« Maconha ajuda ratos a superar trauma | Página Principal | Consumidores de fast-food subestimam a ingestão de calorias »

Algumas terapias hormonais podem prejudicar a audição

setembro 5, 2006

A pesquisa encontrou problemas no ouvido interno e em algumas medidas de função cerebral que afetam a audição em mulheres que usam a terapia hormonal com progestina, disse Frisina. Muitas pílulas anticoncepcionais também contêm progestina, mas o médico disse desconhecer estudos para determinar se isso tem algum efeito na audição das mulheres. O assunto "deveria ser estudado", de acordo com ele. (Estado)

Algumas terapias hormonais podem prejudicar a audição

As descobertas, no entanto, ainda não convencem toda a comunidade médica

AP

WASHINGTON - Mulheres mais velhas que tomam certos suplementos hormonais podem sofrer danos na audição, de acordo com cientistas. Um estudo de 124 mulheres na faixa pós-menopausa descobriu que as que fazem terapia de reposição hormonal incluindo progestina tinham mais dificuldade de entender a fala do que mulheres que não faziam a terapia ou tomavam apenas estrogênio.

As descobertas, feitas por uma equipe liderada pelo médico Robert D. Frisina, do Centro Médico da Universidade de Rochester, são deescritas na edição desta terça-feira do periódico Proceedings of the National Academy of Sciences.

A equipe havia, inicialmente, informado sinais de problemas auditivos em pacientes de terapia de reposição hormonal, e no novo estudo apontam a progestina como suspeito mais provável.

A pesquisa encontrou problemas no ouvido interno e em algumas medidas de função cerebral que afetam a audição em mulheres que usam a terapia hormonal com progestina, disse Frisina. Muitas pílulas anticoncepcionais também contêm progestina, mas o médico disse desconhecer estudos para determinar se isso tem algum efeito na audição das mulheres. O assunto "deveria ser estudado", de acordo com ele.

Mas as descobertas de Frisina ainda não convencem toda a comunidade médica. "O júri não se decidiu", afirma a médica Karen S. Helfer, que realizou estudos semelhantes, mas em menor escala. (Estado)

Walter Valdevino Estudo , Intriga , Miolos , Terapias Alternativas Comentários (0) Comentários (0)