« Estudo acha hormônio sexual em água na região de Campinas | Página Principal | Estudo liga apego a bens materiais à falta de auto-estima »

Perda de altura em homens ligada a risco cardíaco, diz estudo

dezembro 11, 2006

A perda de altura "pode bem ser outro sinal da decadência da saúde nos idosos", diz um dos autores do trabalho, Goya Wannamethee. (Estado)

Perda de altura em homens ligada a risco cardíaco, diz estudo

Pesquisa realizada em 20 anos na Grã-Bretanha relaciona perda de altura, por conta da idade, a problemas cardíacos e a um risco maior de morte prematura

AP

CHICAGO, EUA - Um estudo realizado com idosos britânicos mostra que os que perderam cerca de 2,5 cm ou mais, ao longo de 20 anos, têm maior probabilidade de morrer antes que a maioria dos demais. Esses homens também têm um risco maior de doenças cardíacas.

Existe muito pouca pesquisa sobre a perda de altura relacionada ao envelhecimento, exceto nos casos de grande perda de massa óssea, provocada pela osteoporose.

A perda de altura "pode bem ser outro sinal da decadência da saúde nos idosos", diz um dos autores do trabalho, Goya Wannamethee, epidemiologista da Royal Free & University College Medical School, de Londres.

A perda de altura geralmente ocorre acompanhada de outros sinais de fragilidade, explica a pesquisadora, como perde de mobilidade, de peso, dificuldades para respirar e artrite.

As descobertas, publicadas na edição desta segunda-feira do periódico Archives of Internal Medicine, sugerem que os homens devem se exercitar, a fim de manter a força muscular necessária para preservar a altura, afirma a médica Anne Kenny, que não participou do estudo.

Os pesquisadores mediram a altura de 4.213 homens britânicos, primeiro no final dos anos 70, quando tinham entre 40 e 59 anos, e em seguida 20 anos depois.

Cerca de 15% dos homens perderam mais de três centímetros. A osteoporose é geralmente associada a perdas de altura muito maiores.

Os homens também completaram um questionário sobre dados médicos e estilo de vida, foram pesados e forneceram uma amostra de sangue. Os pesquisadores acompanharam a vida dos voluntários por seis anos após a segunda medição, período no qual 760 deles morreram.

Os homens que haviam perdido três centímetros ou mais de altura tiveram 60% mais chance de morrer, nos seis anos seguintes, que os que mantiveram a altura, descobriram os cientistas. A relação se manteve mesmo quando os dados foram corrigidos para levar em conta fatores como hábito de fumar, idade, doenças pré-existentes e alcoolismo. (Estado)

Walter Valdevino Coração , Estudo Comentários (0) Comentários (0)