« Veja receita de Bolinhos de Salmão, ricos em ômega-3 | Página Principal | Baleias corcundas têm alguns neurônios iguais aos humanos »

Altos e baixos da vida afetam a personalidade dos peixes

novembro 23, 2006

Equipe identificou as ´personalidades´ dos peixes ao observar a audácia ou timidez de cada indivíduo, e as mudanças provocadas por sucessos e fracassos

LONDRES - De acordo com biólogos britânicos, diferentes trutas não só têm diferentes personalidades, como essas características mudam com os altos e baixos da vida do peixe. Vencer ou perder uma briga, até mesmo ver outro peixe escapar de um perigo influencia o comportamento futuro da truta Oncorhynchus mykiss, de acordo com trabalho publicado no periódico britânico Proceedings of the Royal Society B, e descrito no website noticioso news@nature.

A equipe de Lynne Sneddon, da Universidade de Liverpool, identificou as "personalidades" dos peixes ao observar a audácia ou timidez de cada indivíduo. Como as pessoas, alguns peixes mostram-se confiantes frente a novidades ou oposição, enquanto outros são temerosos e reticentes.

Os cientistas escolheram peixes especialmente audazes ou tímidos, e fizeram testes para ver se os sucessos ou fracassos na vida viriam a mudar seus estilos.

Os resultados sugerem que as características podem sofrer adaptações frente à experiência. Ao arranjar lutas entre peixes - escolhendo indivíduos de tamanhos dissimilares, para garantir vitórias ou derrotas certas - os cientistas viram os peixes ousados, se vitoriosos, tornarem-se ainda mais audaciosos ao encontrar um objeto desconhecido; os derrotados reagiam a novidades no ambiente com muito mais cautela.

Sneddon teoriza que a timidez ou audácia estão ligadas a fatores fisiológicos, como níveis de hormônio.

Os peixes também aprendem por exemplo: peixes audazes, ao acompanhar o estilo metódico com que um peixe tímido investiga um objeto novo, mostraram-se bem mais cautelosos ao realizar suas próprias investigações. (Estado)

Walter Valdevino Comportamento , Estudo Comentários (0) Comentários (0)