveis a diabetes, artrite, problemas cardíacos e de fígado. Os cães que mais sofrem são os labradores, beagles e cruzas, como o labradoodle (labrador e poodle).

A alimentação em excesso está se tornando um problema grave não só para os homens em um país que compete com os Estados Unidos como nação mais obesa do mundo. Os níveis de obesidade para australianos dobrou nos últimos 20 anos, com 62% dos homens e 45% das mulheres acima do nível desejado. O mesmo vale para animais domésticos. Tem-se registros de gatos, cachorros e até mesmo ratos acima do peso.

"É um grave problema que reflete o que está acontecendo com os humanos", disse Mark Lawrie, veterinário da Sociedade Real de Prevenção contra Crueldade a Animais (RSPCA).

A Austrália é um país com 20 milhões de pessoas, quase 4 milhões de cães, 2,7 milhões de gatos, 8,7 milhões de pássaros domésticos e mais de 12 milhões de peixes em aquário. O país tem um dos maiores índices de animais domésticos. No total 64% das casas têm animais na Austrália, enquanto nos EUA são 62% e na Grã-Bretanha 44%.

A RSPCA disse que a castração e baixos níveis de exercício têm um grande impacto na obesidade animal, mas o maior problema é a alimentação em excesso. "É a absorção de calorias e a comida fazem toda a diferença", disse Lawrie, complementando que muitos donos não conseguem resistir à tentação de alimentar seus animais quando pedem.

(Terra)

Sabrina Fonseca Demência Comentários (0) Comentários (0)