« "Paris Syndrome" leaves tourists in shock | Página Principal | Uso de celular 'pode afetar número de espermatozóides' »

Homem de olhos azuis prefere mulher de olhos azuis, diz estudo

outubro 23, 2006

Homens de olhos azuis preferem mulheres que também tenham olhos azuis, aparentemente porque a cor dos olhos pode ajudar a revelar se seu parceiro foi fiel, disseram pesquisadores nesta segunda-feira.

"Antes de requisitar um teste de paternidade, olhe por alguns minutos para a cor dos olhos de seus filhos" disse no estudo Bruno Laeng e seus colegas da Universidade de Tromso, na Noruega. (Terra, colaborou Julio COL)

Homens de olhos azuis preferem mulheres que também tenham olhos azuis, aparentemente porque a cor dos olhos pode ajudar a revelar se seu parceiro foi fiel, disseram pesquisadores nesta segunda-feira.

"Antes de requisitar um teste de paternidade, olhe por alguns minutos para a cor dos olhos de seus filhos" disse no estudo Bruno Laeng e seus colegas da Universidade de Tromso, na Noruega.

Pelas leis da genética, pais com olhos azuis terão sempre filhos de olhos azuis, cita o estudo. De maneira que um homem de olhos azuis pode saber se sua esposa ou parceira o traiu se o filho tiver olhos castanhos.

"Homens de olhos azuis aprenderam inconscientemente a dar valor a um traço físico que possa facilitar o reconhecimento de seus próprios parentes", afirmaram os cientistas no jornal Ecologia Comportamental e Sociobiologia.

Os cientistas pediram a 88 estudantes que classificassem a atração que sentiam por modelos, com base em fotografias manipuladas. Nas imagens, metade das mulheres tinha olhos azuis, e a outra metade tinha olhos castanhos. Os homens de olhos azuis no grupo mostraram preferência por mulheres de olhos azuis.

Mas homens de olhos castanhos, que não podem encontrar dicas de paternidade a partir da cor dos olhos de uma criança, não mostraram preferência por cor dos olhos.

As mulheres também não mostraram preferência entre homens de olhos azuis ou castanhos, independentemente da cor de seus próprios olhos.

Um quarto dos filhos de pais com olhos castanhos, mas que tenham tantos genes para olhos castanhos, quanto genes para olhos azuis entre seus ancestrais, terá olhos azuis. O restante terá olhos castanhos.

Em um segundo estudo, 443 jovens adultos de ambos os sexos foram questionados sobre a cor dos olhos de seus parceiros - homens com olhos azuis também foram o grupo com a maior proporção de parceiros com a mesma cor dos olhos. (Terra, colaborou Julio COL)

Sabrina Fonseca Comentários (0) Comentários (0)