« Projeto completa atlas do cérebro do rato | Página Principal | Mulheres altas têm mais chance de gerar gêmeos, diz estudo »

Estudo mede capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo

setembro 27, 2006

O ser humano é perfeitamente capaz de controlar o próprio automóvel com as mãos e os pés, ao mesmo tempo em que presta atenção no fluxo do tráfego - duas tarefas complexas e diferentes, mas realizadas sem grande dificuldade. Mas se duas pessoas começam a falar com uma terceira ao mesmo tempo, a que ouve fica com a percepção confusa. (Estado)

Estudo mede capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo

O ser humano é capaz de realizar diferentes tarefas simultaneamente - mas não de entender direito duas pessoas falando ao mesmo tempo

WASHINGTON - O ser humano é perfeitamente capaz de controlar o próprio automóvel com as mãos e os pés, ao mesmo tempo em que presta atenção no fluxo do tráfego - duas tarefas complexas e diferentes, mas realizadas sem grande dificuldade. Mas se duas pessoas começam a falar com uma terceira ao mesmo tempo, a que ouve fica com a percepção confusa.

Um novo estudo da Universidade Cornell mostra que o ser humano é muito bom em realizar tarefas múltiplas de percepção simultaneamente - exceto quando os estímulos simultâneos vêm de várias fontes de um mesmo tipo. O estudo, que será publicado na edição de outubro de Psychological Science, foi realizado pelos pesquisadores Morten Christiansen e Christopher Conway.

As pessoas conseguem aprender "estruturas complexas vindas múltiplas fontes ao mesmo tempo, desde que as características sensoriais das fontes não se sobreponham", explica Christiansen.

Participantes do estudo tiveram pouca dificuldade em aprender estruturas complexas emitidas simultaneamente, como notas musicais e cores, ou mesmo notas musicais e fala.

"Mas a performance caiu quando dois conjuntos de seqüências eram da mesma classe de estímulo, como dois conjuntos de fala", diz Conway. (Estado)

Walter Valdevino Comportamento , Estudo Comentários (0) Comentários (0)