« Bebês se parecem mais com a mãe do que com o pai, segundo estudo | Página Principal | Estudo sugere uso do Google em diagnóstico médico »

54% dos brasileiros nunca usaram computador e 67%, a internet

novembro 9, 2006

Segundo o relatório, 57,25% dos entrevistados nunca utilizaram a internet porque não têm computador em casa, 50,64% não sabem usar computador, 44,12% não têm necessidade ou interesse e 22,40% não têm habilidade com a internet. (Folha)

54% dos brasileiros nunca usaram computador e 67%, a internet

FERNANDA CRANCIANINOV
da Folha Online

Cerca de 54% da população brasileira nunca usou um computador e 67% nunca navegou na internet, segundo um estudo do CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil -- www.cgi.br) divulgado hoje à imprensa. Os dados apresentados fazem parte da "TIC Domicílios 2006", a primeira etapa da 2ª pesquisa sobre uso da tecnologia da informação e da comunicação no Brasil.

Segundo o relatório, 57,25% dos entrevistados nunca utilizaram a internet porque não têm computador em casa, 50,64% não sabem usar computador, 44,12% não têm necessidade ou interesse e 22,40% não têm habilidade com a internet.

Entre as barreiras ao acesso à internet em domicílio, a falta de computador, devido ao seu elevado custo, é citada por 67,55% dos entrevistados como principal motivo. Em seguida, 31,7% alegam o elevado custo de acesso à internet e 5,21% dos moradores têm acesso à internet em outro lugar e por isso não acessam a rede de casa.

De uma forma geral, os dados da pesquisa apontam que fatores socioeconômicos no Brasil ainda são os principais determinantes do acesso às tecnologias da informação. "Nossas desigualdades sociais se reproduzem na pesquisa, mas já podemos notar alguns avanços com relação aos resultados do ano passado", afirma Sérgio Santanna, conselheiro do CGI.br.

Este ano, os dados do relatório apontaram que R$ 1 mil seria o valor máximo pago por quase metade (49,4% ) da população para a aquisição de um computador. Mais da metade (52%) declaram interesse em adquirir acesso à internet por, no máximo, R$ 30.

"Com os resultados, esperamos fornecer informações estratégicas para impulsionar o desenvolvimento da rede, garantindo o acesso da população a esta importante infra-estrutura e aos serviços e benefícios oferecidos", explica Santanna.

Metodologia

Segundo o NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto br), a pesquisa --realizada entre julho e agosto de 2006-- a metodologia utilizada seguiu o padrão internacional da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e da Eurostat (Instituto de Estatísticas da Comissão Européia), permitindo que os dados sejam comparados internacionalmente.

A amostra apresenta uma margem de erro de no máximo 1,5% no âmbito nacional e de 5% regionalmente. Foram entrevistados 10.510 domicílios, com indivíduos a partir dos 10 anos.

Os resultados disponíveis no site (www.nic.br) permitem a apresentação dos indicadores por regiões, estados e áreas metropolitanas, localização do domicílio, classe social, renda, situação de emprego, grau de instrução, idade, raça e sexo.

Inclusão digital

Segundo o CGI.br, a pesquisa indica que o Brasil caminha, ainda que lentamente, rumo à inclusão digital.

Em relação aos dados do ano passado, houve um acréscimo de mais de 2 milhões de domicílios com computadores (8,1 milhões de pessoas a mais), e quase 1,5 milhão a mais de casas com acesso à internet (7,5 milhões de pessoas a mais).

Ao todo, cerca de 70 milhões de brasileiros já tiveram acesso a algum computador (45,7% da população) e aproximadamente 51 milhões à internet (33,3% da população). (Folha)

Walter Valdevino Computadores Comentários (0) Comentários (0)