« Estudo explica elo entre maconha e fome | Página Principal | Morre a tartaruga de Darwin »

Britânicos vivem dia mais feliz do ano, diz estudo

junho 24, 2006

Folha de São Paulo

São Paulo, sábado, 24 de junho de 2006

Segundo fórmula de galês, 24 de junho é "propício à felicidade" no hemisfério norte

Outra fórmula vigora para o dia de maior infelicidade do ano, que ocorreria em geral durante terceira semana de janeiro, com neve e frio

É hoje o dia mais feliz do ano -não exatamente no Brasil e não exatamente por algum motivo especial. O psicólogo Cliff Arnall, da Universidade de Cardiff, no País de Gales, Reino Unido, criou uma equação que aponta como ápice da felicidade o dia 24 de junho.

A fórmula, que foi encontrada pelo pesquisador com o patrocínio de uma marca de sorvete e cujas variáveis são quase esotéricas, consiste no seguinte:

O + (N x S) + Cpm/T + He.

"O" é atividade ao ar livre; "N", natureza; "S", interação social, "Cpm" são os verões da infância e as lembranças boas; "T" é a temperatura; e "He", os feriados e a expectativa por tempo livre.

O verão no hemisfério norte começou há três dias e coincide com o principal período de férias. Mesmo sem a fórmula da felicidade de Arnall, não seria difícil prever um dia de sol, calor e crianças correndo felizes pelos parques.

"A felicidade está associada a muitas coisas na vida e pode ser despertada por uma variedade de eventos", declarou Arnall à rede britânica BBC.

Internet afora, porém, a fórmula do professor é atacada, em especial com links para notícias de acontecimentos não muito fortuitos.

Há exatamente um ano, por exemplo, um alagamento decorrente de uma tempestade deixou pelo menos cem barracas de fãs de música boiando na lama.

Eles estavam acampados para acompanhar o festival de Glastonbury, em Pilton, na Inglaterra, e os pertences, as barracas e as pessoas se misturaram, na água, aos banheiros químicos a postos para um dos principais festivais do país, que recebeu mais de 110 mil pessoas.

No mesmo dia, uma investigação tentava apurar por que cerca de 300 passageiros ficaram presos dentro de um trem que ia de Newcastle para King's Cross, em Londres, durante quase três horas, num calor de quase 40º.

Sem exatamente fazer parte do espectro "bom-mau", apenas como curiosidade, o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, foi eleito no dia 24 de junho do ano passado.

Dia mais deprimente

O extremo oposto, ou seja, o dia mais deprimente do ano, varia na data, mas mantém o dia da semana: alguma segunda-feira de inverno. Neste ano, a tristeza, segundo Arnall, ficou concentrada em 23 de janeiro.

Em 2005, o cálculo do professor levou para o brejo o dia 24 do mesmo mês. A terceira semana do mês de janeiro é a mais deprimente, de acordo com explicações do professor, porque concentra muito frio, neve, dívidas feitas no Natal e o descumprimento das resoluções de Ano Novo.

Para aquele ano, o dia da infelicidade geral foi calculado no fim de 2004 a pedido de uma agência de viagens que queria analisar "tendências para feriados". A fórmula usada pelo psicólogo foi

[W + (D-d)] x TQM x NA.

"W" é o tempo meteorológico, "D" é dívida, "d" é o salário de janeiro, "T" é o tempo desde o Natal, "Q" é o tempo desde a falha com a resolução, "M" é o nível de motivação geral e "NA" é a necessidade de ação.

No caso do Brasil, quando em janeiro há verão e onde os invernos não costumam ser muito rigorosos, os números da felicidade e de seu oposto dificilmente coincidiriam com aqueles calculados para o Reino Unido.

Walter Valdevino Comportamento , Estudo Comentários (0) Comentários (0)