« Relacionamento firme ´reduz desejo sexual´ da mulher | Página Principal | Há mais obesos do que desnutridos no mundo, diz cientista »

GNT estuda a estupidez humana

agosto 15, 2006

Se é verdadeiro o princípio mercadológico de que sexo vende ("sex sells", no original inglês), o mesmo deve valer para a imbecilidade.

Até hoje, a bibliografia sobre o assunto é escassa. Já o material empírico a ser analisado não pára de crescer. (Folha de São Paulo)

A ESTUPIDEZ HUMANA
Quando: hoje, às 21h
Onde: GNT

Folha de São Paulo

São Paulo, terça-feira, 15 de agosto de 2006

Documentário

GNT estuda a estupidez humana

LUCAS NEVES
DA REPORTAGEM LOCAL

Se é verdadeiro o princípio mercadológico de que sexo vende ("sex sells", no original inglês), o mesmo deve valer para a imbecilidade. É o que defende o documentário "A Estupidez Humana", que o GNT leva ao ar hoje à noite. "Ser estúpido é atraente. As pessoas se sentem melhor ao ver outras em situação pior do que a delas", resume um acadêmico.
O programa mostra que a indústria cultural se pauta pelo conceito de "mínimo múltiplo comum". Raciocínios minimamente complexos, vocabulário um pouco menos coloquial e referências históricas constituem o tripé da cartilha de "como afugentar o público". E os barões da mídia e da política estão longe de querer isso, certo?
A França foi pioneira nos testes de Q.I.. Um certo Goddard traduziu o teste para o inglês, e os americanos aplicaram-no às levas de imigrantes que chegavam ao país. O resultado foi usado para deportar milhares de pessoas. Quando a escala de classificação de Goddard inspirou os nazistas, a brincadeira perdeu de vez a graça...
A deturpação do trabalho de Goddard parece ter inibido o estudo da estupidez. Até hoje, a bibliografia sobre o assunto é escassa. Já o material empírico a ser analisado não pára de crescer: "George Bush se orgulha de sua imbecilidade", diz um dos entrevistados.

A ESTUPIDEZ HUMANA
Quando: hoje, às 21h
Onde: GNT

Walter Valdevino Demência , Estudo Comentários (1) Comentários (1)