« Proteína de sapo evita demência em rato | Página Principal | Formiga "conta passos" para voltar ao ninho, diz estudo »

Fumaça de cigarro pode matar fumantes passivos, diz estudo

junho 28, 2006

A fumaça do cigarro representa um sério risco para a saúde e pode matar fumantes passivos --tanto crianças como adultos--, alerta um estudo da Direção de Saúde Pública dos Estados Unidos divulgado nesta terça-feira.

"Os efeitos na saúde para os fumantes passivos são mais profundos do que tínhamos pensado", afirmou em um comunicado o diretor de Saúde Pública dos EUA, Richard Carmona.

"A evidência científica é agora irrefutável: a fumaça para os fumantes passivos não é apenas um incômodo, é um sério perigo para a saúde, que pode levar a doenças e à morte prematura de crianças e adultos", afirmou Carmona.

O estudo mostra que os mais vulneráveis são as crianças ainda em fase de desenvolvimento, já que "até uma breve exposição à fumaça tem efeitos colaterais imediatos no sistema cardiovascular e aumenta o risco de doenças do coração e câncer de pulmão".

Ainda de acordo com a pesquisa, os fumantes passivos têm de 25% a 30% mais chances de desenvolver enfermidades cardiovasculares e de 20% a 30% de sofrer câncer de pulmão.

Cerca de 126 milhões de americanos estão regularmente expostos à fumaça de cigarro.

"A boa notícia é que, ao contrário de outras ameaças para a saúde pública, a exposição à fumaça do cigarro é fácil de prevenir com leis que criam mais espaços onde não se pode fumar", disse Carmona. (Folha)

Walter Valdevino Câncer , Estudo Comentários (0) Comentários (0)