« Alunos britânicos terão aulas sobre felicidade | Página Principal | Estudo faz conexão entre piscina coberta e asma »

Clones 'teriam individualidade', sugere estudo

julho 18, 2006

Os gêmeos idênticos disseram que ser gêmeos não compromete sua individualidade - embora as pessoas tenham uma impressão de que eles são um par e não indivíduos separados.

Clones 'teriam individualidade', sugere estudo

Clonagem de seres humanos é proibida em vários países

Um ser humano clonado provavelmente se consideraria um indivíduo, sugere um estudo de cientistas europeus.

Eles chegaram às suas conclusões depois de entrevistar gêmeos idênticos sobre suas experiências de compartilhar exatamente os mesmos genes com uma outra pessoa.

A equipe de pesquisadores austríacos e britânicos disse que os gêmeos acreditam que os seus genes desempenham um papel limitado na formação de sua identidade.

O estudo sairá em breve na publicação Social Science and Medicine.

Ovelha Dolly

"O nascimento da ovelha Dolly despertou muitas perguntas sobre como seria um clone", disse Barbara Prainsack, da Universidade de Viena, na Áustria, que participou da pesquisa.

"Nós não temos clones para entrevistar, mas temos gêmeos idênticos", afirmou.

Gêmeos idênticos são criados quando um único óvulo, fertilizado por un único espermatozóide, se divide em dois embriões separados mas geneticamente iguais.

Os pesquisadores dizem que como os gêmeos compartilham os mesmos genes, oferecem o único método existente para estudar os sentimentos que um clone pode ter.

Eles destacam, contudo, que gêmeos seriam diferentes de clones porque nascem ao mesmo tempo, enquanto clones teriam idades diferentes.

Os cientistas realizaram 17 entrevistas de gêmeos idênticos, não idênticos e irmãos não gêmeos.

Os gêmeos idênticos disseram que ser gêmeos não compromete sua individualidade - embora as pessoas tenham uma impressão de que eles são um par e não indivíduos separados.

Os entrevistados achavem que ser gêmeos idênticos é uma bênção. Segundo eles, fatores como a criação no mesmo ambiente, passagem de boa parte de suas vidas juntos e tratamento semelhante pelos pais são mais importantes.

"O debate sobre clonagem deveria deixar de se concentrar em semelhança genética e olhar mais para razões sociais para explicar porque a criação deliberada de seres humanos com determinados perfis genéticos prejudicaria a sociedade", disse Prainsack. (BBC)

Walter Valdevino Comportamento , Estudo , Evolução Comentários (0) Comentários (0)