« Homem mais alto do mundo salva golfinhos com braço | Página Principal | Crianças de QI alto 'têm mais tendência ao vegetarianismo' »

Mudança climática melhora vida sexual de focas cinzas

dezembro 15, 2006

As mudanças climáticas podem ser desastrosas para alguns animais, mas os machos das focas cinzas não devem estar reclamando, visto que as fêmeas melhoraram a vida sexual dos seus parceiros. Machos mais fracos normalmente não teriam uma chance com as fêmeas, que geralmente optam por tipos mais dominadores. No entanto, os níveis mais baixos de chuva forçaram as focas fêmeas, da remota ilha escocesa de Rona do Norte, a viajar para lugares mais distantes de seus parceiros para encontrar água fresca, dando aos machos mais fracos oportunidade de acasalamento. (Terra)

Mudança climática melhora vida sexual de focas cinzas

As mudanças climáticas podem ser desastrosas para alguns animais, mas os machos das focas cinzas não devem estar reclamando, visto que as fêmeas melhoraram a vida sexual dos seus parceiros. Machos mais fracos normalmente não teriam uma chance com as fêmeas, que geralmente optam por tipos mais dominadores. No entanto, os níveis mais baixos de chuva forçaram as focas fêmeas, da remota ilha escocesa de Rona do Norte, a viajar para lugares mais distantes de seus parceiros para encontrar água fresca, dando aos machos mais fracos oportunidade de acasalamento.

"O movimento crescente entre as fêmeas permite que os machos mais fracos acasalem", disse o Sean Twiss, da Universidade de Durham, na Inglaterra. Machos dominadores tipicamente acasalam com entre 10 e 15 fêmeas, de acordo com um estudo publicado pela revista Biology Letters, da Royal Society.

"A capacidade desses machos de dominar é fácil quando as poças de chuva são abundantes e as fêmeas agrupam-se em pequenas áreas geográficas, mas durante a temporada seca, a área em que as fêmeas ficam se torna grande demais e eles não conseguem mais ficar de olho em todas elas", disse Twiss em um comunicado.

Durante o estudo de nove anos sobre as focas de Rona do Norte, Twiss e cientistas da Universidades de St Andrews, na Escócia, registraram um aumento de 61% no número de machos contribuindo para a variedade genética.

"Essas descobertas mostram que as mudanças climáticas, embora ameacem muitas espécies, também podem ajudar a ampliar a diversidade genética de algumas espécies", afirmou Twiss. (Terra)

Walter Valdevino Comportamento , Estudo , Sexo Comentários (0) Comentários (0)