« Basta uma refeição gordurosa para prejudicar as artérias | Página Principal | Cientista anuncia pílula "anti-estupidez" »

Anestésico pode tratar depressão em horas, diz estudo

agosto 8, 2006

Mas, segundo os cientistas, a droga não poderia ser usada na forma atual por causa dos efeitos colaterais de doses altas, entre eles, alucinações e euforia.

"As pessoas poderiam voltar ao trabalho mais rápido, e (a droga) também reduziria o risco de suicídio e auto-abuso", disse o professor de toxicologia John Henry, do hospital St. Mary's, em Londres.

Anestésico pode tratar depressão em horas, diz estudo

Droga aliviou sintomas de depressão em algumas horas

Drogas atuais demoram semanas para aliviar sintomas da dapressão

Cientistas americanos dizem que a droga anestésica ketamina pode tratar a depressão em algumas horas.

Eles fizeram um estudo com 17 pacientes sofrendo de depressão severa que haviam sido tratados, sem sucesso, com pelo menos dois tipos de anti-depressivos.

Segundo os cientistas do National Institute of Health em Bethesda, Maryland, nos Estados Unidos, os efeitos benéficos da ketamina foram sentidos em menos de duas horas e duraram cerca de uma semana.

O estudo foi publicado na revista Archives of General Psychiatry.

A maioria dos tratamentos atuais para depressão demora semanas e até meses para aliviar os sintomas.

A droga ketamina é um poderoso anestésico usado em humanos e animais. Ela também é usada como droga recreativa.

Para o estudo, os voluntários foram injetados alternadamente com ketamina ou com um placebo.

Os pesquisadores mediram os índices de depressão dos participantes minutos, horas e dias após as injeções.

O coordenador da pesquisa, Carlos Zarata Jr, disse: "Dentro de 110 minutos, a metade dos pacientes que receberam ketamina mostrou uma diminuição de 50% nos sintomas".

No final do primeiro dia, 71% dos voluntários mostraram sinais de melhora. E 29% deles ficaram livres de sintomas.

Os pesquisadores também descobriram que, para mais de um terço dos participantes, o efeito de uma dose durou ao menos uma semana.

Muitos antidepressivos atuam sobre substâncias presentes no cérebro como a seratonina e a dopamina, mas seu efeito só começa a ser sentido depois de várias semanas.

Os pesquisadores americanos acreditam que a ketamina tem um efeito mais rápido porque age sobre uma proteína diferente, o receptor NMDA, que estaria associada ao aprendizado e à memória.

Mas, segundo os cientistas, a droga não poderia ser usada na forma atual por causa dos efeitos colaterais de doses altas, entre eles, alucinações e euforia.

"Esse estudo é um instrumento para nos ajudar a entender qual parte da ketamina está causando o efeito, para que possamos refinar e desenvolver drogas melhores", disse Zarate.

"Estamos também procurando formas de usar a ketamina, talvez em doses mais baixas ou em conjunto com drogas que bloqueiem seus efeitos na percepção, para que possamos administrá-la clinicamente", acrescentou.

Comentando o estudo, o professor de toxicologia John Henry, do hospital St. Mary's, em Londres, disse que o estudo é promissor.

Para ele, uma droga de efeito mais rápido traria muitos benefícios.

"As pessoas poderiam voltar ao trabalho mais rápido, e (a droga) também reduziria o risco de suicídio e auto-abuso", disse. (BBC)

Walter Valdevino Comportamento , Demência , Depressão , Estudo Comentários (0) Comentários (0)