« Estudo "inocenta" o Sol por mudança no clima global | Página Principal | Tempo quente aumenta efeito da bebedeira, diz estudo »

Xena o vira planeta-anão Eris, a deusa da discórdia

setembro 14, 2006

O Discordianismo, definido como "uma religião disfarçada de piada, ou uma piada disfarçada de religião", foi criado na Califórnia, no final dos anos 50, e se vale de slogans como "SE A RELIGIÃO É O ÓPIO DAS MASSAS, O DISCORDIANSMO É A MACONHA DOS LUNÁTICOS". (Estado)

Xena o vira planeta-anão Eris, a deusa da discórdia

Na mitologia, o principal feito atribuído à deusa Eris foi estimular o ciúme e a vaidade entre as demais deusas, o que deu origem à Guerra de Tróia

Carlos Orsi

SÃO PAULO - A União Astronômica Internacional (IAU) definiu que o planeta-anão 2003 UB 313, conhecido popularmente como "Xena", passará a se chamar oficialmente Eris, o nome da deusa grega da discórdia e do conflito. Sua lua, apelidada "Gabrielle", terá o nome oficial de Disnomia, o demônio do caos e da anarquia, que na mitologia era filha de Eris.

Segundo nota divulgada pela IAU, o nome foi aprovado, por "quase unanimidade", pelo GRUPO DE TRABALHO EM NOMENCLATURA DO SISTEMA SOLAR e pelo COMITÊ DE NOMENCLATURA DE CORPOS PEQUENOS. Eris passa a ser o segundo planeta-anão reconhecido oficialmente, depois de Plutão - que foi "rebaixado" para a nova categoria na reunião deste ano da IAU, numa decisão que semeou alguma discórdia entre os astrônomos.

O nome Eris foi proposto pelo principal descobridor do planeta-anão, o americano Michael Brown. Embora tenha sido observado inicialmente em 2003, Eris teve sua descoberta confirmada oficialmente em 5 de janeiro de 2005.

Na mitologia, o principal feito atribuído à deusa Eris foi estimular o ciúme e a vaidade entre as demais deusas, o que deu origem à Guerra de Tróia. O nome da lua, Disnomia, também foi proposto por Brown.

Discordianismo

De todas as divindades gregas que emprestam nomes a corpos do Sistema Solar, Eris talvez seja a única que ainda conta com um culto - de certa forma.

O Discordianismo, definido como "uma religião disfarçada de piada, ou uma piada disfarçada de religião", foi criado na Califórnia, no final dos anos 50, e se vale de slogans como "SE A RELIGIÃO É O ÓPIO DAS MASSAS, O DISCORDIANSMO É A MACONHA DOS LUNÁTICOS".

Seu "livro sagrado", o Principia Discordia, pode ser encontardo à venda na Amazon.com, e já inspirou obras de ficção e jogos de RPG. Programas Linux costumam conter o comando "ddate", que converte a data atual em "data discordiana". (Estado)

Walter Valdevino Universo Comentários (0) Comentários (0)