« Comprimento dos dedos 'pode indicar dom para esporte' | Página Principal | Homem europeu aceita traição lésbica, diz pesquisa »

Estudo mostra que 3 em 4 idosos na França sofrem de solidão

setembro 28, 2006

Os autores do estudo destacam que a falta de bancos nas ruas das cidades francesas, e de elevador em alguns imóveis, pioram o isolamento.

"Às vezes gosto que haja problemas no edifício, porque (os vizinhos) são obrigados a falar conosco", afirma um dos entrevistados. (Estado)

Estudo mostra que 3 em 4 idosos na França sofrem de solidão

A França tem atualmente 12,9 milhões de pessoas com mais de 60 anos, que representam um quinto da população

EFE

PARIS - Três em cada quatro idosos na França revelam sofrer de solidão, e 18% deles passam dias inteiros sem falar com ninguém, segundo uma pesquisa publicada nesta quinta-feira.

A pesquisa foi feita com 5 mil pessoas com mais de 60 anos, na França, entre novembro de 2005 e março, pelo grupo "Combater a Solidão", que reúne associações humanitárias e que foi criado após a onda de calor do verão de 2003, quando mais de 15 mil pessoas morreram, entre eles vários idosos.

A solidão é maior entre os idosos com idade entre 79 a 83 anos, quando a vitalidade física diminui notavelmente e, com freqüência, um dos parceiros morre.

Neste período, os homens ficam mais introspectivos, enquanto as mulheres se relacionam com mais facilidade.

Os autores do estudo destacam que a falta de bancos nas ruas das cidades francesas, e de elevador em alguns imóveis, pioram o isolamento.

"Às vezes gosto que haja problemas no edifício, porque (os vizinhos) são obrigados a falar conosco", afirma um dos entrevistados.

A pesquisa também revelou que "os homens têm um entorno mais numeroso até uma idade avançada em comparação às mulheres", ressalta France Suetre-Rollin, do Socorro Católico, uma das organizações que integram o grupo.

Mais da metade das pessoas que não têm família sofre de solidão, enquanto entre os que vivem em família numerosa, apenas um terço se sente só.

Para combater a solidão entre idosos, o grupo propõe promover o intercâmbio entre gerações, aumentar as relações entre a vizinhança, continuar a aprendizagem e reforçar os laços do passado. Um dos autores do estudo aponta o "esquecimento de sua própria história" revelado pelos entrevistados.

A França tem atualmente 12,9 milhões de pessoas com mais de 60 anos, que representam um quinto da população do país, porcentagem que deve aumentar para 31% em 2050. (Estado)

Walter Valdevino Comportamento , Estudo Comentários (0) Comentários (0)