« Cérebro registra a banana como amarela, mesmo que ela seja cinza | Página Principal | "Sexonâmbulos" intrigam pesquisadores ingleses »

Estudo sugere que elefantes têm consciência de si mesmos

outubro 30, 2006

A elefanta asiática Happy encarou a própria reflexão num espelho e, repetidas vezes, usou a tromba para tocar um"X" pintado sobre seu olho (Estado)

Estudo sugere que elefantes têm consciência de si mesmos

A elefanta asiática Happy encarou a própria reflexão num espelho e, repetidas vezes, usou a tromba para tocar um"X" pintado sobre seu olho

AP

WASHINGTON - Novos testes sugerem que o elefante é capaz de reconhecer a si mesmo, uma característica que só havia sido confirmada antes em humanos, chimpanzés e, de forma limitada, em golfinhos.

Uma elefanta de 34 anos do Zôo do Bronx, chamada Happy, mostrou a cientistas que elefantes podem reconhecer o próprio reflexo num espelho, um comportamento complexo e observado em poucas espécies.

O auto-reconhecimento pode estar na base da complexidade social observada entre os elefantes, e ligar-se à empatia e altruísmo que os animais, que têm cérebro grande, já demonstraram possuir, disse a pesquisadora Diana Reiss, da sociedade que administra o zoológico.

Em um experimento realizado em 2005, Happy encarou a própria reflexão num espelho e, repetidas vezes, usou a tromba para tocar um"X" pintado sobre seu olho. A elefanta não poderia ter visto a letra de outra forma que não no espelho. Além disso, ela ignorou uma outra marca pintada sobre o outro olho, com o mesmo cheiro e textura, mas invisível. Detalhes do estudo aparecem, ao longo da semana, no website do periódico Proceedings of the National Academy of Sciences. (Estado)

Walter Valdevino Comportamento , Estudo Comentários (0) Comentários (0)